sábado, 26 de março de 2016

Aluísio Guerreiro: "Por isso estão na Série C"

O furo aqui para o RN foi de Marcos Lopes. Foi ele que publicou no Twitter parte da resposta de Aluísio Guerreiro, ex-treinador do América, sobre sua passagem em Natal, em entrevista ao site Recanto dos Boleiros .

Aluísio, tido como de DNA americano, não poupou críticas ao clube. Interessante é que na página principal do site, ao clicar na aba entrevistados, aparece um resumo da carreira de jogador e de treinador do Guerreiro. Como técnico, só consta o América. E no cabeçalho da entrevista, diz-se que ele "levou a equipe da cidade de Natal ao título do primeiro turno do Campeonato Potiguar" (???). Confira trechos da entrevista abaixo:

"Outra passagem de destaque que você teve na sua carreira, foi pelo América-RN. Em 1977 você foi Campeão Potiguar, sendo o artilheiro da competição. Como essa temporada foi especial para você?

Foi muito especial porque de lá eu fui pro Ceará, fui Campeão Cearense e do Ceará eu fui pro Santos. Fiz gol em quase todos os times grandes quando eu jogava no América-RN, na primeira divisão. O América de Natal era da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Fiz gol contra o Corinthians, contra o Cruzeiro, Fluminense, vários clubes grandes e o destaque também era muito grande.

E neste ano você teve a oportunidade de treinar o América-RN. Foi uma passagem com 7 jogos oficiais, sendo 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Mas, apesar desse bom aproveitamento, você não seguiu no comando da equipe. Por que essa sua trajetória no América não continuou?

Na verdade foram 10 jogos, porque tiveram 3 amistosos. Mas eu vou falar uma coisa muito interessante: o futebol brasileiro está muito nivelado por baixo, porque o treinador no futebol brasileiro não consegue fazer o seu trabalho. Quando o treinador começa a ganhar e aparecer, o dirigente começa a fazer ingerência por causa de empresários. Infelizmente aconteceu isso comigo no América de Natal. E agora eles estão colhendo os frutos: começaram a perder e empatar. Mas eu fiz um bom trabalho, tenho certeza disso, porque eu ajudei a equipe a conquistar a Taça Cidade de Natal, que é o primeiro turno do Campeonato Potiguar e que levou a equipe à Copa do Brasil do ano que vem. Eu nunca vi isso, o teinador chegar à final contra o vice-líder, jogando pelo empate e ser demitido por um diretor, porque o presidente estava na Europa. Mas Deus está vendo tudo e graças a Ele eu dou sempre a volta por cima e vai aparecer um novo clube com um trabalho mais profissional em que eu possa desenvolver o meu trabalho.

(...)

Em qual das suas três experiências depois de "pendurar as chuteiras"(Diretor de Futebol na Portuguesa Santista, Consultor Técnico no São Carlos ou Treinador no América-RN), você se sentiu mais à vontade e pretende seguir na sua carreira?

Então, por incrível que pareça, o trabalho no América-RN foi muito interessante, porque nós começamos no dia 14 de Dezembro, fizemos uma pré temporada, fizemos um trabalho muito bom. Eu estava já projetando uma equipe pra renovação, para o América subir para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas infelizmente as ideias não bateram, eles ficaram na 'mesmice' e por isso estão na Série C. Infelizmente não consegui dar sequência ao meu trabalho lá.

Então quais são seus planos para a sua carreira como treinador?

O meu projeto, quando eu fui para o América-RN, era assinar um contrato de 2 anos. Eu acho que um treinador tem que ter 6 meses ou 1 ano de trabalho para poder mostar, realmente, o trabalho dele. Mas são raríssimos os clubes em que um treinador consegue fazer o seu trabalho. Eu espero que apareça esse clube que tenha ideias e projetos para que eu possa me adequar ao clube. Eu tirei uma folga de 10 dias com a família e agora estou voltando ao mercado. Já tiveram vários contatos, mas nada que me atentasse a fechar. Apareceram algumas coisas que eu não achei interessantes. Eu não gosto de aventura e espero que apareça alguma coisa que seja boa para mim e para o clube.

Você pretende seguir a sua carreira aqui no Brasil ou no exterior?

Eu cheguei a fazer um estágio no Porto(de Portugal), assisti alguns jogos, participei em algumas situações, vi como eles trabalham e a gestão do Porto, para mim, é uma das melhores do futebol europeu. Acredito que essa experiência foi muito boa. Agora eu espero que, no novo clube em que eu venha a exercer a minha função, eu possa colocar em prática todo esse meu aprendizado. A princípio eu pretendo fazer um curso de inglês, ir me atualizando e estou até pensando em fazer um estágio em um time grande, com um treinador de ponta(Muricy ou o próprio Cuca). Eu conversei com meus filhos e eles querem que eu vá para fora, mas eu ainda vou esperar mais um pouquinho e torcer para o país melhorar um pouquinho para que eu possa trabalhar com dignidade, porque aqui tem muito "rolo", muito apadrinhameto, muito esquema e eu não tenho essa cabeça."

Aguardando o América responder sobre esse "'rolo, muito apadrinhamento, muito esquema", o dirigente que "começa a fazer ingerência por causa de empresários", e sobre o fato do trabalho no clube não ter o nível de profissionalismo que Aluísio esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário