quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

"É importante deixar o ambiente mais leve"

O técnico Roberto Fernandes deu entrevista ao assessor de imprensa do América Canindé Pereira sobre o jogo de hoje em Teresina.

Preparação
Para quem vem reclamando de que a gente está sem tempo pra treinar, perder um dia de treinamento é sempre um prejuízo, mas a gente está minimizando isso. Tivemos uma reunião importante com os jogadores e hoje eu posso dizer que o treinamento foi indoor. Na reunião que tivemos, naquilo que a gente mostrou tentando buscar algumas correções,  e soltar rapaziada aí no futmesa. Tem hora que também é importante deixar o ambiente mais leve. Então, se a gente não teve a aproximação da realidade do jogo no treinamento, por outro lado, a gente tira um pouco da tensão, um pouco do estresse dos atletas de ir para mais uma decisão. E o ambiente do grupo é muito bom. Está todo mundo muito confiante, sabendo que vai ser um jogo dificílimo.

Novo confronto em poucos dias
Aqui em Teresina só se fala que o Ríver se preparou para esse jogo, tanto que abriu mão de Copa do Nordeste, foi com o time reserva, completamente reserva no último jogo, diante do Imperatriz, um clássico regional. Também o próprio Campeonato Estadual. Então assim, a gente espera um jogo bem difícil, diferente do que foi o primeiro. Eu acho que agora o Ríver conhece também bem o América. Então não creio que seja diferente de qualquer jogo decisivo. Vai ser um jogo de detalhes [em que] vai pesar a concentração, [em que] vai pesar o mental de cada um dos atletas em fazer o seu melhor. 

Gramado e chuva
Para mim, sempre que a regra vale para os dois, está tudo bem. Então, se a iluminação não é legal, se o gramado é irregular, se vai estar chovendo, vai estar para os dois. Então isso aí não pode servir de desculpa, não. Eu prefiro até nem focar os atletas para essa direção. A dificuldade vai ser a própria equipe do Ríver, de ser um jogo decisivo fora de casa, [em que] a gente também não tem agora a vantagem de penalidades, perdão, a vantagem do empate. Persistindo o empate, vai ter penalidade. Então eu acho que esse é o foco do jogo: é o adversário.

Controle da ansiedade 
É simplesmente dizer para eles que para o adversário é a mesma coisa. Se para a gente é super importante, para o Ríver também. O Ríver está na Série C. A Série C não tem recursos, subsídio, verba de televisão. O elenco deles é um elenco muito parecido com o nosso  em termos de valores individuais. Então, essa grana é super importante para as duas equipes. Não é mais para o América nem menos para o Ríver. Todo mundo sabe que é importante essa grana, só que, se o foco for grana, a China quando chegasse em Copa do Mundo, os Estados Unidos quando chegassem em Copa do Mundo, ofereciam um bicho milionário, a Arábia oferecia um bicho milionário, e a Arábia, os Estados Unidos eram campeões. O foco não tem que ser esse. O foco tem que ser a gente tentar passar na Copa do Brasil, avançar na Copa do Brasil, porque isso é bom para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário