domingo, 22 de setembro de 2019

Refúgio

Morar no Mirassol tem peculiaridades. Na minha rua eu já vi iguana, camaleão, sagui, raposa... Há muitos anos, minha mãe me tirou do carrinho de bebê no instinto quando notou uma cobra dentro, só para se ter uma ideia.

Outra é a tranquilidade. O silêncio é quase uma constante - graças a Deus. Dá para ouvir pássaros e grilos cantarem à vontade.

Nesta semana, saí para caminhar numa manhã e lá vinha uma banda marcial desfilando pelas ruas. Era da Escola Ferreira Itajubá, que fica nas Quintas, mas vinha anunciando as fofurinhas do Centro Municipal de Educação Infantil Vilma Teixeira Dourado Dutra. Um dos pequeninos, que acompanhava entusiasmado a professora, fez questão de me entregar um panfleto em que o CMEI prestava contas do trabalho ali desenvolvido e anunciava que tinha vagas. Mal segurei as lágrimas ao ouvir Asa Branca, música que anunciava a presença do meu saudoso avô, conselheiro de todas as horas, que vivia a lhe assoviar.

Já perto do fim da caminhada no Campus da UFRN, uma senhorinha me perguntou se a Girassol Veículos ficava para lá - e apontou para o colégio CEI. Ela vinha com uma sacolinha e simplesmente se confundiu a respeito de em que parada deveria descer do ônibus. Quando expliquei que a Girassol Veículos ficava na verdade na direção oposta, ela cogitou pegar um novo ônibus.  Antecipei o fim da caminhada, peguei a sacolinha dela e fiz questão de deixá-la onde ela dizia ser a casa de sua irmã, na rua atrás da minha. Na descida da rua, ela não pediu para se apoiar em mim, mas eu percebi seu impulso e ofereci meu braço, passando a sacolinha para Janaina segurar. Ela era um doce. Falou que vinha de uma família com 10 irmãos, 7 homens e 3 mulheres, da qual só as últimas sobraram. Ela morava com uma e estava indo visitar a outra. Fomos ouvindo a história da simpática senhorinha até a casa de sua irmã. Quando lá chegamos, ela nos agradeceu com um beijo. Uma fofura!

Ah, normalmente quando caminhamos, um gato chamado Jojô e que pertence a uma das vizinhas também nos acompanha até a Girassol Veículos. De lá só sai quando voltamos. Uma graça!

No sábado, um burburinho revelou que havia evento esportivo no campus. Lá fomos nós conferir a Meia do Sol. Muita gente correndo, viu? Fiquei encantada com uns cadeirantes que revelavam enorme esforço para competir, com um senhor de cabelos totalmente brancos e corria com os braços levantados, agradecendo a Deus, e com a animação em geral, já que muita gente corria e dançava ao som de Gota Elétrica. Vi também Homem Aranha, que mandou tchauzinho, Hulk e Mulher Maravilha. E os eternos viciados nas tais lives.

Ah, e Jojô ainda cogitou acompanhar, mas desistiu. Em poucos passos chegamos lá e vimos a movimentação com aquela tranquilidade.

Outra coisa daqui é que o vento que corre não nos deixa esquecer em momento algum que vivemos numa cidade litorânea.

Enfim, se vivo alardeando que Natal é um paraíso, podem ter certeza de que o Mirassol é um refúgio neste paraíso. A mente e o coração agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário