quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Creme de galinha - a evolução

Há quase 2 anos, compartilhei aqui uma receita de creme de galinha adaptada de outra que havia visto na internet (clique aqui). Pois não foi que resolvi mexer de novo na receita? E ela ficou finalmente como eu esperava.

Na verdade, os ingredientes são quase os mesmos, mas eu resolvi alterar o jeito de fazer o frango e 1 ou 2 ingredientes. Ficou uma delícia para o meu padrão.

Troquei o peito por filé sassami, mais ou menos a metade de um pacote de 1 kg, o que me levou a reduzir alguns ingredientes.

Sem mais enrolação, segue a receita.

Ingredientes
500g de filé sassami de frango
1 fio de azeite
1/2 cebola
1 tomate
1/4 de pimentão
2 dentes de alho
1 punhado de coentro
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de colorau
1/2 colher rasa (chá) de pimenta do reino
Água
Vinagre
1/2 copo de leite
1,5 colher (sobremesa) bem cheia de amido de milho
4 colheres (sopa) de milho em conserva (escorrido)
15 azeitonas verdes picadas (não muito miúdas)
1/2 caixa de creme de leite

Modo de preparo
Deixe o peito marinando no alho espremido, no colorau, na pimenta, no vinagre e no sal.

Corte todos os legumes sem semente e coloque tudo com o frango marinado numa panela para cozinhar com um fio de azeite e ainda sem água, que só será adicionada depois de uns 2-3 minutos. Mantenha o frango submerso, tampe a panela e espera cozinhar. Depois disso, destampe a panela e espere o caldo secar até restarem uns dois dedos dele na panela.

Desligue o fogo e retire o frango para desfiar. Quando o caldo que restou na panela esfriar um pouco, coloque no liquidificador com todos os legumes cozidos. Bata até ficar homogêneo. Ainda no liquidificador, acrescente o leite e o amido de milho e bata novamente.

Despeje novamente na panela e leve ao fogo para engrossar, mexendo sempre. Assim que o caldo engrossar, desligue o fogo e acrescente o frango desfiado, o milho, as azeitonas picadas e o creme de leite. Misture tudo. É só servir. Eu acompanhei aqui com arroz branco e batata frita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário