(Imagens de minha autoria)
Esta receita eu peguei numa revista para diabéticos que adquiri em 2010 pensando em melhorar a dieta de mamãe quanto guloseimas. E foi um tiro certo porque ela adora essa sobremesa, tanto que me pediu para prepará-la para o dia das mães.
Entretanto, como toda receita que cai nas minhas mãos, ela foi modificada, especialmente na parte da ameixa (a original indicava fazer uma pasta, sempre achei desnecessária e confirmei isso, enfim, ontem) e do adoçante (a original indica adoçando de forno e fogão, mas não existia sucralose naquele tempo).
Eis, então, a minha receita.
Ingredientes:
Para o creme branco
2 xícaras de leite (uso leite em pó preparado)
2 colheres (sopa) de amido de milho
80 gotas de sucralose
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor
4 colheres (sopa) de água fria
1 caixa de creme de leite
Para a camada de ameixa
150g de ameixas secas e sem caroço
Para a cobertura
2 pacotes de gelatina diet em pó de morango (já usei de uva também)
2 xícaras de água fervente
Modo de preparo
Creme branco
Dissolva a gelatina na água fria e reserve. Coloque o leite, o amido, a sucralose e a essência de baunilha numa panela e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Adicione a gelatina hidratada, mexendo bem para dissolver. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, também mexendo para incorporar. Transfira tudo para um pirex e leve à geladeira (de preferência, compartimento extra frio) para esfriar e firmar.
Camada de ameixa
Bata as ameixas no liquidificador e espalhe por cima do creme branco quando ele estiver mais firme. Leve de volta à geladeira.
Cobertura
Hidrate a gelatina de morango na água fervente numa vasilha de vidro e deixe esfriar até obter uma consistência de clara. Coloque colher a colher a gelatina cobrindo a camada de ameixa. Ainda que decida virar a vasilha da gelatina em cima da ameixa, faça isso delicadamente para não "furar" o creme branco. Coloque na geladeira novamente para firmar de vez. Aí é só ser feliz sem medo da glicose disparar. Fica uma delícia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário