domingo, 30 de junho de 2019

Jogo de paciência

Quem achava que seria uma moleza para o América enfrentar a Jacuipense não prestou bem atenção no desempenho do time baiano. 

Aliás, menosprezou a atual fase da Série D. Não há jogo fácil. Vou escrever de novo: não há jogo fácil. E os primeiros toques da Jacuipense na bola já davam a ideia da pedreira.

Dito isto, o jogo exigia paciência. Mas nem a torcida nem o time de Moacir Júnior entenderam essa necessidade. Havia um afã de acelerar o jogo o tempo todo, e muitos lances ou foram desperdiçados ou viraram contra-ataques para o adversário em bolas alçadas por zagueiros e volantes ou viradas afobadas. 

Para piorar, o time sentiu enormemente a ausência de Roger Gaúcho ante um Hiltinho sem ritmo de jogo. Ele até melhorou no fim do 1.° tempo. Mas aí Moacir cometeu o erro crasso de colocar Mikael em seu lugar. Mikael fez uma partida tenebrosa, não tendo acertado nem pedra na lua. Pelo contrário, virou a melhor arma da Jacuipense, uma vez que as triangulações sumiram com seus passes errados.

A queda foi tão brutal que Canindé Pereira chegou a me perguntar na transmissão o que dava para fazer. Apontei que o certo seria a entrada de Murici no lugar de Mikael, mas que é muito difícil um treinador ter peito de retirar um jogador que ele colocou no 2.° tempo sem que haja uma contusão.

Adenilson e, principalmente, Pardal estiveram bem abaixo também.

O time baiano ainda obrigou Ewerton a duas grandes defesas no 2.° tempo. E o América nada de se encontrar no toque de bola e nas subidas de Jean Patric como ponta, uma de suas mais letais jogadas.

No fim, 0x0. Mais um empate nas oitavas de final da Série D. Foram 6:  Bragantino 0x0 Floresta, Vitória 0x0 Ituano, Caxias 0x0 Cianorte, Boavista 1x1 Brusque, Juazeirense 1x1 Iporá, além de América 0x0 Jacuipense. Somente São Raimundo 1x0 Manaus e Fluminense 0x1 Itabaiana quebraram a escrita, mesmo assim com placar mínimo. Entenderam a dureza do negócio?

Agora o time de Moacir tem mais uma situação de superação a enfrentar, como foi a tônica no estadual, na Copa do Brasil e até mesmo nesta edição da Série D. Mais um percalço a superar. E sem Leandro Melo. 

É tirar lições dessa partida e arregaçar as mangas para no próximo domingo conquistar a vaga para as quartas de final. Sem afobação. 

Chegar cedo

Tendo em vista a multidão do jogo passado acessando as arquibancadas praticamente pelos mesmos portões e a informação de que, mesmo a venda de ingressos tendo começado mais tarde, o Leste inferior já estava esgotado desde sexta-feira e os ingressos do Nota Potiguar pela primeira vez foram esgotados para um jogo aqui em Natal, é melhor a torcida americana se preparar para chegar cedo hoje na Arena das Dunas.

No jogo passado, quase 10 mil torcedores empurraram os comandados de Moacir Júnior para as oitavas de final. A expectativa hoje é para mais um recorde de público. Ontem mesmo o setor Premium teve sua carga inicial esgotada, segundo informação de Roberto Bezerra, estando a reserva técnica disponibilizada desde já para a compra tanto na própria Arena como no seu site.

Teremos um domingo de recorde de público na Série D, sem sombra de dúvidas. Então, é melhor chegar cedo para evitar tumulto e preparar o grito para engrandecer o América, apequenar a Jacuipense e evitar qualquer descuido da arbitragem. 

Em jogo de 180 minutos, cada segundo é fundamental. E a galera presente na Arena das Dunas fará a diferença dentro de campo. 

Leve seu grito.

Podcast: A conta do chá

O sapato vai ficando apertado nas Séries C e D.


Copa 2019: Resultados das quartas de final - dia 3

Itália 0x2 Holanda
(Miedema, Van Der Gragt)
Cartões amarelos: 4 (Linari, Guagni, Cernoia, Sabatino)

Alemanha 1x2 Suécia
(Magull, Jakobsson, Blackstenius)
Cartão amarelo: 1 (Rolfö)

Curtinhas do RN (30/6)

Com apoio do Governo, "Mossoró Cidade Junina" encerra "Chuva de Bala"
Governadora assistiu a última apresentação do espetáculo na noite dessa sexta-feira e ressaltou o apoio dado na área da Segurança.
http://shar.es/a0Ef16

Governadora sanciona Lei que torna de utilidade pública projeto Viva o Centro
Ação promove a revitalização do Centro beneficiando o comércio e o resgate e valorização da história norte-rio-grandense.
https://shar.es/a0EG3s

Governo cria comitê para relacionamento com fornecedores
Objetivo é dar resolutividade, agilidade e reduzir custos na prestação de serviços ao cidadão.
https://shar.es/a0EGbx

Fonte: Assecom/RN

Manchetes do dia (30/6)

A manchete do bem: Real é a moeda mais longeva da história recente do país.

As outras: Brasileira projeta casas para mulheres rurais em Uganda, Lava Jato via com descrédito empreiteiro que acusou Lula e Trump se reúne com Kim na Coreia do Norte e é 1.º presidente dos EUA a entrar no país.

Bom domingo, minha gente!

Fonte: Folha de S. Paulo

Today's headlines (6/30)

The headline for good: Trump and Xi agree to restart trade talks, avoiding escalation in tariff war.

The others: F.D.A. links 16 brands of dog food to canine heart disease, Megan Rapinoe is a leader for her team, and her time, and NASA reopens Apollo Mission Control room that once landed men on moon.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

sábado, 29 de junho de 2019

Guerreiros alistados

Eis a lista de Moacir Júnior divulgada pelo América:

GOLEIROS: Copetti, Ewerton e Lucas;
ZAGUEIROS: Adriano Alves, Alisson Brand, Alison, Daniel e Geninho;
LATERAIS: Joazi, Kaike e Vinícius;
VOLANTES: Adenilson e Leandro Melo;
MEIAS: Hiltinho, Mikael e Franco;
ATACANTES: Adriano Pardal, Max, Jean Patric, Murici e Paulo Renê.

Acaba hoje

A promoção nos preços dos ingressos para conferir América x Jacuipense valendo vaga nas quartas de final da Série D acaba hoje.

Os ingressos da Nota Potiguar gratuitos para quem baixou o aplicativo, fez o cadastro e ainda não retirou seu ingresso grátis também acabam hoje.

Ou seja, torcida americana precisa correr nesta manhã de sábado para garantir seu lugar no jogão de amanhã na melhor condição possível.

Comemoração

Envolvido numa crise que ameaça a permanência do clube na Série C, o  ABC resolveu comemorar seus 104 anos de existência de uma forma mais sóbria.

Às 9h, no espaço de convivência do módulo I do estádio Frasqueirão, o padre Murilo, capelão do clube, celebrará uma missa em ação de graças. Logo em seguida, uma café da manhã será servido aos presentes.

Deixo aqui meus parabéns a todos os que fizeram e fazem o ABC nestes 104 anos.

Copa 2019: Quartas de final - dia 3

10h - Itália x Holanda - Sportv
Local: Stade du Hainaut, Valenciennes
Histórico do confronto: Nenhum jogo

Itália (4-3-3): 1 Giuliani, 7 Guagni, 3 Gama, 5 Linari, 13 Bartoli; 2 Bergamaschi, 23 Giugliano, 21 Cernoia; 19 Giacinti, 10 Girelli, 11 Bonansea. Técnica: Milena Bertolini.

Holanda (4-3-3): 1 Van Veenendaal, 2 Van Lunteren, 3 Van Der Gragt, 20 Bloodworth, 4 Van Dongen; 14 Groenen, 10 Van De Donk, 8 Spitse; 7 Van De Sanden, 9 Miedema, 11 Martens. Técnica: Sarina Wiegman.

Árbitra: Claudia Umpierrez (URU)
Assistentes: Luciana Mascarana (URU) e Monica Amboya (ECU)
Árbitro VAR: Carlos Del Cerro Grande (ESP)
Assistentes VAR: Mariana de Almeida (ARG) e Clement Turpin (FRA)

Destaques italianos
Girelli - boa na movimentação e na finalização.
Bonansea - tem boa visão de jogo.

Destaques holandeses
Miedema - atacante que não perdoa.
Martens - boa na movimentação e na finalização.

13h30 - Alemanha x Suécia - Band, Sportv
Local: Roazhon Park, Rennes
Histórico do confronto: 4 jogos, 2 vitórias da Alemanha, 2 vitórias da Suécia

Alemanha (4-4-2): 1 Schult, 15 Gwinn, 23 Doorsoun, 5 Hegering, 17 Schweers; 18 Leupolz, 20 Magull, 9 Huth, 13 Däbritz; 11 Popp, 7 Schüller. Técnica: Martina Voss-Tecklenburg.

Suécia (4-3-3): 1 Lindahl, 4 Glas, 5 Fischer, 3 Sembrant, 6 Eriksson; 23 Rubensson, 9 Asllani, 17 Seger; 10 Jakobsson, 11 Blackstenius, 18 Rolfö. Técnico: Peter Gerhardsson.

Árbitra: Stephanie Frappart (FRA)
Assistentes: Manuela Nicolosi (FRA) e Michelle O'Neill (IRL)
Árbitro VAR: Jose Maria Sanchez (ESP)
Assistentes VAR: Lucie Ratajova (CZE) e Christopher Beath (AUS)

Destaques alemães
Schult - segura.
Popp - líder com faro de gol.

Destaques suecos
Lindahl - líder.
Jakobsson - boa na movimentação e na finalização.

Manchetes do dia (29/6)

A manchete do bem: Déficit de caminhoneiros leva Portugal a contratar 2.000 motoristas brasileiros.

As outras: Saraiva prepara ajustes em seu plano de recuperação judicial, Montadoras atualizam suas fábricas à espera da retomada e Para acordo, UE cedeu em carne e açúcar, Mercosul em vinho.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/29)

The headline for good: Lone Missouri abortion clinic can stay open in dispute with state.

The others: At nearly 115 degrees, France experiences its its hottest day on record, It's now the Supreme Court turn to try to resolve the fate of the dreamers, and Grenades, land mines and U.S. weapons parts: Argentina foils huge smuggling operation.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Roberto Fernandes na TV ABC

Copa 2019: Resultado das quartas de final - dia 2

França 1x2 Estados Unidos
(Renard, Rapinoe-2)
Cartões amarelos: 2 (Mbock Bathy Nka, Bussaglia)

Podcast: Você mal sabe

A origem das coisas cujo nome lhe engana.


"Venha para apoiar até o último minuto"

O técnico Moacir Júnior deu boa entrevista ontem sobre a preparação para a decisão de domingo.

Imagem: Canindé Pereira, América

Jogar em casa
Independente de onde seja, a gente está muito focado em atingir o objetivo. Estratégias realmente elas mudam. Não muda a forma de jogar, não muda a caracterização ofensiva da equipe, mas muda a estratégia a nível de tempo de linha de marcação, quando você vai pressionar mais alto, quando não. Independente disso, a gente está muito motivado. Estamos aí bem preparados. Estamos fazendo uma semana boa e a gente espera encerrá-la com ainda mais confiança, com ainda mais certeza de que temos tudo pra fazer mais um grande jogo e manter essa ótima performance aqui na Arena das Dunas. O nosso time não só está invicto aqui, mas está com um aproveitamento muito alto. 

Substituto de Roger Gaúcho
Eu quero que ele faça aquilo que ele vem fazendo. Roger passou por um momento aí de muitas críticas, até eu acredito um pouco equivocadas, mas ele com a confiança da gente foi dando a volta por cima, foi apresentando a sua importância como todos têm. E você esqueceu também do Murici, que é uma opção também que a gente tem, mais uma. Então fica esse bolo aí. A gente fez um time realmente [em] que todos os atletas têm condições de ajudar o América. Não é aquela demagogia, mas a gente sabe que realmente a importância do grupo é muito grande. E a gente espera que esse atleta que entrar que possa realmente dar o seu melhor e que possa fazer o América jogar forte aqui no seu domínio, respeitando a equipe, mas respeitando como? Não tendo bola perdida, pressionando mais, jogando com uma válvula de escape mais forte,  quando tiver a bola e tiver a possibilidade de sair, de entrar mais rápido no campo do adversário e essa tem sido a nossa retórica independente de qualquer adversário. E não vai diferente domingo, mas a gente sabe que agora o sarrafo subiu, não só para nós como para os adversários também. Todos que se classificaram, se classificaram por mérito, não por sorte. Então a gente espera poder fazer aí mais um merecimento e um grande jogo, jogo a jogo. Nós estamos pensando só no jogo da Arena Não estamos falando nada, nada a questão da adaptação do jogo das 15h que ocorrerá na semana que vem, que é o jogo de lá. E essa semana é uma semana normal de trabalho pra fazer um jogo bom em casa, dentro daquela confiança, dentro daquele clima que a gente já criou de empatia, de química com o nosso torcedor. E mais uma vez eu repito: quem vier para a Arena que venha para apoiar até o último minuto.  Se vier para vaiar, melhor não vir. Até o último minuto apoie porque esse grupo tem pancho, tem respeito e sabe que até o último minuto pode conseguir uma boa vantagem, pode conseguir uma boa vitória.

Evitar o excesso de confiança
Usando o ensinamento da minha mãe. A minha mãe fala que, quando você está com autoconfiança demais, gera arrogância; e a humildade demais, você fica besta, fica bobo. Então você não pode ser nem bobo e nem arrogante. É o que eu tenho passado semanalmente para os jogadores. A gente tem que ter a confiança sim. O que encara na verdade qualquer desafio é a coragem. Então a gente tem que ser corajoso, mas corajoso com responsabilidade. Então eu acho que isso é a marca da nossa equipe, é a marca do nosso trabalho. E a gente sabe que, internamente, a gente está buscando a cada dia se fortalecer mais, e eu posso passar isso para o torcedor: que essa semana foi melhor do que a anterior e eu espero que a próxima seja melhor do que essa. E a gente vai buscando isso aí. A diretoria cumprindo os seus compromissos, tanto os salários como tudo que está sendo combinado, de fase a fase, está sendo cumprido. Então isso vai aumentando também o nosso calibre. Mas você colocou bem: a gente tem que ter confiança, mas nunca arrogância. Acho que os anos que passaram foram histórias que passaram. A gente não quer trazer as histórias do passado e nem os medos nem os anseios para esse ano. Esse ano nós temos a nossa perspectiva, nós temos as nossas perspectivas muito fortes e a gente sabe o que a gente pode fazer. Mas sabemos que só vamos conseguir esse objetivo com humildade, não demais, e com a confiança também sem passar do limite.

Copa 2019: Quartas de final - dia 2

16h - França x Estados Unidos - Sportv2
Local: Parc des Princes, Paris
Histórico do confronto: 1 jogo, 1 vitória dos Estados Unidos

França (4-4-2): 16 Bouhaddi, 4 Torrent, 19 Mbock Bathy Nka, 3 Renard, 10 Majri; 6 Hnery, 15 Bussaglia, 11 Diani, 18 Asseyi; 13 Gauvin, 9 Le Sommer. Técnica: Corinne Diacre.

Estados Unidos (4-3-3): 1 Naeher, 5 O'hara, 7 Dahlkemper, 4 Sauerbrunn, 19 Dunn; 16 Lavelle, 8 Ertz, 3 Mewis; 17 Heath, 13 Morgan, 15 Rapinoe. Técnica: Jill Ellis.

Árbitra: Kateryna Monzul (UKR)
Assistentes: Maryna Striletska (UKR) e Oleksandra Ardasheva (UKR)
Árbitro VAR: Danny Makkelie (NED)
Assistentes VAR: Chantal Boudreau (CAN)  e Pawel Gil (POL)

Destaques franceses
Renard - boa no jogo aéreo.
Le Sommer - atacante que não perdoa.

Destaques americanos
Morgan - veloz.
Rapinoe - atacante que não perdoa.

Curtinhas do RN (28/6)

Projeto Parque da Fortaleza dos Reis Magos é apresentado ao Governo do Estado
O projeto conceitual foi desenvolvido em parceria com a Fundação José Augusto e é de autoria do arquiteto e urbanista Haroldo Maranhão.

VI Encontro do Programa Água Doce promove gestão integrada de abastecimento
Governadora informou que está solicitando ao MDR o montante de R$ 30 milhões para implantação de mais 150 sistemas de abastecimento.

Secretário de Educação do RN discute sobre novo Fundeb durante reunião do Consed
Discussão considera a PEC 33/2019 que prevê a permanência do fundo._

Consulta presencial do PPA 2020-2023 é encerrada em Natal
População ainda pode participar, via internet, até dia 30 de junho.

Maior Cajueiro do Mundo recebe obras de acessibilidade
Obras de acessibilidade serão finalizadas em 60 dias.

Abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores
Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Detran registra frota superior a 1,3 milhão de veículos no RN
Em números absolutos, nos últimos 10 anos entraram em circulação na frota estadual 698.590 novos automóveis.

Domingo tem Príncipe Feliz e Tributo ao músico Arthur Maia no Parque das Dunas 
Entrada no Parque custa R$ 1 e os eventos são abertos ao público.

Fonte: Assecom/RN

Manchetes do dia (28/6)

A manchete do bem: Brasil sofre, supera drama dos pênaltis e se classifica para a semi.

As outras: Após anunciar cancelamento, Bolsonaro encontra Macron e o convida a visitar a Amazônia, Proposta no CNJ recomenda a juiz evitar promotores e advogados em redes sociais e Estado de SP registra recorde histórico de mortalidade materna.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/28)

The headline for good: NASA announces new Dragonfly drone mission to explore Titan.

The others: Supreme Court gives a victory to G O.P. on gerrymandering and to Democrats opposed to census citizenship question, Would you drink water out of a can? Pepsi wants to find out, and An Afghan school with no heat or computers, but many college-bound students. Mostly girls.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Copa 2019: Resultado das quartas de final - dia 1

Noruega 0x3 Inglaterra
(J. Scott, White, Bronze)
Cartão amarelo: 1 (Thorisdottir)

Evolução da lei

A lição de hoje é do mestre Miguel Reale (Lições Preliminares de Direito, 5.ed. São Paulo: Saraiva, 1978. p. 170) sobre como uma lei pode evoluir sem que se mexa numa vírgula dela:

Pois bem, não raro sob a inspiração da doutrina, a que logo nos referiremos, o juiz, sem precisar lançar mão de artifícios, atualixa o sentido possível da lei, ajustando-a às circunstâncias e contingências do momento. Desse modo, o que antes obrigava significando X, sofre uma variação, pela consagração de um sentido Y ou Z.

Dá para incrementar o Forte dos Reis Magos

Em 2016 visitei o Castillo de San Marcos, forte localizado na primeira cidade das Américas, St. Augustine, que fica no estado da Flórida, nos EUA.

Eu me senti em casa ante a semelhança com o nosso Forte dos Reis Magos, como a imagem aérea da Wikipédia abaixo não me deixa mentir.


Na época, ainda em solo americano, eu fiz uma postagem a respeito Orlando - St. Augustine - Orlando, da qual destaco o trecho abaixo:

De volta ao caminho para o forte. Dei uma volta na frente em busca do estacionamento mais próximo, mas estava lotado. Voltei para o estacionamento municipal. $ 12. O centro de informações para visitantes fica na frente. Peguei um mapa lá. Poderia ter comprado ingresso para 3 atrações por menos de $20, mas eu queria mesmo era ficar mais tempo no forte sem preocupação com horário. Um adulto paga $10 para entrar.

A vista é de tirar o fôlego. Para quem gosta de detalhes, há informação para tudo que é lado. Há um minifilme mostrando o manuseio das armas. E há uma apresentação ao vivo com voluntários realizando os mesmos exercícios que os soldados do século 18 realizavam. Até um tiro de canhão foi dado. Quem dera Natal acordasse para fazer algo semelhante com o lindíssimo Forte dos Reis Magos.

Ainda na época, mandei a postagem para o prefeito de Natal Carlos Eduardo e o governador Robinson Faria. Nada foi feito a respeito, mesmo algumas iniciativas podendo ser apoiadas por convênio com os cursos de Turismo, História e até Artes, tanto da UFRN como das outras instituições de ensino superior daqui.

O nosso forte passaria a ser uma atração dinâmica e grande ímã até para os potiguares que quisessem acompanhar a nossa história em detalhes, com performances ao vivo.

No vídeo abaixo que Janaina gravou na época, voluntários aprenderam até espanhol para deixar ainda mais real a demonstração das armas históricas usadas no forte quando de sua fundação e dar todos os comandos na língua então dominante.


Como agora finalmente o Forte dos Reis Magos voltou a ocupar as manchetes pelo interesse em sua recuperação e funcionamento a pleno vapor, deixo novamente aqui um apelo tanto ao prefeito de Natal Álvaro Dias como à governadora Fátima Bezerra para que atentem para esse incremento, que pode ser feito por convênio de estágio, como já citei acima, com os cursos do ensino superior , além de pequeno investimento para a manutenção de performance similar  e, tenho certeza, melhor do que a que vimos no vídeo desta postagem.

Chamemos a iniciativa privada para tomar parte nessa produção. Quanto mais dinheiro, mais espetáculo, mais turistas vão querer acompanhar e mais dinheiro volta para circular aqui. Quem sabe um dia não tenhamos até uma reconstituição da invasão holandesa com navios e tudo mais? Um show a ser apresentado quase que diariamente por muitos e muitos anos onde o rio mais lindo e o mar mais abençoado se encontram para dar a Natal mais um dedinho de paraíso.

Enfim, fica o apelo.

Copa 2019: Quartas de final - dia 1

16h - Noruega x Inglaterra - Sportv
Local: Stade Océane, Le Havre
Histórico do confronto: 2 jogos, 1 vitória da Noruega, 1 vitória da Inglaterra

Noruega (4-4-2): 1 Hjelmseth, 3 Moe Wold, 6 Mjelde, 3 Thorisdottir, 17 Minde; 8 Bøe Risa, 14 Engen, 21 Saevik, 16 Reiten; 10 Graham, 9 Herlovsen. Técnico: Martin Sjogren.

Inglaterra (4-3-3): 1 Bardsley, 2 Bronze, 5 Houghton, 6 Bright, 3 Greenwood; 4 Walsh, 10 Kirby, 8 J. Scott; 7 Parris, 18 White, 11 Duggan. Técnico: Phil Neville.

Árbitra: Lucila Venegas (MEX)
Assistentes: Mayte Chavez (MEX) e Enedina Caudillo (MEX)
Árbitro VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Assistentes VAR: Sanja Rodak (CRO) e Manuela Nicolosi (FRA)

Destaques noruegueses
Mjelde - tem boa visão de jogo.
Herlovsen - tem faro de gol.

Destaques ingleses
J. Scott - movimenta-se bem e tem boa visão de jogo.
White - experiente.

Curtinhas do RN (27/6)

Expansão a todo gás
Potigás soma quase 25 mil clientes nos quatro segmentos de atuação: comercial, residencial, industrial e veicular.

FJA promove seletiva do Festival de Rap, Coco e Repente em Currais Novos
O Objetivo do festival é promover a integração de linguagens poéticas tradicionais e contemporâneas.

Governo realiza VI encontro estadual do Programa Água Doce
O evento tem como tema “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização com Foco na Saúde e Educação”.

Fonte: Assecom/RN

Manchetes do dia (27/6)

A manchete do bem: CNJ e TSE vão fazer coleta biométrica de presos.

As outras: Caso de militar preso com cocaína tem desencontro de versões e explicita falha de segurança, Peneira só para meninas atrai centenas por sonho de jogar bola e Advogada que discutiu com Bolsonaro ficou em 1.° lugar em lista tríplice para TSE.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/27)

The headline for good: A newer museum is coming. With twice as much space.

The others: Mystery buyer snaps up painting attributed to Caravaggio before auction, Trump criticizes Megan Rapinoe over refusal to visit White House, and Photo of migrants shocks, but Congress stalls on border aid.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

quarta-feira, 26 de junho de 2019

15 mil

Apesar de eu entender pela festa vista na Arena das Dunas no último domingo que o próximo jogo tem potencial para 20 mil torcedores, América e Arena das Dunas trabalham com os pés bem fincados no chão e projetam um público de 15 mil espectadores.

Tanto é assim que a decisão de abertura de um novo setor, se necessário for, recai sobre o Sudoeste, com 1.700 lugares. 

Segundo Antônio Neto, do marketing do clube, disse à Tribuna do Norte de hoje (página 16): "O esquema de venda e os preços serão os mesmos das vezes anteriores. Não queremos mudar nada para não atrapalhar o nosso torcedor que já está habituado com nosso modo de atuação. (...) Como mesmo com o público que compareceu no domingo passado, ainda [restaram] 3.500 ingressos, nós estamos otimistas em relação a bater a marca dos 15 mil."

As vendas começaram hoje.

Pendurados

Há três jogadores do América que acumulam dois cartões amarelos na Série D: o lateral Joazi, o volante Leandro Melo e o atacante Max.

Lembrando que Leandro Melo teve a série de amarelos zerada ainda na primeira fase ao cumprir suspensão pelo 3.° tomado contra o Bahia de Feira. Ou seja, o atleta reiniciou a contagem e já tem 2 amarelinhos a lhe ameaçar.

O equilíbrio do elenco é tamanho que eu não acredito que nenhum dos três tenha recebido orientação para jogar marcando menos, o que seria um verdadeiro tiro no pé para as pretensões do clube. Não reclamar em campo e assim evitar uma suspensão por besteira é que é o correto.

Women's World Cup Daily

Força europeia

A Copa 2019 revela-se uma verdadeira demonstração de força do futebol do continente europeu. Nada menos do que 7 das 8 seleções classificadas para as quartas de final da competição são europeias (Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Noruega e Suécia). 

A única intrometida é a seleção dos Estados Unidos, atual campeã.

Para se ter uma ideia, apenas 2 seleções europeias não se classificaram para esta fase: a Escócia, que caiu ainda na fase de grupos, e a Espanha, que caiu nas oitavas.

Conseguirão as americanas manter a hegemonia frente à força europeia? As quartas de final começam amanhã.

Copa 2019: Resultados das oitavas de final - dia 4

Itália 2x0 China
(Giacinti, Galli)
Nenhum cartão amarelo

Holanda 2x1 Japão
(Martens-2, Hasegawa)
Cartão amarelo: 1 (Kumagai)

Curtinhas do RN (26/6)

Em Assu, governadora prestigia dia de São João Batista, padroeiro da cidade
A celebração tem mais de 290 anos de tradição, e marca o encerramento dos festejos realizados durante todo o mês de junho em homenagem a São João Batista.

Governo abre à participação popular o Projeto de Zoneamento do Rio Piranhas-Açu
O primeiro ciclo de oficinas para abertas à comunidade começa no dia 2 de julho, em Macau.
https://shar.es/a0zsVb

Bombeiro militar volta de ação humanitária e recebe medalha
Soldado Canuto retornou há poucos dias da segunda etapa da missão de ajuda humanitária realizada na cidade de Pemba e Arquipélago das Ilhas Quirimbas, região norte de Moçambique.

Governo incentiva o turismo com novas regras para redução do ICMS para o QAV
Meta é ter mais voos, passagens mais baratas, mais emprego e desenvolvimento para o estado.

Governo do RN e Programa Água Doce estabelecem política de acesso à água no RN
O programa é voltado para populações de baixa renda em localidades rurais do semiárido e estabelece uma política de acesso à água por meio da dessanilização dos poços, tornando própria para o consumo.

Fátima defende novo Fundeb como política de Estado e maior participação da União
Defesa foi feita em audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

Natal é um dos destinos mais procurados para as férias de julho
A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens está em sua primeira edição e será realizada semestralmente pelo Ministério do Turismo.

Governo inicia segunda etapa do CapacitaSUAS
Cursos de capacitação em Caicó beneficiam 100 profissionais de 24 municípios do Seridó.

Oficina de Xilogravura é oferecida a estudantes da rede estadual de ensino
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Rede Potiguar de Televisão Educativa (RPTV) e a Secretaria de Educação (SEEC).

Escola estadual em Tangará realiza projeto interdisciplinar sobre bullying
Destinado a alunos do 4º ano do ensino fundamental, a iniciativa tem por objetivo diagnosticar ações de violência psicológica e física na escola.

Fonte: Assecom/RN

Manchetes do dia (26/6)

A manchete do bem: Ilha norueguesa quer virar uma zona livre de tempo.

As outras: Itamaraty orienta diplomatas a frisar que gênero é apenas sexo biológico, Autoridades ampliam cerco à moeda virtual do Facebook e Foto de pai e filha afogados se torna símbolo da travessia mortal para entrar nos EUA.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/26)

The headline for good: House approves border aid, seeking to curb Trump's crackdown.

The others: A beauty queen accuses former Gambian President of rape: 'I literally stumbled out of there,' Council of Europe restores Russia's voting rights, and Watching 'Euphoria,' two young recovering addicts saw themselves.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

terça-feira, 25 de junho de 2019

Segue a Série D

A informação quentíssima é de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América.

"O recurso do Bahia de Feira/BA foi julgado nesta terça-feira (25) e foi mantida a decisão da primeira instância."

Dione na TV ABC

Women's World Cup Daily

Copa 2019: Oitavas de final - dia 4

13h - Itália x China - Band, Sportv2
Local: Stade de la Mosson, Montpellier
Histórico do confronto: Nenhum jogo

Itália (4-3-3): 1 Giuliani, 7 Guagni, 3 Gama, 5 Linari, 13 Bartoli; 23 Giugliano, 4 Galli, 21 Cernoia; 19 Giacinti, 10 Girelli, 11 Bonansea. Técnica: Milena Bertolini.

China (4-4-2): 12 Peng, 6 Han, 5 Wu, 3 Lin, 2 Liu; 7 Wang Shuang, 20 Zhang, 13 Wang Yan, 17 Gu; 11 Wang Sh. Sh., 10 Li. Técnico: Jia Xiuquan.

Árbitra: Edina Alves Batista (BRA)
Assistentes: Neuza Back (BRA) e Tatiana Sacilotti dos Santos Camargo (BRA)
Árbitro VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Assistentes VAR: Mariana de Almeida (ARG) e Tiago Martins (POR)

Destaques italianos
Girelli - atacante que não perdoa.
Bonansea - movimenta-se e finaliza bem, além de ter boa visão de jogo.

Destaques chineses
Peng - tem potencial.
Wang Sh. Sh. - esperança de gols.

16h - Holanda x Japão - Sportv
Local: Roazhon Park, Rennes
Histórico do confronto: 1 jogo, 1 vitória do Japão

Holanda (4-3-3): 1 Van Veenendaal, 2 Van Lunteren, 6 Dekker, 20 Bloodworth, 4 Van Dongen; 8 Spitse, 10 Van De Donk, 14 Groenen; 7 Van De Sanden, 9 Miedema, 11 Martens. Técnica: Sarina Wiegman.

Japão (4-4-2): 18 Yamashita, 22 Shimizu, 4 Kumagai, 5 Ichise, 3 Sameshima; 6 Sugita, 7 Nakajima, 11 Kobayashi, 19 Endo; 20 Yokoyama, 8 Iwabuchi. Técnica: Asako Takakura.

Árbitra: Melissa Borjas (HON)
Assistentes: Shirley Perello (HON) e Chantal Boudreau (CAN)
Árbitro VAR: Christopher Beath (AUS)
Assistentes VAR: Kylie Cockburn (SCO) e Clement Turpin (FRA)

Destaques holandeses
Miedema - boa na movimentação e na finalização.
Martens - boa no drible e na finalização.

Destaques japoneses
Sameshima - boa na transição ataque-defesa.
Iwabuchi - esperança de gols.

Copa 2019: Resultados das oitavas de final - dia 3

Espanha 1x2 Estados Unidos
(Hermoso, Rapinoe-2)
Cartões amarelos: 2 (Paredes, Rapinoe)

Suécia 1x0 Canadá
(Blackstenius)
Cartões amarelos: 3 (Rolfö, Asllani, Buchanan)

Manchetes do dia (25/6)

A manchete do bem: Ministro suspende medida de Bolsonaro sobre terra indígena.

As outras: Juízes federais pedem exclusão de Moro de associação, Disputa por F-1 deve virar briga por emprego Toyota demite 840 em Sorocaba e Porto Feliz.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/25)

The headline for good: Trash-picking robots? Park bench monitors? Toronto debates tech giant's waterfront plans. 

The others: U.S. holds off an ascendant Spain, for now, at Women's World Cup, Guantánamo case to test whether torture can be put on the docket, and Trump imposes new sanctions on Iran, adding to tensions.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Números que impressionam

Para onde quer que se olhe, o América apresenta números que impressionam nesta temporada.

Na Série D, os comandados de Moacir Júnior acumulam 8 partidas, com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota, sendo a 5.a melhor campanha até aqui desta edição.

Além disso, tem o melhor ataque e a melhor defesa, com impressionantes 22 gols marcados (média de 2,75)  e apenas 2 sofridos (média de 0,25).  Os 22 gols foram bem distribuídos pelo time, sendo Max o artilheiro com 5, mas Jean Patric (3), Adriano Pardal (2), Roger Gaúcho (2), Adenilson (2), Murici (2), Joazi, Geninho, Kaike, Hiltinho e Adriano Alves também balançaram as redes, segundo os números oficiais do América.

Se olharmos para a torcida, mais destaque. Segundo dados do Globoesporte.com publicados no site do clube, com média de 6.821 pagantes, o Mecão se insere como 23.° clube de maior comparecimento dentre os participantes do Brasileirão em suas 4 divisões.  Na Série D, ele está sobrando com os maiores públicos da competição.

Querem mais? A TV Mecão bate recorde atrás de recorde de audiência nacionalmente na mycujoo e até por isso tem recebido atenção especial da plataforma.

Somando os dois confrontos decisivos com o América-PE, por exemplo, foram mais de 100 mil visualizações, isso com uma Arena das Dunas enlouquecida e avermelhada na última partida. Lembrando que visualização capta o aparelho conectado, não quantas pessoas estão de fato assistindo à transmissão e é bastante crível imaginar que tenhamos pelo menos o dobro de pessoas acompanhando essas transmissões.

Mais uma prova da força da TV Mecão como poderosa ferramenta de marketing em aproximar e motivar  a torcida americana onde quer que ela esteja. Ontem, Canindé recebeu mensagens de torcedores em Portugal, Alemanha e Canadá, além de Brasil afora. 

Enfim, em 2019, o América anda com o toque de Midas em todas as áreas. E isso pode se traduzir num 2020 ainda melhor. 

Semente importante

Ontem mesmo quase no fim da transmissão da TV Mecão eu ressaltei o acerto do América na montagem do elenco para a temporada e na escolha dos reforços pontuais que potencializaram o desempenho dos outros.

Eis que hoje eu encontro no Twitter postagens de Paulo Víctor, analista de desempenho que participou desse processo no América e hoje defende as cores do Ceará.

Nelas a certeza da importância do investimento na comissão técnica como um todo.




"Está pintando um ano épico"

Ainda na Arena das Dunas, o técnico Moacir Júnior falou sobre a classificação para as oitavas de final da Série D 2019.


Elenco comemora vaga na oitavas junto à torcida (Imagens: América)

Sem dúvida. A gente sabia da dificuldade que seria essa linha baixa. A gente falou sobre isso, treinamos isso durante a semana toda. O time hoje produziu ainda um pouco mais do que lá em Pernambuco, mas lá também já produziu muito. Não conseguiu fazer o gol no primeiro tempo. Aí passamos muita confiança para o pessoal. Não fizemos alteração. Eles estavam com uma marcação praticamente individual em cima do Adenilson, e o Adenilson  estava vindo buscar muito a bola, e eu precisava dele um uma postura de mais perto da linha três pra ter esse esse penúltimo passe. A gente corrigiu isso, e quando ele viesse, o menino que estava marcando individual, o Roger tinha que flutuar nas costas dele. A gente tentou corrigir, deu certo, a equipe voltou mantendo a ofensividade, mas com essa organização maior. E a inversão dos laterais também que a gente tinha treinado. A gente optou por não contratar um outro lateral porque pelo que o Vinícius apresentou, pelo que o próprio Joazi nos treinamentos também, que às vezes você não acompanham, às vezes é por isso que a gente fecha o treino. Quem não está [vendo] acha que é invenção, mas internamente a gente sabe que não, então não tem invenção, tem trabalho, tem vontade muito grande de subir. Parabéns à torcida que veio hoje, mas eu já de antemão convoco e imploro pra que no próximo tenhamos mais alvirrubros aqui para que possam empurrar ainda mais porque eles são realmente o 12.° jogador. Agora eles são o reflexo daquilo que o time apresenta. Eu falo para os jogadores: "Se vocês jogarem bem, eles vão vir junto." Então é importante que a gente mantenha essa postura ofensiva e essa empatia, essa coisa que aconteceu, essa química aí. Desde o estadual aconteceu. O nosso time gosta da decisão, ele gosta. Então é tenso, mas esse time merece crédito, merece a gente não ficar aí como hoje. Parabéns. No intervalo, 0x0 ninguém vaiou o time. Foi uma meia dúzia que não fez nem barulho nenhum, e também a gente respeita. O torcedor tem direito de fazer aquilo que ele quiser, mas o momento do América carece que haja até uma certa, no momento, assim, sabendo que a coisa está errada, você tem que apoiar porque precisamos de todas as formas tentar tirar o América dessa situação. Já aí 50% da conta paga. Agora faltam os outros 50%, dois mata-matas. Eu divido isso: é 25% um e 25 outro.  Espero que tenhamos a sabedoria, que tenhamos a lucidez, a humildade, a dedicação e, principalmente, a personalidade para fazer o placar aqui e fazer o placar lá. A gente passou pelo terceiro mata-mata hoje já, eu qualifico isso: a final do estadual, o Bahia de Feira, o América-PE. Agora nós vamos para o nosso quarto. Espero que a gente tenha a mesma felicidade.

Preparação emocional
Aí também tem uma situação: manutenção de trabalho, confiança dos jogadores no treinador, da diretoria no treinador. Eu particularmente sou muito grato à forma respeitosa com que a diretoria me trata aqui, eles me deixam trabalhar mesmo, mas existem muitas trocas de ideias, porém, prevalecendo a ideia do técnico que trabalha o dia-a-dia com os atletas. E que vocês da imprensa às vezes não estão lá em Parnamirim no CT, o presidente, o diretor, às vezes, também não têm, mas tem o Goeber que está fazendo essa interface muito bem. Nessa semana, cada dia tinha um diretor do nosso clube fazendo o tête-à-tête ali com os atletas e isso é muito importante. E o presidente ontem foi muito feliz no apoio que ele deu, Eduardo foi fantástico ali naquilo que ele pediu aos atletas e para a gente da comissão. E foi hoje também, foi ativo no intervalo, ele foi interpelar a arbitragem ali, podendo até sofrer uma punição, mas a gente não pode também... Fizemos 4 gols para valer 2. Desculpa só aquele da linha de fundo que eu não posso dar 100% porque eu não vi a imagem. Mas o gol do Paulo no final foi brincadeira. Ele se equivocou. Mas a Série D é isso, né, gente? A gente tem que estar é passando. Ir passando e jogando bem como a gente jogou hoje é muito prazeroso. Hoje, o domingo hoje em Natal com certeza é vermelho e a gente fica feliz por proporcionar isso aos torcedores e a todos que gostam do América. 

Primeira partida em casa
Muda, como foi o Bahia de Feira. [Contra] o Bahia de Feira nós não conseguimos fazer o resultado aqui com uma formatação. Se você for analisar, a gente teve uma formatação aqui contra o Bahia e não conseguimos sair do 0x0, apesar de jogar um futebol bom. Aí tivemos que mudar. Fomos para Feira com outra formatação e, dentro dessa outra formatação, a gente conseguiu jogar um jogo pouquinho mais reativo. O nosso time sabe jogar pressionando. A gente treina muito aqui na Arena marcação pressão e treinamos a marcação meia-pressão/espera. Então, da forma que o adversário venha agredindo a gente, ou não agredindo, a gente se posiciona. Então o time é um time que realmente sabe o que quer. E agora ninguém vai prometer nada aqui. Vai prometer trabalho. E está pintando um ano épico. Espero que a gente consiga. Desde a passagem na Copa do Brasil, o título, a Copa do Nordeste no ano que vem, e a gente quer muito esse acesso aí, que seria uma coisa fundamental. Seria aquele ano como eu estou intitulando, alguns ficam chateados, se vier o acesso, é o melhor ano da década. De 2010 a 2020, é o melhor ano. Então vamos buscar isso, por que não? E o grupo, eu gosto pra caramba do grupo. Falei para eles no intervalo que eu corrigi o que tinha para corrigir, depois falei com eles que eu não admitiria que hoje a gente saísse de forma nenhuma. Não podia parar de forma nenhuma esse trabalho maravilhoso que todos nós estamos fazendo e que vocês aí também estão apoiando. Vamos juntos aí, vamos juntar as forças para que a gente consiga esse acesso. 

The greatest show on Earth (and beyond)

Bastidores de América 2x0 América-PE na TV Mecão

Copa 2019: Oitavas de final - dia 3

13h - Espanha x Estados Unidos - Band, Sportv2
Local: Stade Auguste-Delaune, Reims
Histórico do confronto: Nenhum jogo

Espanha (4-4-2): 13 Paños, 7 Corredera, 4 Paredes, 16 León, 3 Leda; 17 Garcia, 12 Patri, 14 Virginia, 9 Mariona; 22 Nahilari, 10 Hermoso. Técnico: Jorge Vilda.

Estados Unidos (4-3-3): 1 Naeher, 5 O'hara, 7 Dahlkemper, 4 Sauerbrunn, 19 Dunn; 16 Lavelle, 3 Mewis, 9 Horan; 17 Heath, 13 Morgan, 15 Rapinoe. Técnica: Jill Ellis.

Árbitra: Katalin Kulcsar (HUN)
Assistentes: Katalin Torok (HUN) e Sanja Rodak (CRO)
Árbitro VAR: Danny Makkelie (NED)
Assistentes: Lucie Ratajova (CZE) e Gil Pawel (POL)

Destaques espanhóis
Paredes - consistente.
Hermoso - atacante que não perdoa.

Destaques americanos
Morgan - veloz e com faro de gol.
Rapinoe - experiente.

16h - Suécia x Canadá - Sportv
Local: Parc des Princes, Paris
Histórico do confronto: 1 jogo, 1 vitória da Suécia

Suécia (4-5-1): 1 Lindahl, 15 Björn, 13 Ilestedt, 3 Sembrant, 2 Andersson; 9 Asllani, 16 Zigiotti, 17 Seger, 10 Jakobsson, 22 Schough; 11 Blackstenius. Técnico: Peter Gerhardsson.

Canadá (4-4-2): 1 Labbé, 10 Lawrence, 3 Buchanan, 4 Zadorsky, 2 Chapman; 11 Scott, 13 Schmidt, 17 Fleming, 16 Beckie; 12 Sinclair, 9 Huitema. Técnico: Keneth Heiner-Moller.

Árbitra: Kate Jacewicz (AUS)
Assistentes: Kathryn Nesbitt (USA) e Felischa Mariscal (USA)
Árbitro VAR: José Maria Sanchez (ESP)
Assistentes VAR: Manuela Nicolosi (FRA) e Paolo Valeri (ITA)

Destaques suecos
Lindahl - líder.
Jakobsson - boa na movimentação e na finalização.

Destaques canandenses
Buchanan - base da defesa.
Sinclair - tem faro de gol.

Copa 2019: Resultados das oitavas de final - dia 2

Inglaterra 3x0 Camarões
(Houghton, White, Greenwood)
Cartões amarelos: 2 (Leuko, Takounda)

França 2x1 Brasil, com prorrogação
(Henry, Gauvin, Thaisa)
Cartões amarelos: 5 (Renard, Tamires, Formiga, Beatriz, Kathellen)

Manchetes do dia (24/6)

A manchete do bem: Mulher de 103 anos tem recorde nos 100 metros rasos.

As outras: Bolsonaro diz que não vai ajudar a incluir estados e municípios na reforma, Fux diz que diálogo relatado por Deltan a Moro nunca existiu e Demitido gasta FGTS rapidamente e depois perde patamar de consumo.

Feliz Dia de São João a todos!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/24)

The headline for good: The 'Euphoria' teenagers are wild. But most real teenagers are tame.

The others: Turkey's President suffers stinging defeat in Instabul election redo, Crisis hits Dominican Republic over deaths of U.S. tourists, and 'Medicare for all' vs. 'public option': The 2020 field is split, our survey shows.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

domingo, 23 de junho de 2019

Questão de tempo

Ainda que alguém não tivesse visto um só jogo da primeira fase tanto do América como do América-PE, pelo que se viu na partida da Arena Pernambuco, já dava para imaginar que o time pernambucano buscava um milagre em Natal. Afinal, em seus domínios, foi o Orgulho do RN que mandou no jogo. Não seria diferente na Arena das Dunas.

O xará alviverde praticamente não saiu de seu próprio campo, havendo até momentos em que algum jogador tentava puxar um contra-ataque e era obrigado a esperar que alguém mais aparecesse à frente. Ewerton nem deve ter suado de tão poucas vezes acionado com algum perigo.

Foi o velho estilo martelo. De um lado, de outro, algumas vezes pelo meio. Mas foi pela esquerda que o Mecão deitou e rolou com Roger Gaúcho, Jean Patrick, Vinícius e depois Joazi.

Roger Gaúcho jogou muito. Chamou para si a responsabilidade. Marcou demais, disparou contra-ataques em roubadas de bola, obrigou o América-PE a fazer um gol contra.

Destaco Roger, mas o América como um todo esteve bem coletivamente. Até quem estava pouco abaixo, ainda assim teve desempenho pelo menos regular, como Max.

Joazi foi outro que arrebentou quando deslocado para a esquerda.

Enfim, o gol não saiu no primeiro tempo (ou saiu, mas a arbitragem anulou numa bola que teria escapulido pela linha de fundo e que quem estava mais perto jura que não saiu), mas era claro que era apenas uma questão de tempo.

Saiu no segundo tempo. E Adriano Pardal fez também o do alívio (dele e do time). E Paulo Renê guardou mais um de cabeça, embora o árbitro tenha decidido depois anular e marcar uma falta a favor do próprio América, numa decisão inexplicável.

Depois do leite derramado, o América-PE tentou adiantar suas peças e até conseguiu atrapalhar algumas saídas de bola do alvirrubro, muito também pelo cansaço que a essa altura ameaçava ambas as equipes. E não passou disso. Não tinha como.

O América já estava nas oitavas de final. Era só uma questão de tempo. E de manter o foco. Assim como é em relação ao acesso. Foco e trabalho. E união. Uma combinação dessas não tem como dar errado.

Não posso terminar sem citar o show que a torcida americana deu na Arena. Só apoio. Um apoio incondicional, a plenos pulmões. Quase 10 mil americanos cantando incessantemente. O barulho para quem estava na TV Mecão era ensurdecedor. 

Dá para imaginar como será o encontro com a Jacuipense na próxima semana. Sou capaz de apostar que um novo setor será aberto para acomodar todo mundo que deseja empurrar o América para as quartas de final. E quem não deseja?

Enfim, é só uma questão de tempo.

Podcast: Primeira decisão

A primeira decisão chegou.


Copa 2019: Oitavas de final - dia 2

12h30 - Inglaterra x Camarões - Sportv
Local: Stade du Hainaut, Valenciennes
Histórico do confronto: Nenhum jogo

Inglaterra (4-3-3): 1 Bardsley, 2 Bronze, 5 Houghton, 6 Bright, 12 Stokes; 4 Walsh, 8 J. Scott, 19 Stanway; 11 Duggon, 17 Daly, 18 White. Técnico: Phil Neville.

Camarões (5-4-1): 1 N. Ndom, 8 Feudjo, 4 Leuko, 5 A. Ejangue, 6 Johnson, 11 Awona M.; 3 Njoya Ajara, 10 Yango, 22 Abam, 7 Aboudi Onguene; 17 Enganamouit. Técnico: Alain Djeumfa.

Árbitra: Liang Qin (CHN)
Assistentes: Yan Fang (CHN) e Kum Nyo Hong (PRK)
Árbitro VAR: Bastian Dankert (GER)
Assistentes VAR: Michelle O'Neill (IRL) e Mohammed Abdulla Mohammed (UAE)

Destaques ingleses
J. Scott - movimenta-se bem e tem boa visão de jogo.
White - experiente.

Destaques camaroneses
Manie - boa na defesa e esperança de gols.
Aboudi Onguene - boa no drible e na finalização.

16h - França x Brasil - Band, Globo, Sportv2
Local: Stade Océane, Le Havre
Histórico do confronto: 1 jogo, 1 empate

França (4-3-3): 16 Bouhaddi, 4 Torrent, 19 Mbock Bathy Nka, 3 Renard, 10 Majri; 6 Henry, 17 Thiney, 15 Bussaglia; 13 Gauvin, 11 Diani, 9 Le Sommer. Técnica: Corinne Diacre.

Brasil (4-5-1): 1 Bárbara, 13 Letícia Santos, 14 Kathellen, 21 Mônica, 6 Tamires; 5 Thaisa, 8 Formiga,  17 Andressinha, 10 Marta, 9 Debinha; 11 Cristiane. Técnico: Vadão.

Árbitra: Marie-Soleil Beaudoin (CAN)
Assistentes: Princess Brown (JAM) e Stephanie-Dale Yee Sing (JAM)
Árbitro VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Assistentes VAR: Oleksandra Ardasheva (UKR) e Christopher Beath (AUS)

Destaques franceses
Renard - boa no jogo aéreo.
Le Sommer - atacante que não perdoa.

Destaques brasileiros
Formiga - experiente.
Marta - melhor do mundo.

Curtinhas do RN (23/6)

Monte Alegre é oficialmente a Capital Potiguar das Quadrilhas Juninas
A Governadora sancionou a lei que institui a cidade como a capital estadual das Quadrilhas Juninas. O projeto de lei, é do deputado Kleber Rodrigues, que é natural de Monte Alegre.

Governo mostra ao Banco Mundial medidas adotadas para o equilíbrio fiscal do RN
A equipe econômica fez uma explanação de como encontrou o Estado e quais medidas já foram adotadas na busca pelo equilíbrio fiscal e aperfeiçoamento da gestão.

Governo retoma programa pró-moradia no estado
Serão beneficiados 60 municípios em todo o RN.

Professores da rede estadual participam de intercâmbio nos EUA
Eles vão participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês da rede pública, o Fulbright DAI, nos Estados Unidos.

Governo apresenta projeto do Parque da Fortaleza dos Reis Magos
Proposta é criar um novo espaço urbano para os potiguares e um inédito atrativo turístico para o estado.

Fonte: Assecom/RN

Manchetes do dia (23/6)

A manchete do bem: Moradores põe a mão na terra e cuidam de espaços públicos.

As outras: Dono da Havan pede demissão de Sheherazade, Com sustentabilidade, franquias conquistam novos clientes e Paulo Pagni, baterista do RPM, morre aos 61 anos.

Bom domingo, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/23)

The headline for good: NASA rover on Mars detects puff of gas that hints the possibility of life.

The others: Trump says he'll delay deportation operation aimed at undocumented families, U.S. carried out cyberattacks on Iran, and As Pope Francis champions migrants, some cardinals cardinals court the far right.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

sábado, 22 de junho de 2019

Copa 2019: Resultados das oitavas de final - dia 1

Alemanha 3x0 Nigéria
(Popp, Däbritz, Schüller)
Cartões amarelos: 5 (Popp, Huth, Nwabuoku, Oparanozie, Ajibade)

Noruega 1x1 Austrália (4x1 nos pênaltis)
(Herlovsen, Kellond-Knight)
Cartões amarelos: 3 (Minde, Utland, Bøe Risa)

Guerreiros convocados

Moacir Júnior relacionou os guerreiros que vão a campo amanhã na Arena das Dunas com a missão de conquistar a vaga nas oitavas de final da Série D.

GOLEIROS: Copetti, Ewerton e Lucas;
ZAGUEIROS: Adriano Alves, Alisson Brand, Alison, Daniel e Geninho;
LATERAIS: Joazi e Vinícius;
VOLANTES: Adenilson, Moreilândia e Leandro Melo;
MEIAS: Roger Gaúcho, Hiltinho, Mikael e Franco;
ATACANTES: Adriano Pardal, Max, Jean Patric, Murici e Paulo Renê.

Copa 2019: Oitavas de final - dia 1

12h30 - Alemanha x Nigéria - Sportv
Local: Stade des Alpes, Grenoble
Histórico do confronto: 2 jogos, 2 vitórias da Alemanha

Alemanha (4-4-2): 1 Schult, 15 Gwinn, 5 Hegering, 23 Doorsoun, 17 Schweers; 18 Leupolz, 20 Magull, 9 Huth, 13 Däbritz; 11 Popp, 19 Bühl. Técnica: Martina Voss-Tecklenburg.

Nigéria (4-3-3): 16 Nnadozie, 20 Okeke, 3 Ohale, 5 Ebi, 4 Ebere; 11 Uchendu, 13 Okobi, 10 Chikwelu; 8 Oshoala, 9 Oparanozie, 17 Ordega. Técnico: Thomas Dennerby.

Árbitra: Yoshimi Yamashita (JPN)
Assistentes: Naomi Teshirogi (JPN) e Makoto Bozono (JPN)
Árbitro VAR: Carlos Del Cerro Grande (ESP)
Assistentes VAR: Mayte Chavez (MEX) e José Maria Sanchez (ESP)

Destaques alemães
Schult - segura.
Popp - líder com faro de gol.

Destaques nigerianos
Oshoala - destaque do continente africano.
Oparanozie - esperança de gols.

16h - Noruega x Austrália - Sportv2
Local: Stade de Nice, Nice
Histórico do confronto: 2 jogos, 1 empate, 1 vitória da Austrália

Noruega (4-4-2): 1 Hjelmseth, 2 Moe Wold, 6 Mjelde, 3 Thorisdottir, 17 Minde; 8 Bøe Risa, 14 Engen, 10 Graham Hansen, 16 Reiten; 9 Herlovsen, 11 Utland. Técnico: Martin Sjogren.

Austrália (4-3-3): 1 Williams, 21 Carpenter, 14 Kennedy, 7 Catlley, 5 Roestlakken; 10 Van Egmond, 19 Gorry, 6 Logarzo, 15 Gielnik, 11 De Vanna; 20 Kerr. Técnico: Ante Milicic.

Árbitra: Riem Hussein (GER)
Assistentes: Kylie Cockburn (SCO) e Mihaela Tepusa (ROU)
Árbitro VAR: Felix Zwayer (GER)
Assistentes VAR: Katrin Rafalski (GER) e Sascha Stegemann (GER)

Destaques noruegueses
Mjelde - tem boa visão de jogo.
Herlovsen - tem faro de gol.

Destaques australianos
Logarzo - boa na movimentação e na finalização.
Kerr - atacante que não perdoa.

Manchetes do dia (22/6)

A manchete do bem: Gays e negros avançam na carreira e buscam tornar mercado inclusivo.

As outras: Moeda virtual do Facebook leva G7 a criar força-tarefa, Chile vê guinada progressista com governo de centro-direita e Partidos como PSDB, PT e PSL avançam em debate para estabelecer compliance.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/22)

The headline for good: Urged to launch an attack, Trump listened to the skeptics who said it would be a costly mistake.

The others: Fatal shooting of migrant in Mexico prompts government investigations, Excluding black jurors in Curtis Flowers case violated Constitution, Supreme Court rules, and U.S. blacklists more Chinese companies over national security concerns.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Podcast: Bibliotecas x populismo

A importância da infraestrutura no combate ao isolamento social e como as bibliotecas são exemplos de resistência ao populismo.
https://www.spreaker.com/episode/18341557



Nota de pesar

O América emitiu nota de pesar a respeito da trágica morte de Leonardo Queiroz, supervisor de futebol do ABC.


Neste momento de dor, o América Futebol Clube se solidariza com todo o ABC Futebol Clube, parentes e amigos do Supervisor de Futebol Leonardo Antônio Medeiros Queiroz, carinhosamente conhecido no meio do futebol como "Léo", vítima da violência que aterroriza a população potiguar. 

Com sentimento de revolta, esperamos que o crime seja elucidado o mais rápido possível.


Moacir Júnior na TV Mecão

Copa 2019: Classificação final da fase de grupos

Grupo A
1. França - 9 (classificada)
2. Noruega - 6 (classificada)
3. Nigéria - 3 (saldo -2) (classificada)
4. Coreia do Sul - 0

Grupo B
1. Alemanha - 9 (classificada)
2. Espanha - 4 (saldo 1) (classificada)
3. China - 4 (saldo 0) (classificada)
4. África do Sul - 0

Grupo C
1. Itália - 6 (saldo 5) (classificada)
2. Austrália - 6 (saldo 3) (classificada)
3. Brasil - 6 (saldo 3) (classificado)
4. Jamaica - 3 

Grupo D
1. Inglaterra - 9 (classificada)
2. Japão - 4 (classificado)
3. Argentina - 2 
4. Escócia - 1 

Grupo E
1. Holanda - 9 (classificada)
2. Canadá - 6 (classificada)
3. Camarões - 3 (saldo -2) (classificados)
4. Nova Zelândia - 0

Grupo F
1. Estados Unidos - 9 (classificados)
2. Suécia - 6 (classificada)
3. Chile - 3 (saldo -3)
4. Tailândia - 0 

Copa 2019: Resultados de 20/6

Camarões 2x1 Nova Zelândia
(Njoya Ajara-2, Awona M.- contra)
Cartões amarelos: 2 (Takounda, Green)

Holanda 2x1 Canadá
(Dekker, Beerensteyn, Sinclair)
Cartões amarelos: 4 (Dekker, Roord, Buchanan, Quinn)

Suécia 0x2 Estados Unidos
(Andersson-contra, Horan)
Cartões amarelos: 2 (Jakobsson, O'Hara)

Tailândia 0x2 Chile
(W. Boonsing-contra, Urrutia)
Cartões amarelos: 2 (P. Sornsai, W. Boonsing)

Manchetes do dia (21/6)

A manchete do bem: Com aula de português, Curitiba ajuda haitianos em reinserção.

As outras: Trump ordena ataques aéreos contra Irã, mas volta atrás, Brasil duelará com anfitriã França nas oitavas de final e Inverno deve ter temperaturas mais amenas e dentro da média.

Bom dia, minha gente! 

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/21)

The headline for good: Anti-robocall bill gets bipartisan backing.

The others: U.S. storms past Sweden, posting third straight World Cup shutout, A 'sorceress' in Brazil, a 'wink' in India: Walmart pleads guilty after a decade of bribes, and Black superstars pitch Adidas shoes. Its black workers say they're sidelined.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

quinta-feira, 20 de junho de 2019

"A gente vai fazer um grande jogo"

48h após a primeira partida, o técnico Moacir Júnior deu entrevista hoje sobre a expectativa para a decisão de domingo e o desempenho em campo do América para conquistar a classificação para as Oitavas de Final.


Imagens: Canindé Pereira, América

Postura
Primeiro deixamos a nossa torcida mal acostumada após um título maravilhoso, após tantas... eram 9 jogos de invencibilidade. Então isso é normal, que após um revés, haja uma situação de dúvida, mas a gente tem que dissipar isso com uma boa postura, com a confiança. A gente respeita bastante todos os adversários e agora não vai ser diferente, a gente vai respeitar, mas respeitar tomando uma atitude do jogo, sendo uma equipe bastante ofensiva, como fomos lá. Ao contrário do que se pode pensar, aqui não tem invenção, tem trabalho. Aqui a gente trabalha muito. Esse grupo é um grupo trabalhador. Esse grupo é um grupo que não dá assim nem no extra campo problema para a gente. São profissionais comprometidos em fazer um ano diferente, um ano que talvez nessa década não tenha acontecido ainda, de ter um título e ter um acesso. Então a gente está buscando isso e temos, lógico, no nosso plantel hoje no mínimo aí vinte jogadores que a gente pode utilizar de uma forma tranquila. Então estamos trabalhando com o que há de melhor e assim vamos fazer no domingo. E, com certeza, com o apoio do nosso torcedor e com uma eficiência maior da arbitragem, que não deixe o time deles picotar tanto, catimbar tanto o jogo como fizeram lá, mas também é um direito que lhes assiste. Só que a gente vai jogar futebol. O troco que a gente vai dar é jogando futebol, é buscando o gol de uma forma organizada, como é a equipe do América, uma equipe organizada, uma equipe que busca, sabe o que quer, e eu não tenho sombra de dúvida que a gente vai fazer um grande jogo, e como consequência desse grande jogo, poder brindar o torcedor com uma boa classificação.

Fantasma da eliminação
A estratégia é exatamente o estádio não ficar nervoso porque contra esse mesmo América-PE a gente fez um 1.° tempo de 0x0 e um 2.° tempo de 4x0. Quando você tem trabalho e você tem confiança naquilo que você está fazendo, a diferença dos anos anteriores, a torcida do América não tinha um grupo campeão estadual, não tinha. Não um grupo que sabe jogar na Arena, que sabe os pormenores. Então, o torcedor tem que, até o último minuto, apoiar a equipe. A partir do último minuto, caso não aconteça o êxito que irá acontecer, aí sim tomar as suas decisões. Mas não pode, porque esse grupo já provou sendo campeão que ele já quebrou um estigma. Eu falei para eles que nós temos que pagar três contas esse ano, que não fomos nós que contraímos as contas, mas temos que pagar. Passar da primeira fase da Copa do Brasil foi pago. Ser campeão estadual, que tinha três anos, foi pago. E agora a gente tem que subir. Estamos pagando aí já 25%, estamos caminhando para pagar 50% da conta, e depois falta mais 50%. Então, trabalhando jogo a jogo, passo-a-passo, com humildade, e sabedores internamente de que não há invenção, não há problema nenhum. A gente está muito fechado entre nós. São treinos realmente muito fortes que se faz aqui objetivando o jogo e agora vamos fazer mais dois treinos na nossa Arena, na nossa casa, porque a gente espera o nosso 12º jogador, o torcedor. Esse sim, esse confia no nosso time e nós confiamos nele, e juntos nós vamos conseguir o êxito no domingo, não tenho dúvida disso.

Tudo ou nada
É tudo. Essa questão do nada, a gente não trabalha com ela. A gente trabalha em cima de opções que o torcedor já viu: o Vinícius trabalhando muito bem de lateral esquerdo, o Geninho vem fazendo bem ali também, só que aí seria um recurso para jogar talvez fora de casa. A gente trabalha com essa hipótese de dentro, de fora, o que para alguns não é importante, mas a gente sabe da importância disso. E eu vou falar uma coisa para você que pode parecer aberração: o América hoje apresenta um futebol melhor do que eu estou vendo na Copa América. Às vezes, você vai ver a Argentina jogar, uma dificuldade danada, dentre outras situações. E olha que eles têm o Lionel Messi. E nós temos aqui as nossas dificuldades. Mas o futebol apresentado é um futebol vistoso, um futebol que realmente nos enche de esperança, não só no estadual, mas no nacional. A gente vai buscar esse acesso assim como a gente vem fazendo. A equipe tem opções. Eu tenho no mínimo 3 para a lateral esquerda, mas a tendência é muito grande que o Vinícius jogue pelo que ele fez aqui, pelo que ele jogou bem aqui e está dando a resposta no treinamento, ele vai jogar. É assim que a gente faz o futebol. Não tem que inventar, não tem que colocar alguma situação que não seja. Então realmente a gente espera que a equipe possa, aqueles 11 que entrarem, já dar a resposta imediata. E nós temos também grupo, caso seja necessário, após o intervalo, a gente fazer mudanças, a gente se tornar mais ofensivo ou mais objetivo. Mas o importante mesmo é a gente passar tranquilidade. É o que eu tenho passado para eles dentro da experiência que eu tenho. E o diferencial é esse que eu te falei: esse ano é a equipe campeã estadual que está disputando o acesso com crédito. Então vamos dar esse crédito até o minuto final e vamos acreditar que esses atletas vão fazer o diferente como já fizeram anteriormente.

Trabalho até o dia do jogo
Eles já jogaram com a linha baixa lá em Pernambuco. Imagine aqui agora na Arena das Dunas. Então eles vão jogar com a linha muito baixa. Então é muito importante nós trabalharmos essa situação de conseguir furar uma linha de 4 e de 5. Eles fizeram até linha de 5 lá algumas vezes. Então é importante esse treino, a ênfase muito grande nesse treino. Agora aproveito também para convocar no sábado, no nosso último treino na Arena América, convidar os torcedores, vocês da imprensa, para que compareçam lá no nosso último jogo pré-classificação, assim estamos trabalhando para isso, mas com respeito ao adversário, e aquilo que temos que fazer, um jogo forte, mas no sábado já fica o convite para que todos compareçam lá, façam o fechamento junto com os atletas, para que a gente venha com a autoestima e com o pensamento altamente positivo em prol dessa classificação.