quinta-feira, 28 de março de 2024

Pegou jeito

Parece uma repetição sem fim o fato de eu não ter conseguido acompanhar um jogo do América desde o início e com a atenção devida, mas é a vida. Ontem, por exemplo, só pude ligar a TV já bem depois do apito inicial. 

Vi um time muito modificado para enfrentar o Náutico. Muita gente teve oportunidade. O goleiro Renan Bragança ganhou uma folga. Não sei se gostou porque goleiros em geral gostam mesmo é de estar atuando para não perderem o ritmo de jogo, que é diferente das outras posições. Teve jogador que nem identifiquei quem era. 

Pode parecer que estou criticando Marquinhos Santos, mas é exatamente o contrário. É preciso reconhecer que o time dele pegou o jeito de jogar, não importando mais se há muitas mexidas ou não. É claro que ainda importa - e muito - a qualidade das peças, principalmente para a obtenção dos resultados, mas o jeito de jogar chegou.

E isso aconteceu da melhor forma para o elenco: com praticamente todo mundo jogando em algum momento, já que Marquinhos Santos, salvo engano, ainda não conseguiu repetir escalação.

Ontem, para quem esperava um Náutico à vontade pela condição na tabela de cada uma das equipes, restou a frustração. O América esteve bem em campo e o jogo todo havia aquela certeza de que venceria a qualquer momento, embora o futebol não seja assim tão previsível. Mas Rafinha (Rafinha!!!) aos 92 minutos transformou isso em realidade com um belo gol.

Ter deixado jogadores como Rafinha, que nem parecia o Rafinha de outrora, e Norberto, que ocupou bem a ala esquerda quando acionado, para o 2.° tempo também foi decisão mais do que acertada e ambos entraram com outro ritmo de jogo, num nível agradável, ainda mais num clássico pela Copa do Nordeste. O resultado foi uma invencibilidade de 11 jogos (6v, 5e), agora muito mais respeitável pela vitória dentro de casa num clássico grande do Nordeste.

A urgência de contratação para a lateral esquerda e para o ataque segue firme. Atrasar muito a chegada desses atletas pode fazer esse bolo desandar rapidinho. Mas ninguém pode mais negar que o estilo Marquinhos Santos já foi implantado com sucesso. É cuidar para não estragar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário