Hoje o América entra em campo contra o Moto Club carregando uma responsabilidade bem maior nas costas. Não, não me refiro à enorme pressão de 5 temporadas na Série D. Essa todo mundo já conhece. É sobre público e pandemia a responsabilidade que mais pesa hoje.
América x Moto Club é o primeiro jogo oficialmente a receber público no RN após o reconhecimento da chegada da pandemia de Covid-19 ao estado.
Hoje teremos imagens que vão percorrer o mundo mostrando o público que estará acompanhando o jogo de algum assento na Arena das Dunas. Como será a entrada e a saída desse público? Como ele se comportará durante todo o jogo? Qual será o saldo de saúde e segurança ao final de toda essa experiência?
O comportamento da torcida e, principalmente, da fiscalização do clube mandante será definitivo - imagino eu - para que a experiência seja repetida, ampliada e/ou cancelada para jogos vindouros.
A responsabilidade de quem vai à Arena, além de empurrar o América rumo a uma classificação, engloba o destino da presença de público no futebol no momento atual da pandemia.
E a forma mais palpável de expressar o cumprimento das regras é termos toda a torcida de máscara o tempo todo. Um gesto minúsculo individualmente, mas de grande significado para a saúde coletiva, particularmente num mundo estilo BBB em que tudo está sendo filmado a todo tempo. Ainda que o distanciamento seja cumprido, ainda que todas as pessoas lavem as mãos com álcool gel ou água e sabão, é a máscara cobrindo nariz, boca e queixo o maior reflexo da adesão aos protocolos de saúde e segurança tão necessários numa pandemia de vírus de transmissão por via respiratória.
América, Arena e torcida estarão sob máximo escrutínio hoje. Vacilar, sem qualquer intenção de trocadilho, pode ser fatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário