domingo, 25 de janeiro de 2015

América, Abc, Globo, Potiguar

Esses devem polarizar, de um jeito ou de outro, a disputa do Estadual 2015. O Globo larga mais à frente por ter iniciado sua preparação muito antes dos outros. Pelo mesmo motivo, só que inversamente, o Abc larga mais atrás entre os favoritos. Santa Cruz e Baraúnas correm por fora. O Alecrim vai ter que se esforçar muito para não fazer feio no ano do centenário. O mesmo pode ser dito de Corintians de Caicó, Força e Luz, e Palmeira de Goianinha. Digo isso pelos amistosos da pré-temporada.

O Globo enfrentou o Botafogo-PB duas vezes, uma em João Pessoa e outra em Ceará-Mirim. Dois empates (2x2 e 0x0, respectivamente, com direito a erro da arbitragem no Barretão a favor do dono da casa). Jogou ainda com o CSP-PB em Ceará-Mirim (1x0) e 2 vezes com o Treze-PB (1x1 lá e 2x0 aqui). O destaque do time de Leandro Sena nesses amistosos (5 jogos, 2 vitórias, 3 empates, nenhuma derrota) foi Romarinho, que marcou 2 gols.

O América começou sua preparação em campo vencendo o time de jogadores profissionais sem clube por 4x2. Em seguida, foi até João Pessoa para ser derrotado pelo Botafogo-PB (1x0, tendo a arbitragem erroneamente anulado o gol de empate marcado por Paulo Jr.). Na volta ao RN, enfrentou o terror da fase preparatória, o Atlético Potengi, que havia vencido Baraúnas e Santa Cruz, e meteu 4x0. Por último, num jogo exclusivamente para sócios, inaugurou o gramado da Arena das Dunas em 2015 batendo o CSP-PB (1x0). O time de Roberto Fernandes (4 jogos, 3 vitórias, 1 derrota) tem como destaque Thiago Potiguar, que marcou 3 gols nessa fase.

O Potiguar de Mossoró iniciou seus jogos ainda em dezembro vencendo a seleção de Baraúna (2x0). Perdeu  para o Botafogo-PB em João Pessoa (1x0), venceu a seleção de Areia Branca (3x0) e empatou  com o Horizonte-CE no Ceará (0x0). O time de Wassil Mendes (4 jogos, 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota) tem como destaques o meia Pedro Ivo e o volante Ricardo Baiano, campeão pelo América em 2012.

O Abc fez apenas uma partida de preparação. Jogando exclusivamente para os sócios no Frasqueirão contra o Atlético Potengi (que havia vencido Baraúnas e Santa Cruz e perdido por 4x0 para o América), o alvinegro perdeu por 1x0, gol de Fabrício, 19 anos, jovem trabalhador da fábrica de pipocas Bokus em Macaíba. O time de Roberto Fonseca (1 jogo, 1 derrota) tem como destaque o goleiro Saulo, eterno reserva de Magrão no Sport e que finalmente entra como titular num campeonato.

A 1.a rodada do Estadual 2015 traz como principal jogo América x Potiguar na Arena das Dunas (1/02, às 18h, com transmissão do Esporte Interativo Nordeste para todo o Brasil). Completam a rodada Baraúnas x Globo (01/02, às 17h, no Walter Bichão), Alecrim x Corintians (01/02, às 17h, provavelmente no Iberezão), Palmeira x Santa Cruz (01/02, às 17h, no Nazarenão) e Força e Luz x Abc (04/02, às 19h, no Barretão). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário