Não é de hoje que o América aponta o caminho a ser seguido na comunicação clube-torcida. Leitores deste blog bem sabem que há anos elogio, por exemplo, o trabalho de Canindé Pereira na TV Mecão.
Na edição desta terça-feira (página 16), a Tribuna do Norte traz praticamente um relatório disso e eu faço questão de compartilhar aqui para conhecimento de todos porque é um trabalho do qual eu sinto orgulho de fazer parte, apesar da Tribuna ter registrado apenas "os homens da comunicação americana" (deve ser o triste vício de não enxergar o futebol também como uma atividade feminina). Os trechos seguem abaixo.
Os homens da comunicação americana já vêm realizando esse tipo de exibição [jogos que marcaram a história do clube reprisados no YouTube], mas sem cobrar pelo acesso ao canal do clube, onde já transmitiram a partida contra o Paysandu, pela Série C de 2011, liberando ainda a decisão do Estadual de 2012, como opção para distração do torcedor, saudoso dos jogos oficiais e que está cumprindo quarentena.
Canindé Pereira, assessor de comunicação do América, explicou que a ação foi desenvolvida justamente para manter a interação entre clube torcida. "Nós sempre buscamos interage com o nosso torcedor, independente do momento em que estejamos. Infelizmente o futebol parou por força maior e, com isso, ver a saudade de ver a bola rolando e o clube de coração em campo. Para não deixarmos o torcedor se afastar, buscamos aflorar a paixão estimulando a memória e a sua participação no online em nossas ações", afirmou.
Ele classificou a medida como uma forma de manter ativa a reciprocidade, fazendo o público americano relembrar momentos agradáveis na história recente do clube. "O maior patrimônio de um clube de futebol é sua torcida e, num momento como este, criações voltadas para os torcedores não só mostra o quão importantes são para nós, como também gera um momento diferente, interação e reciprocidade entre clube e torcida", acrescentou.
As novidades não param nessas iniciativas, as reuniões, através das redes sociais, vêm ocorrendo quase que diariamente para que sejam encontradas alternativas de manter atenção da torcida em alta, bem como se descobrir situações e criar cenários que sejam bons para divulgar as marcas dos patrocinadores americanos.
"Temos reuniões diárias com o intuito de que sejam criadas ações voltadas para a torcida e nossos parceiros. Novas ideias estão sendo aprimoradas e amadurecidas para que possamos, muito em breve, colocá-las em prática", destacou Canindé.
O o momento é de dificuldade e exige união de todos os clubes que estão sofrendo dentro dessa situação inédita para o esporte. Então, aquilo que um membro do grupo promove rapidamente se torna uma tendência.
"Muitos clubes do país estão adotando ações para movimentar suas torcidas. As lives com retransmissão, por exemplo, viraram tendência depois que começamos a fazer. Digo isso porque pesquisei e não vi ninguém fazer algo parecido antes de nós, em se tratando de TV oficial de clube de futebol. Recentemente nosso departamento de comunicação e marketing gerou uma ação bacana que, inclusive, serviu de exemplo para outros perfis. Na ocasião, iniciamos uma conversação online, pelo Twitter, qual é o América de Cali, da Colômbia, clamando para que nossas torcidas ficassem em casa. A ideia deu tão certo, que outros Américas do país entraram na conversa e depois outros clubes passaram a se comunicar da mesma forma", frisou.
A tendência que vem aproximando os clubes vai gerar novos produtos e, segundo Canindé Pereira, os torcedores podem esperar por novidades nos próximos dias.
"Os departamentos de marketing dos clubes de futebol do país estão sempre conversando para que ações conjuntas aconteçam. Nós, inclusive, estamos em conversação para colocar uma dessas ações conjuntas no ar. Será bem bacana porque ocorrerá com a participação de nossas torcidas", antecipou.
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