domingo, 28 de fevereiro de 2021

Sem uniforme



Augusto César Gomes trouxe no Twitter um pedaço da súmula do jogo entre América e Força e Luz pela 1.ª rodada e que, segundo ele informou, só foi publicada hoje no site da FNF.

Dentre tantas vergonhas que aparecem por aqui, a da vez é que foi o América o causador do atraso de quase meia hora do jogo anterior por querer utilizar um uniforme de padrão de cores idêntico ao do adversário.

Acompanho jogos do América no estádio desde 1996 até os dias que antecederam a pandemia. Uma única vez vi uma confusão de uniformes, na Série B 2006, quando o Náutico veio jogar no Machadão e cismou de utilizar um 3.º uniforme de padrão idêntico ao do mandante. Ou seja, a vergonha era do clube pernambucano. 

Agora não. O América já pode registrar essa vergonha em sua história centenária, naquela velha máxima de que nada é tão ruim que não possa piorar.

Pelo menos

Enfim consegui ver quase uma partida inteira do América na temporada 2021. Foi a segunda do time na Seletiva da Série D 2022.

Sobre o resultado, pelo menos venceu. Para variar, começou levando um gol do adversário. Sobre isso, há uma impressão de cansaço do time ainda no 1.° tempo. Lógico que é início de temporada, falta entrosamento, falta entender melhor o posicionamento tático desejado pelo treinador, falta também um melhor condicionamento físico, mas que assusta, assusta.

Sobre Luan Silva, pelo menos ele mostrou que sabe fazer gol e não é a draga toda alarmada pela torcida nas redes sociais após o jogo anterior. Foi dele o empate no apagar das luzes do 1.° tempo num gol típico de centroavante.

Sobre esperança, pelo menos nessa partida Elvinho mostrou-se um jogador acima da média dos companheiros. Ele é rápido até para dar passes, o que proporcionou algumas boas jogadas enquanto ele teve fôlego.

Sobre jeito de jogar, pelo menos o time ensaia uma marcação pressão para tomar a bola logo na saída do adversário, já que insiste em fazer ligação direta, abrindo mão do toque de bola (lá vamos nós de novo...). Isso também proporcionou bons lances para Luan, Wallace e Elvinho.

Para terminar, pelo menos o goleiro do Santa Cruz resolveu dar um golpe de caratê num espírito que ele viu num escanteio e a bola sobrou limpa para Caxito marcar o gol da vitória do América. Se fosse depender de desempenho, o jogo corria sério risco de acabar empatando pelo cansaço demonstrado já no 1.° tempo ou até perder se o Santa Cruz também não passasse a sofrer do mesmo mal lá pela metade do 2.° tempo.

De resto, o América (ou seria a torcida?) paga o preço por achar que numa temporada praticamente sem pré-temporada valeria a pena mandar técnico e uma penca de jogadores embora para começar praticamente do zero. Evaristo Piza avançou 2 rodadas, mas deve saber o perigo que o espreita daqui a mais 3-4 rodadas, ainda mais com 2 gols tomados em 2 jogos. É o risco América, uma verdadeira cadeira elétrica para treinadores.

Sobre a transmissão, pelo menos as imagens estiveram a contento. O trabalho da equipe também, com exceção de uma agoniante descoberta a cada 5-10 minutos sobre o gramado molhado da Arena das Dunas, prática que acompanha esse gramado desde sua inauguração para a Copa 2014.

Enfim, pelo menos ninguém se ilude mais.

Podcast: O cérebro pós-covid

As sequelas que aparecem no cérebro de quem teve Covid-19.









Listen to "O cérebro pós-covid - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Podcast: Ladeira

A dificuldade do futebol do RN até para manter o nível.









Listen to "Ladeira - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (28/2)

A manchete do bem: Futebol narrado e comentado por mulheres ganha espaço na TV aberta.

As outras: Governo de Goiás lança campanha de conscientização com último áudio de paciente de Covid-19, Empresas reduzem ritmo de produção para escapar do aumento nos custos e Inglês é maior obstáculo para aluno de escola pública no Enem.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/28)

The headline for good: In quest for herd immunity, giant vaccination sites proliferate.

The others: A Harvard professor called wartime sex slaves 'prostitutes.' One pushed back., N.B.A. investigating after Jeremy Lin said he was called 'coronavirus', and Amid slow vaccine deliveries, desperate E.U. nations hunt for more.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Muitas reviravoltas



Era para ser comédia. Talvez seja, mas eu só ri com uma cena. Todavia, a estória de Eu Me Importo, novo filme da Netflix, é cheia de reviravoltas no estilo gato e rato.

Tudo começa com Marla Grayson, mulher que descobriu um filão ao caçar idosos para serem interditados judicialmente, tendo sempre ela como curadora. 

Tudo ia muito bem para Marla e muito mal para seus curatelados até que ela resolveu dar o bote para cima de Jennifer Peterson, idosa cheia da grana e sem qualquer familiar por perto. Mas as conexões de Jennifer se tornam um pesadelo para Marla.

Nada mais conto para não estragar as idas e vindas do filme. Falta um pouco mais de plausibilidade em algumas situações, é verdade. Certamente é culpa do gênero comédia. Só que isso é altamente compensado pelo duelo de espertezas que se desenrola até o segundo final do filme.

E depois da morte?



Com 6 episódios, a série documental Vida Após a Morte, original da Netfix, traz importantes casos e reflexões sobre a velha curiosidade humana a respeito da morte ser mesmo o fim da jornada ou não.

Cada episódio com quase 1 hora de duração aborda um aspecto diferente. O primeiro, as experiências de quem viveu a morte bem de pertinho, mas sobreviveu para contar a história.

Os episódios também são montados/editados de forma tranquila, tão tranquila que eu praticamente cochilei em todos, mas eles são tão bem feitos e interessantes que sempre que eu acordava, eu voltava para o ponto em que eu recordava da história.

Apesar de ter achado os episódios 2, 3 e 4 bem mais fracos, talvez pelo meu profundo ceticismo, os episódios 5 e, especialmente, 6 fazem todo o sacrifício anterior valer a pena com o alto nível dos casos mostrados, principalmente quando tratou de supostos casos de reencarnação.

Gosto nuito de coisas que me fazem refletir, questionar e aguçam a curiosidade e Vida Após a Morte acerta em cheio nesses quesitos.

Podcast amanhã

O podcast sobre assuntos variados vai ao ar amanhã logo após o podcast sobre futebol.

Até lá.

Manchetes do dia (27/2)

A manchete do bem: Netflix teve mais mulheres à frente e atrás das câmeras do que cinema em 2018 e 2019.

As outras: Desemprego na pandemia supera o pior da mais longa recessão, Cláusula de responsabilidade semelhante à da Pfizer não impediu acordo com AstraZeneca e Em Minas, transportadores de combustíveis entram em greve por redução de ICMS do diesel.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/27)

The headline for good: Atlanta Dream are sold after players' revolt against Kelly Loeffler.

The others: Saudi crown prince is held responsible for Khashoggi killing in U.S. report, House passes $1.9 trillion stimulus as Democrats work to salvage wage raise, and F.D.A. expert panel endorses Johnson & Johnson's vaccine.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Top 10 da Netflix

As 10 obras mais assistidas da Netflix hoje no Brasil:

  1. Ginny e Georgia (Série, 2021, 16 anos, 10 episódios)
  2. Por Trás de Seus Olhos (Série, 2021, 16 anos, 6 episódios)
  3. Eu Me Importo (Filme, 2021, 16 anos, 1h59)
  4. Chiquititas (Série, 2013, Livre, 545 episódios)
  5. Cidade Invisível (Série, 2021, 16 anos, 7 episódios)
  6. Crime e Desejo (Filme, 2019, 18 anos, 1h44)
  7. Missão: Impossível - Efeito Fallout (Filme, 2018, 14 anos, 2h28)
  8. Tribes of Europa (Série, 2021, 16 anos, 6 episódios)
  9. Flops - Agentes Nada Secretos (Filme, 2020, 10 anos, 1h15)
  10. A Saga Crepúsculo - Amanhecer - Parte 2 (Filme, 2012, 12 anos, 1h55)

Sempre pode piorar

Nada é tão ruim que não possa piorar. Todos conhecemos essa máxima, mas ela tem sido adotada com louvor pelo futebol do RN.

O campeonato masculino da federação, que nem tabela organizada tinha até a semana passada, abriu a contagem da edição 2021 com um gol contra. Que representatividade da frustração - o primeiro gol foi contra! Talvez seja o destino nos apontando o que eu já sei há muito tempo: campeonato estadual é um cadáver insepulto, com todas as consequências negativas que isso traz.

Aí a Arena das Dunas, praticamente sede do torneio inteiro, recebe Força e Luz x América. Mas qual time era qual time? Ambos com uniformes de cores semelhantes. E a partida teve um atraso de meia hora para o América mandar buscar seu uniforme tradicional. E dizem que o campeonato é de futebol profissional.

Depois disso, a emissora oficial conseguiu superar todas as reclamações existentes sobre as suas antecessoras. Recebi relatos enraivecidos sobre direção de imagens enlouquecida, para ficar apenas na maior reclamação. E nem era a primeira partida do campeonato. Talvez tenha sido o famigerado desleixo que assola a nação. Se vai dar trabalho, a gente evita. Já é crônico. Ou mesmo a tentativa de inovação. Jamais saberemos.

Do futebol, o América começou o campeonato perdendo de 1x0 no 1.° tempo da partida. Vi o gol no Bom Dia RN. Parecia video game. 

No 2.° tempo, um bate-rebate desgraçado para enfim Wallace Pernambucano empatar. Depois um pênalti (não mostraram o lance) convertido pelo mesmo jogador evitou uma desgraça maior para o América. Mas seria mesmo uma desgraça maior começar já desiludindo a torcida ou é melhor que isso ocorra depois da 5.ª ou 6.ª rodada?

Soube de muita gente que não aguentou ver mais do que o 1.° tempo. E estamos falando de torcedores absolutamente apaixonados. 

De minha parte, tive sorte. Marcaram o jogo sem consultar a minha agenda. Como as injustiças deste mundo nem cessam, nem esperam quem quer que seja, fui salva de uma cefaleia tensional certa com o estresse em alto nível certamente advindos do atraso da partida, da qualidade da transmissão e da qualidade do jogo em si, como os relatos na minha timeline no Twitter e muitas mensagens recebidas me avisaram. 

Não demora para que o estadual arraste de vez o futebol local para um destino sem volta. Afinal, nada é tão ruim que não possa piorar.

MERCADO DA BOLA - Diferentes perspectivas nas contratações

Manchetes do dia (26/2)

A manchete do bem: Primeira versão do 'Sítio do Picapau Amarelo' volta à TV.

As outras: SUS vive pior momento da epidemia, com UTIs lotadas em 17 capitais, diz Fiocruz, Em dia de recorde de mortes por Covid-19 no Brasil, Bolsonaro fala contra uso de máscaras e Pazuello alerta para contágio rápido, e porta-voz de estados prevê março como pior mês.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/26)

The headline for good: Nursing homes, once hotspots, far outpace U.S. in Covid declines.

The others: The coronavirus is plotting a comeback. Here's our chance to stop it for good., U.S. airstrikes in Syria target Iran-backed militias that rocketed American troops in Iraq, and Chief of Cherokee nation asks Jeep to stop using tribe's name.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

"Jogar com imposição"

O assessor de imprensa do América Canindé Pereira entrevistou o técnico Evaristo Piza na véspera do jogo contra o Força e Luz.

Grupo
É um grupo assim que foi montado em parcelas. Um grupo chegou no início, no dia 25, algumas outras contratações foram chegando já após o início da pré-temporada, e esse grupo foi se transformando em equipe. Um grupo é você juntar os atletas, os remanescentes, chega um grupo no início, e, a partir da composição, esse grupo começa a se caracterizar uma equipe. Isso aconteceu no meio desta pré-temporada, na 3.ª-4.ª semana, 15-18 dias de trabalho, eles começaram a criar essa característica de equipe, que é diferente de grupo: entender o jogo, entender os conceitos, a característica de cada um individualmente para poder se fortalecer coletivamente.

Serginho ou Clebinho
Tem até agora esse trabalho mais de hoje [ontem] à tarde. Analisar bem essa distribuição. A possibilidade não deve fugir disso: ou o início com Serginho num 4-2-3-1, ou a possibilidade de fazer um 4-4-2 com Romarinho dando um passo atrás do lado de Guedes para jogar com Clebinho e Elvinho. Vou finalizar o trabalho agora e para amanhã [hoje] a gente vai tomar a melhor decisão para conseguir fazer um grande jogo.

Alisson Brand ou Caíque
Caíque é um jogador mais impositor. Está com algumas dificuldades de uma adaptação, de um tempo, estava no Novorizontino. Não era um jogador com titularidade, mas também não era um jogador que ficava fora de relação, do grupo 3. Então estava com pouca minutagem e um pouco de falta de ritmo, mas acredito que, após o jogo do Treze, nós conseguimos mais uma semana de trabalho, ele vem aumentando a carga, vem fazendo os complementos. É um jogador que tem mais força, mais imposição. E Alisson Brand é um jogador que tem uma saída boa de bola, um jogador que tem um jogo aéreo bom. Os 2 jogadores me atendem, mas a opção inicial é de iniciar com Caíque. E a disputa está aberta. A gente não pode esquecer que a gente tem um grande jogador aí, que é Yan. Esse menino vai aos poucos ganhando espaço nos treinamentos. Então, a gente está bem servido de 4 bons atletas no setor defensivo.

Total adaptação da equipe ao trabalho
Isso vai ser gradativo. Acho que já está tendo uma evolução, já está tendo uma identidade, eles já sabem o que eu penso como equipe. Os jogos vão dar isso para esse grupo. Acredito que na 3ª, 4.ª rodada eles vão estar bem afiados nessa questão, não só na característica de jogo, na parte tática, mas também fisicamente mais equilibrados. Lembrando que a gente já joga na quinta. No domingo a gente tem uma semana aberta para pôr mais conceitos e daí vamos para a 3.ª rodada, aí as coisas vão acontecendo. O jogo também dá essa confiança. Você estrear bem, se você jogar bem, você trazer a vitória. A equipe que joga e consegue trazer os resultados automaticamente ganha em conjunto, ganha em confiança e ganha em evolução. Isso vai ser fundamental na nossa estreia amanhã, com todo o respeito ao nosso adversário, a gente jogar com imposição e conseguir o resultado positivo.

Caxito e Murici
Mais uma opção, a diretoria atendeu. Caxito é um cara que tem essa característica, agride muito o espaço, é um jogador rápido, ele joga tanto por fora como por dentro. Murici é um menino que me dá muita opção de profundidade, de 1x1, jogador rápido que eu quero potencializá-lo e quebrar esse paradigma de que não joga aqui, que não funciona. Ele fez uma grande competição pelo Treze. No final não conseguiu o objetivo de segurar o Treze na divisão, mas ele foi um destaque individual daquela equipe do Treze e é isso que eu estou passando para ele agora. É agarrar essa volta, essa oportunidade. Eu vou potencializá-lo nos jogos e que ele possa fazer o que ele vem fazendo nos treinamentos.

Wallace Pernambucano e Luan Silva
Eles estão trabalhando juntos. Acho que encaixou bem. Eles são jogadores inteligentes. Wallace sabe jogar também saindo um pouco dessa função do 9 porque era um meia no início da carreira. Então ele sai bem da área, daí Luan ocupa esse espaço. O que eu falei para os dois é para não ocuparem o mesmo espaço juntos. Se um sair, o outro entrar. Enfim, ter essa distribuição porque são 2 jogadores de potência, força, de boa finalização, tanto com a bola no chão como na bola aérea. Então incomoda muito os zagueiros dois jogadores que sustentam essa bola no campo ofensivo e que sabem jogar de costas, segurando os zagueiros para a aproximação da equipe. São dois jogadores interessantes. Podendo jogar com os dois  eu acho que a gente tem ganhos e a ideia deve ser essa. Se optar um outro jogo em abrir mão de um para jogar com dois velocistas, eu hoje também tenho no grupo e isso também pode acontecer em determinados jogos.

Manchetes do dia (25/2)

A manchete do bem: Busca por natureza na pandemia põe rotas de cicloturismo em alta.

As outras: Brasil completa um ano da confirmação do primeiro caso de coronavírus na contramão do mundo, Mensagens entre Queiroz e ex-miliciano dão sobrevida a apuração sobre Flâvio Bolsonaro e Globo diz que Karol Conká não conversou com ninguém durante intervalo.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/25)

The headline for good: Johnson & Johnson's vaccine works well and may curb virus spread.

The others: For women in economics, the hostility is out in the open, California wins court victory for its net neutrality law, and Will Tiger Woods play golf again? Doctors predict a difficult recovery.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Manchetes do dia (24/2)

A manchete do bem: Fiocruz desenvolve teste rápido para novas cepas do coronavírus.

As outras: Chile tem vacinação mais bem-sucedida na América do Sul, Intervenção de Bolsonaro na Petrobras afugenta investidores estrangeiros e Karol Conká supera Nego Di e tem maior rejeição da história com 99,17% dos votos.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/24)

The headline for good: Biden and Trudeau renew the ties put to the test by Trump.

The others: Future vaccines depend on test subjects in short supply: monkeys, Studies examine variant surging in California, and the news isn't good, and McDonald's joins the fierce fight for chicken sandwich supremacy.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Nostalgia no caos



Até desenho animado eu gosto de conferir na Netflix. Comecei com os que apelavam para a criança que fui, como Smurfs e She-ra, e esbarrei num novo bem legalzinho: Kipo and the Age of the Wonderbeasts.

Ele começa com Kipo, uma garota que acidentalmente perdeu-se de seu pai e agora precisa achar seu caminho na superfície da Terra, dominada por animais mutantes e que invertem a cadeia alimentar que conhecemos em nossos dias. Basta dizer que uma fofura de coelha gigante é perigo de altíssimo nível para quem atravessa o caminho de seus filhotes.

Querendo entender o que aconteceu com ela e na esperança de reencontrar seu pai e sua comunidade, Kipo vai encontrando algumas pessoas e criaturas pelo caminho e vamos desvendando com ela esse mundo que lembra o resultado de uma hecatombe e também traz momentos nostálgicos, como ver um walkman (quem viveu nos anos 80/90 sabe o que é isso) em funcionamento.

A cada episódio da primeira temporada, mais Kipo me capturava e sigo firme para desvendar com calma as temporadas seguintes. Talvez seja esse clima de fim de mundo que a pandemia nos impõe o responsável pela falta de estranhamento de um desenho em ambiente tão caótico.

Uma curiosidade para quem assistiu à nova versão de She-ra em inglês: Kipo é dublada pela mesma atriz que dublou Glimmer - Karen Fukuhara.

Manchetes do dia (23/2)

A manchete do bem: Brasileiras usam as redes sociais para falar sobre o dia a dia das mulheres mulçumanas.

As outras: Agenda liberal do governo cai em descrédito na Faria Lima após intervenção na Petrobras, Pandemia ensinou que hospital de campanha deve ser último recurso e STF confirma auxílio-doença na aposentadoria por idade do INSS.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/23)

The headline for good: Facebook strikes deal to restore news sharing in Australia.

The others: As pandemic took hold, suicide rose among Japanese women, Supreme Court denies Trump's final bid to block release of tax returns, and Daft Punk announces breakup after 28 years.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Manchetes do dia (22/2)

A manchete do bem: Apoio à vacinação contra Covid aumenta pelo mundo após início da imunização.

As outras: MEC tem o menor orçamento para educação básica da década, Acre lida com dengue, Covid-19, inundação e crise migratória ao mesmo tempo e Caminhoneiros comemoram ação de Bolsonaro na Petrobras mas dizem que não garante fim de manifestações.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/22)

The headline for good: C.D.C. announces $200 million 'down payment' to track virus variants.

The others: Fauci warns Americans might need to wear masks for another year, U.K. approves study that will deliberately infect volunteers with coronavirus, and Boeing calls for global grounding of 777s equipped with one engine model.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Aguentando o tranco


O título desta postagem serve tanto para quem assiste a Amigas Para Sempre como para descrever os obstáculos que a amizade entre Kate e Tully precisa superar para se manter firme ao longo de décadas.

A primeira metade da série da Netflix é arrastada, muito cheia de clichês, chega até a ser irritante. Mas eu aguentei o tranco e fui seguindo. Do episódio 5 em diante, a coisa melhora consideravelmente.

Há várias linhas de tempo que seguem sem aviso. Kate e Tully adolescentes, Kate e Tully no primeiro emprego, Kate e Tully na idade adulta e até uma segunda linha de Kate e Tully na idade adulta. 

Há um charme irresistível da série: resgatar coisas de cada uma das épocas, já que até a idade adulta se passa no início dos anos 2000, quando telefones celulares nem foto tiravam.

