terça-feira, 14 de agosto de 2018

Um basta

Eleições chegando e já vamos encontrando discursos antigos a respeito do valor do voto. "Não vou perder meu voto; vou votar em quem estiver liderando" ou "Meu voto não muda nada" são alguns dos mais repetidos por gente sem noção - desculpem a sinceridade.

Cada voto importa. Pesquisa não ganha eleição. E você tem que votar em quem você acha que menos prejuízos causará aos nossos combalidos nação e país.

A melhor prova que cada voto importa saiu hoje na coluna Notas & Comentários da Tribuna do Norte. Confiram:

Um voto
A vereadora Ione Fortunato teve apenas um voto, no município de Alexandria. Ela estava na suplência, mas assumiu após a morte do titular que faleceu no dia 29 de junho. Ione disse que teve apenas o próprio voto e afirmou que não chegou a fazer campanha nas eleições de 2016.

Nem a família votou nesta criatura. Aliás, nem sabemos se ela mesma votou em si própria, já que o voto é secreto e pode ter sido obra de outro eleitor. Lembro de uma anedota que meu pai contava de um candidato que encontrou outro na fila de votação e comentou que estava constrangido de votar nele próprio. O outro confidenciou que também se sentia constrangido com a situação. Aí o primeiro disse: "Então, vamos fazer o seguinte; eu voto em você e você vota em mim". "Ótima ideia!", o outro comentou. Terminada a votação, chegou a apuração. Nela, o primeiro candidato tivera 2 votos e o segundo, nenhum. Quando se encontraram, o segundo reclamou com o primeiro que votara nele, mas não tivera um voto, ao que o outro respondeu: "Rapaz, só se anularam o meu voto porque eu votei em você". Sei, sei...

De todo jeito, eis um caso em que um único voto foi suficiente para colocar uma candidata num cargo eletivo. Melhor analisar direitinho quem serão os seus escolhidos para deputado estadual, deputado federal, senadores, governador e presidente da república.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário