Dando seguimento ao acompanhamento do estudo da Sesap divulgado em 7 de abril, a previsão para 2 de maio era a seguinte:
- No cenário de inação, 3,5 milhões (população total do RN) de infectados e 29 mil óbitos;
- No cenário atual de mitigação otimista, 157 mil infectados e 874 óbitos;
- No cenário de mitigação pessimista, 928 mil infectados e 5,1 mil óbitos;
- No cenário de supressão, 1,3 mil infectados e 11 óbitos.
Hoje, os números da Sesap (até 23h de 1/5) apontam 1.359 infectados e 59 óbitos. Como já batida e rebatida a questão da subnotificação, é o número de óbitos, pelo processamento dos testes, o mais aproximado da realidade. De fato, estamos mais próximos do cenário de supressão do que dos outros, especialmente o apontado à época como sendo o atual (mitigação otimista).
Apesar de estarmos - felizmente - em situação bem melhor do que a prevista, é preciso considerar que atualmente há 18 mortes em investigação pela Sesap e outros 4.838 casos suspeitos de Covid-19 aguardando confirmação/descarte.
É bom destacar também que medidas mais duras foram adotadas no RN e especialmente em Natal, onde o uso de máscaras é agora obrigatório.
Fazer a previsão dar errado é até simples: #FiqueEmCasa. Quanto mais cedo abraçarmos o remédio amargo, mais cedo vamos poder voltar a cuidar da nossa economia.
Tudo que é obrigatório pelos governos, é uma ditadura.
ResponderExcluir