quinta-feira, 30 de junho de 2022

Esse intruso

Vira e mexe eu abordo por aqui em texto ou podcast o uso impressionantemente excessivo do celular no dia a dia das pessoas. Mas hoje não quero nem falar sobre redes sociais, que imagino serem a fonte do vício.

De ontem para hoje eu vivi algumas situações que considero absurdas, pelo menos para a minha mentalidade.

Pensei em tomar um sorvete rápido no shopping pós-almoço para testar meu paladar com coisas geladas, que anda péssimo. Queria algo de morango ou doce de leite. Aí lembrei que nada que você queira comprar diretamente no balcão em Bob's, Burger King e/ou McDonald's sai com preço razoável se você não tiver um cadastro e um aplicativo da rede onde pretenda consumir. 

Sou mesmo obrigada a andar com um celular conectado à internet e com espaço na memória para ter 300 aplicativos com "descontos" (na verdade, o preço é o do aplicativo; no balcão, você é assaltada)? Depois de muita chateação, terminei usando um aplicativo que Janaina tinha para comprar o sorvete.

Para tudo hoje, a gente tem que apresentar o CPF, ou um cupom, ou os dois. Nada se compra sem que sejamos aprisionados por alguma forma de "desconto-vigilância". E é o celular o onipresente.

Por falar em celular, este é o segundo mês de ligações chateadas para a Claro, que manda o número de protocolo da minha reclamação para o celular, me manda ligar com 24h, e depois tenho que escutar 2 atendentes enchendo linguiça e jurando que aquele protocolo nunca existiu. A Claro pensa que está me levando no bico, mas deixa eu ter que ligar mais um mês para ela descobrir que a cliente educada também sabe ser uma advogada furiosa. Não há lei ou autoridade que de fato enquadre as operadoras de telefonia, que seguem tratando muito mal a sua clientela. Cogito deixar de ser cliente de conta mensal para ter algum controle sobre a operadora com o pré-pago.

A vontade real é de cancelar tudo, mas quem vive hoje sem um número de celular, que dá acesso a inúmeros serviços? Tive saudade até do orelhão a ficha, que de vez em quando tinha fila para uso, mas que não nos importunava com 400 mil ligações de telemarketing feitas por robôs sádicos.

No trânsito, a peste só piora. Sinal fechou? Motoristas baixam a cabeça para conferir o único mundo que tem graça: o virtual. Sem atenção ao volante, o trânsito vira uma roleta russa. É carro que trava o fluxo na esquerda, outro que parou no meio do nada, outro que transita entre duas faixas porque o motorista precisa manter a conversa no mundo virtual. Hoje escapei de um batida na rotatória em frente ao Centro Administrativo. Lá vinha o meu carro na rotatória quando um outro motorista com a cabecinha baixa para conferir o celular decidiu que era hora de avançar. Isso mesmo: sem olhar para quem vinha na rotatória! Alguma coisa o fez recobrar a consciência e parar a tempo. Foi por muito pouco. Seus olhos esbugalhados me olhando quando percebeu a iminente desgraça não saem da minha cabeça. Se fosse um idoso certamente não conseguiria mais dirigir pelo abalo. Era jovem. Espero que pelo menos tenha ficado a lição, mas duvido muito. O vício é maior.

Até consultas e exames são marcados via celular, neste caso, WhatsApp. Mas não ache que o atendimento é rápido. Janaina precisou remarcar um exame numa manhã e a resposta só veio no domingo à noite, já bem tarde. Dá para viver assim?

Eu já não suporto a avalanche de vídeos enviadas mesmo sem que a gente peça. Nem áudios. Agora ainda tenho que lidar com a marcação de consultas e exames à prestação por mensagem de texto. 

Para quem viu Matrix (o original) e achou muito devaneio das irmãs Wachowski, digam-me se a realidade atual é assim tão diferente da apresentada no filme, em que pessoas não querem mais viver a vida real porque a acham sem graça e preferem a vida virtual que lhes é apresentada pela inteligência artificial? 

Enquanto isso, vejo a notícia de que aquele Nokia lanterninha já atingiu a casa de 200 milhões de unidades vendidas no mundo e desconfio que não sou a única pessoa a cada vez mais me incomodar com essa intrusão que o celular smartphone representa em nossas vidas. Mas será que resistiremos como Neo & cia. aos algoritmos das grandes empresas? Talvez o termo certo nem seja resistir, e sim refutar/rejeitar. A mente humana agradeceria. A incolumidade física também.

Fechadíssimo

O América fechou seus treinamentos de hoje e de amanhã tanto para a torcida como para a imprensa. 

Manchetes do dia (30/6)

A manchete do bem: 
  • Economia criativa tem mais empregos do que antes da pandemia, mostra pesquisa
As outras:
  • Pandemia tirou mais vagas das mulheres do que dos homens no setor cultural
  • CGU aponta perda de 1,1 milhão de testes de Covid pelo Ministério da Saúde
  • Brasil ganhará nova fábrica de aviões que voam até com combustível de caça
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/30)

The headline for good: 
  • Airbnb announces a permanent ban on parties
The others:
  • A more muscular NATO emerges as West confronts Russia and China
  • When Brazil banned abortion pills, women turned to drug traffickers
  • Amazon restricts L.G.B.T.Q. products in United Arab Emirates
Good morning.

Source: The New York Times 

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Lesionado

O lateral esquerdo Felipe Cruz lesionou-se em jogo-treino que o América realizou contra o Alecrim ontem e terá quee passar por cirurgia. A previsão de retorno é de 8 meses. 

Manchetes do dia (29/6)

A manchete do bem: 
  • Países da União Europeia aprovam fim dos motores a combustão até 2035
As outras:
  • Amstel promove ação contra o racismo na Libertadores 
  • PSG comunica a Neymar que não conta mais com ele, diz jornal espanhol
  • Museu das Culturas Indígenas oferecerá entrada gratuita no mès de julho
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/29)

The headline for good: 
  • Trump urged armed supporters to Capitol, White House aide testifies
The others:
  • For many women, Roe was about more than abortion. It was about freedom.
  • In blow to Putin, Turkey won't bar Sweden and Finland from NATO
  • Less takeout, more produce swapping: How inflation is altering people's behavior
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 28 de junho de 2022

Efetivado

Foi com esse título que o América confirmou por intermédio de sua assessoria de imprensa Leandro Sena como novo técnico do futebol profissional do clube. Segue a reprodução exata abaixo.

(Imagem: Canindé Pereira)

"EFETIVADO! ✅
Após o treinamento desta terça (28), o presidente Souza conversou com o grupo alvirrubro e confirmou a efetivação de Leandro Sena no comando da equipe.

No primeiro momento, Sena contará com o staff da casa a exemplo do que aconteceu durante o Campeonato Estadual."


Saiu

O América anunciou agora de manhã a saída do técnico João Brigatti do futebol profissional do clube. Com proposta do Manaus, o técnico entrou em acordo com o clube para finalizar seu contrato.

Leandro Sena volta ao cargo, mas de forma interina, segundo a assessoria do clube.

É torcer para que a diretoria não meta os pés pelas mãos em momento tão delicado para o América na competição.

Manchetes do dia (28/6)

A manchete do bem:
  • Nas redes, mulheres questionam contradição no discurso 'pró-vida'
As outras:
  • Brasil lidera busca por 'pink money' no Google nos últimos 12 meses
  • Indenização milionária paga por Shell e Basf banca construção de hospital no interior de SP
  • Delegação dos EUA viaja à Venezuela, em 2.ª visita em 3 meses ao país
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/28)

The headline for good:
  • Abortion rigths groups take up the fight in the states
The others:
  • Supreme Court sides with coach over prayers at 50-yard line
  • Credit Suisse is fined for helping a Bulgarian drug ring launder money, a court said.
  • As N.F.L. mulls Watson case, an accuser adds suit against his old team
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 27 de junho de 2022

O esclarecimento do presidente do CD

Mais uma vez gentilmente o presidente do Conselho Deliberativo do América José Nunes responde ao Só Futebol? Não! sobre algum comentário, crítica ou elogio feito por mim. 

Desta vez, o presidente expôs o encaminhamento dado à novíssima questão da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a respeito da qual teci comentários no podcast de domingo.

Ainda que eu divirja quanto à ordem de discussão no Conselho, não posso deixar de elogiar a postura de seu presidente, que preza pela transparência e pela consideração com os pensamentos que vêm da torcida, a ponto de mandar por escrito seus esclarecimentos. É exatamente o que a torcida espera de todo e qualquer dirigente do clube. Fico muito feliz de ser este o rumo do Conselho sob a presidência de José Nunes.

Segue abaixo, além de já estar publicado na postagem do podcast em questão, o esclarecimento do presidente José Nunes. 

Boa noite, Raissa,

Ouvi seu Podcast denominado “Certo e errado - Os passos do América como estrutura”, bem interessante como sempre são seus comentários. Apenas alguns esclarecimentos, já que como você mesmo disse ao final, teve uma visão um tanto de fora.

O atual estatuto está sendo revisado por uma comissão que iniciou seu trabalho na segunda quinzena de maio, portanto com resultados ainda incipientes, mas um ponto que está em discussão é justamente como descrever a condição que possa permitir a introdução do clube em uma SAF, caso apareça interessados, sem perder as suas características básicas e sua identidade. É sentida a necessidade de conhecimentos e entendimentos básicos da lei. O próprio conselho já vem demonstrando a necessidade de conhecer, já que é o principal responsável pela análise e decisão de propostas que porventura cheguem ao clube. O motivo de não ter ainda especialistas no assunto com conhecimento de causa, tipo um diretor do Cruzeiro ou do Botafogo que já vivenciam, é porque vemos agora a necessidade de darmos os primeiros passos, uma introdução no entendimento básico do que é uma SAF já que grande parte dos conselheiros é leiga no assunto e os juristas escolhidos têm essa condição. Não vislumbro a curto prazo ver o América envolvido em uma situação de SAF, penso que deveremos ter cautela e calma sobre esse assunto, mas precisamos aos poucos dar embasamento ao conselho e mais rapidamente a comissão do estatuto, já que esta precisa de certa celeridade para ter sua minuta concluída, encaminhada para a avaliação de sócios e conselheiros e retornar com as colaborações para finalização.

Tenha certeza de que em breve realizaremos eventos com maior profundidade sobre o assunto e mais abertos a participações.

Agradeço a você, Raissa, por ter contemplado esse assunto em seu podcast e por sua muito significante colaboração no Só Futebol? Não! com seus comentários, opiniões e críticas que muito nos ajuda nessa missão nada fácil, mas que fazemos com muita dedicação e vontade de acertar.

Abraço!

Manchetes do dia (27/6)

A manchete do bem: 
  • Empresas dos EUA prometem bancar viagem de funcionárias que querem fazer abortos
As outras:
  • A cada aborto legal, 11 meninas são internadas por interrupções provocadas ou espontâneas
  • Procurador que agrediu colega pode ser multado em mais de R$ 15 mil por secretaria
  • Crianças morrem no Haiti enquanto esperam visto para morar com os pais no Brasil
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/27)

The headline for good: 
  • Once an 'easy way out' for equality, women's soccer is now a U.S. force
The others:
  • Women who had their abortions canceled are now scrambling
  • For gun violence researchers, bipartisan bill is a 'glass half full'
  • As Wimbledon begins, an era of sports free of bans and boycotts ends
Good morning.

Source: The New York Times 

domingo, 26 de junho de 2022

Não dá

Demorei a escrever após Retrô 1x0 América porque queria checar se enfim o técnico João Brigatti iria parar de fugir das entrevistas coletivas. Não costumo acompanhá-las logo após o jogo porque prefiro tecer meus comentários sem saber a visão do técnico.

Comecei a ver o jogo já quase no fim do 1.° tempo. Horrível. Há 2 jogos pelo menos o América vem demonstrando uma fragilidade na marcação inadmissível para um time que já está quase no fim da fase de grupos da Série D. O América virou o time que toma contra-ataques perigosíssimos dentro e fora de casa. Mais: é o time que não sabe mais finalizar que preste.

De novo, o técnico reclamou que o adversário jogou por uma bola. Se o América tivesse jogado assim desde o início da competição, especialmente fora de casa e particularmente no jogo contra o São Paulo Crystal, quando deveria ter entendido que até cera lhe ajudava com um a mais, talvez não estivesse no fio da navalha em que se encontra, torcendo por outros resultados para conseguir se manter na última posição da zona de classificação. 

Mas para além do jeito de jogar e do "se" que não entra em campo, o treinador já deveria ter entendido que é assim que TODOS os adversários do América neste grupo jogam e vão jogar.

A pérola da entrevista que acompanhei na 98FM veio da explicação sobre a atuação do atacante Iago. Segundo o técnico, ele veio para jogar, atuou no 2.° tempo no jogo anterior e virou titular hoje pela "evolução".  Só que ele sentiu o "gramado pesado" da Arena Pernambuco. Ah, Brigatti! Conte outra! A arena de lá, como a daqui, foi palco de Copa do Mundo. Gramado pesado pode existir em outros buracos em que a CBF e suas afiliadas autorizam irresponsavelmente que jogos sejam disputados, mas não nas arenas.

Ou seja, Brigatti segue insistindo em jogadores que acabaram de chegar sem ritmo/condição de jogo e sem qualquer brilho técnico que justificasse essa decisão e escanteando a galera já entrosada do estadual, como Zé Eduardo, este sim, merecedor da paciência para ganhar ritmo de jogo pós-contusão.

Sinceramente, não dá. A gente acompanha a entrevista do técnico e percebe que ele está sem rumo, igual ao time em campo. Se a classificação chegar para este América, Souza, Fassina, Brigatti e toda a torcida americana podem jogar as mãos para cima para agradecer o milagre descido do céu apesar da bagunça que virou o time em campo.

De todo jeito, tem mais uma final na próxima rodada, agora contra o Afogados, este doidinho para vencer em casa o adversário direto na disputa da última vaga. Se olhar a bagunça que o América virou e as avenidas oferecidas em contra-ataques, o mandante terá em mãos a fórmula do sucesso. Ainda mais que o técnico do visitante não faz ideia de como resolver os problemas que ele mesmo cria.

Podcast: Contra mulheres

A luta a que mulheres são submetidas diariamente.




Ouça "Contra mulheres - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Certo e errado

Os passos do América como estrutura.









Ouça "Certo e errado - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Manchetes do dia (26/6)

A manchete do bem: 
  • Anitta critica Bolsonaro em talk show francês: 'Não representa os brasileiros'
As outras:
  • Klara Castanho revela que foi estuprada, engravidou e entregou o bebê para adoção
  • Anatel apreende 5.700 produtos clandestinos em armazéns da Amazon
  • Varíola dos macacos ainda não é uma emergência de saúde, afirma OMS
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/26)

The headline for good: 
  • Biden signs gun bill into law, ending years of stalemate 
The others:
  • Elizabeth Warren and Tina Smith: Wr've seen what happens next to America's women
  • How did Roe fall? Before a decisive ruling, a powerful red wave.
  • The leader of QAnon conspiracy theory returns
Good morning.

Source: The New York Times 

sábado, 25 de junho de 2022

Manchetes do dia (25/6)

A manchete do bem: 
  • Vacinas contra Covid evitaram quase 20 milhões de mortes em 2021, segundo estudo
As outras:
  • STF torna ex-deputado Roberto Jefferson réu por incitação a crime e homofobia
  • Cerca de 80 entidades pedem a revogação de guia do Ministério da Saúde para o aborto
  • Fabricante de alumínio Norsk Hydro é processada na Holanda por contaminação de rio no Pará
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/25)

The headline for good:
  • Congress passes bipartisan gun legislation, clearing it for Biden
The others:
  • The ruling overturning Roe is an insult to women and the judicial system
  • Abortion ruling poses new questions about how far Supreme Court will go
  • 'It's become real': Abortion decision roils midterms, sending fight to states
Good morning.

Source: The New York Times 

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Manchetes do dia (24/6)

A manchete do bem: 
  • Senado dos EUA aprova projeto bipartidário para ampliar controle sobre armas
As outras:
  • Justiça autoriza filha trans de Elon Musk a mudar de gênero e nome
  • 1.ª brasileira a ter stand-up na Netflix projeta 'fogo no patriarcado' em rua de SP
  • Empresa da GM cobra por corridas sem motorista nos EUA
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/24)

The headline for good: 
  • New Biden rules would bar discrimination against transgender students
The others:
  • F.D.A. orders Juul to stop selling e-cigarettes
  • Ecuador roiled by protesters set off by rising fuel and food prices
  • Government to cancel $6 billion in student loans for defrauded borrowers
Good morning.

Source: The New York Times 

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Manchetes do dia (23/6)

A manchete do bem: 
  • Chegada do 5G impulsiona empregos na área de tecnologia
As outras:
  • Flávio tenta isentar Bolsonaro e diz que governo está 'tranquilo' com prisão de Milton Ribeiro
  • Quero que seja preso; quem estava presa era eu, diz procuradora agredida
  • Twitter testa recurso de textos longos chamado Notes
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/23)

The headline for good: 
  • Many Russian cyberattacks failed in first months of Ukraine war, study says
The others:
  • Brittney Griner 's supporters call on Biden to strike a deal to free her
  • Powell says the Fed is 'not trying to provoke' a recession, but it is 'certainly a possibility.'
  • Ocasio-Cortez endorses insurgent in New York Lt. governor's race
Good morning.

Source: The New York Times 

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Manchetes do dia (22/6)

A manchete do bem: 
  • Senadores dos EUA apresentam projeto para ampliar controle sobre armas
As outras:
  • Meta vai pagar multa por algoritmo discriminatório para anúncios de imóveis
  • Considerado o Escobar brasileiro, ex-major da PM é preso na Hungria
  • Ministro da Justiça tenta mais uma vez usar PF para desacreditar urnas
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/22)

The headline for good: 
  • A Stonewall visitor center will celebrate L.G.B.T.Q. history
The others:
  • Microsoft plans to eliminate face analysis tools in push for 'responsible A.I.'
  • Drivers' lawsuit claims Uber and Lyft violate antitrust laws
  • Two years later we still don't understand long Covid. Why?
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 21 de junho de 2022

Notícias do DM

As informações abaixo sobre a situação dos atletas lesionados são oriundas de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América.

Entregue ao Departamento Médico há cerca de 45 dias após um trauma no joelho ocorrido em treinamento, o atacante Cristiano precisará passar por cirurgia de cartilagem no joelho esquerdo. Inicialmente, foi tentado tratamento com ácido hialurônico, porém o atleta não obteve o resultado esperado, sendo necessário realizar uma artroscopia. 

O processo cirúrgico será marcado e conduzido pelo médico Marcelo Rêgo. Não há previsão de retorno.

O volante Juninho sofreu um uma fratura do seio maxilar direito após choque com Rodrigo durante o jogo contra o Globo, passou por cirurgia na última segunda-feira (21), recebeu alta nesta terça (22) e com uso de máscara de proteção, voltará às atividades físicas dentro de 15 dias. A previsão é de que o atleta volte a trabalhar em cerca de 30 dias. 

O lateral Felipe, deixou o jogo contra o Globo com dores no músculo posterior da coxa direita, fez exame de imagem que constatou lesão grau 2 e já iniciou o tratamento intensivo.

O atacante William Marcílio também iniciou tratamento intensivo, porém para cuidar de uma pubalgia. Já Zé Eduardo segue em processo de transição com a fisioterapia.

Manchetes do dia (21/6)

A manchete do bem:
  • Parada LGBT+ gera retorno de exposição de R$ 57 milhões, diz pesquisa
As outras:
  • Anvisa aprova kit para diagnóstico molecular da Doença de Chagas
  • Vitória de Petro na Colômbia amplia isolamento de Bolsonaro na América Latina
  • Submeter uma menina vítima de estupro a tortura psicológica não é valorizar a vida humana
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/21)

The headline for good: 
  • In a return to the land, tribes will jointly manage a national monument
The others:
  • Despite another Covid surge, deaths stay near lows
  • Google says it's time for longtime small-business users to pay up
  • Red flags for forced labor found in China's car battery supply chain
Good morning.

Source: The New York Times 

segunda-feira, 20 de junho de 2022

30 dias

Por meio de sua assessoria de imprensa, o América informou que a cirurgia de Juninho foi finalizada agora há pouco, depois de 40 minutos. 

O jogador recebeu 2 placas e 8 parafusos na cirurgia realizada por Jimmy Barbalho e agora tem previsão de retorno em 30 dias.

Conversa com Marcos Lopes

Já está disponível no canal de Marcos Lopes no YouTube o episódio de seu podcast em que conversamos sobre futebol, particularmente o América.

Toda conversa que tenho com Marcos, pública ou não, é sempre agradável. Não seria diferente agora. Abaixo o vídeo que segue disponível no canal Blog Marcos Lopes no YouTube. 


Mudou

Segundo Canindé Pereira, assessor de imprensa do América, a partida Retrô x América saiu do sábado para o domingo (26/6), mantidos o horário das 16h e o local (Arena Pernambuco).

Cirurgia

Hoje às 17h o volante Juninho deve se submeter a uma cirurgia no rosto devido a uma fratura do seio maxilar direito sofrida em América 1x0 Globo.

A informação é do assessor de imprensa do América Canindé Pereira.

Manchetes do dia (20/6)

A manchete do bem: 
  • Colômbia elege Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda do país
As outras: 
  • Bolsonaro amplia gasto com cartão corporativo em ano eleitoral
  • Funcionários criam primeiro sindicato em loja da Apple nos EUA
  • Lancha de Bruno e Dom é encontrada a 20 metros de profundidade
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/20)

The headline for good: 
  • Gustavo Petro wins the Colombian election, becoming the country's first leftist president.
The others: 
  • FINA restricts transgender women from competing at elite level
  • With Roe set to end, many women worry about high-risk pregnancies
  • Non-monogamy advocates ask Facebook to more open 
Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 19 de junho de 2022

Detalhista


Já houve muito barulho na estreia de A Roda do Tempo (A Wheel of Time) na Amazon Prime Video no fim do ano passado. Investimento alto da nova empresa de streaming que conseguiu capturar a queridinha da Netflix Rosamund Pike para a superprodução de 8 episódios de aproximadamente 1 hora cada.

A estória, claro, é adaptação de uma coleção de livros, embora o foco mude na série para abranger mais gente, decisão acertadíssima, diga-se de passagem. 

Mitologia transbordante, vemos de tudo a cada episódio: monstros pavorosos, gente ruim e sorridente, mulheres poderosas, traições, lealdade, loucura e intenções disfarçadas. 

O ideal não é maratonar, mas é quase impossível não fazê-lo. Todavia, os detalhes intrincados da estória são mais bem absorvidos sem pressa. Ou vale assistir novamente para novas surpresas e detalhes.

A maravilhosa Rosamund Pike dá vida a Moraine Damodred, uma aes sedai (ser que canaliza a força da luz) que busca o Dragão Renascido, mulher ou homem que voltará para derrotar o Tenebroso, ou se juntar a ele. Para isso ela convence 5 jovens a acompanhá-la numa jornada perigosa e que também servirá de autoconhecimento.

Nada mais posso revelar para não estragar a estória, mas os cenários são de tirar o fôlego, seja pela beleza, seja pelos detalhes. E as atuações todas são impecáveis.  

A boa notícia é que a 2.ª temporada já teve suas gravações finalizadas, mas ninguém confirmou ainda a estreia neste ano. 

Pelo menos já sabemos que a boa estória terá continuidade. 

Fantasia e realidade


O mundo anda tão pesado nesta década que às vezes tudo que a gente quer é um livro, um filme ou uma série - tudo a depender do tempo disponível - que nos afaste do barulho da realidade. 

Primeira Morte (First Kill) da Netflix cumpre bem esse papel. Traz o romance à la Romeu e Julieta entre duas adolescentes da high school americana. Só que uma é vampira e a outra pertence a uma família de caçadores de vampiros.

Há alguns exageros com sangue, como esperado, mas a série não chega a merecer a pecha de violenta. Também não tem a intenção de assustar. Alguns efeitos especiais são até risíveis, mas eu gosto quando uma série desta temática não se leva tão a sério. 

Neste caso, o destaque é o romance adolescente mesmo e que, apesar de ter algum excesso de artificialidade no elenco fora do foco principal, conta com gente de talento, como Elizabeth Mitchell, a vampira mãe, e a convincente Sarah Catherine Hook, a vampira protagonista. 

Também é bom ressaltar que a fórmula do sucesso descoberta pelo streaming em geral segue aqui: a série é adaptação de livro lançado em 2020, salvo engano.

Há passagens impagáveis de diálogo, o que me garantiram, vejam só, boas risadas ante as tiradas inteligentes.

A fantasia também não foge tanto assim da realidade. Por exemplo, a obsessão da família caçadora de vampiros em exterminar qualquer ser vivo que não seja classificado como ser humano ressalta a intolerância vista a torto e à direita no mundo, a ponto da audiência se perguntar quem mesmo é o monstro ali.

Os 8 episódios de aproximadamente 50 minutos cada são muito bem conectados, sendo esforço hercúleo não maratonar a temporada para saber o que vai acontecer a seguir.

Podcast: Fim do alecrim dourado

A Covid-19 chegou aqui em casa.




Ouça "Fim do alecrim dourado - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Podcast: Luta inglória

A batalha que o América trava contra si.









Ouça "Luta inglória - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Manchetes do dia (19/6)

A manchete do bem: 
  • Nebulosa da Tarântula oferece visão deslumbrante do nascimento de estrelas
As outras: 
  • Servidores da Funai anunciam greve e cobram saída de presidente do órgão
  • Parada LGBT+ encara tabu político na volta à Paulista após falar de Aids
  • Tribunal de Nova York aprova plano de reorganização da Latam
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/19)

The headline for good: 
  • Apple workers at Maryland store vote to unionize, a first in the U.S.
The others: 
  • Bitcoin plummets below $20,000 for first time since late 2020
  • As some office workers return, happy hour sees a wobbly comeback
  • Vaccines for young children are coming, but many parents have tough questions
Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 18 de junho de 2022

Pedra na lua

Pedra na lua foi o que América e Globo jogaram (ou tentaram jogar) quase o tempo todo da partida que acabou com o placar marcando vitória do mandante.

O Globo estava na dele de se encolher e tentar algum contra-ataque, inclusive com alguns bons chutes de fora da área.

Já o América sofre quando perde titulares. Dessa vez, a ausência de Zé Eduardo e de Araújo quase cobraram a conta no placar. Muito mais trabalho para Allef, Elvinho e Wallace Pernambucano. E que lástima foi acompanhar Rafael Carioca, Iago e William Marcílio na tarde/noite de hoje...

Para sorte e esperança da torcida alvirrubra, Téssio acertou um golaço de perna direita (que não é a boa) e garantiu a vitória em mais uma final para o Mecão na Série D. Um golaço que nem de longe combina com o terrível nível da partida que América e Globo proporcionaram a quem acompanhou.

Agora é torcer para que pelo menos alguns jogadores parem de atrapalhar quando entram em campo pelo América. Só isso já seria uma enorme ajuda para a ladeira que é preciso subir na competição. 

E também que o técnico se encontre nas substituições a partir da próxima partida, porque a bagunça que fica dói nos olhos  e na alma.

Manchetes do dia (18/6)

A manchete do bem: 
  • Governo reduz imposto de importação de remédios com risco de desabastecimento
As outras: 
  • MP-SP denuncia influenciadora feminista por preconceito contra trans
  • 'Difícil, cansativo, perigoso', disse Bruno Pereira à Folha antes de ir à floresta pela última vez
  • Equador decreta emergência em meio a protestos contra preço de combustíveis
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/18)

The headline for good: 
  • F.D.A. authorizes Moderna and Pfizer shots for young children
The others: 
  • A decade after DACA, the rise of a new generation of undocumented students
  • SpaceX said to fire employees involved in letter rebuking Elon Musk
  • Colombia will soon have its first Black female vice president. Will it be her?
Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Manchetes do dia (17/6)

A manchete do bem: 
  • Ministério vai liberar 4.ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
As outras: 
  • Conselho da Petrobras rejeita pedido do governo para segurar preços
  • Governadores do Nordeste reclamam de prejuízos com projeto que limita ICMS
  • Ludmilla rebate discurso homofóbico de cantora gospel: 'Chega de ódio'
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/17)

The headline for good: 
  • In Dakar, African art speaks in all its voices
The others: 
  • Trump, told it was illegal, still pressured Pence to overturn his loss
  • Revlon, a makeup staple for generations, files for bankruptcy
  • SpaceX workers write letter to executives with concerns about Elon Musk's tweets
Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Manchetes do dia (16/6)

A manchete do bem: 
  • Geraldo Alckmin se reúne com entidades do movimento LGBTQIA+
As outras: 
  • Investigação aguarda perícia e mira novos suspeitos por crime no Amazonas
  • Inflação da cesta básica dá trégua em maio, mas sobe quase 27% em 12 meses
  • Estudo revela aumento da pressão arterial durante a pandemia
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/16)

The headline for good: 
  • More than fjords: A new museum to put Oslo on the map
The others: 
  • Federal Reserve takes swing at inflation with largest rate increase since 1994
  • Internet Explorer is shutting down in a burst of nostalgia
  • Monkeypox outbreak poses 'real risk' to public health, W.H.O. official says
Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Nunca imaginei

Deixei de ser um alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado e depois de mais de 2 anos de pandemia enfim conheci a Covid-19 de forma mais íntima.

A primeira a adoecer foi mamãe. É preciso atenção a sintomas porque pessoas idosas quando têm febre, ela é sempre baixa, na casa dos 37° mesmo. Quando o termômetro indicou 37°, dei uma dipirona e já me preparei para levá-la ao pronto socorro. Lá os exames apontaram uma bronquite leve. Saiu com indicação de exame RT-PCR, xarope e antibiótico, e também repetir dipirona se voltasse a apresentar febre. No dia seguinte, o exame confirmou a suspeita: Covid-19. De lá para cá, basicamente apresentou um pouco de cansaço, tosse, coriza, dor de garganta, e mais nenhum episódio de febre. Melhorou progressivamente para meu alívio, mesmo com uma lista considerável de comorbidades.

3 dias depois, Janaina alertou que estava com coceira e ardência entre nariz e garganta muito mais intensas do que em crises de alergia. No dia seguinte, amanheceu normal. Acho que era mesmo alergia. De todo jeito, comprei autotestes para fazer em 3 dias para um diagnóstico mais certo. O dela revelou-se positivo com menos de 1 minuto, embora a gente tenha esperado o tempo normal para certeza (15 minutos). O meu deu negativo. 

Ela passou a ter sinais mais evidentes neste dia, como febre, tosse, congestão nasal. 

Isso tudo a gente com uma obra em casa porque um portão começou a ceder com as chuvas. No menor sinal de sol, a obra começou e, com ela, a chuva voltou. Foi o mais intenso estica-e-puxa que vi na vida. O estresse de ver algo não avançar, ou pior, quando avançava, ter parte levada pela chuva. 

Já perto do fim, a chuva deu uma trégua de 3 dias (aqui mamãe foi diagnosticada) e a obra chegou ao fim e a textura pôde ser aplicada. Mas a tragédia veio na mesma noite da aplicação: a chuva desbotou quase tudo e levou parte da textura. Ainda há uma roldana a ser consertada no portão (estamos esperando todo mundo se curar).

Mas como Janaina não consegue ver algo para fazer sem ir logo fazer, ela tentou consertar o problema da textura pelo menos com o resto de tinta aqui. Todo dia em que tentou, choveu no fim, desperdiçando parte de seu esforço. A Covid-19 cobrou a conta também: a cada tentativa, a febre dava as caras. Enfim, me ouviu e se aquietou por uns 2 dias. Agora por exemplo, está de novo lá fora tentando consertar o que dá. É sem jeito.

Depois de 6-8 dias de sintomas de mamãe e Janaina, eu enfim senti um pigarro na garganta incomum, além de ardência nela. Nem peguei mais autoteste. Não precisava. Estava com Covid-19. 

Não sei se um dia a ciência chegará a alguma conclusão, mas é interessante que eu tenha demorado tanto a me contaminar com elas confirmadamente doentes. Mais: a doença só se instalou quando meu período menstrual do mês se encerrou. 

No dia seguinte, a febre chegou e não quis mais me deixar. Fui a única a repetir a dose de dipirona. Depois que a febre me deu uma trégua, fiquei normal, como quem tem uma gripe um pouco mais forte. O peito parecia se preparar para uma crise de asma. Além disso, espirros, garganta arranhando, um certo cansaço ao falar. No mais, vida normal. Segui com as atividades domésticas de sempre.

No 3.° dia, fiz uma micro lavagem de roupas para mamãe e, quando já estava no meio da louça do café da manhã, senti um cansaço pior do que o normal. Terminei a louça e me recolhi. Nada mais de atividades naquele dia, só repouso. A tosse (seca) começou a dar as caras.

Ontem, me levantei para tomar café da manhã e senti um cansaço que nunca senti na vida, a não ser nos momentos que antecederam meus poucos episódios de desmaio. Mas agora essa sensação não passava. Eu estava respirando bem, porém a fraqueza/cansaço era incessante e de forma muito, muito intensa. Pensei seriamente que ia morrer perto da hora do almoço, porque, além de não parar, essa exaustão piorou - não conseguia levantar os braços à mesa. Chorei imaginando uma internação e tudo que ela significaria para o resto da família. Basta dizer que Janaina me pedia o tempo todo para ir ao hospital e mamãe passou a fazer rondas intermináveis no meu quarto. Prometi que se piorasse para além do que senti na hora do almoço no mesmo dia ou não melhorasse no dia seguinte, eu iria ao hospital nem que o Samu me levasse.

Troquei o xarope de tosse seca (havia tomado só uma dose) pelo expectorante porque eu começava a ter sinais de sinusite, inclusive com olfato e paladar desaparecendo e voltando, ou ficando confusos, e comecei as lavagens nasais.

Quando a noite chegou, a tosse quis piorar (na verdade, é um pigarro-quase-corte-na-garganta que me faz tossir), também a congestão nasal. Em compensação, o cansaço extremo deu uma leve recuada, o que me animou o espírito. Talvez tenha sido a sopa que a mãe de Janaina (um anjo) gentilmente preparou e fez o irmão dela vir deixar aqui. Quem me conhece sabe que sopa é o meu prato favorito. Revigora qualquer doente, imaginem uma apaixonada por ela como eu!

Hoje acordei com medo de me levantar e me sentir exausta novamente. Não aconteceu, graças a Deus. Até já lavei a louça, sentindo um cansaço normal de quem está com um gripe mais forte. Para não abusar, me recolhi novamente pelo menos até tentar uma nova atividade. Uma dorzinha de cabeça (deve ser da sinusite) incomoda, mas não é nada para quem já está acostumada com as crises de cefaleia tensional. O olfato e o paladar praticamente sumiram pela leve congestão que a sinusite trouxe.

Espero que o pior já tenha passado e acredito que passou. Não tenho mais febre, respiro bem e o cansaço normalizou. Os próximos 2 dias serão de muita observação, mas tendo superado o dia de ontem, quando conheci um cansaço nunca imaginado, tenho certeza de que caminho para a cura. Tambén torço para que o sol siga brilhando porque ajuda demais na recuperação de quem tem asma, riscando pelo menos uma preocupação para quem tem Covid-19. 

Ainda que eu não esteja curada, já sou muito grata deste momento só ter chegado após as 4 doses de vacina de mamãe e as 3 minhas e de Janaina. Não termos precisado de nada mais do que repouso em casa e medicamentos comuns em casos de gripe/resfriado um pouco mais forte é um verdadeiro presente para quem tanto se resguardou na fase mais crítica da pandemia justamente esperando pela benção do avanço da ciência e seus estudos. 

Espero que chegue logo o momento (mais à frente) de fazermos check-ups para descartar qualquer outro tipo de problema secundário. É a vida que segue.

Manchetes do dia (15/6)

A manchete do bem: 
  • Líder republicano no Senado indica apoio a acordo por controle de armas nos EUA
As outras: 
  • Bolsonaro veta proposta que prevê bagagem gratuita nos voos
  • Governo abandona programas no Vale do Javari, e conflitos se intensificam
  • Petrobras abre mão de renováveis n contramão do mundo, diz entidade
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/15)

The headline for good: 
  • Canada and Denmark end their Artic whisly war
The others: 
  • Yellowstone park, staggered by rain and floods, will stay closed for days
  • Massachusetts court throws out gif worker ballot measure
  • 'The music has stopped': Crypto firms quake as prices fall
Good morning.

Source: The New York Times 

terça-feira, 14 de junho de 2022

Manchetes do dia (14/6)

A manchete do bem: 
  • Floresta de 290 milhões de anos é descoberta no Paraná
As outras:
  • Spotify cria conselho para lidar com discurso de ódio, desinformação e extremismo
  • GM confirma lançamento de novos carros elétricos no Brasil
  • Conselheiros dizem que Trump ignorou alertas de que alegações de fraude eram falsas
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/14)

The headline for good: 
  • Jan. 6 panel tracks how Trump created and spread election lies
The others: 
  • Bear market sends grim signal of economic fears
  • Risking a society's retribution, growing numbers of girls resist genital cutting
  • Massacre leader's name is removed from Yellowstone mountain
Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Novo atacante

(Imagem: Canindé Pereira)

O América anunciou a contratação do atacante Iago, de 26 anos, que estava atuando pelo Campinense.

O atleta já se apresentou no CT do clube.

Manchetes do dia (13/6)

A manchete do bem: 
  • Bia Haddad conquista primeiro WTA 250 da carreira e entra no top 40
As outras: 
  • Ministério da Saúde confirma 3.º caso de varíola dos macacos no país
  • Google afasta engenheiro que afirmou que chatbot do grupo é 'consciente'
  • NYT também soa alarme para ataque de militares às eleições no Brasil
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/13)

The headline for good: 
  • Senators reach bipartisan deal on gun safety
The others: 
  • Bolsonaro's new ally in questioning Brazil's elections: the military
  • Poland shows the risks for women when abortion is banned
  • Google sidelines engineer who claims its A.I. is sentient
Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 12 de junho de 2022

Manchetes do dia (12/6)

A manchete do bem: 
  • Estudantes do PR vão aprender a fiscalizar políticos e a acompanhar ações
As outras: 
  • Pesadelos frequentes podem ser sinal de Parkinson, diz estudo
  • Quem foi Bárbara Pereira de Alencar, a primeira presa política no Brasil
  • Marcha da Maconha reúne multidão contra guerra às drogas em SP
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/12)

The headline for good: 
  • Jan. 6 Committee appears to lay out road map for prosecuting Trump
The others: 
  • How fashion giants recast plastic as good for the planet
  • 'We buried him and kept walking': Children die as Somalis flee hunger
  • The dream of the open road collides with the reality of $5-a-gallon gas
Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 11 de junho de 2022

Comichão de ruindade

O título parece até mais cruel do que o devido, mas essa foi a impressão que tive do que o América mostrou contra o limitado São Paulo Crystal em João Pessoa.

Sim, o jogo era fora, num gramado ruim, encharcado. Mas o América começou dominando os lances. O São Paulo se limitava a contra-atacar mesmo como mandante. 

Elvinho segue muito à vontade tanto em infiltrações como em assistências. Desde o torneio estadual do ano passado aponto que ele é acima da média.  Mas saiu.

Zé Eduardo também. Sentiu dor no músculo adutor da coxa, segundo a assessoria de imprensa do América. William não segurou a peteca, tendo tido inclusive uma chance claríssima de gol (assistência de Elvinho) desperdiçada. Wallace longe de acertar alguma coisa também. 

Outra saída inexplicável (não há notícia de contusão) foi a de Allef, que é a alma desse meio campo do América.

Se as saídas já não se explicavam, menos a de Zé, quem entrou fez pena. Todas as substituições foram sofríveis, com uma leve exceção para William.

Quem subiu de desempenho e no meu conceito foi Felipe Cruz, que não comprometeu pela esquerda, tendo levado o jogo a sério.

Voltando ao jogo em si, o América fez um golaço com Araújo e dominava o 1.° tempo. O mandante teve um jogador expulso aos 5 minutos do 2.° tempo e o América foi desaparecendo do jogo por tudo já citado. O esforço foi grande para tomar um gol do limitado São Paulo, mas a arbitragem acabou com a agonia das duas equipes (a que queria tomar e a que queria fazer e não conseguia) e arrumou um pênalti fake. Empate registrado, apito para encerrar a partida e a agonia.

O América de João Brigatti não entendeu que só tem finais a jogar desde a rodada anterior e hoje precisou se empenhar muito para abrir mão de um resultado tranquilo e que seria de fundamental importância para começar a compensar os papelões anteriores.

Precisam abrir o olho: o técnico, para mexer apenas no que precisa ser mexido; jogadores como William, para entender a responsabilidade de entrar em campo pelo América; e a diretoria, porque sem jogadores reservas que tenham condição de atuar profissionalmente nenhum time conquista coisa alguma.

Que esse comichão de ruindade tenha sido o último a dar as caras nesta temporada. Ou já, já ela acaba. 


Manchetes do dia (11/6)

A manchete do bem: 
  • Máscara criada na USP para conter Covid inativa também o vírus da gripe
As outras: 
  • Billboard repercute 'CPI do Sertanejo' iniciada por 'tororó' de Anitta
  • Busca por desaparecidos tem clima de desesperança, medo e avanço pela mata
  • Rio de Janeiro vive aumento de casos de Covid e já tem fila por leitos
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/11)

The headline for good: 
  • 'We all have a duty to ensure that what happened on Jan. 6 never happens again'
The others: 
  • Test to return to the U.S. by air will be dropped
  • Biden to pause new solar tariffs as White House aims to encourage adoption
  • Idaho city to pay $11.7 million to man wrongfully convicted in 1996 killing
Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Fechado

Hoje o treinamento conduzido pelo técnico João Brigatti no CT do América não terá acesso de imprensa ou torcida.

Manchetes do dia (9/6)

A manchete do bem: 
  • Senado aprova Lei Geral do Esporte, que prevê pena para cartola corrupto e combate ao racismo
As outras: 
  • Governo federal ignora inflação e repassa menos de R$ 1 para alimentação de aluno
  • STJ desobriga planos de saúde de cobrir procedimentos fora da lista da ANS 
  • Afastamentos por Covid de profissionais da saúde quadruplicam em SP
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/9)

The headline for good: 
  • Trader Joe's workers file for election to create company's first union
The others: 
  • Twitter said to agree to give Elon Musk access to stream of tweets
  • A vanishing word in abortion debate: 'women'
  • Threats, then guns: a journalist and an expert vanish in the Amazon
Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 8 de junho de 2022

"Eu quero um elenco"

Com um bom atraso, publico a interessante entrevista coletiva do técnico João Brigatti logo após América 3x0 Icasa.

Vitória sobre o Icasa
Eu tenho que dar os parabéns a eles. Eles estão entendendo o trabalho que estamos pedindo. Tem uma situação de aceitação do trabalho, isso é muito importante. Eu já falei: um time ganha o jogo, um elenco ganha campeonato. Então, a gente está formando um elenco aqui. Temos passado para eles a semana toda que quem quiser, quem estiver a fim, entra e mostra, principalmente nos treinamentos e nos jogos. Então, têm entendido essa situação e estão de parabéns. Foi um jogo em que comandamos do início ao final da partida, poderíamos ter um placar um pouco mais elevado, mas enfim o que vale é o crescimento do América. A gente vê um crescimento, vê um empenho, um volume de jogo muito grande, principalmente sempre jogando para frente, que é um objetivo nosso, mas também sabendo nos defender. Então é isso. A gente tem passado para eles, eles têm entendido. Vou enaltecer o nosso elenco e eles estão de parabéns.

O melhor 2.° tempo do América
Conseguimos trabalhar. Eu acho que foi. O América vem numa crescente, aquilo que eu estou passando, que eu já falei aqui para vocês. Cada um que corra atrás do seu e cada um que tem que correr atrás do seu trabalho, ralar literalmente para poder se entregar o máximo. Essa camisa merece. E, como eu falei, não adianta a gente ficar só na conversa, nós temos que mostrar. E hoje [sábado] o América mostrou, principalmente no 2.° tempo, em cima de um time que, principalmente do volume de jogo que tivemos no 1.° tempo, baixou as linhas dele, e a gente conseguiu envolver, criamos várias situações, poderíamos ter um placar mais elástico, mas enfim o que vale é o crescimento da equipe. A gente está feliz por isso.

Time ideal
Na verdade, a gente busca a cada dia uma equipe ideal. Lógico que há sempre desfalques, expulsão, cartões, situações de lesões, mas a cada dia a gente vislumbra e a gente treina esses meninos para que a gente possa pôr em campo uma melhor formação. A minha ideia foi o que eu já passei para eles, até em questão de experiência, é a primeira vez que eu trabalho na Série D, mas em Série C e Série B, eu já tive dois acessos, é o elenco que se entrega todo, é o elenco que deixa tudo dentro do campo. Então, eu estou feliz por isso, esse entendimento deles. Lógico que falta muita coisa ainda, a questão tática, de você ter um domínio maior, principalmente mantendo a posse de bola, mas isso é um crescente, é ao longo da semana que a gente vai trabalhando e conhecendo ainda mais os atletas para poder ter uma formação ideal sempre. Eu fala o que aqui no Brasil é muito difícil você ser treinador. Você pega uma equipe em formação, uma equipe que está com algum tipo de problema e o treinador não tem uma varinha mágica, ele tem que, ao longo da semana, trabalhar e passar para eles que quem vai jogar é quem estiver melhor no momento. Então eu quero um elenco, eu não quero apenas um time. 

Placar maior
O jogo mostra isso, o volume de jogo mostra isso. Então você vê que a torcida saiu aplaudindo a equipe, o que já mostra que o torcedor veio para o campo sabendo a dificuldade que a gente enfrentar e encontramos dificuldade com o Icasa, mas a equipe soube ter um volume de jogo muito grande, soube se impor e ao final da partida saiu vitoriosa e poderia ser um placar maior. Mas o prazer da torcida de principalmente aplaudir a sua equipe eu acho que mostra o que nós fizemos dentro de campo.

Zé Eduardo e Wallace Pernambucano
Funcionou. Eu conheço Zé, menino de um futuro tremendo, conversei muito com ele. "Zé, você quer o quê? Você quer - aqui com todo respeito a outra equipe da região aqui - você quer permanecer aqui, você quer voltar para o Cruzeiro, você quer ir para uma equipe maior ou você quer vencer aqui no América porque também é uma camisa pesada? Então veja o que você quer porque você vai ter a oportunidade de jogar." E chegou a oportunidade dele hoje [sábado]. Se doou o máximo jogando de extremo, um falso extremo entrando de centroavante juntamente com Wallace. A gente precisava ter um poderio de ataque maior, nós conseguimos isso. E são situações de ajuste que a gente vai fazendo ao longo da semana e aquela situação da gente passar uma credibilidade para os atletas e eles sabem que se treinar forte, se jogar forte, vai ter uma posição no time. Então a gente fica muito feliz por essa situação do Zé também.

Elvinho
Ele é muito, muito importante porque não se limita a jogar apenas na extrema. Ele vem por dentro, ele vem marcar, ele joga, ele tem uma facilidade de drible muito bom. O primeiro gol que ele fez foi isso, ele deu um balanço em cima da marcação do Icasa e conseguiu ficar livre e fazer o gol. E quando você tem alas que apoiam, principalmente ali pelo lado esquerdo, você aproveita aquele corredor deixado por ele, até porque ele traz a marcação por dentro e abre o corredor. Enfim, ele cria situações ofensivas porque é um jogador que está numa crescente também e a gente dá os parabéns pela partida que ele fez. 

William Marcílio
William é um grande jogador, um menino fantástico. Eu tenho uma convivência muito boa, diária, com ele, só que ele tem que ter o entendimento que aqui vai jogar quem produz. Não vem de fora escalação. Enfim, é o meu jeito de trabalhar. Ou então eu pego meu apito e vou embora para casa. A gente está vendo no dia a dia. Vai jogar quem tiver o rendimento melhor. Se ele souber entender isso, a gente ganha um atleta, a gente ganha um jogador com muita qualidade. Agora tem que passar pela cabeça dele saber que está inserido no elenco, ele não está inserido no time. Time ganha jogo, como eu já falei; o elenco ganha campeonato. Ele está inserido no elenco. Se ele entender isso, a gente ganha um jogador.

Repetição do time
Não tenha dúvida de que a gente analisa, eu trabalho muito em cima do adversário. Eu gosto de manter uma equipe, mas ao mesmo tempo, a gente tem uma peça ou outra, sempre tem um ajuste em cima da equipe adversária. O mais importante é dizer que a gente vem ganhando atletas. Edson agora, um novo zagueiro também, vai estar à disposição nossa. Enfim, nós podemos até em eventual situação mudar o sistema de jogo. Então isso a gente tem treinado ao longo da semana para que a gente não possa ser pego de surpresa.

3 zagueiros
Quem sabe? Temos treinado isso, não quer dizer que a gente já vai utilizar, mas é uma situação dentro do campeonato que às vezes o jogo requer e a gente tem que estar preparado. Mas o mais importante é que a gente ganha essas peças porque a nossa equipe é um pouco limitada em relação a atletas de experiência. Nós temos vários garotos que são correria, que vão ajudar a gente demais, mas necessitamos, pela dificuldade do campeonato de ter um elenco, já que não dá para trazer. Tem muita gente que diz "Poxa, o América não vai contratar?". Nós já fomos atrás de atletas. Souza está aberto a contratações, só que a gente não consegue trazer. Trazer por trazer não vai vir aqui. Vão vir atletas que venham, logicamente contratações pontuais, acrescentar para a nossa equipe. E está difícil o mercado. Enfim, temos que trabalhar, enaltecer esse elenco, dar valor a ele, porque você pode ter certeza que nós estamos numa crescente, nossa equipe vai chegar.

Manchetes do dia (8/6)

A manchete do bem: 
  • Prefixo 0303 em ligações de telemarketing passa a ser obrigatório a partir de hoje
As outras: 
  • 33 milhões passam fome no Brasil, mais que há 30 anos
  • Região do desaparecimento no AM é estratégica para o tráfico e tem garimpo ilegal
  • SUVs emitem mais CO2 que o Brasil e entram na mira dos ativistas
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/8)

The headline for good: 
  • F.D.A. advisers recommend the authorization of Covid shots by Novavax, a latecomer in the vaccine race.
The others: 
  • Global growth will be choked amid inflation and war, World Bank says
  • As the Great Salt Lake dries up, Utah faces an 'environmental nuclear bomb'
  • Can a start-up make sustainable construction the next frontier in eco-business?
Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 7 de junho de 2022

Manchetes do dia (7/6)

A manchete do bem: 
  • Estudo de câncer surpreende com remissão da doença em todos os pacientes
As outras: 
  • Crises mundiais não devem tirar a atenção do clima, insiste a ONU
  • Estoque de medicamentos em baixa gera novo alerta de entidades na Saúde
  • Irmã de jornalista desaparecido no Amazonas faz apelo a autoridades brasileiras
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/7)

The headline for good: 
  • Wells Fargo announces 'pause' of policy that led to fake interviews
The others: 
  • Elon Musk threatens to end Twitter deal without information on fake accounts.
  • Proud Boys charged with sedition in Capitol attack
  • Boris Johnson survives no-confidence vote over lockdown parties, but is left reeling politically
Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Manchetes do dia (6/6)

A manchete do bem: 
  • Diversidade é crucial para tornar democracia mais legítima, diz cientista política
As outras: 
  • Anitta diz que nunca usou Lei Rouanet e revela origem de tatuagem
  • Queda de helicóptero no Rio Grande do Norte deixa três mortos
  • Onda de fake news sobre massacre deixa escolas, famílias e polícia em alerta
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/6)

The headline for good: 
  • A cancer trial's unexpected result: remission in every patient
The others: 
  • Russia seeks buyers for plundered Ukraine grain, U.S. warns
  • Dozens feared dead in church attack in Nigeria
  • The office monsters are trying to claw their way back to 2019
Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 5 de junho de 2022

A volta

Há muito tempo não via um jogo de futebol in loco. A pandemia terminou de me expulsar, algo que as pessoas que fumam feito caiporas já haviam começado. 

Surgiu a possibilidade de voltar a ver um jogo na arquibancada ontem, justamente 4 de junho, 24 anos após o título da Copa do Nordeste de 1998. Fui com a camisa da época. 

Além do jogo em si, outra volta bem mais demorada: Setor Leste. Desde que passei a comentar jogos com mais frequência e depois de tomar parte na diretoria de Leonardo Bezerra, meu acesso era por outros setores.

A Arena das Dunas é bem agradável. Pena que não cumpre com as regras esperadas. Não coíbe o ato de fumar dentro de suas dependências nem mantém sua praça aberta depois do jogo para que as pessoas que utilizaram seu estacionamento possam voltar aos seus veículos com o mínimo de iluminação.

Revi algumas pessoas. Descobri que agora uma parte do Setor Leste insiste em assistir ao jogo em pé, sem respeitar as pessoas que desejam permanecer sentadas (pagaram pelo uso do assento) ou que não podem permanecer em pé por sua própria condição de saúde. Pior é que essa galera toma todo o espaço da frente, quando o mais lógico seria ficar em pé atrás ou dos lados. No meu caso específico, isso me incomoda menos do que a fumaceira, seja por ser alérgica, seja por não querer entrar em contato com substâncias cancerígenas que não decidi por livre vontade consumir. 

Sobre os jogadores, eu me supreendi com duas realidades que não ficavam tão claras na telinha: o quanto Elvinho é baixinho e o quanto Araújo é alto. No caso de Elvinho, que parece um menino à distância, lembrei logo de Helinho e Bibi.

Achei bom não haver mais aquela locução da própria Arena, que tinha um volume muitas vezes insuportável. A propaganda do intervalo continua lá e até não estava tão alta, mas a repetição me fez pensar em lavagem cerebral.

Vi um vendedor de castanhas passando com uma máquina de cartão pendurada no pescoço e QR code de pix impresso na parte de trás da camiseta. Adoro a criatividade!

Voltei a me divertir com as dicas dos técnicos da arquibancada. Numa cobrança de falta, um gritou: "Cada um pega um". Foi difícil segurar a risada. Sentia falta disso.

Percebi um aumento considerável de mulheres nas torcidas uniformizadas. Também muitos jovens, inclusive adolescentes, bastante preocupados em registrar algo para postar nas redes sociais. Na minha frente, um preparava uma colagem com foto que havia sido tirada lá na mureta que separa a arquibancada do gramado. Postou com a partida rolando. 

Outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de rapazes que simplesmente subiam nos assentos para atravessar de uma fileira à outra, com alguns fazendo isso apenas para entoar seus gritos.

Infelizmente, minha cefaleia tensional deu o ar da graça ainda durante a partida, uma coisa que a pandemia piorou muito. Tentei alongar a musculatura do pescoço em vários momentos do 2.° tempo, porém, a desgraça já estava feita. Amanheci com ela e, por isso, remédio, gelo e nada de podcasts hoje.

Para piorar, houve a aflição que foi a demora da ambulância para prestar atendimento a Rômulo. 

Saída da Arena com chuva na volta para casa. Gostei de ver uma vitória do América com superioridade técnica, apesar dos pesares. Só que os percalços pessoais incomodaram muito mais do que o esperava, isso com menos de 5 mil pessoas por lá.

Acredito que devo repetir a experiência, mas só o futuro dirá.

Manchetes do dia (5/6)

A manchete do bem: 
  • Swiatek é bi em Roland Garros e obtém recorde de vitórias seguidas no século
As outras: 
  • Quase metade aceita pagar mais imposto por melhor saúde e educação
  • Anitta comenta 'CPI do Sertanejo' e diz que recebeu propostas de desvio de verba
  • Ryanair pede a passageiros teste de conhecimentos gerais
Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (6/5)

The headline for good: 
  • How refugees transformed a dying rust belt town
The others: 
  • U.S. warship arrives in Stockholm for military exercises, and as a warning
  • Iga Swiatek dominates in French Open final for championship
  • Jubilee honors Britain's Queen, but also highlights her increasing absences
Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 4 de junho de 2022

A aflição da ambulância

Eis as imagens que consegui do meu assento no Setor Leste a respeito da agonia que foi acionar a ambulância para o zagueiro Rômulo, que caiu com a mão no peito logo após o fim do jogo.
















(Imagens de minha autoria)