terça-feira, 10 de maio de 2022

"Conviver com uma sequência de troca de treinadores não é fácil"

João Brigatti, novo técnico do América, foi entrevistado logo após o empate em casa sem gols contra o Retrô.

(Imagem: Canindé Pereira)

América 0x0 Retrô
É evidente que se a gente for levar pelo lado de resultado, de pontuação, não foi bom. Mas o empenho, a determinação, tudo aquilo que nós pedimos ao longo da semana, principalmente no 2.º tempo, acho que foi uma equipe que buscou a vitória a todo momento. É início de trabalho. Eu tinha passado para eles que não são robôs. Você conviver com uma sequência de troca de treinadores não é fácil. Cada um tem uma filosofia de trabalho, cada um tem uma cobrança, um tipo de cobrança. Eu enalteci o nosso elenco agora devido ao empenho e à determinação e à entrega que teve dentro do jogo. Acho que todos tiveram uma atuação pelo menos condizente com aquilo que nós pedimos para eles. Faltam muitas situações em relação de ajuste dessa equipe, mas um fator muito importante é essa determinação, é esse empenho que a equipe mostrou. Eu sei o que eu posso hoje cobrar da equipe do América, do elenco do América. Estou muito feliz. Pode ser até umsa situação "poxa, empate dentro de casa dentro de uma situação da tabela", mas eu estou muito feliz pela entrega, pelo empenho, por tudo aquilo que nós pedimos ao longo da semana e a entrega desses atletas dentro do jogo de hoje.

Trabalho
São ajustes que você tem que fazer ao longo da semana. Como eu falei, a troca do treinador, com uma filosofia diferente um pouco, nós tentamos pôr em campo uma equipe hoje que tinha um conjunto, principalmente a maioria dos atletas do campeonato regional, para que a gente não tivesse tanta disparidade em relação ao conjunto. Só que a gente enfrenta também uma equipe que é muito qualificada, vice campeã pernambucana, uma equipe que já joga junto há muito tempo, que já sabe se posicionar, já sabe um tipo de marcação para neutralizar o adversário. Enfim, são ajustes que nós vamos fazer, você pode ter certeza. Eu estou feliz por quê? Porque eu vejo um crescimento nessa equipe. Então é totalmente diferente de outras equipes em que a gente chegue e que são terra arrasada, e aqui não. Aqui nós vimos em elenco que tem qualidade, que tem logicamente muito a crescer na competição. Lógico que a gente tem que abrir o olho também porque a pontuação não é condizente com aquilo que a gente quer, mas você pode ter certeza de que eu estou feliz por esse lado, o lado de vontade e de determinação dos atletas, que se doaram dentro de campo. E agora, a partir de segunda-feira [ontem], treinar essa equipe, posicionar essa equipe bastante naquilo que a gente quer. Agora não é nem trabalho físico, mais é trabalho de posicionamento, daquilo de imposição em cima do adversário, de marcação principalmente em bolas paradas, que nós pecamos um pouco ali também. Mas, enfim, temos muito trabalho pela frente, mas eu estou feliz porque eu sei o que cobrar dessa equipe hoje.

Dedo do técnico
Não tenha dúvida disso. Eu acho que essa satisfação na verdade é tudo aquilo que nós cobramos ao longo da semana. Eles entenderam e sabem perfeitamente que numa Série D você tem que agir dessa maneira, tem literalmente que se entregar dentro de campo, se doar ao máximo; não é porque hoje é o Retrô, que é a equipe que é líder da nossa chave, uma equipe bem qualificada, mas sim com qualquer outra equipe que a gente vai manter o ritmo em cima dessa pontuação. Você pode ter certeza de que eu estou muito esperançoso em relação ao que essa equipe pode produzir.

Frank como titular
Eu já conheço Frank. Ele jogou no Santa Cruz no ano passado. Enfim... [som cortado da entrevista].

Próximas partidas
Às vezes, resultado é enganoso. Às vezes, você vence uma partida em casa, mesmo não jogando bem, mesmo não tendo imposição em cima do adversário, como aconteceu com o Afogados aqui, que o América foi superior e saiu derrotado. Então, você vê que é um resultado positivo, logicamente que a gente sempre quer os 3 pontos, mas a gente tem que ver uma evolução. Restam 10 jogos. Eu acredito que, pelo trabalho nosso, trabalho ao longo da semana, tranquilo, que dá para a gente recuperar os atletas e poder treinar, eu vejo uma evolução muito grande. E aí sim começar a pontuação já a partir do próximo jogo, sempre respeitando o adversário, mas sabendo que a nossa equipe pensa em acesso. Nós vamos subir, vocês podem ter certeza. Vai ser uma equipe determinada, uma equipe que vai buscar o resultado positivo sempre. É questão de ajuste e esse ajuste a gente vai fazer a longo da semana.

Reforços
Nós estamos conversando porque o que você fala hoje, o mundo do futebol está tão ligado, principalmente por vocês na comunicação que passam diretor, empresários, todo mundo oferecendo jogadores e a gente não quer. A gente quer venha qualificar o nosso elenco, que seja pontual. Nós estamos conversando com a diretoria, que está muito atenta a isso. Dá os parabéns principalmente para essa diretoria nossa, que está tendo uma gestão totalmente diferente. Eu acho que o América vem forte e vocês podem ter certeza, podem me cobrar ao longo desses jogos aí.

Cristiano e Wallace Pernambucano
Cristiano também conheço, já joguei várias vezes contra ele, também vem de uma situação de um tempo parado e precisava ter uma sequência de treinamento. Wallace vinha de uma situação também que a gente conversando principalmente com a fisiologia nossa, com a preparação física, nós optamos por deixar para o 2.º tempo. Enfim, são jogadores que vão evoluir. Hoje eu acho que já deu mostras que a gente está muito bem servido naquela situação ali, principalmente com Wallace e Cristiano. E enfim são situações de ajuste como eu disse, principalmente da parte física. Allef, que iria jogar, sentiu uma lesão ontem também; enfim, nos deixou na mão. Mayco fez uma grande partida hoje. São situação que sempre quando tem a estreia de um treinador, principalmente em time grande como é o América, você já espera um resultado positivo de pontuação, mas o resultado positivo hoje eu vejo pela entrega dos atletas, pela dedicação e pela vontade de reverter uma situação difícil como está no campeonato. 

Felipinho
Gostei do Felipinho, lateral direito. Eu, na verdade, não gosto muito de improvisações. Allef, que eu entendo, é um 1.º volante, um 2.º volante. Felipinho é lateral de origem. Nós poderíamos hoje ter posto principalmente o outro volante que tem, nosso volante, desculpa [repórteres citam Juninho] Juninho, desculpa, poderia por ele na lateral direita, e não pus, pus Rodrigo porque é lateral e eu gosto [som cortado da entrevista] ... amarelo, fez uma falta no 1.º tempo, que poderia culminar na expulsão dele, por isso, essa troca, mas eu acho que Rodrigo entrou muito bem e eu acho que a gente vai melhorar nessa situação de lateral direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário