terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Restringindo

"Quem não sabe brincar não desce para o playground", diz o dito popular. É mais ou menos nessa linha que implantei outra mudança nos comentários. Além de moderados (passam pela minha censura - acho um absurdo que assim seja, mas não há outro jeito - para que sejam tornados públicos, isso se eu não tiver que editá-los para excluir algum xingamento), agora só pode comentar quem se identificar através da conta do Google. 

É uma pena ter que restringir ainda mais o debate, mas há pessoas que se acham acobertadas pelo anonimato - ou pelo uso de perfis fakes - para despejar conteúdo sem qualquer característica de fomentação de debate de ideias.

Como acredito que isso é apenas um deslumbramento com esse mundo novo das redes sociais, o que o torna ainda um tanto quanto selvagem, é possível que, mais à frente, os comentários voltem a ser absolutamente livres, quando estivermos todos habituados à importância da civilidade também aqui na internet.

Em época em que o presidente da maior potência do mundo usa diariamente o Twitter para achincalhar opositores, só nos resta rezar para que um dia recobremos a consciência de que o mundo virtual é apenas uma extensão do real, e não uma nova realidade em que tudo é possível, inclusive distribuir selvageria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário