sábado, 26 de outubro de 2019

Biblioteca inaugurada

Texto e imagens abaixo de autoria da assessoria de comunicação do Governo do RN.

IF inaugura biblioteca construída com emenda de Fátima Bezerra

Construída com recursos na ordem de R$ 1 milhão, foi inaugurada hoje a Biblioteca José de Arimatéia Pereira, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal Zona Norte. A governadora Fátima Bezerra, que destinou a emenda quando ainda era senadora, foi a convidada de honra da solenidade, realizada nesta sexta-feira (25), e destacou a importância do novo espaço direcionado aos estudos, pesquisa e momentos de ócio da comunidade estudantil e extra-escolar. “A biblioteca é o coração de uma instituição. É um equipamento muito importante para uma instituição escolar porque oportuniza o acesso à leitura, ao saber, para que vocês saiam daqui com a marca de excelência que representa o Instituto Federal”, disse Fátima. 

Enquanto parlamentar, tanto no congresso nacional, quanto no senado, a governadora Fátima Bezerra foi uma das pessoas responsáveis pelo plano de expansão da educação tecnológica do Brasil, iniciada no Governo Lula (2003/2010), juntamente com o atual secretário de estado da Educação (SEEC), Getúlio Marques, que trabalhava no Ministério da Educação (MEC). A instituição centenária atualmente tem 22 campi, sendo quatro em Natal, contando com uma unidade de Educação à Distância, e 18 no interior. “Proporcionalmente, o RN foi um dos mais beneficiados com o plano de expansão da educação tecnológica. Hoje, estamos trabalhando para realizar o sonho de ver a rede estadual de ensino chegar a esse nível”, afirmou a professora que se orgulha bastante de ter contribuído para a multiplicação dos IFs no RN. 

O reitor do IFRN, Willis Farkat, não poupou palavras de agradecimento à governadora, por fazer parte de todo esse processo e ainda ter destinado a emenda para construção da biblioteca. “Fátima sempre teve esse carinho e o olhar sensível para os IFs, desde que era deputada”, disse. Ele também agradeceu ao secretário Getúlio, ex-diretor do Instituto Federal quando era Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFT-RN), no início dos anos 2000, que o indicou ao cargo de diretor de planejamento. “Se estou aqui, devo a você que me deu aquele voto de confiança”, referiu-se ao secretário, que estava na mesa. 

Farkat enalteceu a presença da senadora Zenaide Castro, que este ano apresentou emenda impositiva no valor de R$ 16 milhões para os IFs, e destacou a presença do diretor de engenharia Carlos Guedes, atuante na instituição há 42 anos. “Este com certeza é um momento de alegria e de agradecimento. Temos uma governadora que reitera o compromisso com a educação pública. E eu concluo aqui afirmando que ninguém vai poder tirar da história o plano de expansão da educação tecnológica do Brasil. O IF é muito maior do que qualquer governo”, concluiu.

O diretor geral do IFRN Zona Norte, Valdenberg Pessoa, relatou que as primeiras conversas com Fátima acerca da construção da biblioteca iniciaram ainda quando ela era deputada federal. No início do seu mandato de senadora, uma das primeiras ações foi justamente destinar a emenda para a escola.  “A verba foi liberada em 2017, depois tivemos mais alguns entraves, mas tudo deu certo, graças também ao empenho do nosso reitor, e nós estamos inaugurando um equipamento que para mim é um símbolo de resistência e nós resistiremos sempre”, enfatizou. 

A senadora Zenaide Maia falou o quanto acredita na Educação como motor para o desenvolvimento econômico e social, fato que a motivou a destinar sua emenda de bancada para o instituto. “Todos aqui sabem da importância do IFRN para o nosso estado e eu não pensei duas vezes ao destinar a emenda impositiva para possibilitar melhorias ao nosso instituto”, destacou. 

Responsável por elaborar o modelo de expansão da biblioteca, a bibliotecária Vanessa Cavalcanti também compôs a mesa diretora da solenidade e depois levou a governadora e comitiva para uma visita-guiada. “Eu só tenho a agradecer por este momento tão importante para todos nós”, disse.  Além das pessoas citadas, foram convidadas à mesa o diretor acadêmico Edmilson Barbalho e a diretora do grêmio Leylane Oliveira. O diretor do IFRN Natal – Central, Arnóbio Araújo, também estava presente ao evento.

Biblioteca José de Arimatéia Pereira - A inauguração da biblioteca integra a programação da VII Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Natal-Zona Norte (SeLib), que acontece nos dias 24 e 25 de outubro com várias atividades educativas e culturais. As obras começaram em dezembro de 2017 e foram concluídas em outubro de 2019. O espaço atual da biblioteca tem 850 metros quadrados e é três vezes maior que o local anterior. 

O novo prédio dispõe de sala de estudo individual; sala de pesquisa online; três salas de estudo em grupo; sala de audiovisual e acervo geral; além do setor de informação e referência, local de orientação à pesquisa e de acesso a bases de dados. Há também o lounge, destinado a apresentações de arte e de integração com a comunidade interna e externa do Campus, que tem atualmente um total de 1.186 alunos distribuídos em cursos nas áreas de comércio, eletrônica, informática, tecnologia em marketing e artesanato.

O professor José de Arimatéia Pereira, que dá nome à biblioteca, ingressou como professor de Química na então ETFRN em 2 de fevereiro de 1972. Foi servidor dedicado e permaneceu na instituição até o seu falecimento, em 24 de abril de 2000. Farmacêutico-bioquímico formado pela UFRN em 1976, já possuía a licenciatura de disciplinas profissionalizantes do 2º Grau (antigo Esquema I), desde 1973. Ocupou vários cargos na Instituição, demonstrando sempre o seu envolvimento com o trabalho e a constante dedicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário