quinta-feira, 31 de maio de 2018

"Espero honrar a camisa do América"

Reginaldo Júnior falou com Canindé Pereira sobre o acerto com o América.

Bom, primeiramente, fico feliz de estar vestindo a camisa do América, que é um grande clube. Eu espero fazer um grande trabalho, o mais rápido possível poder entrosar com um grupo aqui, sabendo que é tiro curto, e ter mais um acesso, se Deus quiser, para dar tudo certo aí. Espero honrar a camisa do América. E o que torcedor pode esperar do Reginaldo é garra, vontade, determinação no que eu quero, no meu pensamento positivo. Minha característica é jogar pelos lados e espero fazer um grande trabalho aqui para dar tudo certo. E eu já tive uma passagem pelo Potiguar de Mossoró. Graças a Deus, pude fazer um grande trabalho lá também e e de lá eu consegui rodar em outros grandes clubes.

Chegou

Imagem: Paulo Vitor/América

Mais novo contratado do Mecão, o atacante Reginaldo Júnior chegou e já está treinando no CT do clube junto aos atletas que não foram relacionados para o jogo contra o Imperatriz.

Segundo informação de Canindé Pereira, o atleta de 27 anos, 1,79 m e 69 kg, estava no Sampaio Corrêa antes de vestir a camisa alvirrubra.

19 relacionados

Eis os 19 relacionados por Ney da Matta para o 1.° jogo da Rodada de 16 da Série D 18:

Goleiros - Daniel e Fred;
Zagueiros: Gullithi, Jadson e Negretti;
Laterais: Hudson, Danilo e Gilton;
Volantes: Rodney, Jonathas, Gercimar e Patrick Motta;
Meias: Cascata e Luiz Fernando;
Atacantea: Flávio Carioca, Adriano Pardal, Lopeu, Wandinho e Lucas Silva.

"A tendência é crescer"

Entrevista coletiva do técnico do América Ney da Matta gentilmente enviada por Canindé Pereira.

Viagem antecipada
Na verdade, a gente queria ir na sexta-feira mesmo, mas infelizmente não conseguimos voo para Imperatriz. A gente iria direto para Imperatriz, mas não conseguimos. Acabou encaixando um voo na quinta-feira, quase a mesma programação que nós fizemos quando nós fomos jogar lá, porém, a gente não vai em Aracaju. A gente vai direto para Marabá. Eu acho que é legal o descanso, a gente ter o tempo para trabalhar sabendo que vamos encontrar uma dificuldade enorme no jogo lá, uma decisão. Saber jogar, ter equilíbrio para jogar para a gente poder fazer um grande jogo e trazer a decisão para dentro de casa. 

Mata-mata
Primeiro que a gente precisa tirar alguma coisa de proveito desse momento que nós vivemos. E essa campanha boa que nós estamos fazendo aqui, ela só vai  ter validade se a gente levar o clube para Série C do Campeonato Brasileiro. Campanha bonita, classificou com 1 rodada [de antecedência], não perdeu nessa fase, mas tudo isso só vai ter utilidade se a gente realmente levar o clube para Série C do Campeonato Brasileiro. As vitórias, elas te dão tranquilidade, te dão equilíbrio, te dão paz para trabalhar. Mas nós sabemos também que nós precisamos ir melhorando a cada dia. E a gente precisa continuar melhorando, e vejo que nós estamos evoluindo do 1.° jogo que nós fizemos até esse agora contra o Imperatriz - um adversário tem qualidade para caramba também. Tem que saber jogar. A gente não pode fazer besteira, não pode ficar defendendo, mas não pode ficar exposto, porque a gente sabe que tem o jogo da volta para a gente não perder essa vantagem de jogar em casa. (...) O time [do Imperatriz] evoluiu como nós também evoluímos. É uma pena, campeonato de mata-mata é muito ruim. Às vezes não te dá aquela conta exata do que você é melhor, do que você é pior. Às vezes, um segundo, um descuido, um relaxamento que você tem, você acaba sendo surpreendido e acaba perdendo essa vaga. A gente precisa ter o foco dobrado, a concentração dobrada, não baixar a guarda. Eu falei com os jogadores que nessa profissão que nós temos não existe a palavra zona de conforto, ainda mais num clube como o América. A gente precisa continuar jogando, dando um passo de cada vez, fazendo um jogo de cada vez, não ficar pensando em outros jogos porque nós temos que passar por esse aqui. Mas muito satisfeito do que os jogadores estão fazendo. Pedir a Deus que ilumine o caminho nosso, que a gente possa ter sucesso nesse 1.° mata-mata.

Teste no coletivo e formação ideal
Vamos por partes. Primeira parte, às vezes o treinador não quer trocar, ele quer dar sequência no trabalho. Nós tivemos alguns prejuízos com relação a contusão, a expulsão. A gente não conseguiu repetir. O treinador quer que as coisas encaixem e dar sequência no trabalho. Só que as coisas não se encaixam da noite para o dia. Nos clubes por onde nós passamos sempre foi assim, de 6.a, 7.a rodada para o time começar a ter uma cara, para começar a dar uma vida naquilo que a gente pretende e que o futebol pede. A primeira parte nós repetimos. Eu achei que foi um grande jogo que nós fizemos. Nós evoluímos. Evoluímos muito, crescemos muito. A tendência é crescer. Nesse próximo jogo também vai melhorar mais do que foi aqui. E fizemos 2 mudanças depois. Fizemos a segunda com o losango por dentro, com o Cascata, sem a presença do Lucas na beirada do campo. Na terceira parte, nós tiramos o Cascata e voltamos com o Lucas, fizemos um 4-3-3 ali. Então, as 3 formações foram boas. Lógico que ainda existe a possibilidade de tentar ver o que é que o adversário tem. O adversário falou que vai repetir, só a ausência de 1 jogador por 3.° cartão. Se a gente tiver condições de repetir, nós vamos repetir para a gente fazer a sequência no trabalho. (...) A gente tem treino amanhã [quinta-feira], tem a viagem, tem sexta e sábado para a gente definir. Acho que, se a gente tomar alguma decisão aqui, pode ser precipitado. A ideia é de repetir o time que fez aqui. 

Adversário conhecido
Adversário que a gente conhece. A gente já se conhece nessa situação. No ano retrasado, nós também tivemos o mesmo caminho desse aqui, só que foi o Boa Esporte pegou o Juventude 5 vezes seguidas. A gente pegou nas 2 antes de começar o mata-mata e depois pegou as 2, e depois a gente conhecia o adversário e sabia como o adversário joga. É um adversário que evoluiu muito o time do Imperatriz. Muito. É um adversário que tem qualidade, um time que é bem armado taticamente. Precisa ter um cuidado muito grande. É um time que não tem um volante de proteção, mas que os volantes todos jogam, ajudam a marcar e jogam. E válvula de escape boa. A gente tem que saber jogar lá. Se a gente continuar com essa intensidade, com esse foco, a gente tiver consideração na parte tática, a gente consegue fazer um grande jogo e buscar trazer aqui para Natal a nossa vaga para a próxima fase.

Contratações
Enquanto não se encerram as inscrições, a gente ainda está sempre em busca de trazer um jogador bom. Não é porque nós estamos necessitados, igual a louco atrás de jogador. Nós precisamos para incorporar mais, para encorpar mais o nosso grupo porque a competição é difícil. Mesmo sabendo que a gente está acabando a competição. Mas gente está em busca de mais um jogador na frente, talvez para encaixar, para ajudar, para ter peça para repor também.

Bom humor

Apesar de tudo, o brasileiro não perde o bom humor - aquele que é inteligente, educado, sem palavrão ou desrepeito. 

Essa me foi repassada ontem. 

Não se esqueçam que hoje será desligado o sinal analógico de TV. Foram 80 anos em atividade. Passaram por ele 2 guerras mundiais. 19 Copas Do Mundo. 22 edições dos Jogos Olímpicos. Crise do petróleo. Crise dos mísseis. Fome na África. Diversas catástrofes climáticas. Incontáveis carnavais. Novelas. Séries e filmes. Só nunca passou um jogo do abC na Série A.

O futebol respira no meio da loucura.

Manchetes do dia (31/05)

A manchete do bem: Operação no RN desarticula mobilizações e libera estradas.

As outras: 'Democracia é o único caminho legítimo', afirma Cármen Lúcia, Governo e Prefeitura terão ponto facultativo amanhã e Campanha de vacinação contra influenza é prorrogada até o dia 15/06.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/31)

The headline for good: Broadway sets box-office record, powered by 'Hamilton' and Springsteen.

The others: N.B.A. finals: Warriors and Cavs star in basketball's version of Groundhog Day, 'Dead' Russian journalist appears at news conference in Ukraine and Big banks to get a break from limits on risky trading.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

quarta-feira, 30 de maio de 2018

"Acabou não dando certo"

O volante Patrick Mota revelou em entrevista ao Globoesporte.com que quase acertou com o América ainda no ano passado.

Estava treinando no outro clube, então apareceu a oportunidade de vir para o América. Ano passado acabou não dando certo e venho com a melhor expectativa possível. Meu objetivo e dos companheiros é o acesso, então o objetivo é subir. O objetivo de todos é jogar, vou fazer o meu melhor e o melhor é fazer o América subir para a Série C.

15 mil na Arena

O América anunciou promoção para o jogo da volta contra o Imperatriz, que será realizado no dia 10, domingo, às 16h, na Arena das Dunas, valendo vaga nas oitavas de final da Série D 18.

A expectativa é de que 15 mil torcedores americanos empurrem o Orgulho do RN no jogo decisivo.

As vendas começam no fim da tarde desta quarta.


Manchetes do dia (30/05)

A manchete do bem: Guardia volta atrás e descarta aumento de impostos. 

As outras: Enem tem 5,5 milhões de inscrições, 1,2 milhão a menos que ano passado, Carretas com combustível voltaram a circular e Forças de segurança atuam e liberam acesso à refinaria. 

Bom dia a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/30)

The headline for good: In ending 'Roseanne', ABC executive makes her voice heard.

The others: Puerto Rico's hurricane Maria death toll could exceed 4,000, new study estimates, Starbucks's tall order: tackle systemic racism in 4 hours and Serena Williams 'on the right track' at the French Open.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

terça-feira, 29 de maio de 2018

Mandado e mandato

Sou leitora resistente de jornais e revistas num mundo cada vez mais digital. Lembro até a careta de uma aluna ao me perguntar como eu aguentava sujar as mãos com a tinta do jornal.

Mas se tem um coisa irritante é o descuido com o português. Ok, erros acontecem com todo mundo (euzinha incluída). Só que, de uns tempos para cá, a galera do jornalismo local parece ter grande dificuldade de acertar o uso dos vocábulos mandado e mandato.

Vou tentar ajudar daqui. Mandado, como a própria pronúncia deixa claro, é ordem, algo "mandado" por alguém. Ordens judiciais são mandados, portanto. Um exemplo tradicional é o mandado de busca e apreensão.

Já mandato é representação, procuração. Logo, tem mandato quem é representante. É o caso da representação eleitoral. Vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidentes são representantes do povo. Por isso detêm mandato. 

Na pérola de hoje, apareceu "em virtude das cassações dos mandados de prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2016". Peraí. As ordens emanadas desse pessoal foram revogadas? Claro que não. A notícia falava em novas eleições. Foram cassados os mandatos, logicamente.

Ninguém precisa ser expert em português. Mas trabalhar com as palavras requer um pouco mais de cuidado. Ainda mais com termos tão específicos.

Nem McFlurry, nem Whopper

Natal já não é mais a ilha de antigamente. A crise forçada por essa galera que se juntou a caminhoneiros deixou hoje o Burger King do Midway Mall sem Whopper, seu sanduíche carro-chefe, por falta de pão. E o alface já está em vias de faltar.

Pior é a situação do McDonald's no mesmo Midway Mall. Só tem água, refrigerante, suco, batata frita e nuggets. E por enquanto. Ou seja, nada de McFlurry, clássico do dia ou qualquer outra delícia de fast food. Funcionários praticamente parados. McDonald's sem o menor movimento, quando, normalmente, as filas são vistas de longe.

A quem interessa a quebra da economia e o caos gerado? 

Série C 18: Balanço da sétima rodada

Foram 6 vitórias de mandantes, 2 empates e 1 vitória de visitante.

O ABC teve público de 3.881 pessoas.

Hoje os confrontos das quartas de final seriam os seguintes:
Atlético-AC x Bragantino
Confiança x Botafogo-SP
Operário x ABC
Cuiabá x Botafogo-PB

E o Globo estaria rebaixado para a Série D.

Grupo A
Atlético-AC 1x0 Botafogo-PB - Eduardo
ABC 2x1 Remo - Luan, Matheus Carvalho e Moisés, de cabeça
Salgueiro 1x0 Juazeirense - Willian Lira
Náutico 2x0 Globo - Ortigoza e Jonathan
Confiança 1x1 Santa Cruz - Léo Ceará e Robinho
1.° Atlético-AC - 15
2.° Confiança - 14
3.° ABC - 11
4.° Botafogo-PB - 10 (3 vitórias)
5.° Santa Cruz - 10 (2 vitórias)
6.° Juazeirense - 9
7.° Salgueiro - 8
8.° Remo - 7 (saldo -3)
9.° Náutico - 7 (8 gols pró)
10.° Globo - 7 (5 gols pró)

Grupo B
Tombense 1x0 Volta Redonda - Daniel Amorim
Bragantino 1x1 Luverdense - Danilo Bueno, de pênalti, e Tiarinha
Cuiabá 1x2 Ypiranga - Eduardo Ramos, Jajá e Dudu
Operário 3x1 Botafogo-SP - Lucas Batatinha, Schumacher-2, sendo um de cabeça, e Jheimy
Joinville 1x1 Tupi - Rafael Grampola e Paulinho
1.° Cuiabá - 13 (saldo 3)
2.° Operário - 13 (saldo 1)
3.° Botafogo- - 12
4.° Bragantino - 11 (8 gols pró)
5.° Tombense - 11 (6 gols pró)
6.° Luverdense - 10 (saldo 3)
7.° Ypiranga - 10 (saldo 0)
8.° Volta Redonda - 9
9.° Tupi - 5
10.° Joinville - 4

Manchetes do dia (29/05)

A manchete do bem: Ministro libera recursos para drenagem de Natal.

As outras: MPF denuncia Agripino por improbidade administrativa, Caern religa sistema em Marcelino e caem para 7 os municípios em colapso e Governo federal cede, mas caminhoneiros não recuam.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/29)

The headline for good: 'Spider-man', a migrant in Paris, scales building to save a child.

The others: Two TV journalists covering a subtropical storm were killed when a tree crushed their S.U.V. in North Carolina, Steph Curry vs. LeBron James, round 4: the Warriors advanced to the N.B.A. finals - and another series with the Cavaliers and K-pop act finally goes to No. 1 on Billboard chart.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Domingo às 16h

Os dois confrontos entre América e Imperatriz valendo vaga nas oitavas de final da Série D 18 acontecerão nos dois próximos domingos às 16h.

No dia 03,  a partida de ida no Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz-MA.

No dia 10, a decisão na Arena das Dunas, em Natal.

Ultramoderno

Dizem que o problema é que taurinos são materialistas, apegados demais para se desfazerem das coisas. Não sei. Não tenho ideia se de fato os astros determinam mesmo a personalidade dos seres humanos. Entretanto, não posso negar que a descrição do signo de Touro cai como uma luva para mim.

Jogar algo fora é sempre um drama. Normalmente, uso 300 mil canetas ao mesmo tempo porque só jogo fora uma quando tenho certeza de que a tinta acabou. Sim, eu esquento canetas no fogão. Podem me julgar agora.

Com celular é do mesmíssimo jeito. Sempre é preciso um defeito gritante para que eu me desfaça de um (se bem que me desfazer é no sentido figurado. Continuam todos guardadinhos comigo). Antigamente, o defeito gritante era a tecnologia. TDMA, GSM, celular que acessava o Twitter, que reproduzia vídeos no YouTube, que acessava qualquer página na internet, que tinha sinal de TV digital.

Quando meu primeiro smartphone de verdade perdeu a função do botão ligar/desligar, eu dei um jeito de baixar um aplicativo que acendia a tela por rotação do aparelho. Virei motivo de piada. Eu achava graça do povo achar graça. Até que fui encostada na parede por mamãe e Janaina para escolher um celular novo de aniversário, sob pena de elas comprarem qualquer um, especialmente um caro. 

Vixe, não fale em nada caro (exceto comida) para uma taurina. Desperta até reação alérgica. Rodei vários sites na internet até achar um modelo que coubesse no bolso e tivesse tudo o que eu queria. E ainda dei a sorte de achar o mesmo modelo aqui em Natal com um super desconto (outra palavra que alegra taurinos) à vista nas Americanas do Shopping Cidade Jardim.

Nem sei quanto tempo faz que isso aconteceu. Só sei que de ontem para hoje meu ultramoderno (atenção para a ironia) aparelho perdeu o som do alto-falante. Nada de ouvir música, assistir a vídeos, ou mesmo ver TV sem fones de ouvido ou sem enviar o sinal de Bluetooth. Se alguém me ligar, preciso estar coladinha nele para perceber a vibração. Ainda bem que o alto-falante da ligação em si funciona. Se colocar o WhatsApp para funcionar como ligação (encostando no ouvido também), tudo em paz. 

O flash/lanterna já não funcionava há um tempo. Na última ligação recebida, deixei o coitado cair e até torci para que isso resolvesse a questão. Que nada! O bichinho segue em greve de som.

Pensam que isso me fará trocar de aparelho? É melhor pensar de novo. Sigo firme e achando graça do novo defeito. Pensando bem, lembrei de outro: de vez em quando a tela não quer sair da hibernação. Sempre penso "agora foi", mas aí ele desperta como se nada tivesse acontecido.

Não tenho mesmo muita queda para consumismo. Só mesmo livros, revistas, jornais e comida boa me fazem perder a linha. Mas até com eles eu diria que sou mais controlada do que estourada. Pelo menos tento.

 E assim o meu ultramoderno celular vai seguindo num verdadeiro teste de resistência.

Eita, lembrei que a tela está querendo saltar da carcaça do aparelho...

Impressão

Tomei um susto quando o público de América 2x1 Imperatriz foi anunciado. 1.139 pessoas quando a impressão que eu tinha lá da arquibancada era de pelo menos o dobro disso.

Quando vi as imagens do jogo, confirmei a impressão. Afinal, quantas pessoas cabem naquela arquibancada do Barrettão? 6 mil? Onde caberiam 5 vezes mais a quantidade de ontem? 

Não entendi.

Artilharia

Os líderes da artilharia da Série D 18 com 6 gols são os jogadores Lima, do Brusque, Rai, do São Raimundo-RR, e Jailson, do Fluminense. Dos 3, apenas Rai não prossegue na competição.

Dentre os vice-artilheiros (5 gols), destaque para Júnior Chicão, do Imperatriz, adversário do América na Rodada de 16. Ele é chegado a marcar gols contra o Orgulho do RN e deixou o seu no jogo de ontem.

No América, a artilharia está com Lopeu e Adriano Pardal, com 3 gols cada. Logo em seguida vem Flávio Carioca com 2. Completam a lista, com 1 gol cada, Danilo, Jadson, Luiz Fernando.

"Agora é errar menos"

Invicto e líder de seu grupo, o técnico Ney da Matta deu entrevista pós-jogo no Barrettão.

América 2x1 Imperatriz
A gente sabia que ia ter dificuldade. Um adversário que trocou o comando, fez 3 jogos aí, 2 jogos com goleada. Um poder ofensivo muito grande que eles têm. Um time bem arrumado taticamente. Nosso time hoje foi obediente de novo e conseguiu fazer os gols. Poderia ter feito mais, mas, graças a Deus, as coisas deram certo e o resultado veio e a gente terminou líder da nossa chave.

2.° tempo mais defensivo
A gente sabia que o adversário ia se jogar. A derrota não interessava para ele. Eles vieram aqui para buscar a vitória para poder terminar líder da chave. Só que, às vezes, nós baixamos a nossa linha demais. A gente estava jogando a linha alta. Ela não podia ter ficado muito baixa, podia ter ficado média. Aí nós baixamos muito a linha, acabou dando campo para o adversário. Mas nessa situação de trazer os jogadores do adversário para dentro do nosso campo, nós também tivemos a oportunidade de fazer o gol, só não fizemos. Mas o time foi muito obediente. Eu achei assim que foi um grande jogo. As dificuldades são enormes. A gente sabe da dificuldade que é a competição. A gente sabe que a cobrança que é no América - ganhando, você já é cobrado; se perde as coisas ficam ruins. É tranquilidade. Pedir a Deus para continuar iluminando o caminho nosso para que a gente possa entra nesse mata-mata muito fortalecido. 

Adversário conhecido
Jogar, né? A gente não pode ficar escolhendo adversário. É outra dificuldade. Jogo difícil, adversário de novo e agora é errar menos. Quem errar menos no mata-mata consegue sobressair. 

Ataque correspondendo
Às vezes a gente tem um pensamento diferente de futebol do pessoal da imprensa, do torcedor. Eu sempre tive sucesso por onde eu passei porque as coisas sempre deram certo trabalhando coletivamente, um time operário. Às vezes pode faltar um pouquinho de qualidade, às vezes o torcedor pensa muito em nome, mas é o coletivo que funciona, é o coletivo que dá resposta. A gente sempre foi bem sucedido porque Deus sempre colocou a mão e a gente valoriza todo mundo, indiferente se é o Lopeu, se é o Pardal, se é o Cascata. Indiferente dos jogadores da frente, eles têm nos ajudado. Então, estão rodando, estão fazendo os gols. O Pardal perdeu um gol feito na semana passada, né? Mas quando Deus permite a tua hora certa, as coisas vão caminhar, e hoje o Pardal ajudou a gente a  buscar a vitória.

Brasileirão mesmo

A Série D, se já é das 4 séries do Campeonato Brasileiro a que mais merece o título de Brasileirão por ter representantes de todos os estados do Brasil, segue inabalável na Rodada de 16. 

Nada menos do que 21 entes federativos têm representantes nesta fase da competição. Vamos a eles.

Acre - Rio Branco
Amapá - Santos
Amazonas - Manaus e Nacional
Bahia - Fluminense
Ceará - Ferroviário
Distrito Federal - Brasiliense
Goiás - Iporá
Maranhão - Cordino, Imperatriz e Moto Club
Mato Grosso - Sinop
Mato Grosso do Sul - Novoperário
Minas Gerais - Uberlândia e URT
Pará - Independente
Paraíba - Campinense e Treze
Paraná - Maringá
Piauí - Altos
Rio de Janeiro - Macaé
Rio Grande do Norte - América
Rio Grande do Sul - Caxias, Novo Hamburgo e São José
Santa Catarina - Brusque, Internacional e Tubarão
São Paulo - Linense e Novorizontino
Sergipe - Itabaiana e Sergipe

Série D 18: Balanço da sexta rodada

Foram 17 vitórias de mandantes, 12 empates e 5 vitórias de visitantes.

O América teve público de 1.139 pessoas no Barrettão e acabou esta fase como líder invicto de seu grupo.

Os confrontos da Rodada de 16 são os seguintes:

Manaus x Santos (B1)
Independente x Rio Branco (B2)
Nacional x Altos (B3)
Ferroviário x Cordino (B4)
Moto Club x Fluminense (B5)
América x Imperatriz (B6)
Sergipe x Brasiliense (B7)
Campinense x Itabaiana (B8)
Treze x URT (B9)
Iporá x Novoperário (B10)
Sinop x Linense (B11)
Macaé x Novorizontino (B12)
Uberlândia x Internacional (B13)
Caxias x Maringá (B14)
Tubarão x Brusque (B15)
São José x Novo Hamburgo (B16)

Grupo A1
Manaus 3x0 Baré - Maceió, Nena e Derlan
Rio Branco 4x1 Macapá - Mateus Oliveira, Welton-2, Joel e Ricardo
1.° Manaus - 12 (classificado)
2.° Rio Branco - 11 (classificado)
3.° Macapá - 6
4.° Baré - 5

Grupo A2
Santos 8x1 Plácido de Castro - Willian Fazendinha, Jean Marabaixo-2, sendo um de cabeça, Fabinho, Bruninho, Lessandro, Tiquel, Denilson e Lucas Capixaba
Independente 0x0 Barcelona
1.° Independente - 12 (classificado)
2.° Santos - 8 (saldo 5) (classificado)
3.° Barcelona - 8 (saldo 1)
4.° Plácido de Castro - 4

Grupo A3
São Raimundo-RR 1x1 Nacional - Raí, de falta, e Zé Antonio
Real Desportivo 1x1 São Raimundo-PA - Vagner Júnior e Alan
1.° Nacional - 10 (classificado)
2.° São Raimundo-RR - 8 (10 gols pró)
3.° São Raimundo-PA - 8 (7 gols pró)
4.° Real Desportivo - 6

Grupo A4
Ferroviário 0x0 Cordino
Interporto 1x1 4 de Julho - Patrick e Edinaldo
1.° Ferroviário - 10 (classificado)
2.° Cordino - 9 (classificado)
3.° 4 de Julho - 6
4.° Interporto - 5

