sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jogo de verdade

Jogo de verdade, pra valer, decisivo, com cara de final... qualquer uma dessas definições cai como uma luva em Confiança x América na segunda-feira, 21/09, às 20h30, no estádio Lourival Baptista em Aracaju. 

O Confiança chega embalado por 2 resultados antes tidos como quase impossíveis: um empate com o Fortaleza e uma vitória sobre o Vila Nova, ambos fora de casa. Só faltou acrescentar que o aguerrido time de Aracaju enfrentou dois adversários deitados no berço esplêndido da classificação antecipada. A equipe do Fortaleza, por exemplo, estava mais preocupada no fim do jogo em amarelar quem já tinha 2 cartões. Quer entrar com todo mundo zerado no mata-mata. Justo.

O América não perde há 5 rodadas. São 2 vitórias (ASA e Vila Nova) e 3 empates (Fortaleza, Salgueiro e Cuiabá). E tem reforços: Cascata, Judson e Thiago Potiguar estão de volta!

Ambos dependem apenas de seus resultados. O Confiança precisa de 6 pontos para não depender de ninguém. O América precisa de 4 pontos. Mas se vencer o Confiança, os 3 pontos dessa vitória já lhe serão suficientes.

Em casa nesta Série C, o Confiança conquistou 15 pontos (4v, 3e, 1d). Perdeu justamente para o Botafogo, com quem ainda disputava posição. Empatou com ASA, Vila Nova e, pasmem, Águia de Marabá. Venceu Fortaleza, Salgueiro, Cuiabá e Icasa.

Fora de casa, o América conquistou 6 pontos. Venceu o Vila Nova, quando a derrota significaria a saída do G4. Empatou com Águia com 2 a menos, Salgueiro e Cuiabá. Perdeu para ASA, Fortaleza, Botafogo e Icasa. As derrotas para times fora do G4, por exemplo, não tiraram o América do G4. 

No histórico de confrontos entre América e Confiança (10 partidas), o time de Sergipe tem 2 vitórias (segundo Marcos Trindade, uma em 2009, outra em 2010 - anos tenebrosos do Mecão). O América venceu 5 jogos. Empate ocorreu em 3 oportunidades. Neste ano, por exemplo, nos 3 confrontos (2 pela Copa do Nordeste e 1 pela Série C), os resultados foram, pela ordem, América 1x0 Confiança, Confiança 1x1 América e América 2x0 Confiança. Ou seja, há um grande tabu do time sergipano (última vitória foi em 2010) em relação ao Orgulho do RN.

Números não entram em campo, é verdade. Mas ficam no subconsciente de jogadores e torcedores. Acrescente-se que o América sempre conseguiu o resultado fora quando no fio da navalha nesta Série C. Tanto que não saiu do G4 na fase do pega pra capar, mesmo que com um empatezinho. 

Para o Confiança, só a vitória interessa. Um empate o deixa na obrigação de torcer pelo Botafogo na última rodada. Para o América, um empate traz a decisão para a Arena das Dunas. Uma vitória coloca o Orgulho do RN antecipadamente na próxima fase.

Aposto que será empate. Seria fácil demais classificar-se antecipadamente, um verdadeiro ineditismo na história do América, cujas classificações e conquistas são sempre arrancadas a ferro e a fogo. Basta lembrar dos últimos acessos (2005 em Ipatinga, 2006 em Belo Horizonte e 2011 em Goianinha) e do último título (Campeão Centenário com a obrigação de vencer o adversário em seus domínios: 1x0 em pleno Frasqueirão). Uma vitória para qualquer dos lados contraria as estatísticas, que no futebol são praticamente lei.

A crítica vai para o Esporte Interativo. Numa verdadeira falta de senso da emissora que dispõe de 2 canais na TV e um pela internet, essa "final" não será exibida. Transmissão apenas pelo rádio (tomara que na Rádio Globo Natal seja com o talentoso Marcos Lopes) aumenta exponencialmente a angústia. Prato cheio para a torcida americana!

Para não dizer que não falei de flores, o Botafogo ainda tem chance. Na duas rodadas, precisa vencer as duas e torcer para que América e Confiança não passem de um empate e o time de Sergipe não vença na partida derradeira (Salgueiro x Confiança).

Nervos à flor da pele como sempre. Faltam 4 partidas. #PraCimaMecão

Atualização: ao empatar com o Fortaleza ontem, o Botafogo deu adeus à qualquer chance de classificação para a próxima fase da Série C. Agora só restam América e Confiança na disputa.

2 comentários:

  1. Muito bom saber que,ainda, há pessoas que escrevem opiniões de diversos assuntos com muita lucidez, isenção, imparcialidade, qualidade.... Não canso de elogiar Você, Dr. Medeiros e Fernando Amaral. É bom saber que, amanhã, haverá o que lê com qualidade... Parabéns!

    ResponderExcluir