Dá uma certa agonia acompanhar toda a energia investida por Kate na amizade, quando Tully não colabora em muitas das vezes, mas isso vai sendo atenuado da metade para o fim, até que há um acontecimento misterioso no último episódio, do qual devemos ter maiores informações na próxima temporada, isso se a senhora Netflix não seguir de matar séries logo na estreia.

As atuações são praticamente irrepreensíveis, mas não há como não destacar Katherine Heigl e toda a intensidade de Tully em sua fase madura.

É para assistir com calma, aguentar mesmo o tranco dos episódios iniciais para não morrer de tédio e para enfim receber o presente de um bom drama da metade em diante. 

Podcast: Benefícios do palavrão

Falar palavrão também tem impacto positivo.









Listen to "Benefícios do palavrão - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Podcast: Lá vamos nós

Temporada 2021 segue o padrão RN. 









Listen to "Lá vamos nós - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (21/2)

A manchete do bem: 4G chegou a mais de uma cidade por dia em 2020, diz setor.

As outras: 'Vamos meter o dedo na energia elétrica também', diz Bolsonaro, STF suspende uso de mercúrio no garimpo em Roraima e Após alta hospitalar, 25% dos intubados por Covid morrem por sequelas.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/21)

The headline for good: Naomi Osaka beats Jennifer Brady at Australian Open for her 4th Grand Slam title.

The others: A ripple effect of loss: U.S. covid deaths approach 500,000, Venezuelan women lose access to contraception, and control of their lives, and Myanmar security forces open fire on protesters, killing 2.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Podcast adiado

O podcast sobre assuntos variados, que vai ao ar todo sábado às 10h, vai ficar para amanhã, logo após o podcast sobre futebol, que começa às 10h.

Até lá.

Manchetes do dia (20/2)

A manchete do bem: Centrão e oposição se unem e mantêm prisão do deputado Daniel Silveira.

As outras: Petrobras perderá R$ 100 bi em valor de mercado com intervenção, dizem banqueiros e gestores, Isenção de impostos sobre combustíveis é erro econômico, ambiental e social Osaka conquista Australian Open e chega ao 4.° título de Grand Slam.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/20)

The headline for good: Uber drivers are entitled to worker benefits, a British court rules.

The others: Extreme cold killed Texans in their bedrooms, vehicles and backyards, More oath keeper susoects charged in Capitol riot plot, and Kim Kardashian West files for divorce from Kanye West.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

"Aumentando o nível gradativamente"

Logo após Treze 1x3 América, o técnico Evaristo Piza foi entrevistado por Canindé Pereira, assessor de imprensa do clube.

Treze 1x3 América
Teste forte. Nós viemos de 2 anteriores. Foi aumentando o nível gradativamente. Os 2 testes anteriores, CSP e Palmeira de Goianinha, foram importantes também e hoje finalizando essa fase de jogos-treino fora de casa, uma viagem longa, mas a equipe suportou bem, comportou-se bem. Em momentos teve dificuldade, o que é natural num jogo, mas soube aproveitar as ações. O que me chamou mais a atenção foi que eles jogaram. Então ficou um perfil de jogo, isso foi importante. Jogo disputado, aguerrido. Quando tivemos a oportunidade de sair nas ações ofensivas, tivemos deficiência e agora é ajustar. Temos agora até quinta-feira - a nossa estreia - os treinos para que a gente faça esses ajuste finais para que a gente possa fazer uma boa estreia.

Serginho no lugar de Clebinho
Serginho é um cara comunicativo, um cara que tem uma liderança, exerce uma liderança no setor. Serginho ainda precisa acompanhar um pouco mais o ritmo do grupo. Chegou depois, vinha jogando, se eu não me engano, ele teve o último jogo com o Paysandu no dia 31, o grupo voltou no dia 5, daí a gente abriu para ele uma semana de descanso, e então o nível do grupo está um pouco maior, e até para ele conhecer a característica dos demais. Mas é um cara importante no setor, ajuda bem nessa proteção da zaga, tem uma iniciação de jogo boa. Gostei como eu gostei também do Clebinho quando jogou. São opções boas que eu tenho até quinta para sanar essa dúvida. 

Mudança de atuação de Felipe Guedes
Ele é voluntarioso, ele tem força, então a gente não pode prender um jogador que tem força. O que eu pedi para ele com Serginho foi se um subir, o outro preenche o setor. Eu não posso avançar com os 2 jogadores, Serginho e Guedes, e na perda da bola a gente ficar desguarnecido no setor defensivo. Então quando ele conseguiu pisar na área, Serginho entrou no setor dele e saiu o gol. Antes, ele tinha feito uma jogada também pelo lado do campo e ele conseguiu fazer uma ação boa como elemento surpresa, mas sempre nesse balanço: um subindo, o outro ficando. Não determinar um primeiro volante. Guedes começa ali, Serginho como segundo, mas Guedes subiu, Serginho entra como primeiro e Romarinho um pouco mais solto à frente dos 2, com liberdade de criação, de organização.

Manchetes do dia (19/2)

A manchete do bem: Anvisa integra grupo na OMS para criação de certificado internacional de vacinação.

As outras: Sociedade não está preparada para carta de alforria da Câmara a deputado preso, diz Fux, 'Alguma coisa acontecerá na Petrobras nos próximos dias', afirma Bolsonaro e Saúde reclama de atraso da Coronavac, e Butantan ataca 'falta de planejamento' da pasta.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/19)

The headline for good: NASA's Perseverance rover lands on Mars to renew search for extinct life.

The others: Cracked pipes, frozen wells, offline treatment plants: A Texan water crisis, Osaka and Brady, with powerful strokes and zero pretense, in Australian Open final, and After leader's sexist remark, Tokyo Olympics makes symbolic shift.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Futuro elétrico

Na pandemia, a indústria automobilística não ficou parada e passou a investir todas as suas fichas num futuro marcado por veículos elétricos.

Aqui no Brasil, a primeira a se movimentar neste sentido na pandemia foi a meio que em crise Peugeot, que anunciou no ano passado seu novo 208 e jura que vai trazer neste ano a versão elétrica para cá também, que tem autonomia de 250 km no modo sport e leva 16h numa tomada normal para recarga (imagino que esse tempo seja menor aqui em Natal, com energia a 220v). Numa tomada especial (100kw), 80% da carga é atingida em apenas 30 minutos, segundo o Estadão.

A Ford, que abandonou o Brasil, anunciou ontem que todos os seus veículos serão elétricos até 2030, ou seja, daqui a 9 anos (em contagem regressiva). O investimento para tanto, segundo newsletter da Folha, chega a US$ 1 bilhão, ou R$ 5,4 bilhões para converter a fábrica da montadora americana na cidade alemã de Colônia.

E não para por aí. A General Motors também anunciou uma linha com zero emissão de poluentes até 2035; a Jaguar terá sua linha de luxo totalmente elétrica até 2025, e o restante da produção, até 2030; a Mercedes-Benz lança seu primeiro SUV elétrico e compacto (EQA) neste ano e outros mais nos próximos meses.

O mercado mostra o Tesla Model 3 como o veículo elétrico mais vendido do mundo. A Tesla detinha na primeira metade de 2020 80% do mercado automotivo elétrico mundial. Em 2.° lugar, aparece o Zoe, da Renault.

O avanço salta aos olhos. Segundo a newsletter da Folha, as "vendas de modelos totalmente elétricos e híbridos aumentaram 122% em toda a União Europeia durante os três primeiros trimestres de 2020. Estima-se que os VEs vão deter 20% do mercado mundial até 2030, e até 80% em 2040."

Já é possível ver alguns híbridos da Toyota com mais frequência em Natal. Com o anúncio de que várias montadoras pretendem produzir somente veículos com zero emissão de poluentes, é impossível não prever um trânsito sem o barulho característico dos motores a explosão daqui a talvez 40 anos. Ponto para a tranquilidade dos centros urbanos.

Manchetes do dia (18/2)

A manchete do bem: Rover da Nasa chega a Marte hoje, com promessa de retomar busca por vida.

As outras: Medicamento injetável para diabetes tipo 2 ajuda na perda de peso, mostra estudo, Seiko Hashimoto, ex-atleta olímpica, é escolhida nova presidente dos Jogos de Tóquio e Associação de pacientes abre inscrição para pesquisa sobre a ação da CBD na ansiedade.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/18)

The headline for good: Coronavirus vaccine nears final tests in Cuba. Tourists may be inoculated.

The others: Desperate for light and warmth, Texans see no end for winter storm, Promotions for female generals were delayed over fears of Trump's reaction, and Indian court clears journalist of defamation claim in #MeToo case.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Só faz quem treina

USWNT Inside the Lines: SheBelieves Cup Training Camp

Manchetes do dia (17/2)

A manchete do bem: Governo faz acordo e farmacêuticas deverão recolher medicamentos sem uso em SP.

As outras: Órgão da Justiça Militar vai pagar curso de italiano para cargos que ganham mais de R$ 37 mil, Confederação Nacional de Municípios pede Pazuello fora e Moraes manda prender deputado Daniel Silveira após ataques a ministros do STF.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/17)

The headline for good: Opera singers help Covid-19 patients learn to breathe again.

The others: A glimpse of America's future: Climate change means trouble for power grids, At Rio's Carnival, vaccine jabs are in, glitter and samba are out, and Serena Williams, refreshed and rolling, sets up showdown with Osaka.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

"A vitória tem que ser a prioridade"

O técnico Raul Cortez conversou com o assessor de imprensa do América Canindé Pereira sobre o jogo decisivo das mulheres do América no torneio de 4 rodadas que a FNF insiste em chamar de estadual.

Monte Líbano x América
Esses dias que a gente passou treinando durante esse início de Carnaval têm sido importante porque foi um período de muita conversa. Já no pós-jogo a gente teve uma conversa séria para uma mudança de postura que era necessária e o trabalho que a gente vem fazendo já é pensando em enfrentar essa equipe do Monte Líbano. A gente sabe que a vitória tem que ser a prioridade, não pode pensar em outro resultado, então a gente vem trabalhando já pensando numa situação mais prioritária buscando a vitória.

União 1x0 América
O que a gente conversou ali com as meninas foi que faltou um pouco de concentração. Algumas situações saíram do padrão que a gente tem no modelo de jogo. Também foi conversado com as meninas [que em] algumas situações, elas começaram a improvisar, mas nada que tenha sido fora do controle. A gente viu que o jogo, apesar de ter sido com resultado negativo, a gente oportunidades para criar, para finalizar, tanto é que, quando a Rabelo entra no jogo, no primeiro lance dela já é uma situação clara de gol, mas a gente sabe que nesses jogos decisivos o detalhe conta muito. Então a gente foi lá, não soube aproveitar, e as das adversárias conseguiram ser aproveitadas.

Manchetes do dia (16/2)

A manchete do bem: Biden elimina os acordos de Trump para expulsar refugiados.

As outras: Candidatos declararam gastos de R$ 200 mi para locomoção em meio à pandemia, Ministros do STF reclamam silêncio de Fux sobre revelações de tuíte de general Villas Bôas e Operadoras têm 15 dias para explicar vazamento de dados ao Ministério da Justiça.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/16)

The headline for good: W.T.O. officially selects Okonjo-Iweala as its director general.

The others: At 35, a tennis magician brings her tricks to a first quartefinal, Icy storm barrels across Central U.S., leaving millions without power, and 'We can bring down the regime': Myanmar's protesting workers are unbowed.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Manchetes do dia (15/2)

A manchete do bem: Auxílio emergencial vai chegar a mais de 40 milhões de pessoas, calcula governo.

As outras: Após confirmação de variantes, cidade do interior paulista decreta lockdown, Ford tem liberação para demitir em massa na Bahia e Dívida global bate recorde, traz risco de crise e põe crescimento em xeque.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/15)

The headline for good: With Mardi Gras parade canceled, floats find a new home.

The others: Serena Williams turns back time at Australian Open,  Military imposes full grip on Myanmar in overnight crackdown, and At least 120 million Americans are bracing for coast-to-coast storm.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Podcast: Oito infinito

O futebol do RN se retroalimenta de coisas ruins.









Listen to "Oito infinito - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (14/2)

A manchete do bem: Saiba quem é Okonjo-Iweala, primeira mulher a chefiar o comércio mundial.

As outras: Variante é identificada em morador de SP que não foi ao Amazonas, Governo Bolsonaro só gastou 9% da verba emergencial liberada para vacinas contra Covid-19 e Live de Daniela Mercury fica em 2.° lugar nos trending topics do YouTube.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/14)

The headline for good: Reddit is America's unofficial unemployment hotline.

The others: Trump acquitted of inciting insurrection, even as bipartisan majority votes 'guilty', U.K. virus variant is probably deadlier, scientists say, and Powerful quake hits Japan, evoking a worrisome memory.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Podcast: Em busca da civilidade perdida

Novos/velhos parâmetros de convivência.









Listen to "Em busca da civilidade perdida - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (13/2)

A manchete do bem: Mercado imobiliário espera expansão em 2021 mesmo que os juros aumentem.

As outras: Bolsonaro edita mais 4 decretos para facilitar acesso a armas e munições, Enfermeira empurra maca em trecho de terra da Transamazônica após bloqueio de caminhões e Após protesto de dono da Havan, secretário de Doria diz que não faz 'palanque em velório'.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/13)

The headline for good: Baseball works to confront its treatment of women.

The others: 53 tons of rotting pork and other Brexit nightmares, U.K. high court says Nigerians can sue Shell in Britain over oil spills, and Pizza was the restaurant hero of 2020.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Manchetes do dia (12/2)

A manchete do bem: Juliette, Gil e Sarah crescem em seguidores e superam Karol e outros famosos.

As outras: Com auxílio menor, economia vira ano em ritmo mais lento e depende de vacinação, Megavazamentos expõem fragilidade de agência de proteção de dados e Carnaval da pandemia tira o bloco da rua e apela para lives, projeções e folia online.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/12)

The headline for good: A surge of women in ski patrols, once nearly all men.

The others: Tokyo olympics chief resigns over sexist comments, Control of Britney Spears's estate debated at court hearing, and Anti-vaccine accounts remain active on Facebook.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

"A obrigação é conquistar o estadual"

(Imagem: Canindé Pereira, América)

O volante Serginho foi o entrevistado de ontem de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América.

Momento do América
O principal motivo de aceitar o convite do América foi poder conquistar. A camisa pesada do América a gente sabe que no último ano não conquistou o campeonato estadual. A obrigação é conquistar o estadual, conquistar o título para conseguir essa vaga na Copa do Nordeste e dá alegria ao torcedor, voltar a vencer clássicos - isso é o mais importante - e escrever uma história bonita com a camisa do América. 

Condição física
Fisicamente eu ainda me sinto um pouco abaixo. Até por isso conversei com o professor para ser inserido no trabalho de uma maneira mais gradativa. Mas tenho certeza de que para a estreia do estadual eu vou estar 100% para poder ajudar da melhor maneira possível no que o professor precisar.

Manchetes do dia (11/2)

A manchete do bem: Senado ratifica Convenção Interamericana contra o Racismo.

As outras: Documentos mostram que Saúde usou Fiocruz para produzir 4 milhões de comprimidos de cloroquina, Governo Trump fez aumentar mortes por Covid-19 nos EUA, diz relatório da revista Lancet e Varejo deve continuar fraco com corrosão na renda das famílias.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/11)

The headline for good: New York to allow fans in sports stadiums and arenas.

The others: Georgia prosecutors open criminal inquiry into Trump's efforts to subvert elections, G.M.'s profits from trucks and S.U.V.s fuel its electric quest, and The killing of George Floyd tore Minneapolis apart. Now comes the trial. 

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

"Ciente de todos os objetivos"

O recém contratado zagueiro Caíque foi entrevistado ontem pelo assessor de imprensa do América Canindé Pereira.

Pressão no América
A gente já chegou ciente de todos os objetivos e metas traçados pela diretoria e pelo clube, e bem tranquilo quanto a isso, porque quem vem para jogar num time como o América de Natal tem que estar ciente de tal pressão, de tal compromisso com as vitórias. Então, a gente vem nessa intenção de poder enfim conquistar esse acesso. Creio que seja a meta mais almejada pela diretoria e, claro, consequentemente buscar o título no campeonato estadual, mas é isso que eu já falei: a gente está tranquilo, está ciente.

Equipe no primeiro jogo-treino
A gente está vindo de alguns trabalhos não tão longos assim e não na dimensão do campo todo, mas já conhecemos um ao outro ali com o dia-a-dia, com a convivência. O professor está conseguindo passar as ideias dele para o clube. Acho que, em relação a isso, até o dia 24 já está tudo pronto para a gente estrear com o pé direito.

A entrevista de Fachin

Poucas vezes, um ministro do STF foi tão comedido e ao mesmo tempo tão duro numa análise sobre o buraco em que o Brasil se meteu. Vale conferir a entrevista completa na Folha de S.Paulo do ministro Edson Fachin, que também é vice-presidente do TSE. Abaixo seguem trechos fundamentais.

Qual dos três tipos de corrupção mais preocupa o senhor?
Tenho nos dias atuais uma preocupação agravada com a corrupção da democracia, ou seja, conjunto das circunstâncias que mostram que Brasil está vivendo processo desconstituinte. E portanto, nesse sentido, há indubitavelmente uma preocupação imensa com a força republicana da Constituição de 1988 e especialmente porque há pelo menos sete sintomas que estão revelando hoje a corrupção da democracia no Brasil.

Quais são os sintomas? 
Em primeiro lugar, a remilitarização do governo civil, que é um sintoma preocupante. Em segundo lugar, intimidações de fechamento dos demais Poderes. Em terceiro, declarações acintosas de depreciação do valor do voto. Em quarto, palavras e ações que atentam contra a liberdade de imprensa. Em quinto lugar, incentivo às armas e por consequência a violência - o Brasil precisa de saúde e educação, não de violência nem de armas. Em sexto lugar, a recusa antecipada de resultado eleitoral adverso. Em sétimo lugar, revelando portanto que vivemos uma crise da democracia, e a corrupção da democracia é o arbítrio, há um grave problema da naturalização da corrupção de agentes administrativos e portanto isso mostra que a corrupção da democracia está no presente momento associada às forças invisíveis da grande corrupção. A grande corrupção no Brasil funciona como o coronavírus, provoca efeitos danosos imensos, mas não é visível a olho nu.

(...)
O senhor acredita que pode ocorrer algo similar à invasão do Congresso americano por apoiadores de Donald Trump? 
Sobre esse episódio eu chamaria a atenção não apenas do que ocorreu, mas pelo que não ocorreu. Note-se que lá não ocorreu a adesão de lideranças políticas à tentativa de golpe e não ocorreu a atuação ilegítima das forças de segurança e das Forças Armadas. E em terceiro lugar não ocorreu nenhuma aquiescência internacional. Esses três fatores bloquearam o golpe nos Estados Unidos, o sistema político reagiu, o sistema eleitoral mostrou sua legitimidade e sua reação acima das diferenças partidárias. É o que se espera aconteça aqui no Brasil para que a democracia não se corrompa em arbítrio. Nessa medida minha maior preocupação nesse momento é a corrupção da política.

O senhor citou a militarização do governo e listou como fator que impediu o golpe nos EUA o não envolvimento das forças de segurança e das Forças Armadas nesse movimento. Aqui há risco de as Forças Armadas se envolverem em algum episódio parecido com o do Capitólio, caso ocorra? 
A atuação das Forças Armadas de 1988 para cá em meu modo de ver tem sido um exemplo de respeito ao Estado Democrático e à sociedade democrática. Apenas tem atuado nos limites de suas atribuições e como deve ser dar na democracia, subordinando-se ao exercício do poder civil e não se imiscuindo em tarefas de gestão e de governo. Portanto o que preocupa é cruzar essa linha e cruzar essa linha pode ser sim uma ameaça à que preocupa é cruzar essa linha e cruzar essa linha pode ser sim uma ameaça à democracia.

A presença de um general da ativa no primeiro escalão do governo federal (Eduardo Pazuello, ministro da Saúde) é negativa para a democracia? 
Do ponto de vista da democracia e da subordinação a um governo civil, aparentemente o que se coloca em militares da ativa que são convocados para funções políticas de governo, é um sintoma, um indício que preocupa. Quanto mais isolado, quanto menos isso ocorrer, mais saúde terá a democracia brasileira.

Manchetes do dia (10/2)

A manchete do bem: Twitter ganha usuários depois da proibição feita a Donald Trump.

As outras: Após ser eliminado no reality, Arcrebiano revela interesse real por Karol Conká, Band transmitirá F1 com exclusividade para o Brasil até 2022 e Lazio contrata treinadora e a esposa dela como assistente.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/10)

The headline for good: With vaccines in more drugstores, pharmacies go on hiring spree.

The others: 'I'm not a cat,' says lawyer having Zoom difficulties, Thieves nationwide are slithering under cars, sweeping catalytic converters, and Is Valentine's Day canceled? 

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

#SemVotoSemSócio

O América acusou o baque da campanha da torcida #SemVotoSemSócio, motivada pela recusa do clube em discutir de verdade e aprovar a participação do sócio torcedor na escolha direta do maior mandatário do clube.

Abaixo, segue a nota na íntegra que acompanhou a publicação do balanço financeiro de dezembro.

Falta de novas receitas põe em risco o planejamento finaceiro para 2021

Nesta terça-feira (9) a Diretoria Executiva divulgará o Balancete Financeiro de dezembro/2020, dentro da política de Transparência do Clube

Pelo segundo mês consecutivo o balanço geral apresentou um falso equilíbrio entre receitas e despesas com um resultado operacional de R$ 9.630,93 obtidos pela capacidade de articulação da direção do clube para conseguir créditos suplementares, via antecipação de receitas da ordem de R$ 353.350,00 oriundas de locações a serem obtidas ao longo de 2021, prática que já estava ocorrendo quando os atuais gestores assumiram o Alvirrubro. 

A antecipação de receitas foi a única saída para cobrir cerca de mais de R$ 300 mil entre folha salarial e compromissos de viagem, e hospedagens. "Estava em jogo a nossa possível subida para a Série C e tudo foi feito com cautela para a manutenção dos salários mantendo-os todos em dia, além das mais adequadas logísticas de viagem, alimentação e suplementação, não deixando faltar nada ao grupo", disse o presidente Ricardo Valério.

Sem novos patrocínios expressivos além dos já conseguidos com a expectativa do acesso, o planehamento financeiro de 2021 está serialmente comprometido com a ausência de receitas do Sócio Torcedor e dos Conselheiros devido a reação contrária da torcida à aprovação do novo Estatuto Social.

"Respeitamos a decisão soberana dos torcedores, mas isso pode levar o América a um colapso financeiro já que agora, nestes meses de janeiro e fevereiro em diante, não temos perspectivas melhores de arrecadação. A Diretoria Executiva acompanha com muita apreensão as reações democrática do contraditório na questão do Estatuto, atribuição de iniciativa de Conselheiro Deliberativo do Clube, mas que afetou diretamente a nossa gestão, que não está à frente da liderança do processo, mas que vem atuando como um moderador entre as três chapas dos ex-presidentes. Como o tema estourou justamente nos meses de renovação do Programa de Sócio Torcedor, certamente está pondo em risco a tradição do Mecão em continuar a pagar em dias os seus salários e compromissos de maneira irremediável", revelou Valério. 

Apesar das dificuldades, a Diretoria Executiva segue em busca de reforços com a finalidade de montar um plantel competitivo. "Renovados com os nossos principais jogadores, inclusive o Wallace Tanque. Trouxemos uma competente e experiente comissão técnica, resgatamos o nosso Flávio Boaventura e assim estamos montando um plantel para lutar pela conquista do Estadual, que nos assegura na Copa do Nordeste. Estimamos e contamos em nosso Planejamento, passar por pelo ao menos duas ou três etapas do Copa do Brasil, daí a coragem e ousadia na montagem de um time competitivo para fazer um ótima participação na Copa, além de um time preparado antecipadamente e entrosado para lutar pelo acesso", falou o mandatário rubro que complementou. 

"Embora a iniciativa não esteja na competência da Diretoria Executiva, estamos intermediando os possíveis avanços de novas emendas, já tendo sido sinalizada a redução de 4 para 2 anos para migração do Sócio Torcedor ao voto, e estamos em busca de negociar novos avanços possíveis, onde asseguro aos senhores que este processo é continuo e lento, mas que temos certeza que chegaremos a um entendimento satisfatório para o bem do clube. Por enquanto rogo que voltemos à normalidade sob fatalidade de que o clube seja punido, principalmente no futebol, com danos irreparáveis e imprevisíveis. Eu que sou um torcedor que vim das arquibancadas só posso continuar se a torcida estiver do nosso lado e para seguir em nossa caminhada, estou me reunindo e conversando com nossa torcida também em busca de um amplo entendimento, afinal somos todos Mecão e desejamos o melhor para o nosso clube". 

PÚBLICO NOS ESTÁDIOS DO RN

A Diretoria rubra segue em conversação com clubes, com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol e demais esferas competentes visando a abertura de 20% a 30% de público nos jogos do Estadual, o que amenizaria em parte a dificuldade financeira das equipes participantes da competição. 

"Com público reduzido o acesso será destinado prioritamente ao Sócio Torcedor, só depois destinaríamos ingressos a preços normais de adultos e estudantes, mantendo a grande vantagem de ser Sócio que ainda poderá renovar ou adquirir o título com preços congelados em 10x de R$ 38,00 e com prazo somente valendo a partir da liberação do público. Assim voltaríamos a irrigar a Direção Executiva para que possa manter o plantel em dia e fazer novas e pontuais contratações. É um apelo da nossa Diretoria à sua torcida mesmo respeitando seu direito de protestar, mas sob pena de tornar impraticável e inviável a administração do clube", comentou Ricardo.

Balanço de dezembro

O América divulgou hoje o balanço financeiro de dezembro/2020.




América 5X0 Parnamirim

Manchetes do dia (9/2)

A manchete do bem: Justiça dá aval para plantação de maconha por associação com habeas corpus coletivo.

As outras: TSE julga duas ações pedindo cassação de Bolsonaro e de Mourão por fake news, OMS diz que não há evidência de que mercado de Wuhan foi epicentro da pandemia de Covid e Em 24 dias, 37 pacientes transferidos de Manaus morreram.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/9)

The headline for good: Oil giants win offshore wind leases in Britain.

The others: N.Y.C. to reopen middle schools, but most students will still learn from home, Paris Opera to act on racist stereotypes in ballet, and Elon Musk and Snoop Dogg push cryptocurrencies to record high.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Nada convencional


Uma série que aborda a difícil relação surgida de uma troca de bebês na maternidade que só foi descoberta algum tempo depois. É com essa diferente premissa que a mexicana Mãe Só Tem Duas lida mantendo sempre um tom leve, de comédia, mas sem abrir mão do drama que isso envolve.

Sim, a produção é mexicana, então podemos esperar viradas típicas de novela nas relações entre todos os personagens. Algumas dessas relações não são muito bem explicadas ou convincentes, como entre Mariana, uma das mães, e a amiga Elena.

Vale dizer que as mães das crianças são o exato oposto uma da outra. Ana é uma chefe de família controladora; Mariana é praticamente uma adolescente, ainda que já tenha 23 anos.

As mudanças que uma provoca na outra ao longo da convivência imposta pelo amor às filhas trocadas se encarrega de tornar a estória um pouco mais convincente a cada episódio que passa (são 9).

Apesar de muita coisa a melhorar, a série é agradável pelo inusitado e deixa muitas situações engatilhadas para uma segunda temporada, que aparentemente a Netflix pretende apresentar (será mesmo que a série vai sobreviver à tradição de cancelamento da plataforma de streaming de suas produções após uma única temporada?) entre fevereiro e março do ano que vem. A conferir.

Coração partido



Terminei o último episódio da quarta temporada de Dix Pour Cent e recebi o choque tão comum na Netflix em séries de uma temporada: a série chegou ao fim, sem aviso.

Menos mal que houve um certo desenlace, bem aos gosto da cultura francesa, mais como um recorte da vida real, em que nem sempre há finais felizes, do que como redenção dos personagens centrais.

O coração de quem gostava da série restou partido. A agência que cuidava da carreira de famosos atores franceses tinha funcionários cativantes inclusive em suas neuroses e pequenos defeitos de caráter (alerta de spoiler!) faliu, com cada um seguindo novos rumos, felizes ou não.

Mesmo com a temporada só engrenando na metade final, especialmente nos dois últimos episódios, ficou uma sensação de que ainda há muito a ser contado nessa estória, ainda que o último episódio tenha sido claramente de despedida, um alívio ante o comportamento tradicional da Netflix.

Há uma leve esperança sobre conversas avançadas a respeito de um especial de 90 minutos com a personagem Andréa trabalhando em Nova York e também de uma quinta temporada, tudo ainda sem a menor perspectiva de data. 

Fico na torcida para que essa esperança se concretize.

"Acho que foi proveitoso"

O técnico do América Evaristo Piza deu entrevista coletiva após o jogo-treino com o CSP praticamente sub-20.

América 4x2 CSP (Flávio Boaventura, Luan Silva, Romarinho, Beto; Wallisson Bahia, Jefferson)
Acho que teve situações positivas, algumas situações também que precisam ser corrigidas, mas é natural em relação a ser um primeiro jogo-treino. Tivemos um único trabalho de campo aberto. Até então, até a chegada de Wallace Pernambucano na sexta, os conceitos foram mais reduzidos. Eram esperados alguns comportamentos táticos, principalmente em relação à compactação das linhas que eu não consegui fazer nesse campo aberto, mas teve um início bom, algumas ações boas, conseguiu fazer o 3x0. Depois o jogo ficou meio corrido, um pouco de tumulto com a arbitragem, um gol que eles reclamaram que não tinha entrado a bola e daí a equipe entrou na pilha. Até comentei com eles no intervalo para ter o equilíbrio. A gente está trabalhando, está treinando. Vamos nos organizar porque imprevistos podem ocorrer no jogo. A gente pode pegar também arbitragem confusa e a gente não pode desorganizar. No mais, no 2.° tempo eu fiz várias mexidas. Usei também como observação dos garotos da base. Eu preciso conhecer, eu preciso pôr para jogar até para saber o suporte que eles vão me dar ao longo do ano. Acho que foi proveitoso e agora a gente tem a semana para trabalhar para o próximo compromisso na sexta-feira.

Pontos positivo e negativo
De positivo foram praticamente os 30, 35 minutos iniciais. Time que teve a bola, teve o controle, não sofreu nenhuma ação, teve saída pelos dois lados do campo com Carlos Renato, com Everton, dois jogadores de sustentação no jogo ofensivo, Wallace Pernambucano, Luan, Elvinho vindo bem com Romarinho, Clebinho nessa construção do jogo, isso foi muito positivo. A bola parada, Flávio Boaventura agredindo bem, uma característica dele já, que é nata dele. Eu achei que em momentos, negativamente falando, a gente poderia ter parado um pouco as ações do adversário mais no campo dele. A gente estava deixando o adversário entrar no nosso campo e aí fazendo as faltinhas. E quando a gente faz essas faltas laterais, você nivela o jogo. A bola no ar fica igual, 50-50% de chance para o desarme ou para a agressão. Então, matar a jogada? Matar mais no campo de defesa, não no nosso campo de defesa do adversário. Então a gente começou a fazer umas faltinhas, atraiu o adversário. deu força, porque daí ele vem, põe uma bola lá, põe uma outra, dá um bate-rebate e eles vão acreditando que é possível. Mas isso aí com uma semana agora, abrindo a semana mais a próxima semana, a gente vai organizar e chegar bem ajustado nessa questão para a competição.

Condição física
Acho que falta um pouco porque foi bem fragmentado. A gente se apresentou com um grupo, foran chegando alguns jogadores, Serginho chegou na sexta, Elvinho chegou na segunda junto com Caíque, uns iniciaram no dia 25, outros no dia 1. Os que já estavam em atividade, com término no dia 10, foram para casa, deram uma recuperada, voltaram bem. E alguns outros que voltaram depois, tenho certeza que eles vão ter um ganho maior, até que a gente consiga equilibrar o grupo num mesmo nível para que daí a gente possa suportar bem o jogo e executar o que é pedido na questão da parte tática e da parte técnica.

Manchetes do dia (8/2)

A manchete do bem: Justiça esvazia tese de Flávio Bolsonaro para tentar anular provas da 'rachadinha'.

As outras: Valorização de ações se iguala a 'crash' de 1929 e cria 'sinuca' para investidores, Índia endurece perseguição a jornalistas por cobertura de protestos de agricultores e Filme polêmico de Xuxa, 'Amor Estranho Amor' será exibido na televisão.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (2/8)

The headline for good: Instagram bans hundreds of accounts with stolen user names.

The others: AstraZeneca's vaccine does not work well against virus variant in South Africa, Virus variant first found in Britain now spreading rapidly in U.S., and Tom Brady's 7th Super Bowl win ends N.F.L.'s most challenging year.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Desafiadora



Eu demorei para começar a assistir a Expresso do Amanhã (Snowpiercer, no original) na Netflix. Ciente das cenas de violência numa série de censura 18 anos, eu sempre preciso de um tempo para me preparar para o que vou ver.

Valeu o tempo de preparação e a decisão de apertar play. A estória de sobreviventes de uma Terra de clima devastado (-119ºC)  que precisam conviver num trem de 1.001 vagões que não pode parar jamais que tem um proprietário/construtor que mais parece uma espécie de mito, figura religiosa para os passageiros/habitantes é absolutamente envolvente.

Tudo começa com a necessidade de investigação de uma série de crimes a bordo para a qual um detetive do fundão (a classe dos excluídos que conseguiram embarcar a força na última alternativa de vida da humanidade e que ficam mesmo no último vagão do Snowpiercer (na língua inglesa, o trem é tratado no feminino, sendo na verdade A Snowpiercer).

A partir daí, uma coisa vai puxando a outra e eu só não maratonei tudo de uma vez porque a temática é estressante e quem tem cefaleia tensional não pode se dar ao luxo de elevar o estresse dessa forma.

Os conflitos todos são interessantíssimos de se observar, inclusive filosoficamente falando.

A primeira temporada tem 10 episódios e a segunda tem seus episódios lançados a conta-gotas, a cada terça-feira.

As atuações são de ótimo nível, com destaque para todas as atrizes, em especial a principal, Jennifer Connelly, que transborda cada sentimento sem nem precisar abrir a boca.

Vale dizer que a inspiração vem de um livro e que já houve filme com a mesma intenção, ambos desconhecidos para mim, mas a série é muito boa.

Censura 18 anos sempre merece destaque para as cenas mais explícitas, tanto de sexo como de violência, mas a violência aqui é brutal, com sangue e pedaços de corpos espirrando (ou inundando) praticamente todos os episódios, um desafio extra para pessoas mais sensíveis como eu, mas a estória vale essa superação.


Podcast: (Des)ilusão

Para acordar.









Listen to "(Des)ilusão - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.