terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O primeiro já foi

Acabou janeiro. 31 dias de 2017 já se passaram. Como andam as metas de ano novo? Ainda de pé? 

O segundo mês de 2017 pode ser uma boa oportunidade de valorizar mais o tempo, fazer coisas mais produtivas, largar mais as redes sociais, conversar mais na sala de casa com a família e os amigos. Mudar a rotina, caminhar na rua, tomar o solzinho da manhã, olhar as estrelas à noite. Tudo de graça.

Ir uma vez ao cinema, ler um livro, ouvir um disco/cd antigo, tomar um sorvete, visitar parentes idosos. Não fazer nada, absolutamente nada por um tempinho numa manhã. Ouvir os sons da natureza.

Não deixe mais um ano ir embora sem valorizar pequenas coisas. A vida é feita dessas pequenas coisas que só valorizamos quando estamos ameaçados de perdê-las. Mudemos essa história.

Felipe Surian: "As coisas entrarão no eixo daqui pra frente"

Ainda na entrevista coletiva pós-treino, o técnico americano abordou vários pontos a respeito do rendimento de sua equipe. Vejamos alguns trechos:

O momento do América
Quando os resultados não vêm de acordo com aquilo que a gente trabalha e imagina, é normal que venham as perguntas, as dúvidas, a pressão. Então, é ter tranquilidade, equilíbrio pra que nós, comissão técnica, diretoria e jogadores juntos possamos fazer melhores jogos e, consequentemente, buscar os resultados positivos. (...) Cabe a nós, que somos os responsáveis diretos em tirar o América dessa situação, trabalhar um pouco mais para que os resultados possam vir o quanto antes e fazer com que o torcedor abrace e confie ainda mais no elenco.

A ausência de Michel Benhami e Dija Baiano
Ainda estão no DM. Não recuperaram. Parte muscular é complicado. O jogo foi muito pesado na quinta-feira contra o Botafogo-PB. Uma competição também difícil, não como o estadual, mas uma competição ainda mais difícil, um nível de exigência maior. Então sofreram uma lesão um pouco... relativamente grave e infelizmente amanhã [na quarta] eles ainda não estarão em campo. (...) É o que mais nos preocupa porque são dois jogadores muito importantes dentro do equilíbrio tático que eu gosto de trabalhar. Então a gente torce para que eles voltem o quanto antes, de repente,  já no jogo de sábado contra o Sergipe.

Os ajustes no time
Tem nem como trabalhar tanto, com tanta intensidade. Trabalhei mais parte tática para ajustar, para dar um equilíbrio no sistema defensivo e também ofensivo da equipe. Foi mais uma parte tática e nada com intensidade. Bolas paradas também nós trabalhamos. Porque o jogo já é amanhã à noite, já temos jogo no sábado, então, qualquer tipo de trabalho com mais intensidade, junto com os jogos que já passaram, pode criar aí um acúmulo de desgaste e a gente perder outros jogadores. Precisamos ter esse equilíbrio junto com o Departamento Médico para que não venhamos a perder ninguém. (...) Nós fizemos um bom jogo contra o ABC. Contra o Potiguar jogamos bem e não conseguimos fazer gols. Vencemos a partida, mas poderíamos ter feito mais gols. No primeiro jogo tivemos a infelicidade de termos um jogador expulso. E no jogo de domingo, esse sim foi um jogo bem abaixo do que nós estávamos apresentando. O resultado contra o Santa Cruz não veio, ao meu ver, devido à perda de um jogador logo de início. Mas nos demais jogos era o que nós esperávamos de evolução. Fizemos um jogo já melhor contra o Potiguar. Contra o ABC, uma boa apresentação. Depois veio o Botafogo-PB, vencemos, convencendo, o jogo. A partida em si foi do primeiro minuto ao final fazendo um bom jogo. E no domingo nós fizemos um jogo bem abaixo. Estamos buscando entender. Claro, não justificar, mas entender o que aconteceu. Já detectamos algumas falhas que aconteceram no domingo e já corrigimos. E tenho certeza que as coisas entrarão no eixo daqui pra frente.

Engatilhados

O técnico Felipe Surian revelou na entrevista coletiva pós-treino desta terça que o América já praticamente fechou contratações para o lugar de Luiz Eduardo e Jussimar:

"Já estamos quase fechados com alguns atletas. A diretoria tem se empenhado, tem buscado nomes também, mas que venham agregar, que venham vestir a camisa. Não adianta a gente buscar qualquer nome alheio, que não encare esse desafio também. Então temos que trazer atletas que venham e assumam a responsabilidade e joguem à altura do que o torcedor pede."

Arrisco dizer que vêm mais de duas contratações por aí. 

Sem TV

Pela primeira vez na temporada, os canais Esporte Interativo não vão transmitir jogo algum do Potiguar 2017, nem mesmo o clássico América x Alecrim na Arena das Dunas.

Quem quiser acompanhar os quatro jogos ou cola o ouvido no radinho, ou vai para a arquibancada. Ou as duas coisas. 

Duas vagas no América

Luiz Eduardo não é mais jogador do América. Uma proposta da Caldense fez jogador e América acertarem a rescisão contratual.

Uma rescisão na agulha para sair é a de Jussimar.

Com isso, o América abre duas importantes vagas no elenco, tanto tecnicamente como financeiramente.

P.S.: cantei essa pedra no Podcast de domingo.

Muito a agradecer

Vivo agradecendo por aqui a atenção dessas gentis pessoas que acessam o Só Futebol? Não! Hoje o agradecimento vai para os pacientes ouvintes dos Podcasts. Há um ano comecei a produzir esses bate-papos em forma de monólogo inspirada nos tons bem informais dos amigos americanos. 

Pelas respostas que recebo, eu já tinha uma ideia de que principalmente os bate-papos fixos de sexta às 19h sobre assuntos variados e de domingo às 10h sobre futebol começavam a cativar alguns interessados. Até o Podcast em inglês conseguiu alguma atenção, mesmo sendo o de menor extensão e de maior troca-troca de horário em virtude de minha apertada agenda.

Conferindo as estatísticas dos Podcasts, vejo que os danadinhos já passaram das 3.000 reproduções. É muita alegria compartilhar ideias, espantos e contentamentos pelo Spreaker com vocês. Então, eu só posso agradecer e muito a todos que já dedicaram alguns bons minutos semanais para ouvi-los. Muito obrigada mesmo.


Aproveito para lembrar que a melhor forma para ouvir esses Podcasts sem "prender" o smartphone é através do aplicativo Spreaker Radio. Dá até para bater papo ao vivo durante a transmissão. Ou usar o celular para outras coisas enquanto o som é reproduzido. Mas pelo link e pelo YouTube também é possível ouvir, embora o YouTube tenha a dificuldade de "prender" a tela. 

E renovo o convite para sexta às 19h (assuntos variados), sábado às 8h30 (assuntos variados em inglês) e domingo às 10h (futebol). Até lá.

"O próximo adversário vai ter que pagar esse pato"

O site do América divulgou excelente entrevista que o repórter Francisco Inácio, da 98 FM, realizou com o zagueiro e capitão Paulão. 

Pelo  futebol que o América tá apresentando, houve um bom rendimento contra o Botafogo-PB, caiu contra a equipe do Globo, você acha que ainda falta muito para aquele velho e tradicional entrosamento acontecer com toda a rapaziada? Ou seja, para que o grupo tenha a leitura de jogo que quer Felipe Surian?
Temos conversado muito sobre isso: buscar esse equilíbrio, não oscilar tanto dentro das partidas. O grupo tá consciente disso. Nós vamos buscar dentro das próximas partidas dar essa sequência e não oscilar tanto.

Existe uma matemática que dá total direito ao América a sonhar, a querer a decisão do campeonato. Tem que focar somente nisso, buscar essa decisão?
Com certeza. É acreditar. Enquanto há possibilidades matematicamente, a gente tem que acreditar e trabalhar pra poder estar dentro dessa final.

Desses resultados que aconteceram, qual é a opinião do grupo pelo que você, capitão da equipe, tem visto? 
Nós precisamos fazer o nosso trabalho. Os resultados têm acontecido nas outras partidas, que colaboram, mas nós temos que fazer o nosso dever. Precisamos buscar passo a passo, a cada jogo, e não podemos nos preocupar com os outros. Temos que fazer o nosso trabalho e buscar chegar nessa final.

A gente sabe que são cinco jogos. Felipe Surian ainda tá buscando a formação ideal do grupo. Ele ainda tá buscando aquele "o time é esse, o banco é esse, e acabou". Porque geralmente o treinador tem isso quando ele encontra o onze perfeito. Você acredita que essas mudanças que têm acontecido, até em virtude dos jogadores que vão pro departamento médico, isso tem dificultado?
Sim, tem dificultado porque o Felipe não tem todo o grupo para colocar o melhor que ele tem. E acredito que ele vai variar de acordo com as competições que nós temos e buscar sempre, lógico, o melhor. Mas ele procurou nivelar - ele juntamente com a diretoria - atletas de qualidade para não oscilar muito quando houver essas trocas.

O América perdeu pro Globo, perdeu três pontos importantes. Quem vai pagar o pato é o próximo adversário?
Tem que ser. Tem que ser. Temos que buscar o quanto antes. O próximo adversário vai ter que pagar esse pato. O América é grande. O América precisa pontuar como todos os outros, mas, respeitando as outras equipes, nós temos que buscar os nossos resultados e o que nós queremos dentro da competição.

Na mira do ABC

O presidente do ABC Judas Tadeu acabou de confirmar no programa Arena da TV Ponta Negra que o atacante Adriano Pardal vai sim se recuperar de cirurgia no clube. O que Judas deixou escapar é que pode pintar um acerto com o jogador a depender da evolução de seu tratamento. 

Pardal já jogou tanto pelo ABC como pelo América.

Ah, a matemática...

A matemática, essa danadinha, deixa muita gente com as calças na mão. Desde domingo ficou bastante claro que as chances do América chegar à final do turno diminuíram. Com 4 pontos, empatado com o Potiguar, e com mais 3 adversários à frente com 7 pontos e um com 10 pontos, de fato chegar à final não será tarefa fácil. Agora o Mecão só pode atingir 13 pontos neste primeiro turno.

Mas sabem como é a matemática, né? Puxa para lá, puxa para cá, de repente os tais 15-16 pontos nem são assim tão necessários para chegar à final do turno. Mas não se engane! A nova matemática dos 13 pontos não se aplica ao América, praticamente eliminado do 1.° turno. A conta é da Tribuna do Norte e veio na capa de hoje do jornal:


Segundo o jornal, o ABC já pode se classificar nesta quarta-feira com apenas 13 pontos para a final do turno. Para isso, basta vencer a partida contra o ASSU e torcer para que Globo e Baraúnas percam suas partidas. 

Interessante é que os mesmos resultados, desde que acompanhados de uma boa vitória do América no clássico contra o Alecrim na mesma rodada, também recolocam o alvirrubro a depender de suas próprias forças para chegar à mesmíssima final, para tanto tendo que atingir os mesmíssimos 13 pontos.

Teve até gente dizendo que era ruim para o Mecão ter dois confrontos diretos pela vaga (ASSU e Baraúnas) na reta final.

Ah, matemática danada... Às vezes até parece magia!

Jussimar de saída

Moura confirmou à imprensa ontem que o clube está mesmo providenciando a saída de Jussimar. O atleta não gostou de não ser relacionado para América 3x1 Botafogo-PB e pediu para sair. Segundo Moura, ao América só interessa atletas comprometidos com o clube. E quem quer sair não tem como se comprometer, né?

A saída de Jussimar abre a possibilidade de uma contratação mais interessante para o meio de campo. A questão agora é conseguir alguém bom, barato e em atividade - missão quase impossível. Talvez um empréstimo junto a grandes clubes, como já ocorreu com Régis, ex-São Paulo, e o saudoso Arthur Maia, ex-Vitória, seja a solução. É bom lembrar que Moura foi responsável direto pela vinda de Régis em 2013.

Reforçar é preciso. E se a vaga pintar, é unir a fome com a vontade de comer.

A pressão é grande

Ninguém esperaria um ambiente diferente do América em 2017 ante tudo o que aconteceu no ano passado. O rebaixamento de um clube centenário para a Série D é para transformar até vitória de 1x0 em motivo para reclamar.

Isso tudo era esperado. Mas é impressionante o desligamento da imprensa à realidade das coisas do América. Praticamente ninguém dentre os torcedores americanos reclama do trabalho de Felipe Surian. Pelo contrário, é impossível não reconhecer que o time já tem sim um jeito de jogar muito claro. A reclamação é pesada na direção do clube. O América tem um time, tem organização tática, mas não tem opções confiáveis no banco. Reforços são necessários.

Aí abro o Globoesporte.com e dou de cara com isso:

Como é que é? Falta de padrão tático? O América vem nessa mesma batida desde os jogos-treino! O time de Felipe Surian investe pesadamente em ataques pelos lados de campo. Tem paciência para armar o jogo desde lá de trás com os zagueiros e não tem vergonha de recomeçar por lá quando o negócio aperta. Em certos momentos sobe sua marcação e parte rapidamente para o contra-ataque. 

Foram 5 partidas oficiais. Em apenas uma, a última, o futebol produtivo inexistiu. E isso depois da expulsão do Globo porque, até lá, o América estava passeando em campo, mesmo sem dois importantes titulares, tanto que o Globo trocou um jogador pelo gol a ser marcado pelo Mecão (e se deu bem, diga-se de passagem!).

Não, amigos do Globoesporte.com, o torcedor americano não está irritado com a falta de um padrão tático. A chateação é com qualidade técnica mesmo e, principalmente, com a diretoria, por tudo que já sabemos. Tem gente, por exemplo, não engole a renovação que houve com alguns jogadores do ano passado. E Felipe Surian não tem nada a ver com isso.

Dentre os pesadelos do América, o pior é a Série D. Só há dois caminhos: subir ou ficar sem série. Felipe Surian já provou que entende desse negócio. Subiu mais de uma vez com equipes sem tradição, a última delas sem uma derrota na campanha. Parece muito claro que ele é a melhor solução para o América. Quer dizer, deveria parecer, porque uma afirmação dessa numa reportagem aponta para um caminho diametralmente oposto. Pior: bem longe da realidade de reclamações da torcida.

Já disse: a pressão no América é grande. Não precisa a imprensa entornar ainda mais esse caldo, não.

Manchetes do dia (31/01)

Manchete do bem: Mercado prevê inflação e juros menores para este ano.

Outras: Eike Batista está preso em Bangu 9, Tropas federais ficam em Natal por mais cinco dias e Professores do RN reagem às mudanças da carga horária determinada judicialmente.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

Assinaturas virtuais

A torcida americana começou um abaixo assinado virtual em prol de um sopro de democracia no clube. Denominado Sócio com Voto, o movimento pretende colher 500 assinaturas em apoio de 3 ideias centrais: que o sócio torcedor adimplente tenha direito a voto na eleição presidencial; que o clube promova ações mais efetivas para que a Arena América seja inaugurada ainda em 2017; e que o estatuto atual seja cumprido com a realização de eleição para o Conselho Deliberativo.

Confira aqui

Eu já assinei. Afinal, democracia não faz mal a ninguém. E dar ao sócio o direito de votar trará planejamento financeiro ante a estabilização do número de sócios, independente da campanha em campo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Tinha que ver



Recorde de estatuetas (7 de 7 indicações) nos Golden Globe Awards. Recorde de indicações ao Oscar - 14 - mesmo número de Titanic. Não dava para ignorar La La Land, mesmo musicais não sendo o meu forte.

O filme já começa com uma cena típica dos antigos musicais: motoristas dançando e cantando num engarrafamento em Los Angeles. Até um caminhão com músicos e seus instrumentos está por ali, bem à mão, para embalar a galera.

Mas não se iluda! La La Land não é um musical abilolado. Ele tem a dose certa de música, romance, drama e até comédia. Emma Stone e Ryan Gosling convencem em seus papéis de atriz aspirante e jazzista deslocado.

O filme consegue reviver a atmosfera dos antigos musicais de Hollywood sem ser chato. Suas duas horas e nove minutos passam rapidinho. Adorei! E adorei o uso do jazz como alterego dos musicais em si.

La La Land passou longe de ser muito açucarado. Conseguiu fantasiar muito bem a dura realidade da vida em si. Forte candidato ao Oscar, ainda que não vença, merece a audiência de quem gosta de um bom filme.

