segunda-feira, 22 de julho de 2019

40 anos de um ícone

Também na coluna de Fernando Calmon, vi que o Fiat 147 a álcool completou 40 anos de seu lançamento no Brasil neste mês de julho.

Conduzi dois aqui de casa quando estava aprendendo a dirigir e um deles ganhou de mim o apelido de "Boi xucro" pelos sopapos para trocar de marcha. Mas era definitivamente confortável, com boa visibilidade, um xodozinho mesmo.

Segue abaixo o texto marcando a data.

Há 40 anos, Fiat 147 a álcool

O primeiro carro a álcool produzido em série no mundo completou 40 anos. No dia 5 de julho de 1979, a Fiat Automóveis, sediada em Betim, Minas Gerais, lançou o carro 147 a álcool, logo apelidado de "Cachacinha" pelo público, em consequência do odor característico exalado pelo escapamento. Aquela primeira unidade, de cor preta, (...) na época foi vendido ao Ministério da Fazenda, (...) e hoje faz parte do acervo de carros antigos da Fiat em estado praticamente original, sem restauração. 

A história do automóvel 147 a álcool teve início em 1976, com as pesquisas e desenvolvimento do motor movido ao derivado da cana-de-açúcar. No mesmo ano, em sua primeira participação no Salão do Automóvel de São Paulo, a Fiat expôs um protótipo de testes do 147 a álcool. O motor de 1,3 litro acabou se mostrando mais adequado para o uso do combustível que o de 1,05 litro, e assim foi lançada a versão com 62 cv (1 cv a mais que no similar a gasolina) e torque de 11,5 m.kgf. Até 1987, período em que o 147 foi vendido no Brasil, 120.516 unidades a álcool ganharam as ruas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário