sábado, 29 de fevereiro de 2020

Perspectiva diferente

Margarita com Canudinho é um drama meio romance que traz uma perspectiva diferente sobre vários aspectos. É um filme indiano, mas nada de dancinha do elenco todo no final. Também temos uma Índia diferente dos estereótipos que permeiam nossas mentes na maior parte do tempo. Junte-se a isso que a protagonista tem paralisia cerebral e temos um prato cheio de novidades.


As descobertas da personagem principal, incluindo sua autoaceitação, acabam sendo também descobertas do telespectador, envolvido num mundo diferente.

O filme de 2014  foi feito com esmero, apesar de ter um final um tanto quanto cafajeste, todavia, isso não apaga o bom resultado até esse destoante ponto final. 


Curtinhas do RN (29/2)

Governo do RN beneficia 15 mil servidores com nova lei do piso salarial
Com a nova lei, todos os ativos, inativos e pensionistas têm assegurada a compatibilização com o salário mínimo.

SETUR e IFRN lançam novas turmas para curso de espanhol
Ação conta com apoio da ABIH-RN, do Sindicato dos Bugueiros do RN (Sindibuggy), e do Programa Estadual do Artesanato.

Segurança Pública do RN recebe mais 70 viaturas, coletes e armas
Governo do Estado realizou mais uma entrega de viaturas, coletes e armas para a Polícia Militar.

Governo retoma obras do campus da UERN na Zona Norte de Natal
Investimento no valor de R$ 680 mil permitirá ampliação dos atuais 1.200 alunos para 3.800.

Igarn recebe homenagem por ações de incentivo à agricultura familiar
Em evento do Pronaf, Instituto foi homenageado pelas ações que desenvolve como as que contribuem para a otimização da produtividade no âmbito da agricultura familiar.

Corpo de Bombeiros do RN divulga resultados da Operação Carnaval 2020
No período, o CBMRN atuou diariamente com 185 militares distribuídos no litoral potiguar e nos polos carnavalescos.

Domingo tem circo e música afro-latina no Parque das Dunas
Trupe de Circo “Os Ladrões de Sorrisos” anima o Bosque Encena e, à tarde, o Som da Mata apresenta o saxofonista Renato Carvalho.

Governo do RN finaliza abastecimento dos Bancos de Sementes do Estado
Mais de 50 mil agricultores de todos os municípios do RN estão sendo beneficiados com 786 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo forrageiro.

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (29/2)

A manchete do bem: Brasileiro 'Meu nome é Bagdá' é premiado no Festival de Berlim.

As outras: Bolsonarista acusado de fake news denunciou festival punk investigado por Moro, Ex-PM trabalhava para bicheiro quando foi 'herói' de Bolsonaro, diz depoimento e Políticos da Amazônia incentivam crimes ambientais e invasão de terras indígenas.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/29)

The headline for good: Get ready, New York: The plastic bag ban is starting.

The others: Trump accuses media and Democrats of exaggerating coronavirus threat, Up to 91% more expensive: How delivery apps eat up your budget, and Sun Yang, Chinese Olympic swimmer, gets 8-year doping ban.

Good morning.

Source: NY Times

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Podcast: A que ponto chegamos

O uso da tecnologia para barrar a tecnologia.



Curtinhas do RN (28/2)

#OperaçãoCarnaval trouxe resultados positivos para a redução da violência no RN
Este ano o RN teve a maior redução nos números das Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) durante o período do Carnaval dos últimos oito anos. Considerando o período de 21 a 25 de fevereiro, foram registrados 16 CVLIs, contra 26 ocorrências no ano passado - uma diminuição de 38,5%. 

Governo do RN garante cumprimento do piso salarial do magistério
Em janeiro de 2020, o Ministério da Educação (MEC) anunciou reajuste de 12,84%.

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (28/2)

A manchete do bem: Brasileiros criam plataforma para treinar médicos sobre coronavírus.

As outras: Bolsonaro culpa surto do vírus por alta do dólar, Carnaval deste ano teve 8% mais mortes em rodovias federais e Navio encalhado no MA tem cerca de 4 mil toneladas de óleo, diz Ibama.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/28)

The headline for good: U.K. court blocks Heathrow Airport expansion on environmental grounds. 

The others: U.S. health workers responding to coronavirus lacked training and protective gear, whistle-blower says, Cloud computing is not the energy hog that had been feared, and Plácido Domingo walks back apology on harassment claims.

Good morning.

Source: NY Times

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O papel e a caneta

Talvez cause estranheza às novas gerações, mas sou de uma época em que a gente torcia para chegar à 5.ª Série, quando finalmente as tias, que viravam professoras, nos deixariam escrever em cadernos grandes, de várias matérias, e com caneta. Sim, era quase um sonho para quem vinha de cadernos pequenos e tudo escrito a lápis. Era como enfim virar gente, vejam só.

Ainda lembro do meu primeiro caderno grande, da sensação de escrever, ou copiar a matéria, de caneta. Sempre tive o hábito de escrever com muita força e isso normalmente resultava em folhas marcadas e letras borradas, especialmente se a caneta soltasse muita tinta. Passei depois para as canetas de ponta fina para evitar esses acidentes. Nada de pontas porosas porque aí o desastre aumentava.

Tínhamos aquelas borrachas de duas cores que alguém inventou que o lado azul apagava escritos em caneta azul e o lado vermelho para apagar escritos em vermelho. Balela. A tentativa acabava em folhas despedaçadas. 

Aí surgiu o Liquid Paper, ou corretivo, ou corretor. Era um líquido branco que invariavelmente endurecia e deixava uma camada esquisita no caderno. Depois de adulta é que aprendi a utilizar o fundo do recipiente para dar um melhor acabamento ao remendo.

Hoje digitamos para lá e para cá, seja em computadores, seja em smartphones, mas, para mim, nada tira a sensação de concretizar um pensamento com papel e caneta. Já confessei em alguma postagem nas redes sociais que só preparo os podcasts assim. Nada de pauta digital: é na folhinha e na tinta indelével mesmo.

Escrever no mundo atual é quase uma resistência. Quantas vezes não me pergunto se aquela palavra é mesmo daquele jeito? O manuscrito causa estranheza. Há momentos em que até paro no meio da palavra pensando se já escrevi a letra que tem que vir depois. Falta de hábito ou idade pesando? A essa altura acredito que não dá mais para saber com certeza.

O prazer persiste. Escrever, ler o que escrevi, corrigir, escrever de novo. O gosto é tamanho que carrego um caderninho na bolsa para eventuais anotações. Até textos para esse blog já passaram por ali. Não é o caso deste, diga-se de passagem, que flui diretamente das teclas do computador, embora tenha sido imposto a mim pela preparação antecipada do podcast de amanhã, produzido com caneta e papel pautado, de caderno, "emprestado" de uma amiga (nunca devolvemos a doação disfarçada de empréstimo).

Dada a atual realidade, imagino que conhecer a letra de alguém fora das obrigações de escrita é um baita sinal de intimidade. Será que teremos novas gerações que não conhecerão nem sua própria letra e que jamais sofrerão da ansiedade de ter caderno de 10/20 matérias e começar a escrever nas aulas com caneta?

P.S.: Na especialização, descobri a praticidade dos velhos cadernos pequenos. Cabem em todo lugar, pesam quase nada e são uma ode ao não desperdício das folhas e de espaço nas próprias folhas. Abandonei os grandes, embora ainda tenha alguns de uma coleção. Também uso muito rascunho. Quem sabe eu não retorne a eles - os cadernos grandes - um dia?

Manchetes do dia (27/2)

A manchete do bem: Instituto do Câncer promove corrida de rua em São Paulo.

As outras: Coronavírus fecha estádios, isola times e tumultua futebol europeu, Venda de música nos EUA bate recorde de 13 anos com surto de streaming e Equipe econômica teme que tensão com o Congresso afete as reformas.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/27)

The headline for good: Zion Williamson's time is now.

The others: Maria Sharapova wants to be clear: she is retiring from tennis, not quitting, Trump has a problem as the coronavirus threatens the U.S.: his credibility, and Syrian children freeze to death. Bombs rain down. And 'nobody cares.'

Good morning.

Source: NY Times

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

E-W-E-R-T-O-N

De longe, Ríver 1x1 América foi a pior apresentação que o Orgulho do RN fez nesta temporada. Recuado, ainda assim o time conseguia chegar atrasado na marcação. Contra-ataques, então... melhor nem comentar.

No início do jogo, uma falta em Tiago Orobó, uma cobrança magistral de André Krobel com direito a fazer a bola beijar a trave e voltar para o rebote insistente e providencial de Dione. Pronto. Mecão na frente logo no início do jogo.

Mais uns dois bons lances e o time morreu. Lelê não se encontrou no jogo, com raros momentos de lucidez no 2.° tempo. Tiago Orobó também não. Rato, idem. Time recuado e marcando errado e sem ameaçar nem um contra-ataque sequer.

O Ríver começou a gostar do jogo e assim foi dominando até marcar seu gol numa jogada de bola parada no 2.° tempo. Parecia até que chegaria ao gol da vitória. Mas também foi morrendo fisicamente e o Mecão não soube se aproveitar disso do tanto que insistiu no chutão para cima.

Eu já estava pronta para escrever este texto dizendo que o América havia chutado para cima a classificação. Esqueci que o melhor em campo nos 90 minutos também defenderia o gol americano nos pênaltis. E assim Ewerton agarrou duas cobranças, a classificação para a sua equipe e me obrigou a mudar o título deste texto para escrever em letras garrafais o nome de quem está pronto para levar o América para novas conquistas com apenas 21 anos e vindo diretamente da base do Mecão.

E-W-E-R-T-O-N: é assim que se escreve paredão candidatíssimo a ídolo.

Imagem: Canindé Pereira, América

Consumo em alerta


A série Desserviço ao Consumidor (Broken, no original) é um documentário em 4 episódios (de aproximadamente 60 minutos cada) que mexe com as convicções que possamos ter como consumidores.

Abordando cosméticos, vape (ou cigarro eletrônico), móveis para casa e reciclagem, a série traz informações estarrecedoras a respeito da postura de fabricantes e comerciantes - inclusive falsários - e da indústria em geral em menosprezar efeitos deletérios de seus produtos nos seres humanos.

Os episódios são bem completos com informações prestadas até pelos próprios fabricantes/comerciantes. 

Assista se tiver coragem de ver sua convicções abaladas.

"É importante deixar o ambiente mais leve"

O técnico Roberto Fernandes deu entrevista ao assessor de imprensa do América Canindé Pereira sobre o jogo de hoje em Teresina.

Preparação
Para quem vem reclamando de que a gente está sem tempo pra treinar, perder um dia de treinamento é sempre um prejuízo, mas a gente está minimizando isso. Tivemos uma reunião importante com os jogadores e hoje eu posso dizer que o treinamento foi indoor. Na reunião que tivemos, naquilo que a gente mostrou tentando buscar algumas correções,  e soltar rapaziada aí no futmesa. Tem hora que também é importante deixar o ambiente mais leve. Então, se a gente não teve a aproximação da realidade do jogo no treinamento, por outro lado, a gente tira um pouco da tensão, um pouco do estresse dos atletas de ir para mais uma decisão. E o ambiente do grupo é muito bom. Está todo mundo muito confiante, sabendo que vai ser um jogo dificílimo.

Novo confronto em poucos dias
Aqui em Teresina só se fala que o Ríver se preparou para esse jogo, tanto que abriu mão de Copa do Nordeste, foi com o time reserva, completamente reserva no último jogo, diante do Imperatriz, um clássico regional. Também o próprio Campeonato Estadual. Então assim, a gente espera um jogo bem difícil, diferente do que foi o primeiro. Eu acho que agora o Ríver conhece também bem o América. Então não creio que seja diferente de qualquer jogo decisivo. Vai ser um jogo de detalhes [em que] vai pesar a concentração, [em que] vai pesar o mental de cada um dos atletas em fazer o seu melhor. 

Gramado e chuva
Para mim, sempre que a regra vale para os dois, está tudo bem. Então, se a iluminação não é legal, se o gramado é irregular, se vai estar chovendo, vai estar para os dois. Então isso aí não pode servir de desculpa, não. Eu prefiro até nem focar os atletas para essa direção. A dificuldade vai ser a própria equipe do Ríver, de ser um jogo decisivo fora de casa, [em que] a gente também não tem agora a vantagem de penalidades, perdão, a vantagem do empate. Persistindo o empate, vai ter penalidade. Então eu acho que esse é o foco do jogo: é o adversário.

Controle da ansiedade 
É simplesmente dizer para eles que para o adversário é a mesma coisa. Se para a gente é super importante, para o Ríver também. O Ríver está na Série C. A Série C não tem recursos, subsídio, verba de televisão. O elenco deles é um elenco muito parecido com o nosso  em termos de valores individuais. Então, essa grana é super importante para as duas equipes. Não é mais para o América nem menos para o Ríver. Todo mundo sabe que é importante essa grana, só que, se o foco for grana, a China quando chegasse em Copa do Mundo, os Estados Unidos quando chegassem em Copa do Mundo, ofereciam um bicho milionário, a Arábia oferecia um bicho milionário, e a Arábia, os Estados Unidos eram campeões. O foco não tem que ser esse. O foco tem que ser a gente tentar passar na Copa do Brasil, avançar na Copa do Brasil, porque isso é bom para todo mundo.

Manchetes do dia (26/2)

A manchete do bem: Greta Thunberg encontra Malala na Universidade de Oxford.

As outras: Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus, FHC, Lula, Ciro e OAB reagem contra ato anti-Congresso apoiado por Bolsonaro e Há 1 ano, governo já sabia da falta de verba para Bolsa Família.

Feliz Quarta-feira de Cinzas!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/26)

The headline for good: To save Louisiana's vanishing coast, build a mini Mississipi near Boston.

The others: C.D.C. officials warn of coronavirus outbreaks in the U.S., Harvey Weinstein is gone, but Hollywood is still a man's world, and Tesla autopilot system found probably at fault in 2018 crash.

Happy Ash Wednesday!

Source: NY Times

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Samba dos bons

Enfim conheci o Polo Rocas ontem por ocasião do show de Ribeira Bohemia e João Cavalcanti. Uma tranquilidade só. As Rocas ainda têm o velho hábito das cadeiras nas calçadas para conversas à noite.

Como o show era cedo, o local foi enchendo depois. Palco baixinho para sambistas sentados foi um revés, além dos velhos problemas de engenharia de som já experimentados em Petrópolis e no Centro. 

Ainda assim não dá para reclamar. João Cavalcanti é dono de uma voz gostosa e de um carisma inegável. A sensação é de que a gente poderia ficar ali mil horas como quem está sentada num bar cantando com a turma de amigos.

Até arranjei uma amizade de última hora por ter gritado "Mecão" na hora da tradicional música de Neguinho da Beija-Flor, ainda que outros times tivessem mais adeptos por ali.

Palmas para o Carnaval de Natal.

Manchetes do dia (25/2)

A manchete do bem: Mulher teve o cérebro operado enquanto tocava violino.

As outras: Capital paulista tem maior número de homicídios em janeiro desde 2015, Beijo gay vence Grande Prêmio em ano de séries e inovações e Protesto de policiais causa tumultos e leva a suspensão do Carnaval no Haiti.

Feliz Carnaval!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/25)

The headline for good: Harvey Weinstein is found guilty of sex crimes in #MeToo watershed.

The others: U.S. stocks plunge as coronavirus crisis spreads, Katherine Johnson dies at 101; mathematician broke barriers at NASA, and Kobe and Gianna Bryant mourned by Los Angeles in star-filled tribute.

Happy Fat Tuesday!

Source: NY Times

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Tem carnaval

Foi-se o tempo em que Natal não tinha opção de entretenimento no Carnaval. O resgate feito pelas administrações de Carlos Eduardo e Álvaro Dias - a César o que é de César - deixou hoje a cidade com vários polos e atrações variadas tanto daqui como de fora, isso tudo sem perder a cara de tranquilidade desse paraíso.

O meu desgosto continua na quinta pelo tamanho que o negócio adquiriu. Quase morri tentando ver Iza no Largo do Atheneu. Tive a brilhante ideia de querer atravessar de um lado para outro em busca de entender o que estava sendo cantado - sim, falta engenharia de som adequada para a multidão que comparece nesse dia - e fiquei muito próxima de ser esmagada pela multidão. No meio do caminho, nem conseguia avançar, nem havia mais como retroceder. Rezei para conseguir sair dali.

Não tenho a menor ideia do que estava sendo cantado nesse momento. Sorte que uns policiais chegaram com a truculência de sempre e abriram caminho por ali. Colei neles para chegar até a Campos Sales. O pânico anterior me tirou qualquer vontade de permanecer. Dei a volta por fora para chegar ao carro e voltei para casa com a transmissão da Prefeitura pelo Facebook.

Na sexta, o oposto. Tranquilidade absoluta para estacionar no Polo Petrópolis - o meu favorito - e para acompanhar o show do pernambucano Almério. Não conhecia suas músicas, apenas tinha visto uma participação dele no Rock in Rio. Gostei demais de sua presença de palco (vídeos de 2 momentos do show abaixo).

No sábado, queria conhecer a Orquestra Greiosa daqui, mas o jogo do América só me deixou conferir outra pernambucana, Duda Beat. Polo lotado. Impressionante como ela tem fãs aqui em Natal. Procurar um canto com vento e que desse para compreender as músicas foi a pedida (engenharia de som...).  Também gostei demais.

No domingo, fui acometida desde o momento em que acordei por minha famosa cefaleia tensional. Eu a ataquei como pude. Fiquei numa rede, de óculos de sol (fotofobia fica exarcebada nessas crises) com vento, gelo e até cerveja como analgésico. Resolveu em parte. A dor diminuiu, mas persistiu e eu abri mão de ver Glória Groove nas Kengas para poder acompanhar o já tradicional show do domingo de Roberta Sá, ótimo como sempre. Até a dor foi indo embora com as primeiras músicas. 

Ainda num estado latente de dor, estou em resguardo hoje para tentar acompanhar a Ribeira Bohemia com João Cavalcanti cedinho, às 18h30, no Polo Rocas. Se conseguir, será minha primeira vez nesse polo, que investiu bastante no samba como carro chefe. Conto amanhã como foi.

Mas a programação é variada e extensa por todos os polos em Natal. Só não aproveita quem não quer.


Manchetes do dia (24/2)

A manchete do bem: Gastos com viagem de ministros à Grécia serão investigados pelo TCU.

As outras: Casos de coronavírus na Itália preocupam setor de turismo, Americano morre em foguete caseiro em que tentava provar que 'a Terra é plana' e Nova lei das franquias exige que redes sejam mais transparentes.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/24)

The headline for good: F.I.T. model refuses to wear 'clearly racist' accessories.

The others: Europe confronts coronavirus as Italy battles an eruption of cases, The fires are out, but Australia's climate disasters aren't over, and Venezuela's socialists embrace business, making partner of a 'Parasite.'

Good morning.

Source: NY Times

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Certo e errado

América 1x1 Sport pela Copa do Nordeste foi um bom jogo, mas com resultado frustrante.

O América adotou uma estratégia correta frente a um adversário de grande poderio, que acabou  de  conquistar o acesso para a Série A e recheado de jogadores do nível de Rithely e Hernane, o brocador: fechou os espaços pelo meio e apostou na sua velocidade e no seu poder de finalização para definir o jogo.

No primeiro tempo, isso só não funcionou melhor porque o time revelou extrema ansiedade no terço final do campo e os cruzamentos foram quase 100% desperdiçados por muita força, especialmente por Cesinha e André Krobel. Mas Dione ainda teve uma linda finalização no ângulo que passou tirando tinta, tanto que raspou a rede por cima.

Algumas outras chances também foram desperdiçadas, mas o domínio foi do Sport, que só conseguia avançar com Raul Prata, que sempre procurava a triangulação com Ewandro ou Rithely. Na maior parte das vezes, só restou o cruzamento.  Houve também passes de Rithely pelo meio, mas Ewerton não deixou nada passar nesses momentos. Já estou me tornando repetitiva de tanto elogiar o potencial de crescimento e a fase desse goleiro de 21 anos.

Cesinha, que estreiou no time titular, foi bem participativo na marcação, como o time todo, diga-se de passagem, mas estava disperso na hora dos contra-ataques, o que irritou a torcida. 

No intervalo, Canindé me perguntou se eu mexeria no time e eu respondi que não, aguardaria aquela conversa esperta de Bob que sempre funciona. Mas Roberto Fernandes fez mais: tirou Cesinha e colocou Romarinho. E fez o certo porque o América tocou fogo no jogo, abriu o placar no comecinho do 2.° tempo, assumiu o domínio das ações dentro da mesma estratégia do 1.° tempo e desorientou o Sport. 

O gol de Tiago Orobó tirou o problema de ansiedade da equipe. E Romarinho encaixou como uma luva pelo lado esquerdo. O Sport acusou o golpe e o América teve mais duas chances claríssimas de gol. 

Voltando ao gol do América, eu preciso destacar que ele foi fruto do empenho de Felipe Cordeiro. Sabe aquela bola lançada mais forte pelo lado do campo e que o defensor toma a frente do atacante e protege até que ela saia pela linha de fundo ou este faça falta naquele? Pois bem, Felipe Cordeiro acreditou no lance, deu um giro no defensor do Sport para desorientá-lo e alcançar a bola antes da linha de fundo e encontrou Tiago Olha-o-gol livre pela diagonal, já na grande área.  Aí foi só correr para o abraço.

Aos 12 minutos, Dione disparou uma verdadeira bazuca numa cobrança de falta  e quase o goleiro Luan Polli deu uma manchete para dentro de seu próprio gol. A bola saiu por cima por um verdadeiro milagre.

Um minuto depois, mais uma chance de gol. Dione cruzou na medida para Wallace Pernambucano, que também voltou endiabrado do vestiário, e este pegou a bola num "sem pulo", lance lindíssimo que obrigou Luan Polli a uma defesaça. Eu até pedi a Canindé que colocasse o lance na TV Mecão por sua beleza.

O Sport não acertava mais nem pedra na lua. 

Só que aos 21 minutos Tiago Orobó pediu para sair e aqui aconteceu o primeiro erro do jogo: a entrada de Wilson. O meia ainda não se encontrou após a grave lesão que sofreu. Das vezes que esteve em campo, ontem foi a pior disparadamente. Não acertou o posicionamento, não tinha força para a disputa da bola com seu marcador e até a marcação que Tiago fazia ficou prejudicada. O lado direito praticamente morreu. Imaginei que Adílio entraria por ali, ou até Felipe Pará. Wilson foi uma surpresa para mim.

O América diminuiu um pouco o domínio, mas o Sport continuava perdido em campo. 

10 minutos depois, Felipe Cordeiro, que estava com um cartão amarelo e com algum desconforto muscular, saiu para a entrada de Leandro Melo, que não tem a mesma velocidade, já sabemos. Aqui eu não diria que houve um erro, mas também imaginei a entrada de Michael na função.

O problema é que o América já havia perdido a força pelo lado direito com Wilson e recuou demais, mas ainda assim o jogo parecia definido pela desorientação que atingiu o Sport.

Entretanto, naqueles lances típicos dos deuses do futebol, aos 45 minutos do 2.° tempo, o experiente atacante Hernane cavou um pênalti para cima do bom, mas inexperiente volante Juninho, que esteve impecável na marcação o jogo todo. A cavada foi tão explícita que o lance parecia em câmera lenta. Se fosse árbitra, eu não daria esse tipo de lance, mas compreendo plenamente que a maioria dos árbitros tenha um entendimento diferente. No América mesmo, já tivemos um jogador useiro e vezeiro dessa artimanha: o lateral/volante reserva em 2006 Adriano Peixe. O pênalti foi convertido por Hernane mesmo aos 46 minutos. O jogo seguiu com pressão do América, mas Inês já estava morta. 

Foi um resultado absolutamente injusto para tudo o que se viu em campo. É animador ver o América fazendo frente mais uma vez a uma equipe de Série B/A, desta vez inclusive dono exclusivo das chances reais de vitória da partida. Também vale destacar que Roberto Fernandes segue invicto, tendo implantado um jeito mais defensivo de jogar, que se revela fatal no avanço veloz e que vem funcionando dentro do esperado tanto na Copa do Nordeste, em que a maioria dos adversários é de Série B e Série A, como na Copa do Brasil, em que o América só tem jogado com a desvantagem do mando de campo. 

Sobre o erro, acho que Roberto Fernandes entendeu que Wilson ainda não é o substituto de Tiago Orobó em tudo que este cumpre na direita. É no estadual que Wilson vai ganhar ritmo adequado de jogo em sua recuperação. Na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, o buraco é bem mais em cima. Não dá para arriscar.

Manchetes do dia (23/2)

A manchete do bem: Western dirigido por mulher arranca aplausos no Festival de Berlim.

As outras: Trio elétrico chega aos 70 espalhado pelo país, Guedes tenta avançar na pasta do Meio Ambiente para tranquilizar investidor e Crentefobia vira debate num país onde evangélicos já são maioria entre os jovens.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/23)

The headline for good: Ben Affleck tried to drink away the pain. Now he's trying honesty.

The others: As Kobe Bryant memorial nears, Shaquille O'Neal says: 'I'm hurting,' Bernie Sanders wins Nevada Caucuses, strengthening his primary lead, and Digital tax fight emerges as global economic threat.

Good morning.

Source: NY Times

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Curtinhas do RN (22/2)

Governo reforça segurança para o Carnaval
Ao participar da abertura do Carnaval de Natal, governadora lembra que são R$ 3 milhões em diárias operacionais para a Operação Carnaval 2020.

Confira o funcionamento dos serviços do governo durante o carnaval
O Governo decretou ponto facultativo nos dias 24 e 25 para o expediente dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. Os serviços essenciais não sofrerão alterações.

No RN, Carnaval movimenta as cidades do interior
A taxa de ocupação hoteleira das principais cidades do RN, durante o Carnaval, está com média de 90%, se considerarmos a ocupação de 92% da capital potiguar.

Funcionamento do Detran no período de carnaval
O Detran retorna as atividades na quinta-feira (27), exceto a unidade do Natal Shopping que funcionará no sábado (22) e na quarta-feira (26).

Firmados novos contratos para fornecimento de alimentação ao sistema prisional
Governo economizará R$ 4,1 milhões, em seis meses, com como novo contrato. Iniciativa de substituir contratos foi recomendada após ser realizada auditoria no setor.

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (22/2)

A manchete do bem: Hominídeo 'superarcaivo' pode ser novo galho na árvore evolutiva humana.

As outras: Irmãs de 98 e 101 anos se reencontram após quase meio século separadas, Número de mortos pelo coronavírus passa de 2.300 e Câmara discute abrandar lei de improbidade da era Collor.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/22)

The headline for good: U.S. Women's Soccer Team sets price for ending lawsuit: $67 million.

The others: Russia is said to be interfering to aid Sanders in Democratic primaries, With 4 deaths in Iran and more cases on 3 continents, fears of coronavirus pandemic rise, and Countdown begins to possible end of U.S. war in Afghanistan.

Good morning.

Source: NY Times

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Podcast só depois do Carnaval

Seja sobre assuntos variados, seja sobre futebol, os podcasts dão um tempinho neste Carnaval e só voltam na próxima semana, na sexta às 19h e no domingo às 10h.

Bom Carnaval a todos! 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Carga pesada

Já esclareço que não falo nem como torcedora, diria mais como uma observadora do futebol, portanto bem longe da função de diretora ou de qualquer informação que advenha daí (até porque não as tenho e nem faço questão de ter). 

Não é de hoje que rolam na redes sociais listas (sim, várias) de dispensa de jogadores do América, contendo nomes e números os mais diversos.

Como observadora, eu fico encabulada com tais listas. Um clube metido em 3 competições importantíssimas e que se atropelam no calendário, a saber Campeonato Norte-rio-grandense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, e que vira e mexe tem jogadores suspensos ou lesionados, não me parece neste momento ter um elenco a necessitar de cortes, ainda mais se os tais dispensados seriam jogadores que eram titulares. Houve alguma eliminação abrindo vaga no calendário para que os cortes se impusessem?

Parece ser do gosto do futebol brasileiro um eterno vaivém nos elencos dos clubes, seja de técnicos, seja de jogadores, tudo ao sabor das derrotas. Não é de admirar que vejamos tanto um jogador ou técnico que não deu certo num canto arrebentar em outro.

Jogando na quarta e no domingo, decidindo na quarta e no domingo, e lidando com supostas listas de dispensa no meio das competições/decisões, de fato o América enfrenta uma carga bem pesada. Nada fácil.

Já foi

Ontem eu nem vi, nem ouvi ABC 2x2 América. Acompanhei alguma coisa pelas redes sociais. Sem TV nem Rádio Mecão, eu, que ando na luta contra elevados níveis de estresse, achei melhor evitar o estresse de escutar propagandas/comentários exatamente na hora da posse de bola do América.

Da escalação de Roberto Fernandes, confesso que apenas Felipe Cordeiro me surpreendeu. O resto, para quem conhece o jeito de trabalhar de Roberto e acompanhou os últimos jogos, particularmente América 1x1 CRB, já era esperado. Como eu vinha dizendo na última semana, seria mesmo no clássico que conheceríamos aquele time mais próximo do que ele tinha como ideal para titular.

Como não vi nem ouvi, não posso opinar sobre entrosamento com a presença de Edimar pela primeira vez na esquerda e Felipe Cordeiro pela primeira vez no time. Lelê e Michael devem ter repetido a boa dupla do jogo do CRB. Também não sei como foi Tito, que foi anunciado na segunda-feira e já entrou no clássico decisivo da quarta-feira, e também Cesinha, que chegou um pouco antes, na sexta-feira.

Observo apenas que a crítica feita a Waguinho Dias em América 3x4 ABC, apontando a derrota quando partiu para cima, tirando Leandro Melo, que estava esgotado, diga-se de passagem, porque vira o adversário ficar com um a menos - o que depois se revelou um verdadeiro migué do técnico Diá - ontem teve seu oposto também criticado porque não resolveu. Sim, Roberto, vencendo o jogo, com o título na mão, como o povo gosta de dizer, colocou justamente Leandro Melo em campo no lugar de Lelê aos 31 minutos do 2.° tempo para segurar sua vantagem até o fim do jogo. 3 volantes e uma estratégia super defensiva, então, não foram suficientes. O ABC empatou 10 minutos depois e o América aparentemente não teve mais forças para buscar o desempate e o título, o que serve de reflexão.

Continuo entendendo que o América tinha e tem um elenco equilibrado, diga-se de passagem.

Sobre a segurança do clássico, um efetivo muito maior do que o visto anteriormente - ontem eram 640 policiais segundo noticiado - e um público infinitamente menor (não chegou nem a 5 mil pessoas) do que o clássico passado propiciaram enfim que não houvesse fatos graves nem mesmo dentro do polêmico corredor (hoje de manhã um oficial da PM afirmou que a novidade tinha aprovação do Corpo de Bombeiros).

Sobre o público, uma enorme pulga atrás da orelha: Como é que o jornalista Mallyk Nagib noticiou o anúncio da Futebolcard de que mais 7 mil ingressos já haviam sido vendidos por volta das 15h e à noite nem 3 mil que compraram ingresso compareceram?

Sobre o campeonato e a meta do presidente Leonardo Bezerra de chegar a 2021 com uma receita adequada, resta o 2.° turno. Exatamente como no ano passado, o novo técnico do América estreia com classificação na Copa do Brasil e frustração na final do 1.° turno. Resta torcer para que o restante do enredo se confirme nas finais do 2.° turno e do estadual em si. 

A primeira chance já foi. Faca nos dentes para a que resta.

P.S.: Mallyk Nagib acabou de me avisar que não foi a Futebolcard a sua fonte para a informação de ingressos vendidos ontem. A fonte foi outra, não revelada.

Manchetes do dia (20/2)

A manchete do bem: Futebol tenta dar novas perspectivas a jovens da Fundação Casa.

As outras: Após senador ser baleado, Moro autoriza envio da Força Nacional ao Ceará, Cade nega recurso da Procuradoria e confirma acordo entre Boeing e Embraer e Com venda de ativos, Petrobras fecha 2019 com lucro recorde de R$ 40 bi.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/20)

The headline for good: New York Times leads Polk Awards with 4 prizes.

The others: The 11 criminals granted clemency by Trump had one thing in common: connections, China expels 3 Wall Street Journal reporters as media relations sour, and The Lakers, the Clippers and a rare fight for L.A. basketball primacy.

Good morning.

Source: NY Times

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Quem projetou?

A intenção deve ter sido das melhores, mas, como reconhece o dito popular, de boas intenções o inferno está cheio.

Por determinação da Polícia Militar, foi implantado um corredor metálico para acesso da torcida do América ao Frasqueirão hoje à noite. A ideia é separar as torcidas e impedir qualquer confronto.

Ok. Só que imagens publicadas demonstram que a emenda saiu pior do que o soneto. O corredor, implantado sobre piso irregular - até vegetação tem  (idosos e cadeirantes que se virem) - e sem cobertura, é longo e estreito, revelando-se a olho nu sua inadequação para dar vazão ao público que ali estiver na ocorrência de qualquer incidente, não apenas atos de violência, que seriam o motivo maior para a existência do tal corredor.

Sem comunicação visual com a rua, qualquer barulho diferente pode causar pânico no interior da passagem, e aí quem já viveu um estouro de gente por nada como eu sabe bem que o resultado pode ser catastrófico.

Sei que a cobrança por medidas efetivas no combate à violência relacionada ao futebol aumentou consideravelmente nos últimos dias. Entretanto, não é na base da tentativa e do erro que as ações devem ser tomadas, afinal, temos vidas envolvidas.

O que se viu por aqui na Copa do Mundo eram corredores largos com cercas vazadas, estilo alambrado, como vemos nos jogos na Arena das Dunas. Uma estrutura fechada, ainda mais metálica, não me parece ser a ideal para evitar problemas, principalmente com as medidas de comprimento e largura que as imagens deixam transparecer.

Com tudo isso, uma pergunta se impõe: Quem projetou esse corredor? A determinação foi da PM, eu sei, mas o projeto seguiu as balizas que a engenharia tem para tanto? Ou simplesmente pensaram num corredor e pronto, sem qualquer preocupação com o acesso propriamente dito de todo tipo de gente que vai a um jogo e almeja voltar em paz para casa?

Perguntas pertinentes. Espero que as autoridades tenham tempo de refletir e corrigir a medida para que não venhamos a ter uma tragédia de grandes proporções por uma inadequação técnica.

P.S.: Como o jogo é à noite, é bom lembrar que, quanto mais estreito o corredor, menos alcance da iluminação pública ele terá.

Curtinhas do RN (19/2)

Direitos Humanos: Governo empossa membros de comitê de atenção a refugiados
Comitê desenvolverá ações e políticas públicas para atender as demandas de migrantes, refugiados e apátridas por meio de seis secretarias.

Câmara de Comércio Brasil-China busca investimentos em energia e agricultura
Governadora recebeu membros da Câmara e apresentou potencialidades do RN.

RN receberá evento do setor de peças automotivas
Evento tem público estimado em 2 mil pessoas, sendo 40% deles de expositores e parceiros de fora do RN.

Sesap inicia transferência dos serviços de assistência vascular no RN
O processo deverá ser concluído até o final de março.

Sedec publica dados sobre geração distribuída no RN
Este é o segundo item de quatro infográficos que serão disponibilizados ao público.

Ações do Governo favorecem ampliação da indústria cerâmica no RN
Programas como o Proedi e o RN Gás + colocam o Estado como o mais competitivo para novos investimentos.

Reservatórios monitorados pelo Governo estão com 21,53% da capacidade total
O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais foi divulgado na terça-feira (18).

Hospital João Machado realiza 18ª edição do Loucafolia
Na terça-feira, 18, pacientes, familiares e servidores da unidade participaram de evento carnavalesco.

Aplicativo de licitações do Governo será usado por associações e cooperativas
Sol do RN permitirá abrir licitações e concluir todo o processo online de modo eficiente e competitivo, garantindo mais transparência, agilidade e segurança.

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (19/2)

A manchete do bem: Suprema Corte da Índia decreta igualdade entre homens e mulheres nas Forças Armadas.

As outras: Alvo de Bolsonaro é o edifício constitucional da democracia brasileira, Combate à pedofilia inclui educar crianças sobre sexo e Esquecida na seleção, 'sucessora de Marta' busca recomeço no Santos.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/19)

The headline for good: Kickstarter employees vote to unionize in a big step for tech.

The others: Trump grants clemency to Blagojevich, Milken and Kerik, In coronavirus fight, China sidelines an ally: its own people, and An immigrant from Brazil has changed lives as a coach. Is that enough to stay in the U.S.?

Good morning.

Source: NY Times

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

"O time está definido"

Em regime de concentração absoluta, o técnico Roberto Fernandes falou com a assessoria de imprensa sobre a final do 1.º turno de quarta-feira, 19/02.

Imagem: Diego Simonetti, América

Mistério
Clássico normalmente é jogo decidido em detalhes e normalmente faz diferença. Então eu não diria mistério, mas eu diria de você procurar resguardar a estratégia para o jogo, procurar resguardar aquilo que você considera que pode ser explorado em relação ao adversário e aquilo que você também pondera que tem que ser mais resguardado também em relação ao próprio adversário.

Time escalado
O time está definido, o time está escalado e na hora oportuna todos saberão.

Jogo mais difícil
Este é o jogo mais difícil, inclusive que o do CRB, porque é uma final de campeonato, vale uma vaga na final, coisa que dará ao vencedor uma tranquilidade maior no 2.º turno. Então eu considero este  o jogo mais difícil da temporada e sobretudo pelo número do adversário - duas vitórias em dois jogos, marcou seis gols. Então é um adversário que a gente sabe que é perigoso.

Vencer no Frasqueirão
São jogadores novos, treinador novo. Eu acho que, se não me falhar a memória, nenhum dos jogadores hoje do América disputou aqueles jogos anteriores [finais de 2012 e 2015] e tampouco do ABC, e principalmente também mudou o treinador. Então, é um jogo novo, é um momento novo, mas a gente sabe o que é que um clássico exige para você sair vencedor e isso aí a gente tem passado para os atletas.

Violência
Pelo amor de Deus, futebol é um esporte, é a alegria do povo.  Eu acho que essa é uma das frases mais antigas: futebol é a alegria do povo. Então, assim, meu irmão, vá em paz. Lá não é lugar para tristeza, lá não é lugar para violência. No dia seguinte, as notícias do clássico têm que estar na página de esporte de cada veículo de comunicação, e não na parte policial. Então, vá em paz. Eu tenho certeza que vai ser um grande jogo. Eu não acredito em nenhum momento que o ABC vá levar em consideração a vantagem do empate e vá fazer um jogo reativo. Então que vai ser um jogo em que as duas equipes vão buscar a vitória. O torcedor que comparecer vai ver um grande jogo.

Curtinhas do RN (18/2)

UERN: Governo investe R$ 23 mi em todos os campi
Campus de Natal terá reforma nas instalações físicas, rede lógica, acessibilidade e poderá atender até 3.800 alunos.

Funcionamento do Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi durante o Carnaval
Órgão que coordena unidades, Idema divulga horários de abertura entre os dias 22 e 26.

Veículos de placas finais 1 e 2 devem quitar licenciamento nesta semana
O valor da taxa do licenciamento de veículo do RN é uma das menores do Brasil.

Guarda-vidas dão dicas de segurança para curtir a praia no Carnaval
Aproveitar a festa com segurança, procurando ficar perto dos guarda-vidas e sem abusos, é um dos alertas do Corpo de Bombeiros.

Especialistas discutirão doenças raras presentes no Rio Grande do Norte
RN é considerado o estado brasileiro com maior prevalência de algumas doenças raras.

Profissionais passam por atualização sobre chikungunya
Evento reúne cerca de 250 profissionais de saúde de vários municípios do Rio Grande do Norte.

Turismo do Rio Grande do Norte realiza campanha de promoção nacional
Iniciativa, feita em parceria com o trade turístico potiguar e com a CVC, visa fomentar a entrada de turistas nacionais no RN.

Blitzen educativas do Detran alcançam 1.700 pessoas na zona Norte e litoral Sul
Ações educativas foram realizadas na sexta-feira (14) e no sábado (15).

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (18/2)

A manchete do bem: Airbus apresenta modelo de avião futurista, no estilo 'Star Wars'.

As outras: Greve de petroleiros atrai oposição e caminhoneiros, Familiares de ministros do STF também sofrem ameaças e Projeto que o obriga reeducação de agressores esbarra em falta de oferta de grupos e regras.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/18)

The headline for good: Huawei is winning the argument in Europe, as the U.S. fumbles to develop alternatives.

The others: As Afghan soldier kills 2 Americans, peace talks forge ahead, Apple signals coronavirus's threat to global business, and Boris Johnson aide quits after furor over racial comments.

Good morning.

Source: NY Times

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Inesquecíveis


Sem a presença do técnico Roberto Fernandes, que participa da concentração do América para a final de quarta-feira, o Papo Alvirrubro com a presença do sócio Kadu Noronha foi quase uma recordação de momentos inesquecíveis.

Todo mundo relembrando grandes momentos da história do Mecão dos anos 1990 para cá. Acesso de 1996, Copa do Nordeste de 1998, América 2x5 Fluminense pela Copa do Brasil de 2014, final do estadual do ano passado, foram bem comentados, dentre outros momentos.

Questionamentos endereçados a Roberto Fernandes terminaram discutidos mesmo sem ele e assim o tempo voou.

Papo Alvirrubro agora só no dia 2 de março, após o carnaval. Até lá.

Manchetes do dia (17/2)

A manchete do bem: Mulheres são a grande maioria na nova Bienal do Mercosul.

As outras: Antropólogo tenta impedir trabalho do Ibama e é preso, Procon diz que vai notificar Heineken por garrafa com lasca de vidro e Impacto de cortes de bolsas da Capes foi maior no Nordeste.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/17)

The headline for good: The Lakers are elite again, and ready to 'turn up.'

The others: Coronavirus infection found after cruise ship passengers disperse, Trump.effort to keep U.S. tech out of China alarms American firms, and Silicon Valley heads to Europe, nervous about new rules.

Good morning.

Source: NY Times

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Não dá mais

Não é mais possível seguir como estamos seguindo no futebol brasileiro, com a violência rondando a todos a cada partida de futebol que envolve torcidas tidas como inimigas.

Primeiro, quem é do esporte mesmo não compreende embates que não sejam esportivos. Essa selvageria que termina em espancamentos e mortes é qualquer outra coisa, menos esporte, menos futebol. E isso é um desalento para desportistas em geral.

Vejam, tomei a decisão de nunca mais colocar os pés no Barrettão após ficar com a minha família dentro do carro exatamente no meio de um fogo cruzado, inicialmente entre ditos torcedores, depois com disparos da Polícia Militar no ano passado. Eu me prometi, em escapando, não repetir a dose de risco.

Ontem, tentando alcançar o estacionamento da Arena das Dunas por volta de 1 hora antes do jogo, fui surpreendida com 5 viaturas na PM trafegando na contramão da Prudente de Morais. Era um corre-corre grande de torcedores (nem todos eram, mas como saber?) pela Prudente, pela Lima e Silva e pela Romualdo Galvão, até onde os meus olhos alcançaram.

Em frente ao portão do estacionamento, a tropa de choque marchava rumo ao acesso leste do estádio.

Ao chegar na área de transmissão da Rádio Mecão, fui informada de que acabara de acontecer um espancamento de um torcedor num posto de gasolina na Prudente, provavelmente o que motivou o deslocamento das viaturas da PM citado acima. Em instantes, começaram a circular imagens ultrajantes da covardia em ação. Dali a pouco, soubemos que o torcedor espancado estava internado em estado grave. Informações desencontradas davam conta de que ele era ora torcedor do CRB, ora do ABC.

Infelizmente, chegou a notícia de sua morte. Isso num jogo de torcida única, medida bradada como solução para selvagens.

Quanto tempo mais e quantas vidas mais e quanto pânico mais e quantos inocentes mais teremos para que criminosos sejam tratados como criminosos? Na semana passada, no Piauí, tivemos torcedores do América também espancados e encurralados, neste caso, dentro do estádio, num pânico que atingiu até os jogadores do América que testemunharam o ocorrido.

Quantos processados e punidos? Não há notícia. Uma roda de selvagens espancar uma pessoa caída ao chão não é vias de fato, não é confronto de organizadas, não é briga entre torcedores, é a mais pura selvageria direcionada a um homicídio. Sim, homicídio! Porque quem bate em conjunto com outros em alguém caído no chão, quem pega um pedaço de pau para bater na cabeça de quem está no chão, quem atira uma pedra na cabeça de quem não tem como se defender até pela inferioridade numérica projeta sim em sua mente (e deseja!) o resultado morte. 

Até quando vamos achar que a solução é tão-somente atirar um spray de pimenta e distribuir bordoadas a torto e a direita com cassetetes? Até quando vamos achar que apenas tirar camisas e bandeiras de torcidas organizadas vai resolver? Solução é aplicar o Código Penal, ainda que em conjunto com Estatuto do Torcedor. Homicídio, espancamento, etc. não são coisas pequenas como discussões num estádio, ou empurra-empurra por ânimos exaltados por algum resultado de jogo. São crimes. CRIMES. E como tais devem ser punidos. 

Se pequenos arruaceiros estivessem recebendo as punições previstas, como comparecer à delegacia ou a outro local para prestar serviço na hora do jogo, talvez as coisas não tivessem evoluído tão negativamente nesse tempo. Agora temos CRIMES, não meras infrações. Teremos as punições devidas ou vamos seguir achando que bordoadas distribuídas aleatoriamente resolverão?

Membros ou não de torcida organizada, não importa. Não podemos mais viver nesse faz-de-conta. Gente que faz de conta que vai ao jogo, mas que quer mesmo é tocar terror, polícia que faz de conta que previne e prende, mas que só chega para distribuir medidas repressivas inócuas, todo mundo fazendo de conta que torcida única resolve, como se torcer por um adversário fosse o problema.

Enquanto isso, fica o desgosto para quem gosta de esporte, para as famílias vitimadas e até para o futebol em si. Afastam-se os torcedores e ficam os selvagens que espancam até a morte fora do estádio mesmo, já que ver o jogo nunca fora o objetivo. É isso que queremos? 

Não dá mais. A continuar assim, deixemos o futebol para lá. Não vale a pena. Viver, sim, vale a pena.

P.S.: Augusto César Gomes acabou de me informar que a vítima de ontem não morreu, o que representa um alento e tanto. Ressalto que continua a existir a tentativa de homicídio.

Podcast: Decisão

Tudo desemboca na final do 1.º turno.



Bom e frustrante

América 1x1 CRB foi um bom jogo, com as duas equipes buscando a vitória, mas que acabou de um jeito frustrante: com o América chegando ao gol da virada no finzinho, só que esse gol foi anulado porque o árbitro jurou que Tiago Orobó teria dominado a bola com a mão.

O primeiro tempo mostrou um América que queria vencer, mas sabia que não podia deixar espaços para o adversário, que também estava doidinho para abrir o placar. Assim tivemos algumas boas chances para os dois lados.

Desde os primeiros minutos ficou claro que o duelo do jogo seria André Krobel x Erick. O jogador do CRB tirou o lateral do América para dançar logo no início do jogo e este precisou aumentar a concentração para pelo menos equilibrar as ações.

No segundo tempo, um erro de Roberto Fernandes comprometeu a boa partida de sua equipe. Com a contusão de César Sampaio, o técnico americano achou por bem colocar Felipe Pará. Se André já sofria com Erick na direita, a falta de cobertura do volante substituído levou o CRB para meter logo dois jogadores por ali. Deu até pena do desespero de André durante a transmissão da Rádio Mecão. Erick passou a fechar por dentro, nas costas de André, e o lateral reclamava demais da sobrecarga. Não demorou nada (3 minutos depois) e Erick recebeu bola vinda exatamente dali, com ele posicionado entre André e Geninho para desviar de primeira e matar Ewerton. 

A partir daí o América desencontrou-se em campo. Lançamentos a esmo para frente que acabavam no domínio adversário ou saíam pelas linhas laterais ou de fundo. O time sentiu e muito o gol tomado e o buraco defensivo. Até cobrança de falta ia para a lua.

Aí Roberto fez o que deveria ter feito antes: colocou Juninho e Wallace Pernambucano. Isso por volta dos 25 minutos do 2.° tempo. O América voltou a equilibrar o jogo. A confiança foi subindo e o time chegou ao empate numa cobrança de falta do lateral Michael que encontrou Wallace Pernambucano entrando lá na direita por trás da marcação do CRB. Ô homem para cabecear bem! O placar foi definido aí.

Só que o América agora acreditava que podia chegar à vitória e ninguém mais da torcida americana se sentou na Arena das Dunas. Todo mundo de pé também acreditando na virada. E ela chegou com Tiago Orobó, em lance parecido com o de Wallace Pernambucano. Todo mundo gritou gol, o bandeirinha não sinalizou coisa alguma, mas o árbitro central afirmou que o artilheiro americano usou o braço para ajudar no domínio. Tiago não se conformou.  O jogo acabou logo em seguida e ficou aquela frustração de quem sabia que a vitória esteve perto.

Mas o placar não foi injusto, não, apenas frustrante pelas condições.

É bom lembrar que o América entrou bem modificado, inclusive com a estreia de Edimar, que deu duas pixotadas no 1.° tempo, mas se recuperou depois, e Lelê, que esteve muito bem no 1.° tempo jogando com Michael pela esquerda, mas perdeu as forças no 2.° tempo.

Juninho, volante da base, também fez boa apresentação. E Michael parece até o novo dono da lateral esquerda, tendo inclusive apagado de certa forma os avanços de André Krobel pela direita. 

Destaco que Wallace Rato escapou de ser expulso mais cedo pelo 2.° cartão amarelo. O árbitro claramente desistiu num lance quase na sequência do 1.° amarelo (dado 1 minuto antes do gol sofrido) ao conferir sua numeração, o que apenas ressalta a sobrecarga da saída de César Sampaio para a entrada de Felipe Pará. Ele terminou expulso nos acréscimos. Em seguida, Erick do CRB também deixou o campo mais cedo.

Agora é a final do turno no Frasqueirão na quarta-feira, situação que Roberto conhece bem e na qual certamente enfim veremos o time mais próximo do time titular ideal do técnico após duas semanas de trabalho.  E lá só a vitória interessa. 

Manchetes do dia (16/2)

A manchete do bem: Jovens são a esperança de um futebol e um país menos preconceituosos.

As outras: Sob Bolsonaro, crime cai e emprego cresce, mas área social piora, Indicado pela ciência e previsto em lei, modelo de família transitória é exceção no Brasil e Não tinha como sonhar porque não via mulher jogando, diz ex-capitã da seleção Aline Pellegrino.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/16)

The headline for good: From Dubai to Mars, with stops in Colorado and Japan.

The others: Luka Doncic is good, in any language, Lots of rich men tweet like the president now, and To tame coronavirus, Mao-style social control blankets China.

Good morning.

Source: NY Times

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Curtinhas do RN (15/2)

Governo quita novembro de 2018 e adianta pagamento de fevereiro neste sábado
Dos quatro salários em atraso deixados pela última gestão, Estado quita segunda folha - tendo pago também o 13º de 2017.

Memorial Câmara Cascudo ganha iluminação e espaço para eventos
O projeto utiliza 53 refletores com lâmpadas de LED direcionados para a fachada do prédio e para a estátua de Cascudo.

Mais de 500 agricultores familiares do RN poderão requerer nova DAP
O documento concede o acesso a várias políticas públicas voltadas para o segmento rural, entre elas o crédito junto às instituições financeiras.

Linha de crédito de incentivo à cultura entra na pauta da política do artesanato
Pró-Cultura será difundida como política pública entre artesãos através de parceria entre a AGN-RN e Sethas.

Operação Tolerância Zero da Seap é deflagrada em cinco municípios do Seridó
Sessenta policiais penais fiscalizaram apenados do regime semiaberto que usam tornozeleira eletrônica.

Meteorologistas do NE discutem previsão climática para o Semiárido Nordestino
Resultados serão apresentados na próxima quarta-feira (19) no auditório da Governadoria.

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (15/2)

A manchete do bem: Ancestral 'fantasma' do ser humano é descoberto na África.

As outras: Para promover a tolerância, Biblioteca Humana transforma pessoas em livros na Dinamarca, Heineken faz recall de garrafa que pode soltar lasca de vidro e Honda anuncia acidente fatal provocado por airbag.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/15)

The headline for good: U.S. and Taliban agree to reduce violence, in first step to peace deal.

The others: China's doctors, fighting the coronavirus, beg for masks, BlackRock becomes a symbol for anticapitalist fervor in France, and Manchester City banned from Champions League for 2 seasons.

Good morning.

Source: NY Times

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Podcast: O mês mais quente da história

Os números que revelam a mudança climática da Terra.



Balanço de janeiro

O presidente do América Leonardo Bezerra segue na batida de trazer mais transparência para a administração do clube e publicou hoje no Twitter o balanço do mês de janeiro (imagem abaixo).


Esse sim

Distorce aqui, distorce ali e surgiu uma versão de que o ex-técnico do América Waguinho Dias afirmara que o América estaria em outro patamar em relação a seus competidores. Na verdade, ele reclamou que esperava mais das equipes de menor investimento no RN, que estavam muito abaixo de ABC e América no 1.° turno, e acreditava numa melhora delas no 2.° turno.

Agora, para deleite do pessoal daqui e do resto do Brasil, o técnico do Flamengo Jorge Jesus enfim deu a declaração que todo mundo jura que ouviu de Waguinho Dias. 

Logo após o clássico contra o Fluminense, o português falou: "Nosso adversário queria vencer o jogo, mas estamos em outro patamar."

Quem sempre teve olhos para ver e ouvidos para ouvir sabia e sabe o exato sentido de cada uma das declarações. Ou tem sérios problemas de interpretação, o que nem surpreende mais ante a disposição atual imposta pelas redes sociais, não muito além de 140 caracteres - uma lástima que ainda vai nos cobrar uma conta muito alta.

De todo jeito, é uma feliz coincidência que o treinador mais festejado do país tenha afirmado o que Waguinho não afirmou num espaço tão curto de tempo. A diferença fica mais clara.

Curtinhas do RN (14/2)

Governo conclui proposta de Reforma da Previdência
Equipe econômica do Governo esteve reunida com entidades de classes nessa quarta-feira (12). Proposta deve ser enviada à Assembleia Legislativa para aprovação dos deputados.

Sesap discute Plano de Contingência para o Coronavírus com municípios
Reunião está marcada para a manhã desta sexta-feira (9).

Alfabetização melhora a vida de 2.500 trabalhadores rurais no RN
Desde abril de 2019, cerca de 2.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais estão sendo alfabetizados. Somente no RN, são contabilizados 403,5 mil analfabetos e destes, 85% têm entre 50 e 70 anos.

Governo retoma atividades do Centro Experimental de Teatro
Estão sendo oferecidas, de forma gratuita, três oficinas itinerantes de Iniciação Teatral e de Práticas de Atuação em Natal e Mossoró. Inscrições seguem até 26 de fevereiro.

Entrada direta de turistas estrangeiros no RN cresce 48% em janeiro
Os dados foram informados pelo Núcleo de Imigração da Polícia Federal.

Tradições culinárias potiguares tornam-se Patrimônio Cultural Imaterial
Governadora Fátima Bezerra sancionou leis que alcançam o pastel de Tangará, a carne de sol e o queijo coalho de Caicó, além do caldo-de-cana de Ceará-Mirim.

Escola em Serra do Mel ofertará primeiro curso de eletrotécnica da rede estadual
Ação é fruto de parceria entre Governo, Instituto Brasil Solidário e Echoenergia.

400 táxis serão vistoriados pelo IPEM/RN em Mossoró
A verificação do taxímetro é obrigatória, deve ser feita anualmente e tem como objetivo garantir o perfeito funcionamento do equipamento e evitar prejuízos ao consumidor.

Nota Potiguar indica ao consumidor farmácias com remédios mais baratos
A ferramenta Menor Preço, disponível para usuários do app Nota Potiguar, faz uma busca por estabelecimentos onde o medicamento está com preço mais em conta, a exemplo dos combustíveis.

Atrações culturais tomam conta do Parque das Dunas e Cajueiro no fim de semana
Banda Brincantos faz prévia carnavalesca pela manhã para os pequenos e, à tarde, a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante se apresenta no Som da Mata.

Memorial Câmara Cascudo terá iluminação especial e espaço para eventos
O prédio de estilo neoclássico, localizado na Praça André de Albuquerque, foi reformado e equipado para valorizar aquele que é um dos principais espaços culturais de Natal.

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (14/2)

A manchete do bem: Trump admite ter enviado Giuliani à Ucrânia para obter informações sobre adversários.

As outras: Crítico de gastos com servidores, Guedes recebe R$ 8,2 mil por mês para morar e comer, Após silenciar sobre morte de ex-PM, Bolsonaro defende Moro e diz que PSOL protege milícia e Três meses após reforma, concessão de aposentadoria do INSS está parada.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/14)

The headline for good: 'It didn't work:' States that ended parole for violent crimes are thinking again.

The others: China expands chaotic dragnet in coronavirus crackdown, In bipartisan bid to restrain Trump, Senate passes Iran war powers resolution, and A crisis right now: San Francisco and Manila face rising seas.

Good morning.

Source: NY Times

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Coitado

Barata, grande atacante nascido no RN e que, em sua época áurea foi para o futebol europeu e já defendeu ABC e América, há alguns virou técnico de futebol e hoje está à frente do Potiguar de Mossoró.

A Tribuna do Norte de hoje traz uma chamada de capa (imagem abaixo) com opinião do técnico Barata a respeito do nível técnico do estadual daqui.


Coitado de Barata. Uma constatação óbvia dessa é motivo de linchamento público. Waguinho Dias, ex-técnico do América, disse algo até mais leve, que esperava um nível técnico maior das equipes menores do RN, e uma campanha contra ele foi disparada até com a retirada de contexto e completa distorção de sua declaração.

Ontem o América, agora sob o comando de Roberto Fernandes, enfrentou o 3.° colocado do estadual com uma equipe sofrível quanto ao entrosamento e ainda assim goleou (4x1). 

Contra fatos não deveria haver argumentos. Mas declarar o óbvio pode ser perigoso no futebol do RN. A depender de quem declara, claro.