Potiguar 2017: Balanço da quarta rodada

Na quarta rodada, tivemos 2 vitórias de mandantes, 1 empate e 1 vitória de visitante.

No Frasqueirão, 1.674 pessoas viram o ABC golear o Santa Cruz - 4x1. Os gols foram marcados por Nando, duas vezes, Erivelton, Gegê e Victor, de cabeça.

No Barrettão, o Globo venceu o América por 2x0, gols de Renatinho Carioca, um deles de falta. 1.731 pessoas viram o jogo.

Alecrim e Potiguar ficaram no empate na Arena das Dunas. 2x2, gols de Moisés, Léo Lima, Cleiton Júnior e Giovanni. Público de 201 pessoas.

E o ASSU foi o único visitante a vencer. Bateu o Baraúnas por 1x0, gol de Dhiego Lomba. 1.038 pessoas viram o jogo.

Agora o ABC é o líder do turno e o América é o 6.° colocado.

Imagem: Futebol Interior

Fora do ar

O desastre contra o Globo atingiu até a internet. A página oficial do América está fora do ar desde o domingo à noite. Esta é a mensagem exibida para quem tenta acessar o site:


"Estamos em início de temporada"

O ABC respondeu à goleada sofrida na Copa do Nordeste com uma goleada imposta no estadual. E Geninho falou assim após o jogo:

"Acho que foi um bom jogo, mas tivemos um adversário com boa técnica e encontramos uma certa dificuldade. Não estamos dentro do ideal, mas evoluímos em algumas coisas. O Gegê participou bastante, o Erivelton teve uma boa apresentação, apesar da lesão, e melhoramos em vários aspectos. Estamos no início de temporada, os jogadores ainda estão se encaixando, mas vamos buscar essa evolução. Precisamos corrigir algumas coisas, porque tivemos alguns vacilos. O Gegê foi melhor, porque vinha de uma longa inatividade e aguentou o jogo inteiro. (...) Eu reclamei com a equipe dos espaços que demos no jogo. Tomamos um gol muito cedo, em uma bola que era nossa e vacilamos na área. O Santa Cruz chegou duas ou três vezes, em boas conclusões, e quase diminuiu o placar. Nós tivemos boas jogadas no segundo tempo e conseguimos definir o jogo."

Fonte: Globoesporte.com

"Perdemos o jogo por incompetência"

Se há algo de que ninguém pode reclamar no América é a lucidez do técnico Felipe Surian. Na entrevista pós-jogo publicada no Globoesporte.com, o técnico americano falou sobre o péssimo jogo de seus comandados:

"Nós não conseguimos produzir aquilo que era necessário buscar nessa partida e sofremos a derrota. Não cabem mais derrotas no nosso plano, principalmente no estadual. A Copa do Nordeste é outra competição e eu só pensarei no jogo contra o Sergipe após o embate contra o Alecrim. (...) Nós perdemos Dija Baiano e Benhami. Eu tentei fazer a recomposição com Jean Patrick e Marcos Júnior, que possuem características diferentes, mas não podemos justificar a derrota com a perda dos dois atletas. Nós perdemos o jogo por incompetência. Não fomos bem e perdemos as oportunidades. Amanhã [nesta segunda], vamos conversar com o elenco para consertar os erros."

Today's headlines (01/30)

Let's start with the headline for the good: Roger Federer, defying age, tops Rafael Nadal in Australian Open final.

Now the others: Google, in post-Obama era, aggressively woos republicans, Trump's immigration order jolts iraqis, US's top allies against ISIS and SAG Awards 2017: Acceptance speeches turn pointedly political.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

domingo, 29 de janeiro de 2017

Mudou de novo

No Podcast de hoje, eu comentei justamente a respeito de como a virada de campeonato trocava a crise de lugar em ABC e América. No estadual, a crise é do América; na Copa do Nordeste, é do ABC. E hoje não deu outra. O ABC goleou o Santa Cruz por 4x1, o América perdeu para o Globo por 2x0 e a crise mudou de lado de novo.

Não posso falar a respeito do jogo do ABC porque só acompanhei o começo. Pela narração de Marcos Lopes, o primeiro gol do ABC foi presente do Santa Cruz, e o empate do Santa Cruz veio num escanteio. A partir daí nada mais sei.

No caso do América, o time começou super bem. Até o Globo ter um jogador expulso. Ali acabou o futebol insinuante do América. O Globo compactou seu time de uma forma que o domínio do América se limitou a toques para os lados, de forma lenta, sem produzir absolutamente nada de proveitoso.

Para completar ainda tomou dois gols, o segundo numa falha do belo goleiro Vinícius, que ficou aguardando alguém desviar e, quando quis chegar nela, já era tarde.

Um jogo horroroso do América, que passou o primeiro tempo todo apanhando do vento que leva a bola para o lado da arquibancada do Globo. Irritante.

Felipe Surian não quis creditar o não futebol à ausência de Michel Benhami e Dija Baiano. Claro que só isso não explica, mas é impossível não fazer essa associação. A escalação de Felipe Alves e Memo juntos produziu uma lentidão massacrante para o time americano justamente quando velocidade de viradas e ultrapassagens seriam fundamentais contra a retranca. Como Benhami fez falta!

As chances de chegar à final do primeiro turno caíram vertiginosamente, mas ainda existem. E mesmo que não existissem, o América não teria o direito de desistir do 1.° turno. A pontuação é fundamental para uma vaga na Série D 2018 e, por via das dúvidas, é melhor garantir logo uma vaga na competição, mesmo que o desejo seja estar uma série acima no próximo ano.

É aquilo que venho dizendo: este não será um ano fácil. Depois de 4 boas partidas do time, apareceu uma horrorosa para lembrar das pedras no caminho. É levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima. E rapidinho, porque na quarta já tem o Alecrim na Arena das Dunas.

Podcast: Realidades Distintas

Nem o Flamengo arrasta mais multidões em Natal; a crise mudou de lado no RN com a estreia de ABC e América na Copa do Nordeste; a rodada decisiva do Potiguar 2017.
https://www.spreaker.com:443/episode/10414230

Listen to "Realidades Distintas" on Spreaker.



Potiguar 2017: Globo x América às 17h

Local: Estádio Barrettão

Globo (4-4-2): Rafael, Angelo, Negretti, Jamerson, Renatinho Carioca; Leomir, Pablo Oliveira, Renatinho Potiguar, Bismarck; Romarinho, Luizão. Técnico: Luizinho Lopes.

América (4-5-1): Vinícius, Osmar, Daniel, Paulão, Danilo; Filipe Alves, Michel Benhami, Marcos Júnior, Michel Cury, Dija Baiano; Tony. Técnico: Felipe Surian.

Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (CBF)
Assistentes: Francisco de Assis da Hora (CBF) e George Ítalo Antas Nogueira (FNF)

Destaques do Globo
Pablo Oliveira - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Romarinho - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: é o jogo mais duro da rodada. O Globo, com vários ex-americanos, tenta se recuperar na competição em casa. O América quer provar que está no caminho certo. Vitória do América.

Potiguar 2017: Baraúnas x ASSU às 17h

Local: Estádio Nogueirão

Baraúnas (4-4-2): Érico, Balinha, Ferreira, Nildo, Alexsandro; Yago, Ítalo, Felipinho, Beleu; Gabriel Maia, Capacete. Técnico: Barata.

ASSU (4-4-2): Bruno Dias, Gilberto Matuto, Paulo Júnior, Yago, Lucas Straub; Romeu, Nininho, Silas, Dhiego Lomba; Dedé Macaíba, Paulinho. Técnico: José Cortina.

Árbitro: Alciney Santos do Araújo (FNF)
Assistentes: Francisco Jailson Fernandes da Silva (CBF) e João Henrique Queiroz da Silva (FNF)

Destaques do Baraúnas
Érico - experiente.
Beleu - bom na movimentação.

Destaques do ASSU
Dhiego Lomba - bom na movimentação e na finalização.
Paulinho - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o Baraúnas vai embalado para cima do perigoso ASSU. Empate.

Potiguar 2017: ABC x Santa Cruz às 16h

Local: Estádio Frasqueirão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

ABC (4-4-2): Edson, Levy, Cleiton, Tiago Sala, Romano; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Gegê, Echeverría; Dalberto, Nando. Técnico: Geninho.

Santa Cruz (4-4-2): Daylon, Naftaly, Mael, Victor, Felipe; Léo Henrique, Ray Silva, Jean Natal, Diego Mipibu; Daniel Caiçara, Val Paraíba. Técnico: Higor César.

Árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira (CBF)
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (CBF) e Ruan Neres Souza de Queirós (CBF)

Destaques do ABC
Romano - bom nos lançamentos, cruzamentos e cobranças de falta.
Nando - artilheiro.

Destaques do Santa Cruz
Diego Mipibu - bom na finalização.
Val Paraíba - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o ABC conta com sua torcida para se recuperar da goleada contra o organizado Santa Cruz. Vitória do ABC.

Potiguar 2017: Alecrim x Potiguar às 16h

Local: Arena das Dunas

Alecrim (4-4-2): Messi, Augusto, Pedro, Fernando, Thiago Roberto; Carlos Mipibu, Renato, Luiz Henrique, Moisés; Romário, Léo Bahia.

Potiguar (4-4-2): Rafael Dida, Glaubinho, Luiz Alberto, Claudio Baiano, Ciel; Sidnei, Batata, Jozicley, Lucy Júnior; Giovanni, Cleiton Júnior. Técnico: Dário Lourenço.

Árbitro: Tarcísio Flores da Silva (CBF) 
Assistentes: Leandro Lincoln Santos Neves (CBF) e Rômulo Bruno Campos Alves (FNF)

Destaques do Alecrim
Messi - experiente.
Moisés - bom na movimentação.

Destaques do Potiguar
Rafael Dida - tem dado conta do recado.
Jozicley - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Prognóstico: o Alecrim parece não ter mesmo encontrado o rumo ainda. O Potiguar entra na pressão. Vitória do Potiguar.

Manchetes do dia (29/01)

Primeiro, a manchete do bem: Carcinicultura do RN mostra sinais de recuperação e atrai novos investidores.

Agora, as outras: Trabalhador potiguar tem o 3.º menor salário de admissão do país, Desembargadora do TRT/RN analisa e critica a chamada reforma trabalhista e Ministra deve homologar delação da Odebrecht antes de 1.º de fevereiro.

Bom domingo, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

sábado, 28 de janeiro de 2017

Good wins/O bem vence

On BBC News website, a beautiful story has caught my attention. On any given day, Rachel found a note on an empty bike rack in Reading, England. On this note, we could read:
Dear bike thief, 
Have you ever thought that you make people's day miserable? You might have seen that the bike is new and would be a good catch for you. Less you know that I could only afford that bike after one year working my tears out. I was saving and dreaming of having a new bike one day. I only had it for a week.
Alex
X

What Rachel had read made her feel sad. On the note, Alex also said that every day at 6pm he would wait by the bike rack in hope that his bike would be returned. Rachel was touched because that didn't represent her town. She thought, "we're better that this". And so she decided to do something about it.

Rachel launched an online crowdfunding apeal to raise £ 500 to replace Alex's new bike, which was stolen from a bike rack in Central Reading. Within 24 hours she raised £ 785! It was time to find out who Alex was to hand him his bicycle.

And there she was with yellow posters saying "Are you Alex?" and "Looking for Alex... (about your bicycle!)". A little after 6pm, Alex showed up. Rachel's attittude brought so much happiness to Alex that he said she had given him back his faith in humanity. All the leftover money was donated by Alex to a local cycling charity and he intends to join the place as a volunteer. "I'll try to give back that help that society gave to me", he said. "And hopefully by receiving and giving back help we will contribute to a better world."

For Rachel, "the world can be a lonely old place but when eveyone chips in, it can be really, really lovely."

Just as simple as that.

No site da BBC News, uma bonita história me chamou atenção. Num dia qualquer, Rachel achou uma cartinha pendurada numa vaga de estacionamento de bicicletas em Reading, Inglaterra. Na carta, lia-se:
Caro ladrão de bicicletas,
Você já parou para pensar em quanto sofrimento traz para o dia das pessoas? Talvez você tenha visto que a bicicleta era nova e seria uma boa escolha sua. O que você não sabe é que eu só pude comprar essa bicicleta após um ano de trabalho duro. Eu guardava dinheiro e sonhava em ter uma bicicleta nova um dia. Mas eu só a tive por uma semana.
Abraço,
Alex.

Rachel ficou triste com o que lera. Na carta, Alex ainda avisou que, todo dia, às 18h, ele estaria no estacionamento de bicicletas esperando por sua devolução. Aquilo tocou Rachel, que estava triste com a imagem de sua cidade. Ela pensou, "somos melhores do que isso". E assim ela resolveu fazer algo a respeito.

Rachel lançou uma vaquinha online para arrecadar 500 libras para repor a bicicleta de Alex, que havia sido furtada no centro de Reading. Em menos de 24 horas, ela arrecadou 785 libras! Agora, era preciso descobrir quem era Alex para a entrega da bicicleta.

Lá foi ela com cartazinhos com dizeres "Você é Alex?" e "Estou à procura de Alex a respeito de sua bicicleta". Um pouquinho depois das 18h, Alex apareceu. A iniciativa de Rachel trouxe tanta felicidade a Alex que ele disse que ela havia trazido fé na humanidade de volta para ele. O dinheiro que sobrou foi doado por Alex ao instituição de caridade de ciclismo e ele pretende se voluntariar nessa instituição. "Vou tentar dar de volta a ajuda que a sociedade me deu", afirmou. "Tenho esperança de que, ao receber e dar ajuda, vamos contribuir para um mundo melhor".

Para Rachel, "o mundo pode ser um lugar muito solitário, mas quando todos contribuem, ele pode ser encantador."

Simples assim.

Podcast: Alike but not so much

Donald Trump shows his only plan. And Brazil's situation since 2014 can indicate the outcome.


A marmota

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra jogo de time algum ser disputado aqui em Natal. Se não houver prejuízo aos times natalenses, como mudança de horário ou local de jogo, tudo em paz.

Entretanto, não posso deixar de falar no tamanho da marmota que é a estreia do Flamengo no Campeonato CARIOCA ocorrer em Natal, a mais de 2.500 km de distância da capital fluminense. Fosse um amistoso ou mesmo Campeonato Brasileiro, a lógica estaria respeitada, mas um estadual... 

Eu fico só imaginando a ruma de publicações depreciativas que teríamos se o Potiguar 2017 tivesse uma partida realizada fora dos limites do Rio Grande do Norte. O mundo quase caiu quando, por falta do Machadão, o América cogitou jogar em Caruaru-PE. Eu disse "cogitou". O fato nunca se concretizou e o América jogou mesmo no RN durante a ausência de estádio disponível em Natal.

Como espetáculo, vale a pena. E para quem torce pelo Flamengo, ou mesmo contra, o o jogo de hoje às 18h30 na Arena das Dunas é um prato cheio. Mas que é uma marmota, é!

Guarde bem esse dia: 28 de janeiro, o dia em que o Campeonato Carioca veio para Natal, RN.

Manchetes do dia (28/01)

Começando com a manchete do bem: Suíngue da SESI Big Band encontra o soul de Jorge Vercillo hoje em Pipa.

Agora as outras: Força-tarefa apreende revólver, 44 celulares e 500 armas brancas nos pavilhões 4 e 5 de Alcaçuz, STF conclui os depoimentos dos delatores da Odebrecht e Índice de cibercrimes no país cresce 10%.

Bom fim de semana, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Copa do Nordeste 2017: Balanço da primeira rodada

A primeira rodada da Copa do Nordeste 2017 não teve uma só vitória de visitante. Foram 6 vitórias de mandantes e 4 empates.

O Náutico goleou o Uniclic na Itaipava Arena Pernambuco: 4x0, gols de Giva, de cabeça, Juninho e Jefferson Nem-2. 

O Sport venceu o Sampaio na Ilha do Retiro por apenas um gol, marcado por Ronaldo Alves de cabeça. 

O CSA goleou o ABC no Rei Pelé: 3x0, gols de Luís Soares, Everton Heleno e Cleyton. 7.149 pessoas viram o jogo.

O Vitória goleou o Sergipe por 3x1 no Barradão: gols de David, Gabriel Xavier, de cabeça, Kieza e Hiago. 

O River venceu a Juazeirense no Lindolfo Monteiro por 2x0, gols de Viola, sendo um de pênalti.

E o América encerrou a festa dos mandantes goleando o Botafogo por 3x1, gols de Michel Benhami, Tony, Marcos Júnior e Raphael Luz. 2.655 pessoas viram o jogo na Arena das Dunas.

Não saíram do 0x0: Itabaiana x CRB no Etelvino Mendonça; Fortaleza x Bahia na Arena Castelão.

O Campinense ficou no 1x1 com o Santa Cruz no Ernani Sátyro, gols de Bruno Silva-contra e Léo Costa, de pênalti).

E o último empate com gols foi Moto Club 1x1 Altos no Castelão, gols de Felipe Dias e Manoel.

O América é o 2.º colocado do grupo E porque recebeu 4 cartões amarelos (parabéns, Chicão) e o Vitória, 2. O ABC é o lanterna do grupo D com 0 ponto.

Se a primeira fase terminasse hoje, o América estaria classificado como o segundo melhor 2.º colocado (classificam-se todos os 1.ºs colocados e apenas três 2.ºs colocados).

Imagem: CBF

Melhores momentos de América 3x1 Botafogo-PB


Melhores momentos de CSA 3x0 ABC

Podcast: Limite do razoável

O que vale a pena compartilhar nas redes sociais. 


ABC também fez promoção

O ABC também fez promoção de ingressos para a rodada de domingo. Os torcedores que adquirirem suas entradas até o sábado, vão comprar ingresso para arquibancada (Portão C) a R$ 30/inteira e R$ 15/meia e cadeira a R$ 60/inteira e R$ 30/meia. 

No domingo, os valores sobem para R$40 e R$ 20 e R$ 70 e R$ 35, respectivamente.

Confira os pontos de venda aqui.

ABC na TV

Pela primeira vez neste ano,  os canais Esporte Interativo vão transmitir ao vivo para todo o Brasil uma partida oficial. ABC x Santa Cruz, que ocorre no próximo domingo, às 16h, no Frasqueirão, terá transmissão do EI MAXX a partir das 15h45. 

O replay da partida vai ao ar no mesmo dia às 18h no Esporte Interativo.

Tem promoção

O jogo decisivo de domingo Globo x América, às 17h, no Barrettão, tem promoção para a torcida americana. Os ingressos podem ser adquiridos na sede social do América de hoje até amanhã às 12h por apenas R$ 10/inteira e R$ 5/meia. Imperdível, não é mesmo?

No domingo, os ingressos serão vendidos a R$ 20/inteira e R$ 10/meia.

P. S.:  este jogo não será transmitido pelos canais Esporte Interativo.


Potiguar 2017: Balanço da terceira rodada

Rodada de clássicos com vitória dos visitantes e empate nas outras partidas.

No maior clássico do RN, o visitante ABC venceu o América na Arena das Dunas por 1x0, gol de Romano, de falta. 4.333 pessoas enfrentaram a chuva, a falta de ônibus e a insegurança para ver o jogo.

No clássico de Mossoró, o "visitante" Baraúnas venceu o Potiguar de virada. 2x1. Os gols foram marcados por Gabriel, Caio e Cleiton Júnior, de pênalti. 2.312 pessoas viram o jogo.

Na rodada dupla da Arena das Dunas, vista por 483 pessoas, Santa Cruz e Globo ficaram no 1x1, gols de Daniel Caiçara e Bismarck. Esse placar se repetiu para Alecrim x ASSU, com gols marcados por Léo Bahia e Romeu, de cabeça.

O ABC manter-se em 2.° lugar, agora com 7 pontos, e o América caiu para o 5.° lugar, com 4 pontos.

Imagem: Futebol Interior

Manchetes do dia (27/01)

Manchete do bem: Petrobras reduz preço do diesel e gasolina.

Outras: Em carro oficial, diretores da PEP são presos por embriaguez, Hospital Walfredo Gurgel está sem refeições para acompanhantes e Transferência de líderes do PCC à espera da corregedoria.

Bom dia a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

Não há noite que não acabe

Essa frase do título me veio à cabeça assim que o América deu os primeiros toques na bola. O time de Felipe Surian vem melhorando a cada partida. Faltava traduzir isso no placar. Não falta mais.

O América foi, mais uma vez, senhor absoluto do jogo. É bem verdade que isso não quis dizer que a boa equipe do Botafogo-PB não levou perigo. Mas o time de Surian ditou o ritmo na maior parte do jogo. Apenas num pedaço do segundo tempo, como esperado, vez que o Campeonato Paraibano começou há mais tempo, o melhor ritmo de jogo dos jogadores alvinegros trouxe mais perigo à meta de Vinícius, mas nada que um bom posicionamento em campo não compensasse.

E assim o time da Série D venceu o bem entrosado time da Série C. Venceu e convenceu, diga-se de passagem.

Preciso destacar Felipe Alves, Michel Benhami, Marcos Júnior e Tony. Não que os outros tenham jogado mal. De jeito nenhum. Até Dija, que estava abaixo, deu o passe para o gol de Tony. Mas os quatro acima arrebentaram. Michel merecidamente abriu o placar. Tony desempatou num gol de faro de atacante. Girou e gol. E Marcos Júnior comandou o meio e acertou um belo chute de fora da área - algo tão em falta no Mecão nos últimos anos.

A zaga falhou no gol do Botafogo-PB. Primeiro Daniel por cima. Depois Paulão por baixo. E em mais uns dois lances. Mas não dá para crucificar. Paulão fez 3 partidas acima da média e Daniel fez sua estreia.

Como foi bom ver o placar traduzir a boa partida do América, como há muito tempo não ocorria! 2.655 pessoas compareceram e soltaram o grito de apoio ao time. Já disse: essa torcida tá doidinha para levar essa equipe nos braços. Um afago e ela já se derrete toda. 

América e Vitória estão absolutamente empatados na liderança. Até a ordem dos gols foi a mesma nas duas partidas do grupo E. 

E Felipe Surian continua afirmando que a equipe ainda não chegou aos 60% de rendimento. Mas não dá para negar que ela cresce a cada partida. Somente a má vontade pode justificar a falta de reconhecimento disso.

De minha parte, sigo firme botando a mão no fogo pelo trabalho do treinador americano. Mas não há tempo para comemorar nada: domingo já tem o Globo no Barrettão. E como disse em outra postagem, acabou a margem de erro no primeiro turno. É vencer ou vencer.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Prévia de novo

América e Pittsburg repetem a dose para os Sócios Mecão na prévia de América x Botafogo-PB pela Copa do Nordeste.


Atenção, supersticiosos!

O toque me foi dado por Rodrigo no Facebook: num 26 de janeiro, como hoje, o Mecão inaugurava a Arena das Dunas em sua primeira partida em casa pela Copa do Nordeste. Isso foi em 2014, exatamente há 3 anos. Infelizmente eu não estava lá.

Na época, o Mecão de Leandro Sena bateu o Confiança por 2x0, gols do zagueiro Adalberto, o primeiro a marcar na Arena, e do atacante Adriano Pardal. 19.244 pessoas viram o jogo inaugural.

Hoje o Mecão faz sua estreia, às 21h30, na Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB. O público certamente será menor do que aquele. Mas será que teremos gol de zagueiro de cabeça e do camisa 9? Paulão e Maracás têm passado perto a cada jogo. E Tony foi o único a marcar até agora.

Quem é supersticioso (podem me incluir!) já está de orelha em pé.


De braços cruzados

Segundo o comentarista Pedro Neto no Globo Esportivo 1.a edição (Rádio Globo Natal), os funcionários do ABC que recebem salário mínimo estão de braços cruzados no clube, conforme fotos por ele recebidas. O motivo: desde novembro, os funcionários só receberam o 13.°.  Já o salário, que é bom, nada.

Não é de hoje que a direção abecedista reclama de falta de dinheiro. Dizem até que foi por isso que a pré-temporada sofreu interrupção, já que o clube não tinha como arcar com os salários desses funcionários, não tinha como obrigá-los a trabalhar sem receber e nem tinha como prover as refeições do período.

A crise já levou a alguns adiantamentos de cotas com a CBF. E, pelo jeito, o dinheiro pode acabar antes da Série B começar. Problemão a administrar com um treinador publicamente cobrando reforços.

Pressão, Jussimar, Tony e a estreia

O técnico do América Felipe Surian em entrevista à repórter Ana Karla Martins, do Esporte Interativo, publicada parte na TV Mecão e parte na Rádio Mecão, falou sobre a pressão no América, Jussimar fora dos relacionados para hoje, a provável escalação de Tony e a estreia na Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB.

Pressão da torcida
A pressão é muito válida porque a equipe vem nos 2, 3 últimos anos sofrendo com resultados negativos. É uma pressão normal porque começamos do jeito do que nós perdemos a última partida, podendo, no mínimo, empatar o jogo, o que deixou todos chateados, não só a torcida, como nós também da comissão. Então é normal que haja essa cobrança. É bom que tenha também porque os jogadores, todos, estavam cientes da responsabilidade e têm que desempenhar esse bom futebol dentro de campo e, pelo protesto, a torcida  está vendo que ainda falta algo da parte deles. E eu no comando tenho que também receber essas críticas e talvez também essa pressão para que venhamos no dia a dia fazer com que melhoremos um pouco mais nos jogos.

A entrada de Tony
A princípio não vou mudar muito a equipe. É claro que vamos ter talvez essa mudança no setor mais ofensivo, visto que passamos em branco 3 jogos, somente 1 gol. Isso nos prejudica um pouco e também os jogadores ficam apreensivos. Então é bom que você mude. E o jogador que está entrando também entra com uma autoconfiança grande, acreditando em fazer um bom jogo, em fazer os gols. Então é em cima disso que a gente faz provavelmente essa mudança.

Pênaltis e Jussimar fora do jogo
A penalidade é algo tão importante que muitos dentro do futebol, devido a responsabilidade, brincam dizendo que até o presidente talvez teria que bater. Então o jogador que assume essa responsabilidade, como o Jussimar assumiu, de fazer principalmente um clássico, a gente fazendo uma boa partida principalmente no segundo tempo, perdendo o jogo, então aquele era o momento do empate, o último minuto de jogo. Com a perda do pênalti, acredito que ainda não se recuperou. A gente viu ele cabisbaixo durante alguns dias. Nem está relacionado para a partida. A princípio, não vai para o jogo. E trabalho no geral. O trabalho foi todo no geral. Trabalhei penalidades como a gente trabalha todos os dias. Outros jogadores que não estavam fazendo os treinamentos começaram a fazer também. Jogadores experientes, que batiam antigamente.  Pra gente encontrar esse homem, esse batedor e não sofrer mais com esse quesito. (...) A pressão nele foi maior por ser o clássico, pênalti no final da partida, ele assumiu a batida quando não era ele para bater, havia uma determinação já na preleção que era um outro jogador, então a torcida veio [ao CT] e gritou o nome dele... Isso acredito que afetou um pouco. A gente preferiu segurar e trabalhar ele um pouco mais extracampo. 

Estreia na Copa do Nordeste
É uma competição muito importante. É a primeira vez que estou disputando, mas já disputei outras competições semelhantes até mesmo em formato de tabela, de regulamento. Então é não perder em casa, principalmente ganhar em casa. São seis jogos. Três em casa é essencial que você vença e busque pontos fora para que no quesito número de pontos desempate e você esteja à frente e consiga a classificação. O único que consegue a classificação direto é o primeiro. Então é essencial que você vença em casa.

Grupo E
É um grupo bem regular. As equipes... salvo o Vitória, que tem um orçamento maior e está fazendo grandes contratações, mas talvez ainda não encaixe e acredito que essas contratações sejam mais visando o Campeonato Brasileiro. Vai usar muito essa Copa do Nordeste, é claro, vai vir com força, mas a equipe vai ganhar força durante a competição para chegar forte no Campeonato Brasileiro. As demais acredito que no mesmo nível e o fator mando de campo, jogar em casa vai fazer a grande diferença. 

Botafogo-PB
Vi os dois últimos jogos. Uma equipe muito experiente. Equipe experiente que joga muito bem com a posse de bola, gosta de reter essa bola, trabalha com dois atacantes de força e velocidade já dentro das zaga, enfiados. Traz muito perigo ofensivamente quando essa bola chega neles. Mas existem algumas possibilidades que nós vimos nos vídeos e onde nós vamos trabalhar para conseguir fazer um bom resultado.

Conformado?

Numa postagem sobre treinamentos ontem, eu abordei de passagem o ABC de Geninho, que manteve quase que 100% do time do ano passado e ainda assim não encontrou a melhor formação. Coisas de início de temporada.

Porém, é preciso ressaltar alguns detalhes que pesam no quase nenhum futebol que o ABC apresentou nas 4 primeiras partidas de 2017. Parte desses detalhes eu já havia ressaltado lá atrás: pré-temporada interrompida por 13 dias, treinador chegando a apenas 5 dias da estreia, elenco basicamente de Série C.

Ontem, o ABC enfrentou um time que tem entrosamento oriundo do ano passado, preparação física sem interrupções desde 8 de dezembro e treinamentos sob supervisão do técnico (o competente Oliveira Canindé) também desde 8 de dezembro. Resultado: sofreu. Sofreu como havia sofrido contra Globo, Baraúnas e América, mas dessa vez o placar refletiu o sofrimento: CSA 3x0 ABC. Para se ter uma ideia, o alvinegro levou os dois primeiros gols praticamente um atrás do outro.

Por tudo que houve, Geninho parece conformado com a realidade inicial de muita dificuldade. Mas basta olhar a escalação de ontem para perceber que Geninho arriscou sem necessidade e até de forma estranha. Ora, ele afirmou categoricamente que Gegê não era a solução para o meio de campo do ABC. Por que, então, lançou dois jogadores ofensivos no meio de uma vez só, ambos sem ritmo de jogo e numa partida dificílima? Gegê estava de férias! Por que não manteve Márcio Passos no meio para lançar Gegê só no segundo tempo, se necessário? Me parece que o treinador quis provar por A+B que ele estava certo em relação ao jogador, e mais, quis provar que as contratações precisam mudar de direção. Tanto que ele explicitamente disse na entrevista pós-jogo que esse time só aguenta o estadual; para Copa do Nordeste e Série B, o buraco é muito mais embaixo.

O que não entendo nisso tudo é que as contratações oriundas da Série C 2016 foram feitas com o aval de Geninho. Aparentemente só Gegê veio contra sua vontade. O planejamento agora está errado? O treinador não vai ressaltar em nenhum momento que o ABC ainda está procurando a formação ideal principalmente porque sua preparação ficou atrasada? 

O discurso de conformismo de Geninho aponta numa direção contrária às suas escalações. Sinal de que algo está muito fora da ordem no ABC.

Copa do Nordeste 2017: América x Botafogo às 21h30

Local: Arena das Dunas (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX 2)

América (4-5-1): Vinícius, Osmar, Maracás, Paulão, Danilo; Filipe Alves, Michel Benhami, Marcos Júnior, Michel Cury, Dija Baiano; Tony. Técnico: Felipe Surian.

Botafogo (4-4-2): Michel Alves, Gustavo, Plínio, Gustavo Henrique, Tarcísio; Djavan, Robston, Amarildo, Raphael Luz; Wanderson, Rafael Oliveira. Técnico: Itamar Schülle.

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Pedro Jorge Santos de Araújo (AL)

Destaques do América 
Paulão - seguro.
Michel Benhami - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Destaques do Botafogo
Michel Alves - seguro.
Rafael Oliveira - atacante que não perdoa.

Prognóstico: a pressão está enorme sobre o América. E o jogo promete com 3 ex-jogadores americanos agora defendendo o Botafogo. Vitória do América.

Copa do Nordeste 2017: Fortaleza x Bahia às 21h30

Local: Arena Castelão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Fortaleza (4-4-2): Marcelo Boeck, Eduardo, Ligger, Heitor, Gastón Filgueira; Vacaria, Anderson Uchoa, Rodrigo Andrade, Gabriel Pereira; Juninho Potiguar, Lúcio Flávio. Técnico: Hemerson Maria.

Bahia (4-5-1): Jean, Eduardo, Tiago, Jackson, Armero; Juninho, Renê Júnior, Zé Rafael, Régis, Allione; Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Assistentes: Marlon Rafael Gomes de Oliveira (PE) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)

Destaques do Fortaleza
Gabriel Pereira - bom na movimentação e na finalização.
Lúcio Flávio - atacante que não perdoa.

Destaques do Bahia
Jean - tem dado conta do recado.
Hernane - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Fortaleza está embalado e mais bem entrosado do que o Bahia. Vitória do Fortaleza.

Copa do Nordeste 2017: Moto Club x Altos às 20h30

Local: Estádio Castelão 

Moto Club (4-4-2): Raphael Barrios, Tote, Ozéia, Wanderson, Chico Bala; Felipe Dias, Diego Teles, Esdras, Toni Galego; Valdanes, Mateus. Técnico: Ruy Scarpino.

Altos (4-5-1): Alex Alves, Dos Santos, Vitor Salvador, Marcelo, Tiaguinho; Nonato, Leandro Sobral, Uiliam, Manoel, Esquerdinha; Vitor Xavier. Técnico: Diá.

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (RN) e Jean Márcio dos Santos (RN)

Destaques do Moto Club
Tote - bom nos lançamentos e cobranças de falta.
Wanderson - bom no cabeceio.

Destaques do Altos
Esquerdinha - bom na movimentação.
Alex Alves - esperança de gols.

Prognóstico: o Moto Club tenta mostrar força em casa contra o Altos. Empate.

Copa do Nordeste 2017: River x Juazeirense às 20h30

Local: Estádio Lindolfo Monteiro

River (4-5-1): Leandro, Rossales, Oscar, Caíque, Wesley; Amorim, André, Humberto, Cléber, Júnior Paraíba; Viola. Técnico: Waldemar Lemos.

Juazeirense (4-4-2): Tigre, Nem, Emerson, Braz, Marquinhos; Capone, Vaguinho, Patrick, Everlan; Sassá, Chicão. Técnico: Barbosinha.

Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Marcione Mardônio da Silva Ribeiro (CE)

Destaques do River
Humberto - bom na movimentação e na finalização.
Viola - experiente.

Destaques da Juazeirense
Tigre - tem dado conta do recado.
Patrik - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Prognóstico: River e Juazeirense são verdadeiras incógnitas neste início de temporada, embora o visitante tenha um pouco mais de tempo de preparação. Empate.

Copa do Nordeste 2017: Itabaiana x CRB às 19h

Local: Estádio Etelvino Mendonça (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX 2)

Itabaiana (4-4-2): Genivaldo, Mica, Tiago Garça, Heverton, Edinho; Hércules, Daniel, Chapinha, André Beleza; Paulinho Macaíba, Geovane. Técnico: Ailton Silva.

CRB (4-4-2): Juliano, Marcos Martins, Flávio Boaventura, Gabriel, Diego; Jorginho, Yuri, Jocinei, Sérgio Mota; Elias, Neto Baiano. Técnico: Léo Condé.

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Assistentes: Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB) e Oberto Santos da Silva (PB)

Destaques do Itabaiana
Genivaldo - experiente.
Geovane - esperança de gols.

Destaques do CRB
Flávio Boaventura - seguro.
Neto Baiano - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Itabaiana conta com mais entrosamento para tentar superar o CRB. Empate.

Copa do Nordeste 2017: Vitória x Sergipe às 19h

Local: Estádio Barradão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Vitória (4-5-1): Fernando Miguel, Norberto, Fred, Alan Costa, Geferson; Willian Farias, Uillian Correia, Leonardo Pisculichi, Gabriel Xavier, David; Kieza. Técnico: Argel Fucks.

Sergipe (4-3-3): Ferreira, Sorriso, Jonas, Jairo, Vicente; Gil Baiano, Ramalho, Davi Ceará; Erik Mamadeira, Hiago, Fabiano Tanque. Técnico: Betinho.

Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares (AL) e Wagner José da Silva (AL)

Destaques do Vitória
Fernando Miguel - experiente.
Kieza - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Sergipe
Erik Mamadeira - esperança de gols.
Fabiano Tanque - esperança de gols.

Prognóstico: apesar do pouco tempo de treinamento, o poderio técnico do Vitória é bem superior ao do Sergipe. Vitória do Vitória.


Potiguar 2017: Potiguar x Baraúnas às 20h

Local: Estádio Nogueirão

Potiguar (4-4-2): Rafael Dida, Glaubinho, Luiz Alberto, Ciel, Sidney; Cláudio Baiano, Jozicley, Lucy Júnior, Diego Upanema; Giovanni, Cleiton Júnior. Técnico: Dário Lourenço.

Baraúnas (4-4-2): Érico, Alexsandro, Nicollas, Ferreira, Nildo; Yago, Ítalo, Felipinho, Beleu; Gabriel, Capacete. Técnico: Barata.

Árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira (CBF)
Assistentes: Leandro Lincoln Santos Neves (CBF) e George Ítalo Antas Nogueira (FNF)

Destaques do Potiguar
Rafael Dida - tem dado conta do recado.
Jozicley - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Destaques do Baraúnas
Érico - experiente.
Beleu - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: clássico bem equilibrado. Empate.

Manchetes do dia (26/01)

Primeiro, a manchete do bem: Medicina, em Caicó, é curso com maior nota de corte do RN.

Agora as outras: Governo confirma 56 fugas de Alcaçuz; número deve aumentar, Índice de contas em atraso sobe 0,4% e Banco do Brasil vai transferir a Agência Natal Centro para Tirol.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Para que servem os treinamentos?

A dúvida é mais retórica mesmo. Treinamento serve para treinar, ora, bolas! É no treinamento que o jogador se aperfeiçoa técnica e taticamente, além, claro, de aprimorar a forma física.

Um treinador utiliza o treinamento para separar o joio do trigo, descobrindo o real potencial de cada jogador, seja titular ou reserva. É nele que ele define o time, apesar de sabermos que, a cada rodada, essa definição é posta à prova pelo jogo em si e por contusões, suspensões e péssimas atuações.

Mais do que isso, um treinador usa o treino para testar variações, tirar dúvidas sobre determinada escalação ou substituição, e por aí vai.

E por que falar nisso agora? Porque já vejo comentários entre torcedores (poucos ainda) e, principalmente, profissionais de imprensa a respeito de supostamente o técnico americano Felipe Surian treinar um time e escalar outro; fazer substituições num treino e não as repetir no jogo; escalar um time por jogo e não repetir substituições nas partidas.

Primeiro, deveria ser óbvio que aos poucos o treinador procura os 11 ideais titulares. Estamos no início da temporada! Ele já achou a defesa, por exemplo. Do goleiro ao primeiro volante, todo torcedor já tem condição de escalar. Se Geninho, atual campeão e tendo um elenco quase que 90% mantido do ano passado, ainda não achou seu time ideal e muda o ABC a cada rodada, inclusive quanto a substituições, o que poderíamos esperar de um elenco quase 100% modificado, a começar do técnico?

Outra coisa, será que ninguém pensa que o treinador pode ter feito um teste no treinamento e não ter gostado do que viu? Seria ele obrigado a repetir o teste durante o jogo, arriscando o resultado, só porque foi o que ocorreu no treino? 

Mais: dá para imaginar que as mesmas coisas vão acontecer em jogos tão diferentes quanto os contra Santa Cruz, Potiguar e ABC? É plausível que as substituições se repitam com situações diferentes de jogo?

Vou dizer bem claramente: Felipe Surian é a melhor opção que o América tem para 2017 nas condições atuais. O América está na Série D. Tem muita tradição, já esteve na Série A, já disputou Sul-Americana, mas está na Série D! E isso tem mil implicações para o clube, a principal delas financeira. Felipe é o atual campeão da Série D com uma campanha irrepreensível. O América trouxe uma boa base do atual campeão da Série D, o que denota um planejamento claro de subir. Mas o América não vai voltar para a Série A com apenas 3 partidas de estadual. Parece ridícula uma afirmação dessa, porém, é a este nível de pressão que o América de Felipe Surian está submetido.

Eu continuo colocando a minha mão no fogo pelo trabalho de Surian. Seu time paga pela pressão de tudo de errado que aconteceu no ano passado e ele vai ter que lidar com isso diariamente. Mas questionar o trabalho desenvolvido porque é preciso que tudo ocorra igualzinho nos treinos e nos jogos, mesmo contra adversários diferentes, me parece de uma má vontade incrível para com a tentativa de recuperação do América. 

Sobre as escalações, alguém já pensou se o técnico estivesse de cara privilegiando os que foram por ele indicados? "Só escala os dele" era o que mais ouviríamos por aí. Ele tem um elenco, não apenas um time, para administrar. Por isso vejo como positiva a chance dada a jogadores como Maracás (que passou a aproveitar essa chance no clássico), Everton, Jussimar, Luiz Eduardo e Memo, todos oriundos do desastre do ano passado. 

Um trabalho duradouro e bem sucedido requer convicção, método e muito empenho. No caso do América, resiliência também é fundamental. A torcida anda impaciente e parte dela já quer endurecer muito cedo. Mas cabe a Felipe Surian e seus comandados controlarem essa fervura.

Por sinal, a esse respeito,  vejo como muito positiva a postura do presidente do América e sua diretoria, que têm se mantido com muita discrição, longe dos holofotes, evitando colocar qualquer gravetinho na fogueira.

A torcida americana precisa controlar a ansiedade. Roma não foi feita num dia. A fase é terrível, irritante. Entretanto, se pararmos só um pouquinho para avaliar as opções que cabem no bolso do Mecão, veremos que a melhor é o que se tem agora. Reforços pontuais e no tempo certo são administráveis. Zerar tudo não é inteligente nem para quem tem boas cotas de patrocínio, imaginem para quem teve como melhor público em janeiro um clássico com pouco mais de 4 mil espectadores.  

Para finalizar, mais do que a pergunta do título, deixo esta, para reflexão: a quem interessa manter o América em eterna rearrumação, perigando até ficar sem série? A pressão já é grande. Não carece aumentar a carga, não.

Copa do Nordeste 2017: CSA x ABC às 18h45

Local: Estádio Rei Pelé 

CSA (4-4-2): Jeferson, Denílson, Leandro Souza, Douglas, Rafinha; Panda, Everton Heleno, Didira, Cleyton; Alex Henrique, Luís Soares. Técnico: Oliveira Canindé.

ABC (4-4-2): Edson, Levy, Cleiton, Tiago Sala, Romano; Anderson Pedra, Márcio Passos, Felipe Guedes, Echeverría; Dalberto, Nando. Técnico: Geninho.

Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA) e José Carlos Oliveira dos Santos (BA)

Destaques do CSA
Didira - bom na movimentação e na finalização.
Alex Henrique - bom na finalização.

Destaques do ABC
Romano - bom nos lançamentos e cobranças de falta.
Nando - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o CSA conta com sua torcida para superar a retranca do ABC. Empate.

Copa do Nordeste 2017: Campinense x Santa Cruz às 18h45

Local: Estádio Ernani Sátyro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)

Campinense (4-4-2): Glédson, Alex Travassos, Joécio, Paulo Paraíba, Ronaell; Magno, Negretti, Marcos Paullo, Fernando Pires; Lessinho, Tiago Orobó. Técnico: Sérgio China.

Santa Cruz (4-3-3): Júlio César, Vitor, Jaime, Bruno Silva, Eduardo Brito; Elicarlos, David, Léo Costa; Thiago Primão, Everton Santos, André Luís. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Árbitro: Mayron dos Reis Novais (MA)
Assistentes: Antonio Fernando de Sousa Santos (MA) e Ivanildo Gonçalves da Silva (MA)

Destaques do Campinense
Glédson - seguro.
Tiago Orobó - esperança de gols.

Destaques do Santa Cruz
Elicarlos - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Thiago Primão - bom na movimentação.

Prognóstico: o Campinense quer a revanche da final do ano passado. Mas tanto o mandante como o Santa Cruz são times muito diferentes e com novos técnicos. Empate.

Copa do Nordeste 2017: Sport x Sampaio Corrêa às 18h45

Local: Estádio Ilha do Retiro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Sport (4-3-3): Magrão, Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval, Renê; Rithely, Ronaldo, Everton Felipe; Marquinhos, Rogério, Leandro Pereira. Técnico: Daniel Paulista.

Sampaio Corrêa (4-3-3): Jean, Artur, Brenno, Otávio, Esquerdinha; Alex, Diego Valderrama, Cloves; Fernandinho, Henrique, Carlos Alberto. Técnico: Vinícius Saldanha.

Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB)
Assistentes: Tomaz Diniz de Araújo (PB) e Márcio Freire Lopes (PB)

Destaques do Sport
Magrão - experiente.
Rithely - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Destaques do Sampaio Corrêa
Jean - tem dado conta do recado.
Henrique - esperança de gols.

Prognóstico: o Sport espera espantar a desconfiança em seu jovem treinador vencendo o organizado Sampaio Corrêa. Vitória do Sport.

Potiguar 2017: Alecrim x ASSU às 18h45

Local: Arena das Dunas

Alecrim (4-4-2): Yuri, Romário, Moisés Lima, Fernando, Thiago Roberto; Carlos Mipibu, Matheus Pinto, Geovane, Moisés; Léo Bahia, André Neles. Técnico: Edson.

ASSU (4-4-2): Bruno Dias, Gilberto Matuto, Paulo Júnior, Yago, Lucas Straub; Romeu, Nininho, Kalil, Dhiego Lomba; Dedé Macaíba, Mateus. Técnico: José Cortina.

Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (CBF)
Assistentes: Edson Trajano da Cruz (FNF) e José Givanilson Martins dos Santos (FNF)

Destaques do Alecrim
Carlos Mipibu - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Moisés - bom na movimentação.

Destaques do ASSU
Bruno Dias - tem dado conta do recado.
Dhiego Lomba - artilheiro.

Prognóstico: o Alecrim tenta se recuperar com a motivação de um novo técnico contra o perigoso ASSU. Empate.

Potiguar 2017: Santa Cruz x Globo às 16h

Local: Arena das Dunas 

Santa Cruz (4-4-2): Daylon, Naftaly, Mael, Victor, Felipe; Ramon, Jean Natal, Ray Silva, Diego Mipibu; Índio Oliveira, Val Paraíba. Técnico: Higor César.

Globo (4-4-2): Rafael, Angelo, Negretti, Jamerson, Renatinho Carioca; Leomir, Pablo Oliveira, Bismarck, Thiago Lima; Romarinho, Luizão. Técnico: Luizinho Lopes.

Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF)
Assistentes: Luís Carlos de França Costa (CBF) e Edilene Freire da Silva (CBF)

Destaques do Santa Cruz
Ramon - bom na marcação.
Diego Mipibu - bom na finalização.

Destaques do Globo
Pablo Oliveira - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Romarinho - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o Santa Cruz conta com o conhecimento de seu técnico a respeito do adversário para superar a melhor técnica do Globo. Vitória do Globo.

Manchetes do dia (25/01)

Primeiro, a manchete do bem: Pesquisa coloca aeroporto de São Gonçalo entre os melhores do país.

Agora, as outras: STJ proíbe venda de ativos pela Petrobras, Justiça proíbe greve de agentes penitenciários e MEC garante corrigir problemas no SiSU.

Bom dia a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Protestou

Alertada por Carlos Eduardo através do Twitter, fiquei sabendo que uma torcida organizada do América resolveu protestar hoje no treino realizado na Arena América. Os alvos principais foram Jussimar e Luiz Eduardo, mas até Dija Baiano teve que ouvir reclamações ao errar vários cruzamentos, conforme reportagem do Globoesporte.com.

Fogos de artifício, palavras de ordem, faixa "Honrem nossas camisas"... O caldeirão começou a ferver mais cedo do que se esperava. Não acredito que isso traga alguma melhora em campo. Pelo contrário. Local de trabalho é local de trabalho. Mas não deixa de ser um desabafo de uma torcida que anda muito magoada.

Acertadamente, Moura conversou com os torcedores. Luiz Eduardo ficou apenas nas atividades físicas, o que também vejo como acerto de Felipe Surian. Assim, ele pode testar Vinícius, Osmar, Maracás, Paulão, Danilo; Filipe Alves, Michel Benhami, Marcos Júnior, Michel Cury, Dija Baiano; Tony.

Já disse que 2017 não será fácil para o América. Quem comanda o clube, quem comanda o time e quem entrar em campo precisará de nervos de aço. Não é mole, não! E essa semana promete.