O ABC nem tomou conhecimento do Ferroviário na estreia da Copa do Nordeste. 3x1, com direito a dois golaços, um de Arês, sem querer, é verdade, e outro de Matheus, também autor de outro gol "normal".
O ABC jogou bem? No jogo acelerado, sim. O time de Ranielle Ribeiro abafa a saída de bola do adversário com seus atacantes e meias, e vai avançando mais peças para aumentar a pressão, doidinho para pegar uma bola ainda na intermediária do adversário. E aí, é tchau e benção na velocidade ofensiva. E quando falo de jogo acelerado, incluo as ligações diretas defesa-ataque.
Já no jogo cadenciado, aquele que vai de pé em pé, foi uma lástima. Em uma ou duas jogadas apenas a cadência terminou com jogada ofensiva. No resto, os erros seguidos de passe expuseram a defesa a contra-ataques que foram inofensivos pela visível inferioridade técnica do clube cearense frente ao clube potiguar.
A estratégia acelerada tem compensado, e muito bem, diga-se de passagem. Tanto que o ABC está 100% nas 2 competições que disputa, inclusive com essa inédita vitória em estreias na Copa do Nordeste. Mas também cobra a conta no 2.° tempo, vez que a preparação física não foi realizada num espaço de tempo mais adequado. O time tem sofrido baixas importantes por câimbras. E olhe que o gramado do PV é muito bom! A dificuldade era tamanha já na metade final do 2.° tempo que o time inteiro ficou encolhido entre seu próprio gol e o espaço atrás da bola do meio do gramado.
Como corrigir isso sem muito tempo disponível para treinamento é que são elas. Mas nem sempre será possível atuar em máxima velocidade.
Destaques negativos apenas para Tonhão, que escapou de ser expulso com 2 lances muito parecidos com golpes de MMA com os pés e as mãos - num ele levou amarelo; no outro, o juiz marcou pênalti e teve pena de expulsá-lo - e Lauder, que ainda não acertou coisa alguma para ser titular. Até quando o treinador lhe pede para não fazer falta, ele faz. Sua titularidade vai até Wallyson ter condição de jogo, o que todo mundo aposta que será no clássico na Arena das Dunas.
De todo jeito, o ABC é líder do grupo B, superando o Vitória em saldo de gols. E até a próxima rodada, 3 jogos do estadual - dentre eles, o clássico - vão moldando a preparação física. Assim ficará mais fácil de entender se é ela mesmo que vem influenciando no jeito de jogar do alvinegro.
Inédita jogando fora de casa. Em 1997 estreia foi ABC 3x0 Ferroviário, 1998 ABC 4x0 Treze, 2000 ABC 4x1 Coritiba de Itabaiana e 2001 ABC 2x1 Treze.
ResponderExcluirA FIFA proibi pênalti seguido de expulsão, essa é uma nova interpretação da regra desde 2016 salvo engano.
ResponderExcluirMuito obrigada mesmo pela correção. No caso do pênalti, a expulsão seria pelo 2.° amarelo, o que é permitido pela Fifa.
ResponderExcluir