quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Surpresa e decepção

Com o pretexto de ver uma amiga desfilar pela Marinha, voltei a um desfile militar aqui em Natal. Quer dizer, agora é cívico-militar.

Confesso que me surpreendi e me decepcionei. Fiquei surpresa com o número de pessoas que ainda comparecem ao desfile. Calor escorchante em Natal (estou com o pescoço queimado; tenho que me acostumar que agora estou de cabelo curto), e ainda assim muitas famílias acompanhavam a passagem de escolas e forças armadas. Também me surpreendi com o número de escolas que desfilaram. Perdi as contas.

A decepção veio por dois motivos. O primeiro por achar que a parte cívica do desfile deveria ser mais alegre, alegórica, quase escola de samba mesmo. O que vi foram pessoas, crianças e adolescentes em sua maioria, de cara amarrada, marchando, tais quais militares querendo intimidar inimigos. A independência de um país é motivo de alegria. E se é para as escolas imitarem os militares, nem precisam mais desfilar.

O segundo motivo ficou com os militares mesmo. Poucos grupamentos, poucos veículos, grandes espaços entre uns e outros. Enfim, o desfile nada lembrou a grandeza de outrora. Tanto que saí mais cedo, logo após a PM mostrar uns dois pelotões.

Também tive pena de alunos cujas escolas determinaram algumas fantasias abafadas e pretas. Gente, a cor preta é a pior para enfrentar o sol, pois é a que mais absorve o calor, desgastando muito mais quem desfila. Além disso, as roupas eram pesadas, dos pés à cabeça. Coitados desses alunos. 

Outras escolas tiverem bom senso e fizeram uniformes brancos, muito bonitos, por sinal.

Apesar de um desfile bem menor do que a tradição de minha época de criança, a interdição atingiu muito mais ruas e transformou a minha saída numa verdadeira batalha. Até agora não entendi a desproporção.

Quem sabe um dia não tenhamos um evento do tamanho que o nascimento de uma nação merece?

4 comentários:

  1. Com essa situação do Brasil, afundado em dívidas e corrupção. Tinham que economizar mesmo em tudo. Já pensou o exército e outras foças armadas junto com a polícia militar e civil marchado em ritmo de samba ou axé?. Seria bom demais. Meu Deus
    Você é subversiva? rssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) anônimo(a), por favor, leia o texto novamente. Quanto à alegria, eu me referi à parte cívica do desfile.

      Excluir
    2. Li e reli. Também não gostei do transito. Você escreve pra gente interpretar cada letra?

      Excluir