quinta-feira, 30 de março de 2023

Aos trancos e barrancos

Não vi o jogo todo, mas uma boa parte do 1.° tempo e outra do 2.° tempo. E para quem esperava um jogo mais fácil depois do Potiguar ter perdido para o Santa Cruz que perdera 2 vezes por 3x0 e do América ser o líder 100%, América 1x1 Potiguar trouxe surpresa.

O Potiguar poderia facilmente ter feito 3x0 no 1.° tempo. Do que vi, Everton teve/tem uma dificuldade enorme para marcar infiltrações do seu lado e isso desorganiza muito a marcação como um todo. E este é um ponto que incomoda desde o ano passado. Everton ainda não demonstrou que tem condições de ser algo mais do que um reserva que pode entrar em certas situações. 

O América só acordou mesmo depois de ter tomado 1 gol, embora também tenha desperdiçado algumas chances, como mais um passe de Wallace que deixou Ítalo na cara do gol e este falha cruelmente na finalização (já é o 2.° jogo em que isso acontece).

Até Jean Pierre também resolveu zagueirar em duas chances incríveis de marcar.

No 2.° tempo, Téssio entrou para deixar Wallace no ponto para marcar o gol da classificação para a final do torneio local sair. 

Outras chances existiram tanto do América como do Potiguar, mas ou os goleiros fizeram milagre, ou o assistente marcou impedimento onde não havia (América), ou os próprios jogadores que estavam no ponto para finalizar se abestalharam. 

Se a marcação do América dormir no domingo contra um adversário muito mais qualificado e ainda mais sendo um clássico, o prejuízo pode ser traumático. Se as chances claríssimas de gol também seguirem sendo desperdiçadas, como aconteceu nas duas últimas partidas, o pesadelo pode parecer sem fim, especialmente pela sequência que se espera de mais 3 clássicos além deste.

E vale ressaltar a preocupação pelo possível desfalque de Bruno Pianissola. Carlão, sem ritmo, armou duas vezes o Potiguar ao tentar sair rápido com a bola. Na primeira delas, em 3 toques da defesa, o Potiguar roubou a bola e chutou a gol, com o próprio Carlão surpreendido no posicionamento. Sorte do América que o chute foi para fora.

Enfim, valeu o esforço de buscar o empate e assim conseguir a vaga antecipada na final. Mas é preciso enxergar melhor seus próprios defeitos para conseguir superá-los. Porque o adversário de domingo está muitos degraus acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário