domingo, 10 de maio de 2015

M.Ã.E. = Muito Além do Entendimento

Mães. São loucas. Só podem ser. Aceitam engordar durante 9 meses numa boa. Sofrem com um peso desproporcional na barriga. Sentem sufocamento ao deitar, enjoos ao ver comida e loucos desejos a que têm de resistir em nome da saúde, como comer sabão.

Sofrem como ninguém mais as dores do parto. Terão que estar sempre disponíveis para amamentar. Aguentam um choro intermitente e sem tradução. Deixam praticamente de viver por alguns anos.

As preocupações só aumentam. Está com cólica? Doente? Com fome? Com sede? Com calor? Com frio? Tá estudando? Esse esporte não é perigoso, não? Onde mora esse(a) coleguinha? E os pais dele(a) são responsáveis? Quem é esse(a) tal de ... que anda ligando para você? Que horas você volta? Lá tem telefone? Onde espero? Já almoçou? Você não anda trabalhando muito, não? Foi ao médico para ver o motivo dessa dor? 

A lista de recomendações é sempre repassada a cada dia que ousamos por os pés para fora de casa. Não fale com estranhos. Não aceite nenhuma bebida já aberta... Isso se não tivermos antes ouvido "você não é todo mundo e por isso não vai."

Tudo em nome do amor por aquele pedacinho que nunca deixará de ser seu. Horas, dias, noites, anos, na verdade, uma vida dedicada aos seus pedacinhos. Mesmo que o pedacinho já tenha crescido e constituído nova família, a sensação de que não passa de um bebê indefeso permanece.

Se pudessem, as mães nunca deixariam seus filhos crescerem. Mas eles crescem. E tão rápido! Alguns até esquecem que um dia tiveram mãe. Ainda bem que há datas comemorativas para que essas verdadeiras heroínas, que ou se devotam totalmente ao lar, ou resolvem assumir duplas, triplas jornadas, tudo em nome de um ensandecido amor, mais tarde até desprezado, tenham o mínimo de reconhecimento e gratidão.

Hoje é mais um dia de exaltar essas mulheres e de lhes devotar o mais sincero agradecimento não só por ter nos dado a vida, mas por nos dedicar as suas vidas.

Se você ainda tem sua mãe, faça-lhe uma homenagem sincera hoje. Nada de apenas cumprir uma formalidade; faça de coração.

Se sua mãe já não está mais por aqui, agradeça aos céus por ter tido a chance de tê-la em sua vida.

Só não deixe de agradecer com muito amor a essas adoráveis loucas.

Feliz dia das mães a todas essas malucas, em especial, é claro, à minha, e a todos os filhos que hoje as farão se sentir ainda mais especiais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário