domingo, 15 de março de 2015

Semana decisiva e preocupante

Como esperado, o América fez valer seu poderio técnico e tático sobre o Santa Cruz e agora precisa apenas de um empate contra o Alecrim para levar o 1.° turno do estadual.

O problema é que os comandados de Roberto Fernandes enfrentarão duas partidas com caráter decisivo nesta semana e sem qualquer liberação do DM.

O próprio treinador externou sua preocupação a respeito do tempo em que Judson vem jogando sozinho na cobertura do meio de campo. O coitado corre feito um doido de um lado para outro sem descanso.

Aliás essa era uma de minhas preocupações quando o América começou a divulgar seus contratados, alguns com sério histórico de lesões.

Zé Antonio, por exemplo, tem o mesmo problema de Arthur Maia. Lembro de ter ouvido entrevista de Dr. Maeterlinck Rego dizendo à época que o conselho dele para o baiano era que esquecesse isso e fosse jogar futebol porque não havia cura. Qual será a solução para Zé Antonio, então? A última vez que entrou em campo foi na 1.a partida contra o Confiança e saiu ainda no 1.° tempo. Isso há mais de um mês.

Cascata é o maior símbolo dessa preocupação. Já chegou até a falar em aposentadoria em 2013. Agora já foi substituído duas vezes ainda no 1.° tempo pela mesma contusão, apesar de um bom tempo no DM e de estar "voando nos treinamentos" como foi comentado antes do jogo contra o Santa Cruz. Afinal, estava ou não estava curado?

E Tiago Dutra? E Wálber? E Arthur Henrique, que mais frequentou o DM do ano passado para cá do que jogou?

Para que um trabalho de longo tempo seja coroado é necessário elenco. Ao que tudo indica, o América vai enfrentar essas duas decisões sem um lateral direito de ofício e só com um esquerdo e um volante disponíveis. 

Escalar 3 ou 4 zagueiros já se provou ineficiente. Mais algum desfalque (bate na madeira!) e o América corre o risco de criar um novo sistema tático no futebol.

Não custa lembrar que a Copa do Brasil está chegando e, com ela, mais jogos decisivos e dinheiro nos cofres a cada fase.

Rezemos para que o América tenha pelo menos como completar o banco até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário