sábado, 31 de dezembro de 2022

Manchetes do dia (31/12)

A manchete do bem: 
  • USP monta 1.° laboratório do Brasil para estudar DNA de povos antigos
As outras:
  • Ex-atleta que provocou Greta Thunberg é preso por estupro
  • ONS eleva projeção de investimento necessário para setor elétrico
  • Jornalista Barbara Walters morre aos 93 anos nos EUA
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/31)

The headline for good: 
  • Once an open sewer, New York Harbor now teems with new life. Thank the Clean Water Act.
The others: 
  • Andrew Tate is charged with human trafficking and rape in Romania
  • Nélida Piñon, provocative Brazilian novelist, is dead at 85
  • Barbara Walters, a first among TV newswomen, is dead at 93
Good morning.

Source: The New York Times 

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Último amistoso

No último amistoso de 2022, disputado na Arena América, o Mecão, segundo o assessor de imprensa Canindé Pereira, perdeu para a equipe do Retrô por 2x0, resultado definido ainda no 1.° tempo.










(Fotos: Canindé Pereira/América FC)

"Foi um jogo positivo"

Canindé Pereira, assessor de imprensa do América, também conversou com o zagueiro/lateral esquerdo Rômulo.

Retrô 0x1 América
Eu tenho uma avaliação positiva do jogo que a gente fez contra o Retrô [em Pernambuco]. A gente pode tirar um parâmetro legal de jogo. É uma equipe que já estava treinando, se eu não me engano, há 2 ou 3 meses, e a gente chegou lá e fisicamente conseguiu disputar de igual para igual. Mas no jogo que a gente tinha como o nosso primeiro da pré-temporada, a gente conseguiu se adaptar bem fisicamente e tecnicamente também. E a gente conseguiu sair de lá com a vitória, eu acho que isso é importante num amistoso de preparação visando a competição que está para começar. Então foi um jogo positivo.

Gol intencional ou não
Para ser sincero, eu acabei olhando para a área e vi Ítalo se movimentando e eu falei: "Não, vou cruzar a bola na cabeça dele". E eu tive a felicidade de a bola entrar. Então eu fico feliz pelo gol também. Sem querer, mas foi gol. 

Pré-Copa do Nordeste
O América chega forte. A gente está tendo uma preparação muito positiva visando a estreia, então a gente espera fazer uma boa partida e, consequentemente, brigar pela vaga na Copa do Nordeste porque a gente já colocou na cabeça que é importante o América estar na competição.

Apoio da torcida
Essa temporada mostrou isso, nos jogos, a gente teve o apoio da torcida. O jogo do acesso mesmo você vê que foi um jogo que não tem explicação. Então a torcida chega junto e a gente com certeza dentro de campo vai dar a vida para conseguir os resultados.

A apresentação do elenco

O América publicou vídeo com os melhores momentos da apresentação do elenco 2023 na sua sede social.

"Um passo de cada vez"

O zagueiro Edson Silva conversou com o assessor de imprensa Canindé Pereira.

(Imagem: Canindé Pereira, América FC)

Pré-temporada
A avaliação é muito positiva, o elenco está muito qualificado, o empenho de todos no treinamento junto com a comissão técnica está sendo muito positivo. Creio que esta pré-temporada está sendo muito boa para que a gente comece o ano de 2023 com o pé direito, se Deus quiser. Começar bem logo no primeiro jogo contra o Moto, pensar em fazer um jogo bom, de igual para igual para conseguir a vitória.

Base mantida
No futebol a gente sabe que tem pensar jogo a jogo, mas a gente começa com o pensamento positivo, com grande otimismo para que a gente possa conseguir logo no início do ano começar bem o ano nas quatro primeiras partidas na Pré-Copa do Nordeste e no estadual. Então eu creio que a gente tem tudo para fazer um grande ano por se tratar de uma equipe que manteve a maioria dos jogadores, a base que veio jogando neste ano. Então eu tenho certeza de que tem tudo para a gente conseguir um começo de ano maravilhoso.

Copa do Nordeste
Acho que se falando em Copa do Nordeste, competição que a cada ano vem crescendo, acho que estão todos bem engajados, todos os jogadores do elenco estão bem informados e sabem a importância que é entrar na fase de grupos. Mas a gente sabe que é jogo a jogo, pezinho no chão, trabalhando, pensando nos momentos decisivos que vão acontecer na partida. É um passo de cada vez. No primeiro momento, a gente pensa no Moto Club. Passando de fase, se Deus quiser, vamos dar sequência para a gente brigar por essa fase de grupos. (...) É a minha primeira Copa do Nordeste e eu estou muito otimista para fazer uma grande competição.

Acesso exclusivo

O América encerra as atividades do ano 2022 com um amistoso hoje, às 15h, na Arena América, contra o Retrô, adversário que já enfrentou na semana passada em Pernambuco e venceu por 1x0, gol do zagueiro/lateral esquerdo Rômulo.

Somente pessoas que sejam sócias, conselheiras ou proprietárias de camarote do América poderão acompanhar o amistoso, que não terá transmissão.

Tem tradução

São muitos anos de Só Futebol? Não! e vez por outra eu recebo uma reclamação a respeito das postagens em inglês, já que nem todo mundo que acompanha o que escrevo por aqui domina a língua inglesa. Sempre respondi que essas postagens são uma forma de compensar os muitos acessos internacionais, principalmente dos EUA, que o blog tem.

No emtanto, adoro pensar em pequenas formas de melhorar as coisas por aqui e resolvi retirar os botões de compartilhamento de conteúdo (hoje todo mundo tem condições de copiar o link para compartilhar ou mesmo acionar o compartilhamento do Google).

Aproveitei também para, pela primeira vez, acrescentar o Google Tradutor, que permite a qualquer pessoa acessar  todo o conteúdo do Só Futebol? Não! no idioma que bem entender, seja ele inglês, português, espanhol, tailandês, ou qualquer outro disponibilizado, sempre com a opção de voltar à exibição original da página.

Quem já foi minha aluna ou meu aluno sabe o quanto critico essas ferramentas de tradução, mas é inegável que elas evoluíram muito ao longo dos anos e que permitem algum tipo de acesso a algo intransponível para quem não fala uma outra língua fluentemente.



A partir de agora então, está todo mundo contemplado. Basta procurar na parte superior direita do blog, logo acima da pesquisa de conteúdo, escolher o idioma que preferir (inclusive, obviamente, português) e todas as barreiras de idioma são derrubadas.

Manchetes do dia (30/12)

A manchete do bem: 
  • São Paulo deverá ter mais de 650 ônibus elétricos nas ruas em 2023
As outras: 
  • Pelé, que fez do Brasil o país do futebol, morre aos 82
  • Lula tem recorde de ministras, mas mulheres ainda são menos de 1/3 da Esplanada
  • Homem com registro de CAC é morto com a própria arma em tentativa de roubo
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/30)

The headline for good: 
  • Now you can legally buy recreational cannabis in New York
The others: 
  • Pelé, the global face of soccer, dies at 82
  • White men charged in attack of Black teenagers at pool in South Africa
  • What's gone at Twitter? A data center, janitors, some toilet paper.
Good morning.

Source: The New York Times 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Sinônimo de Pelé

Pelé existiu no mundo muito antes de eu pensar em existir. Muito antes até do futebol existir para mim. E este texto é sobre isso.

Na minha inocência da primeira infância nos anos 80, lembro de uma musiquinha que eu e minhas e meus colegas de jardim de infância cantávamos com a maior diversão para a época: "Criança feliz/ Quebrou o nariz/ Foi para o hospital/ Tomar Sonrisal/ Se eu fosse Pelé/ Tomava café/ Se eu fosse rainha/ Tirava a calcinha...". Mesmo com versos tão horrorosos, foi aí que Pelé se impregnou na minha memória afetiva.

Era ligar a TV para ver Os Trapalhões e achar - domingo sim, domingo não - uma referência a Pelé como rei do futebol.  Em outros programas, lá estava ele exaltado como celebridade máxima do futebol.

Eu já gostava dele de graça, sem nem saber a realidade de seu talento.

Para que se tenha uma ideia do que o futebol representava para mim em tão tenra idade lembro também que sempre que me perguntavam por que time eu torcia eu nem entendia a pergunta. Houve ocasião em que respondi que torcia para Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense - isso tudo numa mesma resposta e sem ter ideia de onde esses times eram. Eu nem gostava do horário chato do sábado à tarde na Globo em que era só gente correndo num gramado com outras tantas pessoas gritando num estádio, prova definitiva que Pelé existiu mesmo para mim muito antes do conceito de futebol. 

Havia uma revistinha em quadrinhos que trazia o Pelezinho como personagem e chegava às minhas pequeninas mãos vez por outra e ajudou muito na associação de Pelé com o futebol.

Pelé também foi o namorado de Xuxa, uma das maiores referências da infância da minha geração. Para o resto do mundo, era Xuxa que era a namorada de Pelé.

À essa altura, Pelé já era sinônimo de talento em qualquer área e passou também a indicar o talento para driblar/levar qualquer pessoa na conversa. "Fulano é um Pelé" apontava um elogio e ao mesmo tempo um alerta para não ser feito de besta.

Fui crescendo e tomando consciência do por quê da idolatria por ele. Os mil gols, na verdade o milésimo gol repetido vez por outra na TV e a homenagem aos pobres e às crianças contribuíam para minha admiração. Depois vieram os gols na copas, os lances, a comemoração característica.

Chegou a torcida pela seleção brasileira masculina nas copas do mundo e América. Novos nomes foram surgindo (Taffarel, Branco, Romário, Careca, Dunga, Ricardo Rocha, Ricardo Gomes). E sempre a referência (e também a reverência) do mundo para o futebol era Pelé. 

Já na adolescência, prestes a pisar nos EUA pela primeira vez e ainda mais num ano de copa, me obriguei a entender de vez o que era o futebol. O mundo todo imagina que toda brasileira e todo brasileiro ama o futebol e eu não poderia perder essa oportunidade de integração no novo país (eu gostava mesmo era de basquete). Naquela máxima de que não gostamos do que não entendemos, bastou dominar a regra da tal linha do impedimento para enfim virar uma brasileira completa no conceito que o mundo tinha.

Essa copa (1994) foi a que trouxe Pelé como comentarista da Globo. Era criticado por seus comentários. O rei terminou eternizado na linda imagem em que aparece pulando e chorando abraçado a um Galvão Bueno enlouquecido pela conquista da copa e que gritava "É tetra! É tetra!". Esteve em campo nas três conquistas anteriores e 24 anos depois comemorou no estádio, na área reservada à imprensa, a quarta conquista brasileira contra a Itália de outros pesadelos.

Pelé era o rosto de várias propagandas no Brasil e no mundo. Era o rei, exaltado nos quatro cantos do planeta Terra. Futebol era e é Pelé, como foi para mim desde o início. 

Usou sua influência para permitir a libertação dos jogadores brasileiros de um sistema que os transformava em mercadoria de compra e venda. Daí nunca ter recebido dos cartolas tupiniquins a dimensão que lhe cabia. Vejam que o Santos, seu único clube no Brasil, nunca aposentou a camisa 10 que virou sinônimo de craque do time, justamente pelo rei ali formado.

Há também detalhes não tão louváveis em sua vida, como a pendenga para reconhecer uma filha, embora esse reconhecimento enfim tenha saído. Existe ainda um certo ressentimento por não ter levantado mais a bandeira antirracista. Talvez a época tenha sido uma barreira intransponível para ele. Cada pessoa sabe de suas próprias circunstâncias. De todo jeito, fez o mundo inteiro reverenciar um preto com seu talento inquestionável e isso não deixa de ser uma forma de quebrar barreiras.

Edson Arantes do Nascimento morreu hoje; Pelé não. Ele seguirá como sinônimo de futebol, de talento, de celebridade exaltada pelo mundo por tantas décadas, de pessoa preta que brilhou diante do racismo e por isso tudo jamais deixará o imaginário coletivo. Afinal, a genialidade sempre eterniza.

Manchetes do dia (29/12)

A manchete do bem: 
  • Gleisi definirá comando de Caixa e BB; quatro mulheres são cotadas
As outras: 
  • Interesse por carros elétricos ganha força, mas futuro com eles não está tão próximo
  • Elon Musk diz que não se identifica com homem cisgênero
  • SUS estende a adolescentes método de prevenção ao HIV
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/29)

The headline for good: 
  • U.S. Virgin Islands sues JPMorgan over Epstein sex-trafficking scheme
The others: 
  • China's easing of travel rules met with joy, and some anxiety
  • Former Pope Benedict XVI is 'very ill,' Francis says
  • After retiring at 25, Ashleigh Barty is comfortable in a life outside tennis
Good morning.

Source: The New York Times 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Top 5 da Amazon Prime Video

Eis as 5 séries mais assistidas de 2022 na Amazon Prime Video:
  1. O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
  2. The Boys - 3.ª temporada
  3. A Lista Terminal - 1.ª temporada
  4. Periféricos - 1.ª temporada
  5. Reacher - 1.ª temporada
E os 5 filmes mais assistidos do ano:
  1. Samaritano
  2. Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão
  3. Filho da Mãe
  4. Moonfall
  5. Infiltrado

Manchetes do dia (28/12)

A manchete do bem: 
  • Datafolha: Para 60% dos brasileiros, 2023 será melhor do que 2022
As outras: 
  • Papa Francisco diz que Bento 16 está 'muito doente' e pede orações
  • Inquéritos no STF tomam fôlego para desmantelar células terroristas
  • Noruega busca ampliar influência na América Latina com pauta ambiental
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/28)

The headline for good: 
  • Man sentenced to 16 years in prison for plotting to kidnap Michigan's governor
The others: 
  • The year pop's men dismantled their masculinity
  • Mickey's copyright adventure: early Disney creation will soon be public property
  • Abandoned trips, lost presents: Southwest cancellations wreak holiday havoc
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Sem transmissão

De novo, o Retrô vetou transmissão de vídeo para o amistoso com o América, mesmo o atual sendo na Arena América.

Segundo Eduardo Barros me alertou no Twitter, o clube anunciou no Papo Alvirrubro que somente pessoas que sejam sócias (proprietárias ou torcedoras), cessionárias de cadeira ou proprietárias de camarote terão acesso a esse jogo.

Manchetes do dia (27/12)

A manchete do bem: 
  • Equipe de Lula propõe tirar do Exército responsabilidade por CACs e passar para a PF
As outras: 
  • Homologação do acordo sobre desastre de Mariana fica para governo Lula
  • Meta e Alphabet perdem domínio do mercado de publicidade digital nos EUA
  • Peru prende generais em ação que pode implicar ex-presidente Pedro Castillo
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/27)

The headline for good: 
  • These women distillers are rising with the American whiskey boom
The others: 
  • Motorsports are looking for the next Danica Patrick. And the one after that.
  • Soccer star says his family stopped from leaving Iran for supporty protests
  • 28 dead in 'once in a generation' blizzard in Western New York
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Manchetes do dia (26/12)

A manchete do bem: 
  • Programa com apoio da ONU quer garantir 3.000 lideranças negras até 2030
As outras: 
  • SP ultrapassa Minas em consumidores que geram sua própria energia, diz setor
  • Pandemia deixou 40.830 crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil, aponta estudo
  • Eleitores se afastam do Partido Republicano nos EUA para evitar candidatos extremistas
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/26)

The headline for good: 
  • This year was the beginning of a green transition
The others: 
  • Germany's energy crisis is a cue to chop wood and stock up
  • Covid is spreading rapidly in China, new signs suggest
  • President Biden signs bill outlawing private ownership of big cats
Good morning.

Source: The New York Times 

domingo, 25 de dezembro de 2022

Podcast: A aula de Rosa Weber - Parte 2

A presidente do STF proferiu um voto didático sobre orçamento público e Constituição no Brasil.




Ouça "A aula de Rosa Weber - Parte 2 - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Amistosos

Nova fase da pré-temporada segue nesta semana.









Ouça "Amistosos - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Estreia hoje

O América anuncia para hoje às 12h a estreia do seu filme sobre a caminhada do clube para conquistar a Série D 2022 e o sonhado acesso à Série C 2023.



Para conferir, clique aqui.


Manchetes do dia (25/12)

A manchete do bem: 
  • Papa Francisco faz apelo por vítimas da guerra e da pobreza na véspera de Natal
As outras: 
  • Talibã ordena que ONGs proíbam mulheres de trabalhar no Afeganistão
  • Preso que tentou explodir caminhão é bolsonarista de atos em QG, diz polícia
  • Projeto distribui comida a idosos solitários da Bela Vista, em São Paulo
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/25)

The headline for good: 
  • How the worst fears for democracy were averted in 2022
The others: 
  • Taliban bar women from NGOs, threatening to worsen crisis
  • In Ukraine, Christmas lights defy war, and children ask for peace
  • West Point to remove Confederate monuments from its campus
Good morning.

Source: The New York Times 

sábado, 24 de dezembro de 2022

Manchetes do dia (24/12)

A manchete do bem: 
  • Lula prepara anúncio de Jean Paul Prates como presidente da Petrobras
As outras: 
  • Comitê do Congresso recomenda tornar Trump inelegível pela invasão do Capitólio
  • Elon Musk ordena retirada do Twitter de ferramenta de prevenção ao suicídio, diz agência
  • Pilotos e comissários suspendem paralisação após cinco dias
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/24)

The headline for good: 
  • The F.D.A. now says it plainly: morning-after pills are not abortion pills
The others; 
  • Americans are realizing Tesla isn't the only electric car
  • His job description? Protecting German democracy. Literally.
  • Gunman kills at least 3 in Paris in suspected racist attack
Good morning.

Source: The New York Times 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Venceu

Segundo Canindé Pereira, assessor de imprensa, no primeiro amistoso da pré-temporada, o América venceu hoje o Retrô no CT do adversário por 1x0 com gol do zagueiro/lateral esquerdo Rômulo.

Os times voltam a se enfrentar amistosamente daqui a uma semana, às 15h, na Arena América.








(Imagens: Canindé Pereira, América FC)

Manchetes do dia (23/12)

A manchete do bem: 
  • Deputados aprovam fornecimento de canabidiol gratuito para pacientes em SP
As outras: 
  • Budweiser leva à Argentina cerveja que não pôde ser vendida na Copa
  • Brasileiro troca chester por frango de padaria para economizar
  • TikTok admite ter rastreado jornalista do Financial Times que usava o aplicativo 
Bom dia.

Fonte: 

Today's headlines (12/23)

The headline for good: 
  • Finding gender equality in the world's most famous waves
The others: 
  • Winter storm raises fears and scrambles plans as it moves South
  • Senate passes $1.7 trillion spending bill, in bid to avert government shutdown
  • Twitter is said to have struggled over revealing U.S. influence campaign
Good morning.

Source: The New York Times 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Filme do América

Olho no release do América, oriundo da assessoria de imprensa do clube: 

Uma linda história merece ser eternizada? MERECE! Vem aí o primeiro filme produzido pelo maior clube do RN, de alvirrubro para alvirrubro. ❤️



Manchetes do dia (22/12)

A manchete do bem: 
  • Prefeitura de SP zera fila da creche pelo terceiro ano consecutivo
As outras: 
  • Aumento de infecções causa escassez global de antibióticos
  • Greve de pilotos chega ao quarto dia com atraso em voos e sem negociações
  • UE cria mecanismos, e ultradireita não consegue 'passar a boiada' no continente
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/22)

The headline for good: 
  • Welcome to the menopause gold rush
The others: 
  • NASA's Insight mission dies after 4 years of listening for marsquakes
  • Why many older women are getting pap tests they don't need
  • Electric cars are taking off, but when will battery recycling follow?
Good morning.

Source: The New York Times 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Ingressos à venda

O primeiro jogo decisivo do América em 2023 já tem ingressos à venda. Quem quiser acompanhar América x Moto Club, no 5/1, às 20h, na Arena das Dunas, valendo vaga na 2.ª fase da Pré-Copa do Nordeste só tem até 1/1 para comprar seu ingresso com desconto. A partir do dia 2, os valores sobem, conforme anúncio do América ontem.

Até 1/1, quem quiser ver o jogo no setor Leste, desembolsa R$ 40/inteira ou R$ 20/meia, no setor Premium, R$ 100/inteira e R$ 50/meia. 

A partir de 2/1, o Leste passa a R$ 60/inteira e R$ 30/meia, e o Premium, R$ 120/inteira e R$ 60/meia.

Mulheres pagam meia em todos os setores.

Crianças até 12 anos e pessoas com deficiência têm gratuidade desde que estejam devidamente identificadas.

Confira os locais onde os ingressos estão sendo vendidos clicando aqui.

Manchetes do dia (21/12)

A manchete do bem: 
  • Escola cria projeto para saúde mental e concorre a programa da Unesco
As outras: 
  • Bolsonaro renova concessão da Globo e de outras emissoras ao final do mandato
  • PF volta a prender suspeito de liderar esquema de pesca ilegal no Vale do Javari
  • Firma canandense anuncia ayahuasca em pílulas
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/21)

The headline for good: 
  • E.P.A. tightens rules on polution from vans, buses and trucks
The others: 
  • Your mail truck is going electric 
  • Taliban bar wonen from college classes, in a stark reversal of rights
  • Wells Fargo to pay $3.7 billion over consumer banking violations
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Manchetes do dia (20/12)

A manchete do bem: 
  • Na Amazônia, amamentação diminuiu risco de malária em crianças menores de 2 anos
As outras:
  • Funcionando a todo vapor, lei canadense de eutanásia mobiliza críticos
  • Inteligência artificial ajuda a evitar mortes, segundo hospitais
  • Califórnia pode ultrapassar Alemanha e ter 4.° maior PIB do mundo em 2023
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/20)

The headline for good: 
  • Nearly every country signs on to a sweeping deal to protect nature
The others: 
  • Jan. 6 panel accuses Trump of insurrection and refers him to Justice Department
  • Los Angeles jury finds Harvey Weinstein guilty of rape in mixed verdict
  • Elon Musk keeps keeps silent after Twitter users say he should quit as boss
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Almoço com imprensa

O América publicou em seu canal no YouTube um vídeo em que oferece um almoço a alguns profissionais da imprensa.

Manchetes do dia (19/12)

A manchete do bem: 
  • Gilmar decide que Bolsa Família pode ficar fora do teto de gastos 
As outras: 
  • Estilo bombástico de Galvão Bueno está ultrapassado, mas também deixará saudades
  • Geneterapias podem curar doenças, mas chegam a custar R$ 10 mi por dose
  • Pilotos e comissários de bordo iniciam paralisação no aeroporto de Congonhas
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/19)

The headline for good: 
  • New Covid booster shots cut risk of hospitalization by half, C.D.C. reports
The others: 
  • Tesla's direct sales model helps it thwart customer lawsuit
  • Starbucks union strikes at dozens of stores as talks 
  • Streaming's golden age is suddenly dimming
Good morning.

Source: The New York Times 

domingo, 18 de dezembro de 2022

Podcast: A aula de Rosa Weber

A presidente do STF proferiu um voto didático sobre orçamento público e Constituição no Brasil.




Ouça "A aula de Rosa Weber - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Caminhando

A pré-temporada entra em nova fase.









Ouça "Caminhando - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Jogo treino

Manchetes do dia (18/12)

A manchete do bem: 
  • ONG doa 3.000 cestas básicas com ajuda do boné CPX, usado por Lula
As outras: 
  • 'Vou passar noite de Natal dormindo': Famílias pobres ficam sem a ceia
  • PIB da indústria, construção e comércio segue abaixo do nível de 2014
  • Irã prende atriz famoso por relação com movimentos de protesto
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/18)

The headline for good: 
  • How a town famous for xenophobia fell in love with immigrants
The others: 
  • Berlin hotel's huge aquarium bursts, with 1,500 fish inside
  • Iran uses rape to enforce women's modesty
  • For planet Earth, this might be the start of a new age
Good morning.

Source: The New York Times 

sábado, 17 de dezembro de 2022

Manchetes do dia (17/12)

A manchete do bem: 
  • Papa Francisco tira esculturas gregas de coleção do Vaticano para devolvê-las ao Parthenon
As outras: 
  • Países ricos consideram oferecer US$ 200 bi para acordo de biodiversidade
  • Covid: Anvisa aprova medicamento da AstraZeneca para tratamento
  • Angelina Jolie deixa cargo de enviada especial da agência de refugiados da ONU
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/17)

The headline for good: 
  • Police officers may no longer hold people to check for warrants
The others: 
  • Death penalty researchers call 2022 'year of botched execution'
  • Griner leaves Texas base, pledges W.N.B.A. return and support 
  • The rich get college subsidies wfor Whelan hile the student debt debate goes on
Good morning.

Source: The New York Times 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Manchetes do dia (16/12)

A manchete do bem: 
  • MP de Contas representa contra emendas de relator
As outras: 
  • Universidade de Zumbi dos Palmares e Direito da USP lançarão frente antirracista
  • Câmara permitirá que deputadas eleitas em licença-maternidade tomem posse por videoconferência
  • Twitter suspende contas de vários jornalistas nos Estados Unidos
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/16)

The headline for good: 
  • Harvard names a new president, an insider and historic first
The others: 
  • Iran cracks down as protests show no sign of easing
  • Twitter suspends accounts of half a dozen journalists
  • New York bans pet stores from selling dogs, cats and rabbits
Good morning.

Source: The New York Times 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Camisa comemorativa

Vai ter camisa especial do América para marcar o acesso à Série C 2023 sim e ela será lançada pelo clube e pela marca Mecão amanhã (sexta-feira) à noite, a partir das 19h, na Mecão Store, localizada na Arena das Dunas, e todo o lucro obtido será direcionado às finanças do clube.

Batizada "Jamais Esquecerei", a camisa comemorativa chega custando R$ 299,90, tem edição limitada a 1.000 unidades e, segundo o release da assessoria de imprensa do clube, "traz detalhes inesquecíveis daquele 28 de agosto de 2022, dia em que o América virou o jogo contra o Caxias-RS ao marcar três gols em 27 minutos", decretando o fim do calvário de 6 anos da Série D do Brasileiro.


(Imagens: Edmário de Oliveira, América FC)

O lançamento será prestigiado por atletas que fizeram história no jogo do acesso e também na conquista do Campeonato Brasileiro Série D 2022.



Peneira na Paraíba

O coordenador das categorias de base do América Ariel Santos vai conduzir avaliação para atletas nascidos entre 2003 e 2009 em Desterro-PB no próximo sábado, 17/12.


O esquema é o mesmo das outras peneiras anunciadas pelo clube: os atletas precisam se apresentar devidamente trajados com chuteiras, caneleiras, meiões, short e camisa esportivos e luvas (goleiros).

"O América sempre vai estar aberto a grandes jogadores"

Ontem o técnico Leandro Sena foi entrevistado por Canindé Pereira, assessor de imprensa do América.

(Imagem: Canindé Pereira, América FC)

Pré-temporada
Muito contente com essas duas semanas de trabalho. Iniciamos a terceira semana. O grupo vem respondendo muito bem a todas as valências que a gente vem trabalhando, tanto na parte física quanto agora nesta semana mais a parte técnica e a parte tática. Então, muito satisfeito com o desempenho e o trabalho dos atletas e a tendência é que a gente comece a evoluir, principalmente na parte tática, para que a gente chegue bem preparado no dia 5 de janeiro. Nesta semana a gente já tem um jogo treino contra o Sub-20 em que a gente vai poder usar todos os jogadores e que a gente possa fazer um grande trabalho.

Equipe nos amistosos
A tendência é que a gente mantenha uma base que vinha jogando. Temos os novos contratados também que vão participar destes dois amistosos contra o Retrô. Então a gente tem no pensamento, junto com a comissão técnica, fazer variações no nosso modelo de jogo, mas implementando também para os novos contratados como a gente joga aqui desde essa temporada. A gente vai terminar agora o ano com estes dois amistosos.

Contratações
A gente solicitou à direção que fôssemos bem pontuais nas contratações, já que a gente tem uma base muito forte, uma base que foi campeã brasileira, então isso é importante. E essas contratações pontuais são devidas às carências que foram detectadas por nós da comissão técnica. Então a gente vem participando, sim, vem alinhando junto à direção, junto ao presidente, para que a gente traga os jogadores que sejam fundamentais e que aumentem a qualidade do nosso elenco. A gente não pode errar, por isso a gente está tendo todo o cuidado e o esmero possíveis para não errar nessas contratações.

Norberto
Norberto dispensa comentários. É um atleta muito qualificado que lá no seu início de carreira já trabalhou aqui no América e, por sorte, foi comigo no comando. Então, é um jogador de muita qualidade, é um jogador de grupo, um jogador que pode fazer várias funções dentro de um jogo, então chega com o nosso aval e com a nossa confiança. A gente espera que ele chegue bem também, tanto fisicamente quanto... porque tecnicamente é um  jogador que dispensa comentários e vai nos ajudar bastante nesta temporada. 

Mais reforços
A gente tem conversado com Moura. Estamos em busca de alguns reforços ainda. O América sempre vai estar aberto a grandes jogadores. mas a gente tem que ir com calma também para não ultrapassar o nosso limite financeiro. Então é isso que a gente tem tido esse cuidado para que a gente realmente não erre e possa trazer jogadores que elevem o nosso nível de qualidade.

Manchetes do dia (15/12)

A manchete do bem: 
  • Oposição na Câmara barra ofensiva bolsonarista para restringir aborto
As outras: 
  • Senado aprova PEC que cria desconto de IPTU para imóveis ecologicamente corretos
  • Covid e Mpox podem deixar de ser emergências de saúde em 2023
  • Mulher é agredida por vizinhas no elevador e as acusa de injúria racial no RN
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/15)

The headline for good: 
  • Biden wants to inject new energy in U.S. relations with African nations
The others: 
  • Long Covid has played role in more than 3,500 deaths in U.S., C.D.C. says
  • N.W.S.L. and player's union say athletes fearful of reporting abuse
  • Marijane Meaker, 95, who took lesbian pulp fiction mainstream, dies
Good morning.

Source: The New York Times 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

"A equipe está bem ciente da responsabilidade"

O goleiro Carlão, contratado para a temporada 2023, deu entrevista coletiva ontem no CT do América.

Elenco
A recepção foi muito boa. Fui muito bem recebido por todos que aqui estão, tanto jogadores como a comissão e a diretoria. Eu já tinha jogado com alguns atletas que aqui estão em alguns clubes por que eu passei. É muito gratificante você poder vir defender uma grande equipe, uma equipe de muita tradição, que no estado a camisa tem um peso muito grande. Fiquei muito feliz e cheguei aqui muito motivado. Espero que na minha passagem aqui eu possa conquistar junto com todos que aqui estão os objetivos que o clube traçar. 

Concorrência
Acredito que vai ser uma briga saudável em que só quem vai ganhar com isso vai ser o América. Eu fui muito bem recebido por Bruno. Foi um dos que primeiro me recebeu, me tratou muito bem, me deu muita liberdade aqui, junto com o professor Rodrigo. Então eu acredito que vai ser uma disputa muito boa, uma disputa sadia, com respeito porque eu estou vindo para o clube e o clube teve um acesso, teve título, e sabendo da responsabilidade. Eu estou vindo para uma equipe em que o goleiro foi muito bem na temporada, um dos principais responsáveis do clube pelo acesso, pelo título, então eu acredito que vai ser uma disputa sadia como eu falei e em que só quem tem a ganhar com isso é o clube porque se trata de dois grandes goleiros e eu também vou fazer por onde aqui dar o meu melhor para poder jogar. E assim eu acredito que o clube ganha com dois goleiros experientes e de mesmo nível para quando precisar, poderem atuar e estar ajudando.

Pré-Copa do Nordeste
Ansiedade. A gente não vê a hora. Sabe como é começo de pré-temporada - é muito forte, trabalhos intensos. A gente sabe que é necessário ter essa pré-temporada, esse começo de ritmo forte porque é daí que a gente vai colher frutos. A ansiedade vai passando a cada dia que passa para o início da temporada e logo de cara a gente já tem esse jogo muito decisivo, que é o jogo da Copa do Nordeste. A equipe está sendo formada, a equipe está bem ciente da responsabilidade. Como eu falei, a gente está de degrau em degrau se dedicando ao máximo no dia-a-dia porque a gente sabe da responsabilidade, porque aqui a gente está, aqui a gente veio para vestir a camisa do América, e o objetivo primeiro é colocar o time na fase de grupos da Copa do Nordeste. Esses dois jogos são os jogos mais difíceis que se tem porque se trata de um mata-mata, é um único jogo, mas a gente está bem ciente disso e eu tenho certeza de que a gente vai chegar na estreia bem preparado e buscando essa classificação para a fase de grupos.

Pré-temporada
Como eu falei, a pré-temporada é sempre importante. A gente sabe que no começo há um pouco de desgaste. É necessário também que seja um pouco mais forte como foram essas duas semanas. Mas passadas essas duas semanas, a gente entende também que vai chegando o período de amistosos, tem muitos jogadores que estão chegando e eu acredito que é pouco tempo para entrosar com aqueles que estão chegando e o professor está fazendo da melhor maneira possível todo mundo se adaptar um ao outro para esse entrosamento vir o mais rápido possível para, quando der o início da temporada, a gente estar bem entrosado, bem concentrado, para buscar os objetivos do ano.

"O elenco está sendo fortalecido"

Jean Pierre, zagueiro que foi conquistando a confiança da torcida americana ao longo da temporada a ponto de se tornar titularíssimo em qualquer escalação, foi entrevistado por Canindé Pereira, assessor de imprensa do América.
(Imagem: Canindé Pereira, América FC)

Pré-temporada
Essas duas primeiras semanas foram como um alicerce para a gente, são a base nossa. Foram trabalhos físicos, mais voltado para o nosso condicionamento físico, e são treinos que vão nos dar uma estrutura para o resto da temporada. É toda uma preparação que capacita a gente para manter um desempenho durante as competições e até para não ter lesões. Esse calendário de 2023 vai ser um calendário muito cheio, com muitos jogos, bastantes competições que o América vai disputar, então necessita uma preparação física boa. A comissão técnica foi feliz em montar essa programação e eu acredito que agora no decorrer da pré-temporada, agora tirando um pouco mais o pé, a gente vai chegar bem condicionado para poder fazer uma boa estreia.

Elenco com base mantida
O elenco está sendo fortalecido, as novas contratações são de qualidade. São jogadores que foram contratados pontualmente, de acordo com a necessidade do clube. O nível do elenco aumenta, isso é bom para todos porque a concorrência existe também no treinamento e quanto maior o nível dos jogadores, maiores também são a dedicação e o compromisso. E eu acho que a diretoria do América foi muito feliz em fazer a manutenção do elenco, principalmente dos jogadores titulares, jogadores que provaram que têm a capacidade de vestir a camisa do América e dar alegria para o clube. E eu acho também que isso gera um entrosamento. Acho que o América está um passo à frente das outras equipes por esse entrosamento, por essa união que o time já tem, esse conhecimento um jogador do outro. Então eu acho isso tudo muito positivo para o América.

Pré-Copa do Nordeste
O América chega muito bem preparado, acho que diferente da última edição da Pré-Copa do Nordeste, em que nós vínhamos de uma eliminação frustrante no Campeonato Brasileiro, depois de perdermos o acesso. O time ainda estava um pouco abatido, um pouco abalado psicologicamente. Acho que agora é totalmente o inverso. A equipe chega depois de um título e um acesso, muito mais motivada, muito melhor preparada, com um elenco já entrosado, como eu tinha dito antes. Acho que não tem favoritismo porque as coisas acontecem dentro de campo, porém, acho que o América está muito melhor preparado do que o adversário [Moto Club começou a pré-temporada há uma semana], só que a gente precisa mostrar dentro de campo. O futebol prova isso ano após ano. Então, eu acho que é o mais interessante de tudo.

Manchetes do dia (14/12)

A manchete do bem: 
  • Em texto na Folha, Appy diz que reforma tributária precisa criar sistema simples e transparente
As outras: 
  • Lula critica dedução com gasto em saúde no Imposto de Renda e defende reforma
  • Consumo consciente protege o planeta e reduz a desigualdade 
  • Nasa realizará primeira pesquisa global de águas a partir do espaço 
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/14)

The headline for good: 
  • Inflation cooled notably in November, good news for the Fed
The others: 
  • Biden signs bill to protect same-sex marriage rights 
  • United Airlines orders 100 wide-body Boeing 787 jets
  • Why do Stanford, Harvard and NASA still honor a Nazi past?
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Estragados de ricos

Esse título é o melhor resumo que eu posso encontrar para a série The White Lotus disponível na HBO Max. Ela se passa numa rede mundial de resorts de alta linha e é a mistura de seus riquíssimos e estragados hóspedes com pessoas que ali trabalham ou que são nativas que dá o mote para o enredo, sempre temperado com uma morte apresentada no primeiro episódio para ser decifrada totalmente ao final da temporada.


A primeira temporada (6 episódios, a maioria com 1 hora de duração) é bem melhor do que a segunda (que tem 1 episódio a mais), mas esta também tem seu brilho.

Há sim um retrato brutal de como gente de tanto dinheiro se torna estragada para a vida comum, o que obviamente pretende satirizar, mas a série não envereda - acertadamente - para a comédia, sendo um prato cheio para um gênero misto de drama e suspense. 

Sim, dinheiro demais também leva a escolhas absolutamente cafonas. Isso já nos é esfregado na cara diariamente e não ficaria de fora numa série com tal mote.

Sem querer dar spoiler, mas tendo que dar pelo menos um pouquinho, ao final da 2.ª temporada, eu me senti um tanto ultrajada por Mike White, cuja mente criou a série. É que a observação conjunta das temporadas deixa transparecer uma exaltação da masculinidade tóxica, e isso já havia me incomodado ao longo da primeira temporada e me deixou ainda mais injuriada na segunda, especialmente no último episódio. O desconforto, o medo, o estômago virado das personagens mulheres vítimas nos são transmitidos sem piedade e ficamos com a sensação de que não há saída para nós, as vítimas. A masculinidade tóxica não sofre abalos no final, pelo contrário, compensa e recompensa. 

Isso poderia ser verdade em outras épocas, mas vivemos um momento de levante das mulheres dando um basta a esse tipo de coisa. Ainda há um longo caminho a percorrer, eu sei, mas machismo e misoginia estão sendo empurrados com muito esforço para a lata de lixo da sociedade e não me agrada perceber que uma obra foi pensada (1.ª temporada) e repensada (2.ª temporada) para glamourizar a masculinidade tóxica, porque é isso que vemos saltar aos olhos no conjunto da obra.

Apesar dos pesares, as atuações são magníficas, os cenários, de tirar o fôlego e a estória é intrigante, o que faz com que o mundo inteiro esteja bem empenhado em assistir a cada episódio de The White Lotus no momento em que a HBO Max disponibiliza o streaming.

Manchetes do dia (13/12)

A manchete do bem: 
  • Alckmin e governadores se reunirão para discutir pacto pela educação
As outras: 
  • Brasileira vira símbolo de ação contra Yale por discriminação a problemas de saúde mental
  • Uruguai prende ex-militares responsáveis por sequestro em Porto Alegre em 1978
  • Ex-refugiadas reencontram mulher que mudou suas vidas com US$ 100
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/13)

The headline for good: 
  • In Harlem, a playful new youth center is an instant landmark 
The others:
  • Iran turns to public executions, enraging an already protesting public
  • China maps out plans to put astronauts on the Moon and on Mars
  • European Union roiled by corruption investigation linked to Qatar
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Horário da Assembleia

Chupar cana e assobiar nunca deu certo. A prova mais patente disso foi o enorme erro que cometi ao divulgar o edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária do América, que ocorre no próximo dia 21, afirmando que nele não havia o horário de início, só porque a data aparece na introdução e o horário em outro parágrafo.

Que papelão! Observem que o horário está inserido no primeiro parágrafo enumerado, localizado logo após a citação da ordem do dia, especificando que a assembleia terá início, em primeira convocação, às 19h, com quórum mínimo de 1/3 de pessoas associadas com direito a voto; se não instalada por falta de quórum, ela começará às 19h30 com presença de qualquer número de pessoas associadas.


Levei um gentil puxão de orelhas do presidente do Conselho Deliberativo José Nunes e corri aqui para me redimir. 

Não diminui meu erro o fato de estar super atarefada com as mais variadas atividades que se possa imaginar. Pelo contrário, serve de lição para só publicar algo com tempo de ler com tranquilidade, sem atropelos, o texto, seja o que me foi enviado, seja o meu próprio.

Fica aqui o meu reconhecimento da terrível falha e o compromisso de aumentar meu empenho para evitá-los. 

No mais, como reafirmei ao próprio presidente, estou sempre à disposição para divulgar as importantes reuniões e decisões do Conselho Deliberativo. 

Voltou

Hoje à tarde o América anunciou a tão aguardada volta do lateral/ala direito Norberto, cujo último clube foi a Ponte Preta.

Se a memória não me falha, em 2010, Norberto chegou como cria das categorias de base do Cruzeiro para a disputa da Série B. Na época, era camisa 10.

Foi o técnico Flávio Araújo no ano seguinte que enxergou nele todas as características do ala moderno e o convenceu a trocar de posição para assumir a ala direita. Deu tão certo que ele virou titularíssimo e só saiu do América para alçar voos maiores.

Uma contratação para agradar em cheio a torcida americana.

Manchetes do dia (12/12)

A manchete do bem: 
  • Terapia celular inovadora leva à remissão de leucemia incurável de menina de 13 anos
As outras: 
  • Entregas com bikes elétricas crescem, e frotas ultrapassam 7.000 veículos
  • Haiti: a brutalidade das gangues que estupram e sequestram no país mais pobre das Américas 
  • Documentário mostra caminhos para legalização do aborto na América Latina
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/12)

The headline for good: 
  • Karen Bass's first act as L.A.'s Mayor: declaring homelessness an emergency
The others: 
  • How a hotel was converted into housing for formely homeless people
  • Workers at E.V. battery plant in Ohio vote to unionize
  • New Yorkers are urged to wear masks indoors as Covid and flu cases rise 
Good morning.

Source: The New York Times 

domingo, 11 de dezembro de 2022

O América em 2023

Ainda em novembro recebi mensagem de um torcedor do América preocupado com o planejamento do América em geral para 2023, o que incluía o marketing do clube para atrair novas associações, e me perguntando o que eu sabia a respeito. Prometi dar uma fuçada aqui e ali com várias fontes para trazer pelo menos linhas gerais do que se imagina para a próxima temporada, o que faço agora.

Inicialmente, vê-se que já há uma movimentação do clube para aprovar seu orçamento para 2023 ainda em 2022 (21/12), e a melhor demonstração disso é o edital de convocação publicado pelo presidente do Conselho Deliberativo do América José Nunes.

Essa movimentação, por óbvio, inclui o marketing, que já fez muita coisa acontecer numa temporada atribulada como 2022. A ideia é ter um cronograma mais forte para 2023, para que a torcida se associe sabendo o que vem pela frente, mesmo que o finzinho de 2022 tenha trazido - até agora - apenas uma ação mais tímida, embora valorosa e acessível, como a exposição da taça do Campeonato Brasileiro da Série D na Mecão Store. Em outras épocas, dói dizer, ela estaria escondidinha em alguma sala da sede social.

Ressalte-se também que o clube tem realizado peneiras em várias cidades norte-rio-grandenses a cada fim de semana em busca de novos talentos para suas categorias de base, outro ponto louvável.

Apesar desta postagem não incluir o futebol em si, que anda muito bem encaminhado pelas renovações que fez, eu imagino que um ponto forte a influenciar muito em todas as áreas do clube seja o fechamento do elenco com um nome mais chamativo como reforço para alavancar ainda mais os números do programa de associação. A especulação envolvendo alguns atletas aponta para isso.

Não é segredo para ninguém a dificuldade financeira que assola não só o Mecão e que faz com que o presidente Souza tenha que dar nó em pingo d'água para cumprir compromissos assumidos nesta temporada. Nesse aspecto, os números de associação do clube podem dar o pontapé para que ele siga em ascensão na busca de reconquistar o destaque nacional que sempre teve.

Tudo isso me faz pensar que podemos aguardar um América melhor planejado/organizado em todas as áreas na temporada 2023. É quase impossível não ver o reflexo positivo disso dentro de campo no ano que vem.

Podcast: Sabotando a saúde mental - Parte 3

O que dá para controlar nos nossos hábitos para não prejudicar a saúde mental. 




Ouça "Sabotando a saúde mental - Parte 2 - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Novos contratados

Segue a expectativa para novos nomes no América.









Ouça "Novos contratados - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Manchetes do dia (11/12)

A manchete do bem: 
  • Diplomação consolida vitória eleitoral de Lula em meio a atos antidemocráticos de bolsonaristas
As outras: 
  • Armas de fogo matam 22 homens negros a cada homem branco nos EUA
  • Universitários relatam não ter o que comer em meio à insegurança de auxílios
  • 'Tem gente comendo ração e esquentando comida com velas': a pobreza no Reino Unido
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/11)

The headline for good: 
  • Another France is possible. Look at its World Cup team.
The others: 
  • 'Cuba is depopulating': largest exodus yet threatens country's future
  • Prominent gay Republicans helped smooth the way for marriage bill
  • Belgian investigation into suspected Qatar-linked bribery stuns European Parliament
Good morning.

Source: The New York Times 

sábado, 10 de dezembro de 2022

Convocação

Ontem recebi o edital de convocação da assembleia geral ordinária (imagem abaixo) para preencher vagas no Conselho Deliberativo, apresentação da proposta orçamentária de 2023 e outros assuntos.

A assembleia acontece no dia 21 na sede social do clube, mas não há horário especificado para seu início, algo que imagino será corrigido ao longo da semana nas publicações do clube. 



Geração desfocada

Eu poderia falar sobre a galera que acabou vindo aqui para casa para acompanhar Brasil x Croácia. Poderia também falar que eu não vi quase nada do jogo porque era meu na maior parte do tempo o comando da churrasqueira e da louça para lavar que ia surgindo aqui e ali. Mas acho melhor falar mesmo da frustração de ver uma equipe medíocre como a Croácia (sem menosprezo, é apenas que não gosto de seu estilo de jogo, que cozinha, cozinha, cozinha para ganhar tão-somente na disputa sem graça entre um batedor de pênalti de um lado e um goleiro do outro) conseguir repetir contra o Brasil o que fizera contra o Japão. Só falta mesmo ela ser campeã desta copa ridícula por sua escolha de sede (já declinei motivos mil em outros textos) para fecharmos o firo da mediocridade absoluta e coletiva.

A verdade é que o Brasil sofre de uma safra de jogadores absolutamente comum, não genial. São bons jogadores e só. Quantos gênios estavam em campo? Ou mesmo no banco? Nem aquele jogador talismã, tipo um Adriano Gabiru, estava disponível nesta seleção. Nesta seleção e em todas formadas por esta triste geração 2014, carimbada para sempre com o ridículo 7x1 tomados numa semifinal de copa disputada dentro de casa. 

Dei título a este texto chamando essa geração de desfocada, mas na verdade ela é focada em muita coisa, menos em jogar futebol coletivo, em se superar com a camisa que representa seu país. Esta é a geração dos stories do Instagram e dos vídeos de TikTok, sempre planejados para estar dentro dos padrões atuais da última moda de memes e da viralização. Jogador hoje se preocupa com a pose quando acorda, quando come, quando treina, quando vai para a balada. O importante é "causar". O marketing, importantíssimo para polpudos contratos de publicidade e até para contratos de futebol com paparicos impensáveis em outras épocas, é quem dita o ritmo. 

Assim, a geração 2014 nos apresentou capitão que pede para não cobrar pênalti, algo impensável em qualquer time de pelada Brasil afora. O líder dá exemplo sempre, tenha ele a braçadeira ou não. Thiago Silva nunca entendeu isso, e este foi o exemplo que ele deu logo numa copa e logo dentro de casa.

1994, por exemplo, foi a última geração a de fato ter coletividade e a encarnar o espírito de superação que se espera de quem veste a camisa de um país inteiro em busca de uma conquista (desculpem, mas 2002 tinha um pouco disso, afinal Ronaldo também esteve em 94, mas foi muito mais um acidente causado pela chuva de monções na Ásia, que antecipou as datas e pegou meio mundo com craques quebrados e o Brasil recuperando o seu "fenômeno"). Perdemos a zaga titularíssima em cima da estreia e o lateral esquerdo que nos daria a classificação à final foi convocado fazendo fisioterapia até lá. Até a briga entre Bebeto e Romário, a maior dupla de ataque que uma seleção de futebol já viu, e muito comentada (a briga) na imprensa como empecilho à conquista do tetra, foi resolvida com uma ida de Bebeto ao quarto de Romário na noite anterior ao dificílimo duelo das oitavas de final de 94 contra os donos da casa num calor de 40° para pedir só um gol que o consagrasse na copa, ao que Romário atendeu com um lindo passe no dia seguinte para Bebeto marcar o único gol que colocou o Brasil nas quartas de final daquele tetra, apesar de a seleção ter um a menos em campo com a expulsão do lateral esquerdo Leonardo por dar uma cotovelada no americano Tab Ramos. Quem viu lembra a resposta de Bebeto logo após marcar o gol, fazendo o gesto de "um" com o dedo, dizendo que só pediu um gol e agradecendo a Romário com o mais famoso "eu te amo" do futebol mundial.

Aquela copa teve o primeiro 0x0 de uma final. Brasil e Itália sofreram com os 40-44° do verão americano em pleno meio dia. Há quem diga que a sensação térmica chegou aos 47° e nessa época a Fifa mandava recomendações médicas para as cucuias e não havia pausa para hidratação. A disputa foi para os pênaltis. Romário tinha um dos piores desempenhos no quesito, mas vendo a tremedeira que começava a bater nos seus companheiros de time, ele não contou dois e se apresentou ao auxiliar Zagalo dizendo para todo mundo ouvir que ele ia sim bater o pênalti. Salvo traição de memória, a cobrança ainda raspou a trave, mas venceu o bom goleiro Gianluca Pagliuca, que lamentou muito não ter conseguido alcançá-la.

Esse é o comportamento de líder que a geração 2014 - vinte anos depois, portanto - matou. Lá, todos queriam o bem maior, o tetra tão esperado há 24 anos. Agora, é melhor pedir para não bater o pênalti para não sofrer o abalo (seja emocional ou de imagem mesmo) de eternizar um fracasso para todo mundo ver. 

Para piorar, Neymar, o tão apontado líder técnico, foge das cobranças pedindo sempre para ser o último. Imaginem aí como o restante se sente! Os líderes se dividem entre não querer cobrar o pênalti ou ser deixado por último, para, quem sabe, nem precisar cobrar. É simplesmente ridículo, me desculpem.

Neymar ainda levou o quesito polêmica a outro patamar. Antigamente, a discussão era se craque fugindo de concentração, mas resolvendo em campo, cabia ou não na seleção. Hoje, o cara se mete a prometer a um governante rejeitado pela maior parte da população que faria seu número eleitoral na comemoração de seu primeiro gol na copa. Chamou para si, sozinho, um pressão que não existia e jogou todos os seus companheiros no turbilhão de enfrentar torcida contra com microfones, não com desempenho em campo, uma verdadeira receita para o desastre, inclusive pelo marketing negativo (ninguém avisou?).

Torço para que a esculhambada CBF enfim tenha coragem de trazer um treinador ou uma treinadora de fora, com outra visão sobre os melindres da geração 2014, que eu também espero tenha encerrado seu caminho com a amarelinha. Deu super certo na seleção feminina, que faz uma excelente transição de gerações. Os técnicos brasileiros, sem demérito, têm muito a evoluir na organização e nos bastidores. Cartolada+empresários e geração melindrosa não terão a mesma influência sobre o trabalho de alguém com outro tipo de cultura no esporte. Seria benéfico para todo mundo, inclusive para o engradecimento do futebol brasileiro em geral. Se mudar agora, pode ser que tenhamos esperança em 2030, mas é difícil exigir mudança onde a acomodação reina. Sigamos de melindre em melindre e de mediocridade em mediocridade, então.