quarta-feira, 8 de junho de 2022

"Eu quero um elenco"

Com um bom atraso, publico a interessante entrevista coletiva do técnico João Brigatti logo após América 3x0 Icasa.

Vitória sobre o Icasa
Eu tenho que dar os parabéns a eles. Eles estão entendendo o trabalho que estamos pedindo. Tem uma situação de aceitação do trabalho, isso é muito importante. Eu já falei: um time ganha o jogo, um elenco ganha campeonato. Então, a gente está formando um elenco aqui. Temos passado para eles a semana toda que quem quiser, quem estiver a fim, entra e mostra, principalmente nos treinamentos e nos jogos. Então, têm entendido essa situação e estão de parabéns. Foi um jogo em que comandamos do início ao final da partida, poderíamos ter um placar um pouco mais elevado, mas enfim o que vale é o crescimento do América. A gente vê um crescimento, vê um empenho, um volume de jogo muito grande, principalmente sempre jogando para frente, que é um objetivo nosso, mas também sabendo nos defender. Então é isso. A gente tem passado para eles, eles têm entendido. Vou enaltecer o nosso elenco e eles estão de parabéns.

O melhor 2.° tempo do América
Conseguimos trabalhar. Eu acho que foi. O América vem numa crescente, aquilo que eu estou passando, que eu já falei aqui para vocês. Cada um que corra atrás do seu e cada um que tem que correr atrás do seu trabalho, ralar literalmente para poder se entregar o máximo. Essa camisa merece. E, como eu falei, não adianta a gente ficar só na conversa, nós temos que mostrar. E hoje [sábado] o América mostrou, principalmente no 2.° tempo, em cima de um time que, principalmente do volume de jogo que tivemos no 1.° tempo, baixou as linhas dele, e a gente conseguiu envolver, criamos várias situações, poderíamos ter um placar mais elástico, mas enfim o que vale é o crescimento da equipe. A gente está feliz por isso.

Time ideal
Na verdade, a gente busca a cada dia uma equipe ideal. Lógico que há sempre desfalques, expulsão, cartões, situações de lesões, mas a cada dia a gente vislumbra e a gente treina esses meninos para que a gente possa pôr em campo uma melhor formação. A minha ideia foi o que eu já passei para eles, até em questão de experiência, é a primeira vez que eu trabalho na Série D, mas em Série C e Série B, eu já tive dois acessos, é o elenco que se entrega todo, é o elenco que deixa tudo dentro do campo. Então, eu estou feliz por isso, esse entendimento deles. Lógico que falta muita coisa ainda, a questão tática, de você ter um domínio maior, principalmente mantendo a posse de bola, mas isso é um crescente, é ao longo da semana que a gente vai trabalhando e conhecendo ainda mais os atletas para poder ter uma formação ideal sempre. Eu fala o que aqui no Brasil é muito difícil você ser treinador. Você pega uma equipe em formação, uma equipe que está com algum tipo de problema e o treinador não tem uma varinha mágica, ele tem que, ao longo da semana, trabalhar e passar para eles que quem vai jogar é quem estiver melhor no momento. Então eu quero um elenco, eu não quero apenas um time. 

Placar maior
O jogo mostra isso, o volume de jogo mostra isso. Então você vê que a torcida saiu aplaudindo a equipe, o que já mostra que o torcedor veio para o campo sabendo a dificuldade que a gente enfrentar e encontramos dificuldade com o Icasa, mas a equipe soube ter um volume de jogo muito grande, soube se impor e ao final da partida saiu vitoriosa e poderia ser um placar maior. Mas o prazer da torcida de principalmente aplaudir a sua equipe eu acho que mostra o que nós fizemos dentro de campo.

Zé Eduardo e Wallace Pernambucano
Funcionou. Eu conheço Zé, menino de um futuro tremendo, conversei muito com ele. "Zé, você quer o quê? Você quer - aqui com todo respeito a outra equipe da região aqui - você quer permanecer aqui, você quer voltar para o Cruzeiro, você quer ir para uma equipe maior ou você quer vencer aqui no América porque também é uma camisa pesada? Então veja o que você quer porque você vai ter a oportunidade de jogar." E chegou a oportunidade dele hoje [sábado]. Se doou o máximo jogando de extremo, um falso extremo entrando de centroavante juntamente com Wallace. A gente precisava ter um poderio de ataque maior, nós conseguimos isso. E são situações de ajuste que a gente vai fazendo ao longo da semana e aquela situação da gente passar uma credibilidade para os atletas e eles sabem que se treinar forte, se jogar forte, vai ter uma posição no time. Então a gente fica muito feliz por essa situação do Zé também.

Elvinho
Ele é muito, muito importante porque não se limita a jogar apenas na extrema. Ele vem por dentro, ele vem marcar, ele joga, ele tem uma facilidade de drible muito bom. O primeiro gol que ele fez foi isso, ele deu um balanço em cima da marcação do Icasa e conseguiu ficar livre e fazer o gol. E quando você tem alas que apoiam, principalmente ali pelo lado esquerdo, você aproveita aquele corredor deixado por ele, até porque ele traz a marcação por dentro e abre o corredor. Enfim, ele cria situações ofensivas porque é um jogador que está numa crescente também e a gente dá os parabéns pela partida que ele fez. 

William Marcílio
William é um grande jogador, um menino fantástico. Eu tenho uma convivência muito boa, diária, com ele, só que ele tem que ter o entendimento que aqui vai jogar quem produz. Não vem de fora escalação. Enfim, é o meu jeito de trabalhar. Ou então eu pego meu apito e vou embora para casa. A gente está vendo no dia a dia. Vai jogar quem tiver o rendimento melhor. Se ele souber entender isso, a gente ganha um atleta, a gente ganha um jogador com muita qualidade. Agora tem que passar pela cabeça dele saber que está inserido no elenco, ele não está inserido no time. Time ganha jogo, como eu já falei; o elenco ganha campeonato. Ele está inserido no elenco. Se ele entender isso, a gente ganha um jogador.

Repetição do time
Não tenha dúvida de que a gente analisa, eu trabalho muito em cima do adversário. Eu gosto de manter uma equipe, mas ao mesmo tempo, a gente tem uma peça ou outra, sempre tem um ajuste em cima da equipe adversária. O mais importante é dizer que a gente vem ganhando atletas. Edson agora, um novo zagueiro também, vai estar à disposição nossa. Enfim, nós podemos até em eventual situação mudar o sistema de jogo. Então isso a gente tem treinado ao longo da semana para que a gente não possa ser pego de surpresa.

3 zagueiros
Quem sabe? Temos treinado isso, não quer dizer que a gente já vai utilizar, mas é uma situação dentro do campeonato que às vezes o jogo requer e a gente tem que estar preparado. Mas o mais importante é que a gente ganha essas peças porque a nossa equipe é um pouco limitada em relação a atletas de experiência. Nós temos vários garotos que são correria, que vão ajudar a gente demais, mas necessitamos, pela dificuldade do campeonato de ter um elenco, já que não dá para trazer. Tem muita gente que diz "Poxa, o América não vai contratar?". Nós já fomos atrás de atletas. Souza está aberto a contratações, só que a gente não consegue trazer. Trazer por trazer não vai vir aqui. Vão vir atletas que venham, logicamente contratações pontuais, acrescentar para a nossa equipe. E está difícil o mercado. Enfim, temos que trabalhar, enaltecer esse elenco, dar valor a ele, porque você pode ter certeza que nós estamos numa crescente, nossa equipe vai chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário