O desafio imenso de equilibrar os avanços da tecnologia com o respeito à privacidade. Coleta e venda de dados, inteligência artificial, automação judicial, automação nos escritórios de advocacia, a fragilidade do consumidor e do cidadão.
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
Manchetes do dia (30/11)
A manchete do bem: RN tem maior expectativa de vida no Norte-Nordeste.
As outras: Cinco rodas de samba celebram o aniversário deste batuque ancestral, STF tem maioria pró-indulto, mas suspende julgamento e Menino de 4 anos morre após estupro e agressões.
Bom dia, minha gente!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/30)
The headline for good: Cohen pleads guilty and details Trump's involvement in Moscow tower project.
The others: An Alabama mall shooting, a black man's death, and a debate over race and guns, Trump's 'energy dominance' doctrine is undermined by climate change, and Microsoft is worth as much as Apple. How did that happen?
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
Novos rumos da Liga do Nordeste
Imagens do seminário organizado pela Liga do Nordeste: Canindé Pereira
Eduardo Rocha, presidente do América e também presidente da Liga do Nordeste, falou com Canindé Pereira sobre os novos rumos que a Liga do Nordeste pretende buscar para o futebol da região.
Eu acho que é muito importante o que a Liga vem fazendo, aprimorando o que é mais importante dos clubes, os seus profissionais, os seres humanos, aqueles que trabalham em vários setores dos clubes. É uma troca de experiência, uma troca de ideias, um aprimoramento. Estamos trazendo boas pessoas para palestrar, tentando assim dar mais eficiência a esses setores (...) de comunicação e de marketing, e também de protocolo de jogos, porque existe em cada jogo um protocolo - o torcedor às vezes não sabe, mas existe. Aquele é um espetáculo e tem que ser bem gerido. Há da minha parte uma promessa nesse sentido, que farei diversos e diversos seminários aprimorando os nossos recursos humanos para que a gente tenha o futebol nordestino mais eficiente, mais de ponta, mais moderno, com mais eficácia, para que a gente volte... Por exemplo, um América não pode estar numa Série D. É uma coisa absurda. Quando você diz, tem quem não acredite. Nós temos diversos clubes hoje na Série C que foram de série B. Nós precisamos voltar a termos essa hegemonia e voltarmos a ocupar espaços nessas competições maiores do futebol brasileiro. De outro lado, dizer que esses seminários se repetirão em diversas áreas: na área jurídica, na área médica, fisiologista, médico, nutricionista, e em diversos e diversos setores. Temos já programado um novo seminário - depois vamos dizer as matérias que serão tratadas - em Natal, possivelmente já no meio do mês de janeiro. Depois será divulgado com a empresa de logística esportiva que existe em Natal. Pouca gente ainda não sabe, mas ela vem ganhando espaço no Nordeste e até no Brasil, que é o Futebol Interativo. Não confundir com Esporte Interativo. É uma outra empresa que aprimora, faz curso, faz seminário com diversos profissionais e diversas áreas. Estamos firmando uma parceria com eles, oportunizando que esses potiguares que têm brigado no cenário nordestino nesse momento, e já começam a atingir espaços maiores, possam contribuir também com formação dos nossos profissionais em todas as áreas do futebol nordestino. Vamos ter agora em Aracaju, quando da decisão do campeonato sub-20, uma reunião com todos os profissionais coordenadores das categorias de base para que eles troquem ideia do que eles fazem nas suas bases. Pode não ser ainda dos melhores dos seminários porque é o primeiro, mas já será o embrião para que a gente possa investir cada vez mais na base, que é a solução do futebol do Nordeste.
"Se Deus quiser, muito gol"
O atacante Max, o Homem de Pedra, deu entrevista coletiva onrem no CT do América e falou sobre sua volta ao Orgulho do RN.
De volta
Está sendo um momento muito importante de poder estar retornando ao América, o clube que me projetou para o cenário nacional. Para mim é o América é sempre time grande, independente de onde ele esteja. Eu acho que o América não merece estar onde está neste momento, então por isso eu aceitei esse desafio de poder vir para cá, de poder participar junto com esse novo projeto de Luizinho, da comissão técnica, de poder voltar poder voltar a levar o América, no cenário nacional de novo, de voltar a ter novas conquistas, grandes conquistas. Então é um desafio e estou me preparando bastante para isso, estou sofrendo bastante nessa pré-temporada, mas se Deus quiser, no final, vai dar tudo certo.
História com o América
O América para mim já é uma família. Conheço todo mundo aqui, todos os trabalhadores, desde as tias da cozinha aos tios que cuidam do campo. Conheço cada um deles e eles me conhecem também muito bem. Então eu respeito muito todo mundo que está aqui, a diretoria, o presidente, o vice-presidente também, o Eliel, o Eduardo Rocha. Então eu confio, estou acreditando muito no trabalho deles que estão fazendo extracampo também em busca de novos atletas com o perfil do América para que a gente possa em 2019 fazer um grande trabalho.
Experiência e juventude
Essa é a intenção da gestão do Luizinho com a diretoria de pegar um jogador experiente como o Alison, eu ali na frente, o [Gledson] no gol [e] procurar mesclar bem a equipe. Tem essa garotada da base que foi uma garotada que fez um ótimo trabalho também no campeonato que disputou, foram campeões. (...) O América também já lançou muitos garotos no cenário nacional, então esse ano está sendo um ano bem interessante também, esse ano que vem que vai ser o ano que eles vão valorizar mais essa parte também da base. Espero que essa garotada possa entender o que é o América verdadeiramente, que eles possam dar o melhor deles e procurar jogar futebol, que é o que eles sabem fazer melhor, e se Deus quiser, com esse trabalho aí bem feito que Luizinho está incrementando, eu acho que a gente vai conseguir chegar nos objetivos.
O que a torcida pode esperar
Alguns com certeza pensam que não dá mais, [mas] o Max ainda tem muito mais a dar ao América, à torcida do América. Eles podem esperar muita garra, muita determinação e, se Deus quiser, muito gol. Vou trabalhar bastante forte para isso. Se não conseguir marcar, mas pelo menos ajudar meus companheiros a marcar também. Isso também vai me ajudar bastante porque não só para mim vai importar só o Max vencer, só o Max fazer gol. Eu acho que cada companheiro como eu, o Pardal, o Adenilson, o que tiver jogando do meu lado, e que a gente conseguir fazer os gols, que é o objetivo principal, e conseguir ganhar os três pontos, para mim, eu vou sair muito feliz dos jogos porque eu vendo aquela torcida feliz, eu vendo o ambiente de trabalho com todo mundo feliz, isso é mais importante do que só a felicidade do Max de fazer um gol. Então eu vou me dedicar bastante, a torcida pode esperar isso. Eu vou me dedicar bastante para chegar nos jogos e não decepcionar, e, se for possível, com gol.
Momentos importantes
[Houve] vários momentos importantes. Eu acho que a equipe de [2014] era uma equipe fora de série. Tinha vários atacates, volantes, meias de nível nacional, tanto que, depois que passaram pelo América, o próprio Arthur Maia chegou no Flamengo, como outros, o Pimpão... O que eu lembro assim para mim marcante foi esse mosaico que a torcida fez contra o Flamengo. Depois do jogo eu fiquei surpreso com atitude do Luxemburgo [técnico do Flamengo] também porque eu nunca tinha visto aquilo, ele chegar e me dar um abraço daquele jeito. Mas a torcida abraçou realmente o time. Infelizmente, a gente não conseguiu os objetivos naquele ano. Mas eu vejo o América, sempre o vi, como uma equipe grande. Não é à toa que eu aceitei esse desafio e estou aqui hoje e espero que a torcida possa ir a campo, possa ir motivada a vibrar com a gente porque a gente vai ser uma equipe aguerrida dentro de campo.
Voltar a ser campeão estadual
Esse é o primeiro objetivo. Acho que principalmente o [Campeonato] Potiguar, o América tem que entrar para vencer, tem que entrar com esse pensamento. Sabemos que tem equipes difíceis, competitivas também, que não vão entregar para nós de bandeja, mas a gente está se preparando para isso. Espero que a gente possa se preparar bem para levantar essa taça.
Manchetes do dia (29/11)
A manchete do bem: Comissão do Senado aprova cultivo da Cannabis para fim medicinal.
As outras: Petrobras privatiza exploração de 2.200 poços do RN, Relatório cita 282 denúncias de violações em Alcaçuz e Câmara vota hoje fundo para subsídio da tarifa de ônibus.
Bom dia, minha gente!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/29)
The headline for good: Margaret Atwood will write a sequel to 'Handmaid's Tale'.
The others: 'Layered, intense and authentic': Sundance lineup is announced, Senators, furious over Khashoggi killing, spurn President on war in Yemen, and Border agents fired tear gas into Mexico. Was it legal?
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
Combinação
Com o fim da quinta e penúltima rodada da Copa do Nordeste Sub-20, o único representante do RN que ainda tem chance de classificação para as semifinais precisa de uma combinação de resultados para chegar lá.
Como está na segunda colocação de seu grupo, o ABC precisa vencer o CSA no Frasqueirão e torcer para que o Santa Cruz não passe de um empate frente ao América-PE no Arruda. Se o alvinegro empatar, torce para que o tricolor pernambucano perca o jogo para que a classificação chegue nos gols marcados (atualmente 6x5) ou no saldo se a derrota do Santa Cruz for por 2 ou mais gols de diferença.
Ambas as partidas acontecem no sábado às 15h, horário normal do Brasil - nada de horário de verão.
Sem chances de classificação, o América vai tentar manter a boa campanha fora de casa (1 vitória e 1 empate) contra o líder 100% Fortaleza. Vale a experiência e a oportunidade dos jogadores mostrarem seu valor para um possível aproveitamento no elenco principal na próxima temporada.
Mais contratações
Ontem o técnico do América Luizinho Lopes deu entrevista coletiva no CT do clube, segundo o Globoesporte.com, e afirmou que espera contar com o grupo fechado até 30 dias antes da estreia no campeonato estadual.
Luizinho revelou que trabalha com 15-16 contratações, incluindo os 7 profissionais que se apresentaram na semana passada. Nesse grupo, há atletas apalavrados que estão disputando competições em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Como ele mesmo definiu, esses são atletas com "minutagem atual, jogadores que estão saudáveis atualmente", o que diminuiria os riscos.
Assim, o América ainda vai anunciar 8 ou 9 atletas até a próxima semana.
Manchetes do dia (28/11)
A manchete do bem: ANP pede explicações sobre preço da gasolina.
As outras: Câmara vota 15 emendas em projeto de transporte público, Revogação de auxílio-moradia provoca reação no STF e de entidades e Mortes por Aids aumentam 37% no estado entre 2014 e 2017.
Bom dia, minha gente!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/28)
The headline for good: Greens thrive in Germany as the 'alternative' to far-right populism.
The others: Despite tough talk on trade, Trump could seek a truce with Xi Jiping at G-20, Climate change is fueling wildfires nationwide, new report warns, and Apple's bad month is getting worse, jeopardizing its status as most valuable company.
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Para conferir
Hoje tem o último jogo do América em casa pela Copa do Nordeste Sub-20. Vai enfrentar o Náutico na penúltima rodada da primeira fase.
A partida acontece às 15h e é ótima oportunidade para conferir o potencial dos jogadores que podem brilhar em 2019 no time profissional.
E, claro, a TV Mecão vai transmitir tudo ao vivo para todo o mundo.
Imagem: Canindé Pereira, América
Pertinente
Na semana passada, uma pessoa chamada Gesner Batista, de Rio Claro-SP, escreveu para a revista Veja sua opinião a respeito da escolha do nome Capitu para uma das operações da Polícia Federal. A crítica é pertinente, traz uma pontada de angústia e merece o compartilhamento.
É comum atribuir nomes sugestivos a operações da Polícia Federal. A mais recente, que prendeu os delatores da JBS e o vice-governador de Minas, recebeu o nome de Capitu dada a semelhança com a personagem homônima do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Capitu, lembremos, é a esposa de Bento Santiago. A comparação é imprópria. Os "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", que servem de justificativa para o nome da operação, foram, no romance de Machado, expressão do agregado José Dias, interessado nas benesses possibilitadas por Dona Glória, a mãe de Bento. A comparação da personagem com a dita operação morre no nascedouro. Afinal, o narrador é Bento, e ele conta a história do seu jeito. Então, fica assim: creio nos acusadores ou nos acusados? Esse é o Brasil onde ninguém lê com a devida atenção.
Manchetes do dia (27/11)
A manchete do bem: A cantora Marília Mendonça surpreendeu os fãs natalenses com show surpresa e gratuito na noite de ontem em praça na Ribeira.
As outras: Polícia Federal faz apreensão recorde de cocaína no RN: 1.391 kg, Profissionais deixam Saúde da Família por Mais Médicos e Temer sanciona reajuste do STF e Fux revoga auxílio-moradia.
Bom dia, minha gente!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/27)
The headline for good: NASA's Insight Mission has touched down on Mars to study the Red Planet's deep secrets.
The others: G.M. to idle plants and cut thousands of jobs as sales slow, Chinese scientist claims to use Crispr to make first genetically edited babies and For Copa Libertadores at a crossroads, a weekend to forget.
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
"Ainda estamos em fase de conclusão desse elenco"
Em entrevista publicada pela Tribuna do Norte de domingo (capa do caderno de esportes), o técnico Luizinho Lopes falou, dentre outras coisas, sobre contratações e amistosos na pré-temporada. Vamos aos trechos.
Contratações
As perspectivas para o próximo ano são boas. Nós ainda estamos em fase de conclusão desse elenco de contratações. Isso porque nós tivemos que encarar um plano A, um plano B e até um plano C. Em algumas situações, foi até concretizado o plano A, mas em outras, não. Mas nós temos que ter tranquilidade, entender o momento. Várias situações não foram concretizadas porque encontramos uma realidade de divisão que, muitas das vezes, alguns atletas que têm os sonhos para realizar não acham interessante jogar esta competição, mesmo tendo como contrapartida o fato de jogar no América. Já outros vêm pela camisa, pela história, pela visibilidade que o América está oferecendo. Vamos jogar na Arena América, no estádio novo que está sendo construído, e isso, além da própria cidade de Natal, é um ambiente favorável, mas não tem como negar que temos dificuldades.
Preparação
Com relação ao tempo de trabalho, não posso reclamar. É um tempo para a gente se organizar e trabalhar bem para tirar o América dessa posição incômoda. Vamos fazer o melhor possível. Teremos alguns amistosos antes da estreia, talvez até mesmo uns 2 ou 3, e espero chegar em uma condição boa para realizar essa empreitada.
Aclamação
O ABC parece ter entrado na onda do América de que eleição é palavrão e ontem aclamou (não há eleição quando apenas uma chapa é inscrita) Fernando Suassuna como presidente e Bira Marques como vice para o período entre 2019 e 2021.
Dos 112 que compareceram aptos a votar, 106 apoiaram a chapa aclamada, 5 votaram em branco e 1 anulou o voto.
Eis as primeiras palavras do presidente aclamado exatamente conforme publicado no site do clube:
"Esse é um momento especial em nossas vidas, na vida do ABC. É um momento de agradecimento, de agradecer à atual gestão, que em tão pequeno espaço de tempo construiu a viabilidade do clube. Tirou o ABC de uma situação crítica e nos entrega um ABC administrável, viável, pronto para crescer. Fui convidado para assumir o clube e me senti na obrigação de aceitar o desafio. Tenho a felicidade de ter a meu lado o Bira Marques, um grande gestor e empreendedor, além de um excelente administrador do futebol em uma gestão passada. Tudo isso me dá uma segurança que temos tudo para fazer um grande trabalho. (...) Temos que fazer uma gestão empresarial, baseada na sustentabilidade, no custo, no investimento, no resultado e no lucro. Lucro financeiro, no lucro patrimonial, no lucro das conquistas e títulos, consagrar o ABC e continuar a história do clube. Precisamos mudar. Mudar para não morrer. Mudar para crescer. Queremos construir algo novo, algo sustentável, mas para isso precisamos de toda a torcida, de todos os abecedistas. Só assim colheremos tudo aquilo que estamos planejando".
Também foram aclamados 97 conselheiros (clique aqui para acessar todos os nomes) apoiados em 108 votos. Houve ainda 3 votos em branco e 1 nulo.
Manchetes do dia (26/11)
A manchete do bem: Ministério da Saúde assina acordo para a redução de açúcar em alimentos processados.
As outras: Faculdade de arquitetura em SP terá ensino médio voltado para construção civil e design, Morre aos 77 anos o italiano Bernardo Bertolucci, diretor de 'O Último Tango em Paris' e Cotas de patrocínio de R$ 20 mil foram colocadas à venda para almoço com Moro.
Bom dia, minha gente!
Fonte: Folha de S.Paulo
Today's headlines (11/26)
The headline for good: For the first time, a black woman will lead The Harvard Crimson.
The others: Trump administration's strategy on climate change: try to bury its own scientific report, Migrants in Tijuana run to U.S. border, but fall back in face of tear gas, and E.U. leaders and U.K. agree on Brexit divorce terms.
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
domingo, 25 de novembro de 2018
Orgulho ontem, hoje e sempre
Fomos lá eu e Janaina conferir América x Seleção do RN no campo do IFRN hoje de manhã. Convocada ainda na entrada por Canindé para comentar as boas histórias daqueles craques do América, logo me dirigi para o local da transmissão. Janaina partiu para a tietagem pura e foi em busca de uma foto com o ídolo Paulinho Kobayashi, que foi campeão do Nordeste como meia e atacante em 98, e conquistou dois acessos seguidos (Séries B e A respectivamente) como meia e volante em 2005 e 2006.
Foi um verdadeiro desfile de bons lances e de imenso saudosismo. Na arquibancada, os comentários sempre esbarravam na emoção. Muita gente arrepiada com aquele desfile de ídolos e jogadores que fizeram história com a camisa americana, do goleiro ao atacante.
Fabiano Paredão, Joellan, Carlos Mota, Robson, Rogerinho; Júlio Terceiro, Paulinho Kobayashi, Moura, Souza; Baíca, Helinho. Ainda entraram Carlos Alberto, Tecy, Diego Silva, que ainda é jogador profissional, e Jailson, da Água Mineral Santa Maria.
Fiquei impressionada com a vitalidade demonstrada por Robson e, principalmente, Paulinho Kobayashi, que estava em melhor forma do que quando era jogador, ele que agora é treinador com licença da CBF. Kobaya correu muito e correu bem do início ao fim da partida como se 2006 fosse ontem.
Showza é desmoralizante. Ainda que esteja bem longe da melhor forma física, só não fez trovejar lá, porque até chover, choveu. 3 gols - um de falta, um de pênalti que foi marcado num quase golaço que obrigou o goleiro Tinho, que fez um milagre para defender, a derrubar Helinho, e um com a bola rolando, no velho estilo "destrambelha Muçamba". Helinho, maior artilheiro do América na era Machadão, também guardou o dele.
Do outro lado, Renatinho Carioca, como sempre, fez um golaço de falta, e Eduardo - cá para nós, contou com a sorte - deixaram os seus.
Nenhuma pernada, só talento.
Conversei com Renan, principal responsável pela organização, que falou do trabalho de formiguinha da torcida para realizar aquela partida, que arrecadou fundos para a Arena América (a torcida está sempre se movimentando neste sentido) e alimentos para o projeto Semeando Vidas que o craque Carlos Mota mantém em Mãe Luiza. Para se ter uma ideia da dificuldade nessa organização, o América só confirmou os uniformes há dois dias do evento. Mas foi um show e parabenizo a todos que ajudaram para que ele ocorresse na pessoa de Renan.
Outro detalhe é o amor que esses caras demonstram em vestir a camisa do Orgulho do RN. Paulinho Kobayashi, por exemplo, recebeu apenas passagens de ônibus para vir do Ceará para cá com o único objetivo de atuar no meio campo americano de novo. Está hospedado na casa de Souza. Sem comentários, né?
Enfim, adorei matar a saudade de todos eles, de uma época em que o América ganhou a merecida alcunha de Orgulho do RN e do futebol como puro talento. Espero que esse evento passe a fazer parte do calendário anual do clube, com mais apoio também, e que o talento e o amor que esses jogadores sempre demonstraram em campo com a camisa alvirrubra sirva de inspiração para o elenco que ora se apresenta a Luizinho Lopes para que em 2019 o América volte ao caminho de glórias que lhe é peculiar.
Seguem abaixo fotos do evento, sendo a primeira a única que não é oriunda do América, mas de alguém a quem Janaina pediu para registrar mais um momento seu de tietagem com o ídolo Kobayashi.
Podcast: Nova perspectiva
As ideias de Giscard Salton para o ABC, a fase atual da pré-temporada do América e tudo mais de interessante sobre o futebol do RN.
Podcast às 8h30
Hoje o Podcast sobre futebol, com detalhes importantes da preparação para a temporada 2019, vai começar bem mais cedo, às 8h30. Ou seja daqui a pouquinho.
A culpa da antecipação é de Souza, Paulinho Kobayashi, Fabiano Paredão, Robson e cia., que estarão em campo novamente no IFRN em frente ao Midway contra a Seleção do RN (entrada custa R$ 10 + 1kg de alimento).
8h30 no Podcast e 10h no IFRN. Até lá.
Manchetes do dia (25/11)
A manchete do bem: CNI e Caixa promovem capacitações sobre crédito para médias e pequenas empresas.
As outras: Quase 1 milhão de potiguares estão inadimplentes, Saída de médicos cubanos deixa cidades do Seridó em alerta e Cipriano Maia será Secretário de Saúde do governo Fátima.
Bom dia a todos!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/25)
The headline for good: On Giving Tuesday, 'No act of giving is too small'.
The others: Tear gas and water cannons in Paris as grass-roots protest takes aim at Macron, Soccer fans in Buenos Aires turn their passion into something ugly, and The world needs to quit coal. Why is it so hard?
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
sábado, 24 de novembro de 2018
Mestres em campo
A galera do +América está promovendo uma verdadeira aula de bom futebol: uma partida com o goleiro Fabiano Paredão, o zagueiro Robson e o cracaço Showza, dentre outros.
Na verdade, o evento é denominado Encontro de Ex-atletas e vai rolar neste domingo, às 10h, no campo daquele IFRN que fica em frente ao Midway Mall. O verdadeiro time dos sonhos do América (fiquei sabendo ontem que estão tentando escalar o também inesquecível Paulinho Kobayashi, que está aqui do lado, no Ceará) vai desfilar seu talento frente à Seleção do RN.
Uma ótima oportunidade para quem tem saudade de talento em campo, ou desses ídolos vestindo a camisa do Mecão ou até para matar a curiosidade de quem só ouviu falar nos feitos de Souza e cia.
Quem viu a lástima do futebol do América neste ano corre o sério risco de chorar de emoção com os mestres em campo.
A entrada custa apenas R$ 10 + 1 kg de alimento não perecível e pode ser adquirida na hora.
Vale a pena conferir.
Manchetes do dia (24/11)
A manchete do bem: Estudantes da Uern antecipam formatura pelo Mais Médicos.
As outras: Barco pesqueiro do RN é alvo de ataque chinês, Desvalorização da Petrobras bate R$ 50 bilhões e INSS pagará R$ 864 milhões em benefícios e 13.o salário no RN.
Bom dia, minha gente!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/24)
The headline for good: Black Friday 2018: A not-so-wild day for American shoppers.
The others: U.S. climate report warns of damaged environment and shrinking economy, Jets, horses and bribes: How a Venezuelan official became a billionaire as his country crumbled, and In Buenos Aires, a rivalry stretches passions to the limit.
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Podcast: Black o quê?
Black November, Month, Week, Weekend, Friday ou fraude mesmo, o que danado os brasileiros copiaram (com defeito) dos americanos.
"Dentro de uma base científica"
Imagem: Canindé Pereira, América
O presidente Eduardo Rocha também falou na apresentação oficial do elenco do América para a imprensa ocorrida ontem no Centro de Treinamento Abílio Medeiros.
Jogadores profissionais
Num primeiro momento, nós temos dois jogadores que são completamente conhecidos do torcedor, jogadores que tiveram conquistas pelo América, como é o caso do Pardal e do Max. São os dois únicos que participaram de campanhas anteriores porque no balanço de perda e danos, como diz a música, eles têm muito mais lucro do que perda. São identificados com o torcedor, têm a confiança da diretoria, têm a confiança e a palavra do treinador e dos profissionais que trabalham com o futebol. São jogadores, em que pese não serem mais crianças, que têm fisiologicamente todas as condições de plenitude de atletas, isso vai analisado, evidente. Temos o Adenilson, que é um jogador revelação à época, hoje a revelação é uma realidade completa, que estava no Fortaleza, que é um clube que ascendeu recentemente à Série A. Vem numa parceria com aquela agremiação, que é uma agremiação co-irmã, com quem nós temos uma boa relação.(...) É um meia. Temos o Gledson, que é um goleiro que dispensa apresentação. É um goleiro que já jogou em diversos clubes do futebol nordestino com conquistas. Estava recentemente no futebol gaúcho, no Caxias. E temos o Alison, que é um potiguar identificado com a torcida americana. Foi jogador da base nossa, depois jogou com pouco tempo já mais experiente. Também é outro jogador experiente, mas que, fisiologicamente, é completamente preparado para desempenhar suas funções. (...) Eu peço aqui para lembrar que não foram 5, foram 7, porque nós temos o Breno, que é jogador profissional que veio por empréstimo do Fluminense-RJ, jogador que já atuou inclusive no time profissional do Fluminense pela lateral direita - ele é destro. E nós temos o Galiardo, jogador experiente, conhecido dos senhores, que recentemente atuou pelo Globo. Então, são 7. (...) Com esses jogadores, alguns que estão incorporados e outros que ainda estão lá e que poderão vir. Então, essa mescla de jogadores experientes com jogadores novos, que quase em todo canto isso deu certo, eu espero que no novo América que se inicia hoje, a gente tenha o mesmo sucesso. Virão jogadores de outras equipes. Armando tem feito algumas parcerias com grandes clubes do futebol nacional. Nós não queremos divulgar ainda porque não aconteceu a vinda desses reforços.
Critérios para formação do elenco
Como vocês estão vendo, não foram tantas [contratações] até agora. Outras virão, mas dentro de critérios objetivos, práticos. Nós não vamos inchar elenco. Não vamos incorrer no mesmo erro de gestões passadas. Vamos trazer o que for necessário e o melhor que for possível dentro da nossa realidade. Nós traçamos junto com o meu vice presidente, que é o vice presidente também de futebol, Eliel Tavares, e pedimos aos nossos profissionais, ao Armando, no caso, e o próprio Jocian, que é o coordenador da base, que nós queríamos jogadores aqui que tivessem no seu currículo conquistas, de preferência, recentes, jogadores vitoriosos por onde passaram e, se possível, com espírito de liderança. E, calcados nessas três premissas, nós estamos contratando. E virão outros porque o elenco não está formado. Pela primeira vez, o América por força de um trabalho, porque nada cai do céu, esse trabalho vem sendo feito desde que assumimos em 2017, no dia 2 de abril de 2017, ou seja, há 1 ano e 8 meses, nós investimos o que nunca foi investido pelo América, dentro da sua capacidade, nas categorias de base. E num espaço curto, nós estamos tendo hoje o fruto desse investimento, seja no bicampeonato sub-19, que nós valorizamos obviamente, seja nas finais em que nós estamos entrando agora no sub-17, e seja pelo fato de que nós temos 11 atletas egressos da base que estão incorporados ao elenco profissional. Se eles vão ser titulares, se eles vão ser reservas, o trabalho deles dentro dos treinamentos é que vai dizer. Eles nem terão privilégio, nem terão dificuldades que os outros não possam tê-las. Então, o América, em curtíssimo espaço de tempo, em 1 ano e 8 meses, revela 11 atletas. (...) Com esses 11 ou 12, nós temos 19 e evidente que temos outros garotos até do sub-17 para complementar treinamento. (...) Nós vamos procurar trabalhar com um número enxuto de atletas. (...) Tiveram várias contratações que nós não fizemos, mas foram feitas. É natural do torcedor, é natural da própria especulação da imprensa que também tem todo esse direito de fazê-lo. Mas eu quero dizer que o trabalho está sendo feito dentro de uma base científica. Ninguém vai chegar aqui no América sem ter tido estudado o seu histórico, passado de meio e recente. Estamos tendo muito calma. Não tem sangria desatada. Vamos dar as condições de trabalho que pudermos dar dentro da nossa realidade.
Investimento na base
Foi um trabalho silencioso. Muitas vezes, esse aqui me reclamava que a gente levava muita pancada dos senhores da imprensa porque o América não tinha trabalho de base nenhum, que era um a Deus dará, e a gente sabia que estava fazendo devagarzinho e investindo. E, a bem da verdade, nesse ano investimos mais ainda. E estão aí os frutos do investimento. Disputamos uma Copa do Nordeste duríssima, com clubes tradicionais, Náutico, Botafogo-PB e Fortaleza. Houve 3 pontos complicados, mas se você pegar, nós não perdemos nenhum jogo fora de casa. Tivemos a infelicidade de perder o primeiro jogo para o líder da competição, que é o Fortaleza, e em casa, tivemos também um revés, que foi, quando estava 2x0, deixar o empate acontecer, senão hoje nós estaríamos numa situação um pouco melhor. Mas é uma campanha regular. Temos 2 jogos, vamos enfrentá-los como se chance ainda tivéssemos, contra o Náutico em casa e contra o Fortaleza fora, buscando nos dois jogos as vitórias.
Profissionalização e futuro do clube
Estamos nos profissionalizando dentro de todos os setores do clube. E eu espero que em 2019, para o bem do América e para o bem do futebol do Rio Grande do Norte... Porque o futebol do Rio Grande do Norte só é grande quando o América está grande. Fora disso, o futebol do Rio Grande do Norte entra num marasmo, porque o maior do Rio Grande do Norte é o América. Então, o América estando bem, os outros vêm a reboque, todos eles, porque o América é que é a locomotiva porque é o clube que mais conquistou títulos fora do estado, atravessando a corrente, como diziam os mais antigos. É o único que foi campeão do Nordeste, campeão do torneio Norte-Nordeste. É o primeiro que ascendeu à Série A e foi a essa Série A por duas vezes. Então é um clube de glórias e conquistas. Não à toa, completará neste ano 104 anos de existência gloriosa, e essa existência só chegou até aqui por força da inteligência dos seus dirigentes, por força do esforço de seus abnegados, por força do esforço dos seus jogadores, atletas de várias modalidades - o América não é só futebol, é bom que se diga isso - e por força da maior torcida do futebol do Rio Grande do Norte, que é a torcida americana. (...) Nós temos uma grande conquista para entregar, queira Deus, agora, já em janeiro. Não quero precisar dia nem data, mas possivelmente em janeiro vai estar completamente apta para jogos de futebol a Arena América. Essa será mais uma conquista do nosso clube. E nessa Arena América possivelmente nós vamos mudar o rumo do que ficou para trás. O América agora olha só para frente. O que passou, passou, serve como lição, de aprendizado, mas servirá também para que nós não erremos o que foi feito anteriormente em termos de erro. Os acertos, nós vamos aprimorá-los e vamos procurar acertar cada vez mais. O ambiente é completamente profissional em todos os aspectos, na área comercial do clube, na área de marketing. Estamos tendo o cuidado de contratar uma empresa de marketing para iniciar já agora em em 2018 junto com o nosso Departamento de Marketing, que existe e é atuante. Nós temos um Departamento de Obras e Patrimonial que está mais do que nunca empenhado, através do engenheiro Sobrinho, que é a construção do maior marco possível do América Futebol Clube nos últimos anos - depois da sede social, este é o maior marco - que é a Arena América. É necessário que o América tenha onde mandar seus jogos. Nós temos o Departamento Comercial, que tem Ricardo Valério à frente, que tem dado uma dimensão que o América nunca teve em diversas áreas. Temos o Armando hoje, que é o diretor executivo de futebol, que tem uma outra repaginada, uma outra realidade às funções específicas de um clube da grandeza do América. Eu e Eliel estamos irmanados no mesmo objetivo. E tenham certeza os senhores que o América vai vir muito forte para a temporada de 2019, respeitando todos os adversários. Não somos favoritos, mas somos, pela pujança do América, obrigados a entrar em qualquer competição que disputarmos com um único objetivo - sermos o melhor. E, dentro de campo, nós vamos tentar mostrar que somos os melhores.
"Critérios bastante rígidos"
Na entrevista coletiva de ontem no CT americano, o executivo de futebol Armando Desessards falou sobre a escolha dos atletas para a temporada 2019.
Número de atletas
Vamos trabalhar com um grupo bastante enxuto. É uma vontade do nosso treinador, uma vontade da direção de futebol, para que possamos maximizar as condições de treinamento e o treinador potencializar, principalmente nessa molecada para que eles tenham oportunidade, potencializar a assimilação no treinamento. Então nosso número limite [de atletas] é 25. Não sei se chegaremos a tanto. Hoje são 7 contratados, agregando-se durante os próximos dias mais alguns.
Parceria com o Palmeiras
Nós estamos trabalhando nesse sentido com alguns clubes. Não gostaria de enumerar até porque não sabemos como vamos terminar a cada negociação. Obviamente, trata-se de um grande clube, hoje uma referência em formação de atleta no Brasil o Palmeiras, mas como tantos outros grandes clubes do futebol brasileiro, tem uma produção de atletas de excelência.
Posições ainda carentes
Esses meninos que ascenderam da base estão de forma bem equilibrada. Nós procuramos trazer, contemplar todos os setores do campo. E obviamente, (...) nessas posições que nós ainda estamos carentes, nós estamos no mercado. Alguns jogadores já estão encaminhados, mas por questões contratuais ou eventualmente até estarem jogando, obviamente chegarão no decorrer desse período do final do ano. (...) As laterais, um ou dois meio campistas, mais um ou dois atacantes, bem como mais zagueiros também.
Zagueiro Alison
É um jogador que é uma referência até em nível nacional, completa perfeitamente o perfil traçado pela direção, ou seja, dentro os jogadores com histórico de vencedores, com histórico de liderança e que tenham uma identidade com o estado do Rio Grande do Norte, que levou o nome do estado pelo Brasil afora jogando em grandes equipes do futebol brasileiro. Então, obviamente não posso dizer que é um sonho antigo porque eu não acompanho a história recente do América e das pessoas que estavam aqui, mas sem dúvida nenhuma é um jogador que todos que estão no América sempre tiveram vontade de tê-lo conosco. Então, há algum tempo já, dois meses eu acredito, estamos conversando com Alison. É um jogador que tem muitas possibilidades de mercado, então não foi uma negociação fácil. É um jogador que, por ter vontade de ficar na sua terra, também viabilizou esse acerto, porque tem sim possibilidades de outros clubes, tinha propostas de outros clubes. (...) Ele não atuou no 2.º semestre por decisão pessoal no Ituano para poder ficar um pouco mais próximo à família. E acredito que estes aspectos tenham pesado: a vontade do América de ter e a vontade dele de jogar na sua cidade. Então esses dois princípios foram necessários para que acontecesse esse acerto.
Dificuldades nas negociações
Eu não diria que a gente encontra dificuldade. A gente tem, principalmente por parte da direção e do nosso treinador, e eu corroboro com isso, um nível de exigência bastante alto. A gente procura, e vocês vão ver no currículo desses jogadores todos, um perfil bem semelhante: ou jogadores com histórico importante de competições de uma grandeza satisfatória, que têm um currículo bem interessante, ou jovem bastante promissor, com histórico de categoria de base de clube que tem know-how de formação. Então esse nível de exigência nosso leva a um filtro bastante grande no mercado. E contratar por contratar, realmente é uma exigência da direção que não se faça isso e tanto eu quanto o treinador estamos preconizando critérios bastante rígidos e, por isso, nós analismaos todos os nomes de forma muito acurada e não estamos tendo dificuldade, acho que o termo não seria esse. A gente está conseguindo satisfazer o cronograma de contratação dentro desse critério bastante rigoroso.
Manchetes do dia (23/11)
A manchete do bem: Empresas do RN criaram 2.491 empregos em outubro.
As outras: Gol vai operar com 150 voos extras para Natal, Acordo deve garantir recursos extras do pré-sal para os estados e PF prende 61 pessoas, duas em Natal, por pornografia infantil.
Bom dia a todos!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/23)
The headline for good: Leaning Tower of Pisa now tilts a little less. 1.5 inches less.
The others: The F.A.O. Schwarz piano is back - but with a different tune, Olympic Committee alerted to sex abuse in gymnastics years ago, court filing says, and Paradegoers brave coldest Thanksgiving in New York since 1901.
Happy Black Friday, everyone!
Source: The New York Times
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
Enfim
Imagens: Canindé Pereira/América
E os atletas apresentados pelo América nesta tarde no CT Abílio Medeiros, segundo lista gentilmente enviada por Canindé Pereira, são os seguintes:
ATLETAS QUE SE APRESENTARAM NESTA QUINTA (22)
GOLEIROS
Gleidson
Ewerton (base)
Caio (base)
Lucas (base)
ZAGUEIRO
Alison
Matheus Machado (base)
LATERAIS
Breno (direito)
Diego (esquerdo-base)
VOLANTES
Galiardo
Judson (base)
Jadson (base)
Rennan (base)
MEIA
Adenilson
Anthony (base)
ATACANTES
Murici
Max
Pardal
Leandro (base)
Thyago (base)
Verdadeiro espião
Por essa o América não esperava, mas dentre seus torcedores há um verdadeiro espião, com um nível de observação de agente secreto.
Rodrigo acabou de assistir ao vídeo publicado aqui pela TV Mecão sobre análise de desempenho e decifrou as informações que aparecem ali.
Segundo as observações que me enviou pelo Twitter, aos 57 segundos, há um quadro com um campo e algumas iniciais, cuja imagem foi capturada também por Rodrigo, e a partir da qual ele matou a charada em algumas posições:
- No gol tel GL, EV que seriam Gledson, Everton
- No meio tem AD - Adenilson
- Na frente tem MA - Max
- No meio tem GA, JU... Galiardo, Judson
- Na zaga tem AL, Alison
Rodrigo simplesmente decifrou o esqueleto do time do América em 2019!
Em outras posições ele não conseguiu associar as iniciais a nomes. Ele também acha que um PA no ataque pela esquerda seria Pardal.
Vou conferir assim que tiver um tempinho agora de manhã, mas Rodrigo simplesmente arrasou!
Atualização ainda de manhã: no Twitter, todo mundo começou a juntar esforços para decifrar as outras siglas, tais como, MU = Murici (lateral), AN = Anthony (meia), JA = Jadson (volante), CA = Caio (goleiro), DI = Diego (lateral), LE = Leandro (atacante), todos oriundos da base.
Atualização ainda de manhã: no Twitter, todo mundo começou a juntar esforços para decifrar as outras siglas, tais como, MU = Murici (lateral), AN = Anthony (meia), JA = Jadson (volante), CA = Caio (goleiro), DI = Diego (lateral), LE = Leandro (atacante), todos oriundos da base.
Hoje?
Se não rolar mais algum adiamento, hoje o América deve começar a desfazer o mistério de seus contratados para a temporada 2019, uma vez que a apresentação para a imprensa está marcada para as 15h no CT americano.
Segundo informação de Marcos Lopes que me foi enviada por Hugo, o lateral esquerdo Danilo foi enfim emprestado ao Cuiabá. E não foi de graça. Um ótimo negócio para as partes envolvidas - atleta, América e Cuiabá.
Manchetes do dia (22/11)
A manchete do bem: Pouco visitadas, cavernas do Peruaçu em Minas Gerais guardam patrimônio arqueológico.
As outras: Anúncio de ministros do DEM geram insatisfações no PSL, Inscritos no Mais Médicos para substituir cubanos querem ir a capitais e Comissão Interamericana de Direitos Humanos visita comunidade quilombola na Bahia.
Bom dia, minha gente!
Fonte: Folha de S.Paulo
Today's headlines (11/22)
The headline for good: Chief Justice defends judicial independence after Trump attacks 'Obama judge'.
The others: In race for global power, U.S. and China push nations to pick a side, Helping those in need find Thanksgiving, and Google to demand more disclosure from buyers of European election ads.
Happy Thanksgiving, everyone!
Source: The New York Times
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Mais nomes
Segundo o PovoMecão no Twitter, mais 3 jogadores acertaram com o América e um deles já está em Natal.
Na segunda, o PovoMecão já confirmara o goleiro Gledson. E agora os confirmados são o lateral direito Breno, que foi campeão brasileiro sub-20 pelo Fluminense, o volante Galiardo e o meia Adenilson, que já está em Natal.
Amanhã é a apresentação oficial para a imprensa.
Manchetes do dia (21/11)
A manchete do bem: RN tem festa de medalhas e bate recorde no salto nos Jogos da Juventude.
As outras: Paulo Guedes anuncia criação da Secretaria de Privatizações, Médicos cubanos começam a suspender atendimento no RN e Ministério Público de Contas emite parecer pela devolução de sobras.
Feliz Dia de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira de Natal, a todos!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/21)
The headline for good: U.S. and Brazil chose similar leaders. It may lead to smoother relations.
The others: Stock market's slide is flashing a warning about the economy, In extraordinary statement, Trump stands with Saudis despite Khashoggi killing, and On the California wildfire missing list, name after name after name.
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
terça-feira, 20 de novembro de 2018
"Silenciosamente, com muita humildade"
Luizinho Lopes, técnico do América (nas imagens abaixo, sempre no centro)também conversou com Canindé Pereira sobre a pré-temporada iniciada na segunda-feira.
Imagem: Canindé Pereira/América
Imagem: Canindé Pereira/América
Foco inicial
No primeiro momento, a gente está trabalhando fazendo uma readaptação física, esperando também dar um quórum a gente tem alguns atletas para chegar ainda. Na quinta-feira, de fato oficialmente a gente vai apresentar os atletas para toda a imprensa, para a torcida. Mas, no primeiro momento, é momento de receber esses atletas, iniciar as avaliações físicas. Já começamos a fazer uma transferência para o campo. É uma semana de readaptação, de avaliações. Aos pouquinhos a gente vai ganhando quórum.
Momento do América
Eu, como treinador, estou tendo tempo para reclamar da nossa condição de trabalho. Já estou há um mês nesse processo, inclusive participando dessa revitalização. Está sendo de fundamental importância. Estou muito feliz com o que está acontecendo. O América está numa Série D, mas não é uma terra arrasada. A gente está tendo uma condição de fazer o trabalho, de participar dessa revitalização. Eu estou imensamente feliz com isso, de ter essa oportunidade de ser um profissional que tive todas as oportunidades que eu tive no futebol foram oriundas do América. No início, como atleta, como treinador de base, como coordenação. Agora eu estou tendo uma sequência como treinador do futebol profissional ainda jovem, ainda no início da carreira, no América também. Estou imensamente feliz por participar dessa revitalização, ajudando e, de qualquer forma, deixando um legado também físico e no clube. Mas o principal legado como treinador é conquista dentro de campo. Isso é o que a torcida espera, a diretoria. Demos o pontapé inicial aqui silenciosamente. aqui no centro de treinamento. Poderia até atrasar um pouquinho, mas não quis mudar essa apresentação para já aproveitar. Quem chega já está trabalhando, já está saindo na frente. Nós estamos tendo uma preocupação para contratar pontualmente, qualificar em detrimento de quantificar. Os garotos da base já estão integrados. Integramos 12 garotos e a partir daí a gente vai evoluindo com relação ao trabalho e a quantidade de atletas.
Recado para a torcida
Peço até um pouquinho de paciência nesse primeiro momento. Sei que a torcida está ávida, está ansiosa. Eu acompanhei nas mídia sociais por que não foi divulgado um nome ou outro. A gente está tendo muito cuidado. Eu confesso aqui que a gente acaba perdendo uma situação ou outra por conta da nossa realidade de calendário. Não é fácil. Nós estamos tentando trazer jogadores de um nível de América, mas, por conta de nossa divisão, alguns jogadores desses acabam dando para trás. Por isso que a gente está tendo essa responsabilidade para não frustrar o torcedor. Mas já no futuro próximo, na quinta-feira, os atletas estarão sendo divulgados oficialmente. Que a torcida tenha tranquilidade que a gente está fazendo o melhor para não frustrar as expectativas. Silenciosamente, com muita humildade. Nós temos tempo. Eu não posso reclamar do tempo de pré-temporada. Teremos oito semanas. Fomos a primeira equipe a apresentar. Por algum momento a gente pensou em, de repente, adiar por conta dessa questão de logística, a gente está melhorando as instalações, mas não, vamos iniciar e trabalhando com que o que tem.
Explicando a preparação
O América já começou a pré-temporada para 2019 e o preparador físico Lawrence Borba explicou as etapas do trabalho desenvolvido em entrevista a Canindé Pereira, assessor de imprensa do clube.
Imagem: Canindé Pereira/América
Na verdade, nós estamos nesses primeiros três dias - até a quinta-feira, na verdade começamos ontem - e a ideia é aproveitarmos esse momento, já que existe ainda uma condição heterogênea nesses atletas que chegaram, para que a gente crie uma readaptação com exercícios específicos, ou seja, com cargas específicas que se adequem a todos eles e que, de fato, a gente possa ir encaixando dentro de um padrão de treinamento que nós gostaríamos de implantar de forma completa até o início da próxima semana. Eu acredito que, finalizando essa semana, a partir da nossa segunda semana, na segunda-feira, a gente consiga dar um padrão de fato com relação às cargas de treinamento, já introduzindo alguns conceitos táticos de jogo, mesmo nos exercícios físicos, e aí o grupo deve responder de forma mais homogênea. (...) Como nós integramos as sessões, o professor Luizinho e eu, junto com os demais membros da comissão, nós discutimos as ações de treinamento, e mesmo as ações táticas organizacionais, elas têm componente físico, a gente considera a sessão com o tempo total com o todo, com o trabalho realizado desde o aquecimento até a última parte. A gente espera que, a partir de 70, 80 minutos, a gente consiga contemplar todas as fases do treinamento e consiga devolver a eles o condicionamento de que eles precisam (...) até o final da segunda semana. E aí nós depois vamos optando por redução desse volume e um aumento gradativo da intensidade do trabalho. Na verdade, o professor Luizinho não é um profissional adepto de grandes volumes de trabalho, de treinamentos muito demorados. E aí nós vamos reduzindo esse tempo de ação de 1h30 ou de 1h20 para um pouco menos, e gradativamente vamos criando um nível de exigência maior com relação à intensidade do trabalho.
Manchetes do dia (20/11)
A manchete do bem: Jogos da Juventude em Natal têm muito mais que luta por medalhas.
As outras: Projeto Mais Médicos abre 139 vagas para médicos no RN, Em Natal, Cruzex 2018 reúne cerca de 2 mil militares de 13 países e Presidente eleito discute privatizar parte da Petrobrás.
Feliz Dia da Consciência Negra, minha gente!
Fonte: Tribuna do Norte
Today's headlines (11/20)
The headline for good: Federal judge blocks Trump's proclamation targeting some asylum seekers.
The others: Sell-off of tech stocks erases November's gain, Nissan chairman is arrested over financial misconduct, and No.comedy at the next White House correspondents dinner.
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Só na quinta
A apresentação do elenco americano à imprensa ficou para quinta-feira, 22/11, às 15h, no CT do América.
Segundo o clube, o atraso na chegada de alguns atletas em virtude de cancelamento de voos motivaram a mudança.
Novo goleiro
Segundo noticiou no Twitter o PovoMecão, Gledson, que teve boa passagem pelo Campinense, foi contratado pelo América. O goleiro defendeu o Caxias em 2018.
Se confirmada, é uma excelente contratação.
Erro à esquerda e à direita
Na semana passada, Sérgio Lazzarini escreveu um artigo para a Veja (edição de 14/11/18, página 71) sobre o perigo de um governo ter soluções apressadas para os inúmeros e complexos problemas brasileiros. Vale compartilhar aqui.
O custo das convicções pessoais
Devem-se evitar respostas apressadas a questões complexas
Muito já se discutiu sobre os erros da esquerda no poder: expansão desenfreada do Estado, proteção injustificada a campeões nacionais, indisciplina nos gastos. É certo que várias dessas políticas serviram para favorecer grupos bem conectados, em troca de contribuições aos partidos. Mas foram justificadas com base em pura ideologia: políticas pró-mercado seriam antagônicas ao desenvolvimento, o capital estrangeiro causaria dependência e a avaliação de resultados seria prática de neoliberais que querem incorporar critérios de mérito na gestão pública. Agora no poder, a direita corre o risco de incorrer em erros da mesma natureza. Ideologicamente opostos, sim, mas igualmente simplórios, caso ela em base suas propostas em preconcepções ou respostas apressadas a problemas complexos.
Vejamos um tema altamente polêmico: segurança. Sabemos que os presídios brasileiros se encontram em situação precária e que o atual número de vagas não chega à metade do necessário. Quando indagado sobre o tema, Jair Bolsonaro afirmou que o problema da superlotação não é do Estado, mas "de quem cometeu o crime". Que é do infrator a decisão de ir para "antessala do inferno que são os presídios brasileiros". Faltou lembrar que a antessala do inferno não é paga pelo capeta, mas pelo contribuinte. Cada infrator, mesmo sob condições degradantes, custa cerca de 2.400 reais por mês. Às vezes mais. Para piorar, trata-se de um custo recorrente. Enquanto estiver preso, o criminoso continuará sangrando os cofres públicos. E quem sai provavelmente cometerá novos crimes, o que exigirá mais policiamento e reparação de danos. Pior: retornará ao cárcere. Organizações criminosos se beneficiam desse círculo vicioso, ao prover aos presos suporte dentro das prisões e emprego (ilícito) nas ruas. No fim, o governo fica enxugando gelo, gastando muito em problemas que se repetem.
Imagine, agora, que sejam feitos investimentos em melhorias nos presídios e serviços diversos que aumentem a chance de uma parcela dos presos reintegrar-se à sociedade - por exemplo, ações de capacitação profissional nas unidades ou apoio às famílias dos infratores. Idéias de esquerda? Projetos desse tipo, amparados em detalhadas análises de custo-benefício, têm sido implantados pelo mundo e se beneficiam de captação via mercado. Nos chamados contratos de impacto social, investidores financiam ações de ressocialização e o governo remunera se, e somente se, obtiver economias geradas por uma menor reincidência dos presos. Com isso, o contribuinte deixa de bancar despesas recorrentes desnecessárias e paga apenas por aquilo que dá resultado.
O mesmo cuidado de análise desenho de políticas deve ser aplicado a questões como privatização, regulação ambiental, atração de capital estrangeiro, relações internacionais e discriminação no mercado de trabalho. Sempre haverá uma resposta simples, e provavelmente enviesada, sobre como lidar com esses temas. Convicções pessoais, à esquerda ou à direita, não podem sobrepor-se ao imperativo de propor projetos cujo resultado diminua, e não aumente, a conta para sociedade.
Chegou
O texto e a imagem a seguir são de autoria de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América.
Único representante do Rio Grande do Norte, o América já está no Rio de Janeiro/RJ onde a partir desta terça-feira (20), disputará a Copa do Brasil de Beach Soccer. O Alvirrubro está inserido no, considerado, "grupo da morte" que conta com os cariocas Vasco, Botafogo e Boa Vista.
A delegação americana viajou com 12 atletas e três membros da comissão técnica que contará com o reforço do ex-técnico da seleção brasileira e do Flamengo, Rogério Vilela, que auxiliará o treinador rubro Laércio Ponciano.
Defenderão as cores do Orgulho do RN: Ítalo e Josué (goleiros), Diego Maradona, Anderson, Dunga, Paulo Ricardo, Xandinho, Jean, Edson e Leandro, além do preparadores Edson Nascimento e Jhonathan Alef, que inclusive são pai e filho.
No total, oito equipes foram divididas em dois grupos de quatro. Todos jogarão entre si dentro da própria chave, entre os dias 20 e 22/11, com todos os jogos sendo transmitidos através do canal da CBSB no Youtube. Os dois maiores pontuadores de cada grupo passarão para as semifinais, no dia 23/11, com transmissão do SporTV. As disputas do 3º lugar e a final, ambas no dia 24/11, também serão transmitidas pelo SporTV.
A estreia rubra será contra campeão da Copa Libertadores 2017 da modalidade, o Vasco da Gama-RJ, dia 20, às 14 (horário do RN). No dia seguinte, 21 de novembro, o adversário será o Botafogo-RJ, às 13h (horário do RN). No dia 22 encerra sua participação na primeira fase enfrentando o Boa Vista-RJ, às 15h (horário do RN).
GRUPOS
A: América-RN, Vasco-RJ, Botafogo-RJ e Boa Vista-RJ
B: Sampaio Corrêa-MA, Murici-AL, Vitória-BA e GAMA-DF
Ao longo do dia
Hoje os atletas que farão parte do elenco do América para a temporada 2019 começam a se apresentar hoje no CT Abílio Medeiros.
Ao longo do dia, saberemos quem são esses misteriosos jogadores.
Manchetes do dia (19/11)
A manchete do bem: Romênia pode ter achado obra de Picasso roubada em 2012.
As outras: Cresce número de barragens sob risco de ruptura no país, Contra a UNE, MBL lança braço dentro do movimento estudantil e Após eleições, otimismo de empresas brasileiras atinge maior nível em mais de quatro anos.
Bom dia a todos!
Fonte: Folha de S.Paulo
Today's headlines (11/19)
The headline for good: Gov. Rick Scott won the Florida Senate race after the recount.
The others: China rules: The land that failed to fail, Long wait lies ahead for migrant caravan, and Tests showed children were exposed to lead. The response? Challenge the tests.
Good morning, everyone!
Source: The New York Times
domingo, 18 de novembro de 2018
Segue a finalização
O América divulgou ontem no Twitter fotos com a finalização de alguns setores da obra da Arena América. A informação do presidente Eduardo Rocha é de que falta algo em torno de R$ 187 mil para que enfim o sonho americano se concretize e a Arena receba sua primeira partida oficial. Inclusive houve reunião do conselho deliberativo do clube nesta semana na tentativa de sensibilizar os conselheiros a anteciparem a anualidade de 2019, provendo todos os recursos necessários, portanto, para que esse primeiro jogo ocorra ainda no Campeonato Norte-Rio-Grandense de 2019.
Abaixo, seguem as fotos com as respectivas informações prestadas pelo clube.
Material elétrico doado pela torcida está sendo instalado no nosso estádio
Assinar:
Postagens (Atom)