quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Muito superior

O ABC nem tomou conhecimento do Ferroviário na estreia da Copa do Nordeste. 3x1, com direito a dois golaços, um de Arês, sem querer, é verdade, e outro de Matheus, também autor de outro gol "normal".

O ABC jogou bem? No jogo acelerado, sim. O time de Ranielle Ribeiro abafa a saída de bola do adversário com seus atacantes e meias, e vai avançando mais peças para aumentar a pressão, doidinho para pegar uma bola ainda na intermediária do adversário. E aí, é tchau e benção na velocidade ofensiva. E quando falo de jogo acelerado, incluo as ligações diretas defesa-ataque. 

Já no jogo cadenciado, aquele que vai de pé em pé, foi uma lástima. Em uma ou duas jogadas apenas a cadência terminou com jogada ofensiva. No resto, os erros seguidos de passe expuseram a defesa a contra-ataques que foram inofensivos pela visível inferioridade técnica do clube cearense frente ao clube potiguar.

A estratégia acelerada tem compensado, e muito bem, diga-se de passagem. Tanto que o ABC está 100% nas 2 competições que disputa, inclusive com essa inédita vitória em estreias na Copa do Nordeste. Mas também cobra a conta no 2.° tempo, vez que a preparação física não foi realizada num espaço de tempo mais adequado. O time tem sofrido baixas importantes por câimbras. E olhe que o gramado do PV é muito bom! A dificuldade era tamanha já na metade final do 2.° tempo que o time inteiro ficou encolhido entre seu próprio gol e o espaço atrás da bola do meio do gramado. 

Como corrigir isso sem muito tempo disponível para treinamento é que são elas. Mas nem sempre será possível atuar em máxima velocidade. 

Destaques negativos apenas para Tonhão, que escapou de ser expulso com 2 lances muito parecidos com golpes de MMA com os pés e as mãos - num ele levou amarelo; no outro, o juiz marcou pênalti e teve pena de expulsá-lo - e Lauder, que ainda não acertou coisa alguma para ser titular. Até quando o treinador lhe pede para não fazer falta, ele faz. Sua titularidade vai até Wallyson ter condição de jogo, o que todo mundo aposta que será no clássico na Arena das Dunas.

De todo jeito, o ABC é líder do grupo B, superando o Vitória em saldo de gols. E até a próxima rodada, 3 jogos do estadual - dentre eles, o clássico - vão moldando a preparação física. Assim ficará mais fácil de entender se é ela mesmo que vem influenciando no jeito de jogar do alvinegro.

3 comentários:

  1. Inédita jogando fora de casa. Em 1997 estreia foi ABC 3x0 Ferroviário, 1998 ABC 4x0 Treze, 2000 ABC 4x1 Coritiba de Itabaiana e 2001 ABC 2x1 Treze.

    ResponderExcluir
  2. A FIFA proibi pênalti seguido de expulsão, essa é uma nova interpretação da regra desde 2016 salvo engano.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada mesmo pela correção. No caso do pênalti, a expulsão seria pelo 2.° amarelo, o que é permitido pela Fifa.

    ResponderExcluir