segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Sempre empolgante

É quase impossível completar a coleção de Agatha Christie. Mais de uma centena de livros e peças com direitos de publicação espalhados pelas mais variadas editoras. Para quem gosta como eu a tarefa inclui garimpar em livrarias e sebos em busca de novidades.

(Imagem de minha autoria)

O livro que acabei de ler eu acredito que encontrei na Saraiva do Midway, mas também pode ter sido na Leitura do Natal Shopping. É livro "novo", da coleção L&PM Pocket da Nova Fronteira. O título é para lá de sugestivo: Por Que Não Pediram a Evans?. Ora, ora, são as perguntas que movem o mundo. Imagine um livro de assassinato e investigação!

No caso, uma bola caída num penhasco durante uma partida de golfe leva à descoberta de um homem caído, quase morto, que faz uma última pergunta antes do derradeiro suspiro - sim, a pergunta do título. Ele tinha uma foto de uma mulher consigo. 

Mesmo com a investigação oficial cravando a morte como acidente, o filho de um religioso e uma socialite ficam curiosos a respeito da identidade da foto e da resposta à pergunta. Mas quando ele tem a sua cerveja envenenada, os dois percebem que há algo mais a respeito daquela morte, ainda que eles não tenham a menor ideia do que seja exatamente. 

A partir daí, somos tragados para o olho do furacão das intrigas misteriosas da talentosa autora britânica e queremos logo saber onde tudo vai dar. 

Não se trata de obra com as melhores personagens de Agatha (o detetive belga Hercule Poirot e a velhinha xereta Miss Marple), mas o enredo é como sempre engenhoso, apesar de que o fim mesmo da estória, não tanto do mistério, deixa um pouco a desejar. Mas Agatha é Agatha e sempre vale a pena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário