sábado, 5 de novembro de 2016

Pertinente

Assistindo à última entrevista realizada pelo jornalista Geneton Morais na Globo News, esbarrei numa crítica bastante pertinente. 

O entrevistado era o cineasta Vladimir Carvalho. Ele se queixava do fato de o cinema brasileiro não se dar ao trabalho de retratar o Brasil e sua história. Segundo Vladimir, o cinema italiano fez fortes retratos do país na Segunda Guerra Mundial, o cinema americano conta a história da nação americana, mas o cinema brasileiro passa incólume no quesito, talvez com exceção do cineasta Glauber Rocha.

Impossível não concordar. Há tempos o cinema brasileiro parece ter se conformado em apenas.produzir comédias de todo tipo de gosto. Claro que há razões comerciais para tanto. Dramas são raríssimos. E filmes que abordem grandes questões nacionais também ficam de fora.

Vladimir Carvalho cobrou que o cinema passe a limpo a história recente brasileira, especialmente em relação à crise atual. E ainda deixou ótima sugestão a respeito do Rio São Francisco e sua transposição. Para ele, a realidade de um rio transbordante de um lado e de pessoas morrendo de sede no outro seria um prato cheio para a função cobrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário