Há mais de dois anos que o documentário Estou me guardando para quando o Carnaval chegar está na minha lista de coisas para assistir na Netflix. Não sei bem por que ele foi ficando ali. Talvez a dor de ver a palavra Carnaval num tempo tão triste como o desta pandemia.
Esse documentário traz a vida da pequena cidade de Toritama, em Pernambuco, que é responsável pela produção de mais de 20 milhões de peças em jeans por ano no Brasil, daí ser conhecida como a capital do jeans.
Apesar da evidente precarização das condições de trabalho, seus habitantes não parecem se incomodar com nada além da produção de jeans dia e noite.
Não deixa de ser interessante de observar o ritmo com que eles levam a vida e como o Carnaval parece fazer todo mundo "virar a chave", o que também traz uma certa dor ao trazer a lembrança de que estes dois anos de pandemia foram sem Carnaval, apesar de que em 2022 tal realidade só existiu para pobres.
Enfim, mesmo com as dores, sempre é bom ver parte da população nordestina representada, seja na telinha, seja na telona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário