terça-feira, 15 de outubro de 2019

O que Padang disse - 2

Agora foi a vez de Alex Padang dar entrevista ao programa Esporte em Pauta da TV Assembleia. Vamos aos principais trechos.

Fora da eleição
Eu não fui candidato porque eu não concordo com a forma hoje que está o estatuto do América. Então eu acho que o América tem que ter punição para dirigente. Se ele perder mais do que 20% [das receitas], ele já começa a ser punido. Eu acho que o sócio torcedor tem que votar a partir de 12 meses. Na hora que o sócio torcedor volta, alavanca uma receita de sócio torcedor. Porque hoje é o que eles mais reclamam. Reclamam mais até do que estar na Série D. (...) E ninguém está vendo esses pedidos, esses anseios da torcida de participar. Então, cada 1.000 torcedores que se associassem, eu acho que teria que ter 1 sócio torcedor representando no Conselho. Se tem 5.000, 5 no Conselho. O Conselho é um órgão fiscalizador. 

Entrevista de Eduardo Rocha
Eu fiz uma entrevista em que eu o elogiei, inclusive, pelos títulos. Já disse em outros lugares que é merecedor de ser presidente da Liga do Nordeste. Só que ele não pode levar uma crítica. E Eduardo disse uma coisa de que eu discordei. Eduardo disse que o América estava viável. Eu não consigo ver o América viável. (...)  Porque o América vendeu em 2010 a sua sede. Essa venda foi feita em forma de permuta. O América tem 5 andares nesse prédio que inaugurou da Constel, mais o estacionamento. A receita disso dá R$ 180 mil. De onde vem essa receita?  De uma venda de 2010. Mas sabe o que já fizeram com essa receita? Até dezembro vão ser antecipados - que ainda está em período de carência - R$ 500 mil. Como é que é viável se da competição Copa do Nordeste já foram antecipados R$ 400 mil? (...) O América não tem receita de Timemania, bloqueada, deve mais de R$ 1 milhão em FGTS, (...) deve INSS. 

Mudança no Conselho
Se alguém conseguir convencer - eu não consegui - Dr. Zé Rocha a modernizar esse clube, nada contra. Se não, eu acho que é com a mudança do presidente do Conselho.

Roubo dos R$ 300 mil
À boca pequena no América ficavam com piada e um radialista retransmitia essa piada. Inclusive eu tenho um processo criminal contra ele porque ele disse que não tinha sequer feito B.O. Eu ia na delegacia todo dia. Foi irresponsabilidade sacar R$ 300 mil? Foi. Foi um erro meu? Foi. Não é porque todos os ex-presidentes faziam antes, com medo do bloqueio, porque se entrasse o dinheiro na conta... A gente pedia à CBF para entrar o dinheiro em tal lugar. (...) Depois disso, eu acelerei o processo. O América não tinha cheque quando eu recebi e acho que hoje está sem cheque, não tenho certeza. Então eu acelerei o processo de acabar com todas as coisas que pudessem bloquear. Então tudo isso os outros fizeram, mas eu não quero me comparar. Eu acho que foi errado. Se perdeu R$ 300 mil, Eduardo sabe muito bem quanto foi colocado em 2008, para não estar com a maldade de querer dizer que o América se ressente desse dinheiro.  (...) Eu não estou fazendo nada pessoal. Eu estou dizendo como o América será recebido.

Contrato com o Esporte Interativo
Era de R$ 97 mil/ano, uma mixaria, uma vergonha, que o América adiantava R$ 200 mil e ficava R$ 77 mil/ano para receber. Todos os clubes assinaram esse contrato no dia 6 de agosto. E eu disse que não aceitava por aquela mixaria, não aceitava e não ia assinar. Quando Gustavo foi eleito, eu disse: "Gustavo, eu estou querendo pagar mais umas contas aqui, fazer uns acordos que vão ficar baratos. Eu não assinaria o contrato com o Esporte Interativo, mas se você for assinar, me diga, porque aí eu gasto a metade e deixo a metade para você, dos R$ 200 mil". Ele disse: "Eu vou assinar. Não quero ficar sem TV porque eu vou vender patrocínio". Beleza. Mas o bom vem depois. Isso não era para ser dito, mas como eu fui acusado... O Esporte Interativo tinha uma multa de R$ 3 milhões, mais danos morais, para rescindir. O América com a faca e o queijo na mão porque ela precisava para vender para o exterior, como vendeu. Ela precisava ter todos os contratos anulados. Sabe o que o América fez, que Eduardo disse que eu tinha engessado? Fez um acordo de R$ 300 mil. Com o mesmo Esporte Interativo, que era da Copa do Nordeste. Essa conta ia chegar rápido e ia ser muito. Pedia R$ 3 milhões, reajustava, mais danos morais. Se diz que o contrato com o Esporte Interativo foi ruim, 2019 foi de graça. Inclusive teve transmissão, que foi de graça. Então não pode falar disso.

Contrato de Isac
Existe um cara chamado Morais. Morais era o empresário de Fabinho, de Dida, goleiro, e de Márcio Mossoró. Ele estava fechando com um austríaco chamado Herst a venda de Márcio Mossoró, acho que para a Arábia. e queria vender Fabinho. A gente começou a conversar sobre Fabinho. Herst também estava negociando com Zé Carlos, que era da Série B, foi o artilheiro, e Isac foi o vice artilheiro. Com a bola rolando, acho que Isac teve mais gols do que ele. Inclusive foram para o mesmo time. E aí Zé Carlos deu uma bronca na venda dele. Marcaram uma reunião aqui em casa um alemão, que eu não conhecia, chamado Michel. Você sabe qual era a proposta que eu tinha para Isac? De R$ 500 mil. E segurei a peteca, precisando, precisando. Isso no final de 2012. Segurei a peteca. Sabe por quanto Isac foi vendido? 800 mil euros. Ele diz que não entrou na conta do América. Está aqui o depósito. Como se dinheiro internacional de clube pudesse dizer: "Eu, deposite na conta de Zé, de Chico, de Francisco". Isso é um absurdo. E aqui tem o papel do depósito da China para o América. 600 mil euros. Os outros 200 mil  eles não pagaram. Nós entramos na justiça. Gastamos 15 mil libras, que depois, como ganhamos, a Fifa devolveu, e esses 200 mil, quase R$ 800 mil, entraram na gestão de Beto. Está aqui no dia 26/02/2013. Tinha feito um primeiro depósito no dia 20/02/2013, que esse veio com alguma coisa que Eduardo Pagnocelli deve saber (...) Aqui teve algum dígito errado. Entrou de novo na conta do América da Caixa Econômica, com endereço do América, 600 mil euros. O que é que tem lá no América, que foi colocado por mim, para saber que tem transparência? Imagina que a gente tinha na jogada um intermediário de João Pessoa, que é Morais, de Fabinho, um austríaco que morava em Campinas... Isac era emprestado do Horizonte. O dono do passe de Isac, que estava emprestado ao América e o América tinha um percentual, Paulo Vagner. E Isac, que também morava lá em Caucaia, eu sei lá onde. E o alemão, que entrou na jogada. O alemão, que vinha para trazer Fabinho, Zé Carlos deu errado, ele veio. Eu disse: "É 1 milhão de euros". As pessoas têm raiva quando você arranja dinheiro para o América. Eu acho que é isso. Só pode ter raiva disso. O que aconteceu? Esse cara veio para o jogo, teve a primeira reunião lá em casa, e ele veio para o jogo América x América-MG. Foi o último jogo em casa do América em 2012. Inclusive a gente botou Fabinho para jogar com a 10, para impressionar. Infelizmente nesse dia Fabinho não foi bem e ele não levou Fabinho, um menino que merecia demais. Então ele viajou de volta para a Alemanha e voltou para São Paulo. E disse: "Preciso de vocês tudinho aqui urgente". Paulo Vagner é comerciante de negócio agrícola lá e é o dono do Horizonte, o time é dele. Ele disse: "Eu não posso ir". E tinha que passar uma procuração para Herst. Inclusive Fabinho disse: "Eu assino a procuração". Mas Paulo Vagner disse: "Eu não conheço esse cara, não. Eu não vou assinar, não". Aí qual a solução? "Alex, a gente assina uma procuração para você". Na procuração tem dizendo que Isac, que o procurador vai ser eu e Paulo Vagner. (...) Isso aqui, que eu botei dentro das coisas do América, eu botei lá na minha gestão para provar a transparência. Eu tinha que assinar por Isac, que só confiava em mim. Você imagine que Isac parece que foi para lá, não me recordo, ganhar 20 mil dólares. Na época que acho que o dólar era 2-2,50. Então você imagine que Isac vai ganhar, sem querer ser, sei lá, pedante, mas ele vai ganhar R$ 40 mil. Aí ele tem que dar 10% ao cara, R$ 4 mil. E eu ainda tenho que dividir com outro cara. Sabe o que é que eu fiz? Paguei. Fui bater na China. Mas não fui para passear, não. Fui e voltei em 2 dias, uma viagem de 30 horas para chegar lá. Eu ainda dei uma entrevista em 2013, contando com esse dinheiro e esse dinheiro não chegou, dizendo: "A gente está meio ruim. O América está ruim. Porque não chegou o dinheiro da Caixa, que estava prometido, e o dinheiro de Isac". Quer dizer, chegou mais 200 mil euros para outra gestão. Isso é muito dinheiro. Quase 800 mil reais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário