segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Todo dia é dia do advogado

Vi no Facebook este texto de Gustavo Elmano, um lúcido amigo da faculdade de Direito da UFRN, e não resisti a compartilhá-lo por aqui já que hoje (11 de agosto) é dia do advogado. Assino embaixo.

Todo dia é dia do advogado
Por Gustavo Elmano 

Todo dia é dia dos pais, das mães, dos namorados, da avó... No caso do advogado é preciso levar isso ao pé da letra. TODO DIA é o seu dia. Precisa matar um leão, um tigre e um dinossauro por dia. Não há jornada de trabalho máxima, muitas vezes levam trabalho para casa, quando na verdade deveria desfrutar um merecido descanso noturno. Sacrificam fins de semana por causa daquele prazo cujo fim é na segunda-feira. Possivelmente no dia de hoje, para eles feriado, muitas estão em casa trabalhando em vez de ir à praia ou descansar. Calma...há outras profissões em que isso ocorre, a advocacia não é a única. Mas falo daquela que conhece por já tê-la exercido.

Sim... há maus profissionais por aí. Como há maus engenheiros, maus médicos, maus contadores, maus dentistas... É incrível como poucos gostam de pagar advogado pelo seu serviço e não pelo resultado: "ah, quando minha indenização sair eu te pago." "Quando você conseguir minha aposentadoria eu te pago." "Quando sair o alvará de soltura do meu filho eu te pago.". Ok, pode ser... Mas antes vamos ao perguntar ao médico se ele aceita receber somente após a cura, se o contador aceita receber apenas após cada balanço anual, se o arquiteto aceita receber somente após a conclusão da obra, se o jornalista somente se a revista e o jornal venderem pelo menos 5.000 exemplares... Vamos perguntar à COSERN, à CAERN, ao VISA e MASTERCARD, se eles aceitam ser pagos somente quando o advogado receber seus honorários daquele inventário que se arrasta a 10 anos... Vamos perguntar ao proprietário da sala onde funciona o escritório se ele aceita receber os aluguéis somente no final do ano...

Em tempos de uma faculdade de Direito a cada esquina a situação é ainda mais crítica mas ainda creio que bons profissionais sempre hão de conseguir seus lugares ao sol. 

Aos meus amigos advogados, parabéns pelo dia de hoje e pelos demais 364 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário