sábado, 27 de agosto de 2016

A agonia

Rodada da Série C e o EI MAXX transmitiu dois jogos do grupo A no sábado. Consegui fazer o Podcast no horário. Ufa! Queria ver os jogos Fortaleza x Salgueiro e, principalmente, Botafogo-PB x América.

Resolvi assistir ao primeiro jogo na TV do meu quarto. Comprei até um Chromecast para passar o Ei Plus para ela. Mas há algum entrave porque o EI MAXX não pega nem fazendo reza. Só pega o EI MAXX 2 e a Real Madrid TV. 

Para minha boa surpresa, no EI MAXX 2 estava passando Ituano x CSA valendo uma vaga na Série C 2017. O CSA é o time de Oliveira Canindé. Não tem como não torcer por ele. 1x0. E tome pressão do Ituano. 2x0. Mais pressão do Ituano. 2x1. Só aí o CSA conseguiu controlar o jogo. Levou para casa uma senhora vantagem. Legal.

Mal conferi algumas mensagens no celular e o relógio começou a rapidamente se aproximar do horário do jogo do Mecão. Derrota certa. Mas sabe como é torcedora, né? Queria ver com meus próprios olhos se a derrota viria mesmo.

Eu me transferi para a sala para ver pela Cabo Telecom. Nada de confiar no EI Plus que nunca transmite o EI MAXX a contento para o Chromecast. Nem assistir pelo celular porque aí a tortura seria muito maior.

O América começou melhor do que eu esperava. Afinal, seria uma catástrofe anunciada: o líder contra o amontoado. 

Comentei que nem iria me animar porque, contra o ASA, o América esteve melhor. No entanto, no primeiro lance do ASA, a casa caiu.

5 minutos. América ainda melhor do que o esperado. Mas, quanto mais o cronômetro se aproximava dos 30 minutos, mais eu me agoniava. "Lá vem a hora do gol do Botafogo-PB". 

Nem sou de roer unha, porém duas ou três pagaram o pato da minha ansiedade. "Luiz Eduardo está super bem, mas o gol não sai". A certeza do gol do Botafogo-PB só aumentava.

Aí Luiz Eduardo lançou para Romarinho. Este cruzou para Jussimar, que teve tempo de olhar, antes de chutar certinho para o fundo da rede do ótimo Michel Alves.

Como o negócio piorou com esse gol! Aff! Melhor perder logo. Sair na frente e permitir a virada na situação atual é para matar qualquer um de raiva.

Intervalo. Corri para jantar rapidinho para voltar para a mesma televisão para assistir ao 2.° tempo. "Será que a casa vai cair?" Pobres das minhas unhas.

O árbitro começou a dar faltas inexistentes para o Botafogo-PB. Pior que isso só os comentários sem futuro do EI MAXX. 

Mas esse time do América pode ter mil defeitos, só não lhe falta vontade de lutar. Como lutaram! Jussimar marcou de novo. 2x0. "Agora vai."

Romarinho me fez soltar uns xingamentos ao só passar a bola para Luiz Eduardo, quando este estava impedido.

Entrou Felipe Macena, que achou de fazer uma falta boba na lateral. Saída esquisita do ainda sem ritmo Ricardo. Gol de Danielzinho, que adora marcar contra os times do RN. O fantasma do jogo contra o Cuiabá começou a me assustar. Triste!

Novas faltas inventadas pelo árbitro. Aperreio grande. Ricardo voltou a passar tranquilidade. O time se acertou para sair no contra-ataque com Pablo Oliveira, que só não marcou porque o goleiro do Botafogo-PB é Michel Alves.

6 minutos de acréscimo. Seis! Lembrei da clássica frase de Galvão Bueno: "Agora é teste para cardíaco!" Se o jogo todo já foi, imaginem os seis minutos de acréscimo.

A cada falta inventada, eu repetia o mantra de que o gol não sairia num lance injusto. Mamãe já negociava com Deus para  o América aguentar mais um pouquinho.

Acabou! Hoje não deu a lógica, nem o time que jogou melhor. Venceu o que lutou mais. Venceu o mais necessitado. Vitória suada, importantíssima, seja na luta para fugir de um vergonhoso rebaixamento para a Série D, seja para manter um fio de esperança numa ainda bastante improvável classificação.

Torcer pelo América é, de fato, um teste para cardíaco. O próximo exame acontece na Arena das Dunas. É contra o Cuiabá, naquilo que se convencionou chamar de jogo de 6 pontos para fugir do rebaixamento. É vencer ou vencer. 

Prepare o seu coração.

3 comentários:

  1. E o verdadeiro torcedor do América, aquele que ama o clube e que quer o seu bem, se vê descrito nesta postagem. Sem tirar nem por. Sem ressalvas ou senões. Penso que o melhor comentário é aquele que nos decifra, que nos traduz e que nos define. Parabéns, Raissa. Você conseguiu alcançar tudo isso.
    E, antes que eu esqueça, Losartana, Nifedipino e outros medicamentos para o controle da pressão já fora comprados.
    ADAIL PIRES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adail. Como diria a cantora Kátia, não está sendo fácil.

      Excluir
    2. Nenhuma das nossas conquistas foi fácil. Afinal, fácil é aquilo que tem preço. O que tem valor é sempre mais difícil e, consequentemente, mais emocionante e gostoso.
      ADAIL PIRES

      Excluir