sábado, 27 de junho de 2015

Tem que respeitar

Ele agora anda com um cabelo que destoa do conjunto. Adora usar a flexão "perca" no lugar do substantivo "perda". Mas quando se trata de futebol, o tal do Roberto Fernandes entende do riscado como poucos.

No América, então, ele sempre impressiona por tirar leite de pedra. Foi assim em 2012. Não está sendo diferente agora. 

A tal pausa de 20 dias serviu para quase todas as equipes se reforçarem. Não o América, que perdeu jogadores por falta de condição financeira. Mas isso para Bob é um detalhe. Quem ficou joga exatamente como reza a sua cartilha, que não admite acomodação em campo.

Talvez por isso o time ande tão pilhado e tenha sempre que jogar com um a menos. Mas isso também é um detalhe para Bob. Tanto é assim que venceu o favorito Vila Nova num dito caldeirão com apenas 8 homens na linha. 

Interessante é que na transmissão do Esporte Interativo Nordeste foi possível ouvir um torcedor revoltado do Vila Nova gritar "Roberto Fernandes, técnico fracassado." Não, meu filho. Roberto Fernandes não é um técnico fracassado. Muito pelo contrário, ele é um dos poucos treinadores deste país que joga junto com seu time e sabe ser cirúrgico quando necessário. Sabe quem tirar e quem colocar. Sabe enervar o adversário sem ser desrespeitoso. Entende de tática (milagre no Brasil) e trabalha com as características que seus jogadores têm.

O casamento América e Bob é daqueles raros no futebol brasileiro. Identificação mútua imediata, ambos parecem ter mesmo sido feitos um para o outro. Se não, me digam: que outro treinador saiu do América, treinou o ABC, voltou para o América e NUNCA foi chamado de burro pela torcida?

Roberto Fernandes é sim um técnico profissional, com todas as letras que cabem nessa definição. Profissional de profissionalismo. Perfeccionista como é de ser todo aquele que respeita sua profissão e, principalmente, respeita a si próprio.

Então, querido torcedor do Vila Nova que teve o despautério de gritar tamanha inverdade, deve ser mesmo doído ver um treinador desse porte fora de seu clube e ainda quebrando sua invencibilidade. Mas nunca mais repita tamanha besteira. Um técnico como Bob você tem que respeitar. Sempre.

2 comentários:

  1. Parabéns Raissa....
    Belo comentário/texto/crônica.
    Vc é muito inteligente... + uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  2. Você é muito gentil, Cláudio. Muito obrigada.

    ResponderExcluir