Grupo A5
Moto Club 1x0 ASSU - Ramón
Altos 3x1 Sparta - Marconi, Tote, Klenisson e Jean
1.° Moto Club - 13 (classificado)
2.° Altos - 11 (classificado)
3.° Sparta - 5
4.° ASSU - 4

Grupo A6
Belo Jardim 1x1 Guarani - Jean, de pênalti, e Balotelli
América 2x1 Imperatriz - Adriano Pardal-2 e Júnior Chicão
1.° América - 14 (classificado)
2.° Imperatriz - 9 (classificado)
3.° Belo Jardim - 4
4.° Guarani - 3

Grupo A7
Central 3x0 Jacuipense - Vitão, de cabeça, e Leandro Costa-2, sendo um de pênalti
ASA 2x4 Sergipe - Caíque, André Beleza, de pênalti, Cláudio Baiano, Augusto Potiguar, Willian Paulista e Marquinhos do Sul
1.° Sergipe - 13 (classificado)
2.° Jacuipense - 8
3.° Central - 6
4.° ASA - 4

Grupo A8
Fluminense 1x1 Campinense - Eduardo e Jorginho
Murici 1x1 Flamengo - Jorge, contra, e Júnior
1.° Campinense - 16 (classificado)
2.° Fluminense - 13 (classificado)
3.° Flamengo - 4
4.° Murici - 1

Grupo A9
Itabaiana 2x1 Santa Rita - Geovane, Ramon e Jairo
Treze 1x1 Vitória - Leilson e Teldiano
1.° Treze - 12 (classificado)
2.° Itabaiana - 10 (classificado)
3.° Vitória - 8
4.° Santa Rita - 3

Grupo A10
Corumbaense 2x1 Iporá - Agnaldo, Michel Paulista e Preto
Brasiliense 2x0 Dom Bosco - Reinaldo e Moraes
1.° Iporá - 13 (classificado)
2.° Brasiliense - 11 (classificado)
3.° Corumbaense - 8
4.° Dom Bosco - 1

Grupo A11
Sinop 2x1 Ceilândia - Everton, Mosquito e Mirandinha
Aparecidense 2x3 Novoperário - Alex Henrique-2, Luizinho, Emerson e Naldinho
1.° Sinop - 10 (saldo 1) (classificado)
2.° Novoperário - 10 (saldo 0) (classificado)
3.° Aparecidense - 8
4.° Ceilândia - 5

Grupo A12
URT 4x2 Espírito Santo - Pavone, Jean Carioca, Felipe Souza-2, Baiano e Vitinho
Macaé 0x2 Itumbiara - Bruno Aquino e Jonathan Oliveira
1.° Macaé - 11 (classificado)
2.° URT - 10 (10 gols pró) (classificada)
3.° Itumbiara - 10 (8 gols pró)
4.° Espírito Santo - 2

Grupo A13
Atlético-ES 1x1 Uberlândia - Léo Alves e Matheus Pimenta
Novorizontino 4x2 Americano - Pereira-2, sendo um de pênalti, Milton Júnior, de cabeça, Elvinho, Maikon Aquino e Cláudio Maradona
1.° Uberlândia - 11 (classificado)
2.° Novorizontino - 9 (classificado)
3.° Americano - 8
4.° Atlético-ES - 3

Grupo A14
Caldense 1x1 Maringá - Gustavinho e Bruno Batata
Linense 1x1 Madureira - Carlos André e Welber
1.° Linense - 9 (saldo 2) (classificado)
2.° Maringá - 9 (saldo 1) (classificado)
3.° Madureira - 6 (saldo -1)
4.° Caldense - 6 (saldo -2)

Grupo A15
Caxias 3x1 Internacional - Diego Miranda, Caio Cezar, Nathan Big Dog, de cabeça, e Vitor
Nova Iguaçu 2x0 Mirassol - Gustavo e Victor Felix
1.° Caxias - 16 (classificado)
2.° Internacional - 9 (classificado)
3.° Mirassol - 7
4.° Nova Iguaçu - 3

Grupo A16
Cianorte 0x3 Tubarão - Everton Júnior-2 e Gelson
Novo Hamburgo 3x1 Ferroviária - João Paulo-2, Preto e Lucas Douglas
1.° Tubarão - 15 (classificado)
2.° Novo Hamburgo - 8 (classificado)
3.° Cianorte - 6
4.° Ferroviária - 3

Grupo A17
Mogi Mirim 2x1 Prudentópolis - Americano, Lucas Nogueira e Nei
Brusque 0x1 São José - Canhoto
1.° São José - 18 (classificado)
2.° Brusque - 9 (classificado)
3.° Prudentópolis - 6
4.° Mogi Mirim - 3

Série C 18: Confiança x Santa Cruz às 19h

Local: Arena Batistão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)

Confiança (4-4-2): Genivaldo, Angelo, Gabriel, Simon, Radar; Diogo, Everton Santos, Rafael Villa, Rai; Iago, Léo Ceará. Técnico: Luizinho Lopes.

Santa Cruz (4-3-3): Tiago Machowski, Vítor, Danny Morais, Sandoval, Ávila; Carlinhos Paraíba, Arthur Rezende; Valdeir,Robinho, Halef Pitbull. Técnico: Roberto Fernandes.

Árbitro: Marco Aurélio Augusto (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG)

Destaques do Confiança
Genivaldo - experiente.
Léo Ceará - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Santa Cruz
Carlinhos Paraíba - bom na movimentação e na finalização.
Arthur Rezende - bom nas cobranças de falta e finalizações.

Prognóstico: o Confiança (2.°) segue embalado em boa campanha e quer a liderança. O Santa Cruz (6.°) conta com a motivação de um novo treinador. Empate.

Náutico 2x0 Globo

América 2x1 Imperatriz

Manchetes do dia (28/05)

A manchete do bem: Financiamento coletivo vira saída para viabilizar exposição de arte.

As outras: Viúva de Marielle se oferece para restaurar mural tingido em SP, Rodízio é suspenso e USP cancela aulas e Governo publica medidas para cumprir acordo com caminhoneiros.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (05/28)

The headline for good: Harvey Weinstein's arrest may define Manhattan D.A.'s legacy.

The others: A cemetery scrambles to scrub off more than 200 swastikas by Memorial Day, F.B.I's urgent request: reboot your router to stop Russia-linked malware and With sheer will, LeBron James leads the Cavaliers back to the finals.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

domingo, 27 de maio de 2018

Melhorou, mas...

Digo sem medo que América 2x1 Imperatriz foi a melhor partida do Orgulho do RN sob o comando do técnico Ney da Matta. Isso mesmo apesar da escalação do goleiro Daniel.

Por falar nele, reclamei durante o jogo que ele nunca socava uma bola sequer, somente amortecia. Só para contrariar, Daniel socou uma no 2.° tempo, mas ficou nessa apenas.

De resto, o grande destaque do time foi o seu aspecto coletivo, ameaçado de verdade apenas uma vez, num contra-ataque ainda no 1.° tempo.

Mas aí chega o 2.° tempo e a incrível capacidade de Ney da Matta de não enxergar o jogo e nem preservar seus jogadores. Substituir Cascata por Luiz Fernando, apesar de não ter funcionado a contento, foi correto na intenção. Errada mesmo foi a saída de Flávio Carioca e Lucas Silva para a entrada de Lopeu e Leozinho.

Danilo parecia super desgastado por uma gripe e Adriano Pardal no último suspiro. Nada comove o treinador. Para completar, também não dá para entender por que Wandinho não pode entrar uma vez na sua real posição. Ele seria a natural substituição de Pardal ou Lucas Silva, mas Ney vê algo em Leozinho que ninguém viu ainda. Ele até poderia ter entrado no lugar do coitado do Danilo.

A puxada de contra-ataque ficou mais difícil e até a acalmada de jogo, que funcionara no 1.° tempo, deixou de existir. Resultado: o América foi dando espaço ao Imperatriz até que o time maranhense conseguiu seu gol ds honra.

Mas foi um jogo sem sustos, exceto quando o time cansou.

O América, líder e invicto, volta a enfrentar o Imperatriz na Rodada de 16, o que pode ser um facilitador pelo conhecimento prévio do adversário.

Resta a Ney pensar mais nas possibilidades que as substituições lhe abrem e entender onde está o calcanhar de Aquiles de sua equipe no 2.° tempo.

Agora, faltam 6 jogos para o acesso.

Inspirou-se

Tenho certeza de que Ney da Matta inspirou-se nas bizarrices do goleiro do Liverpool para escalar novamente Daniel.

Deus salve o América.

Podcast: Próximo passo

O avanço do ABC às semifinais da Copa do Nordeste e ao G4 da Série C e a luta do América para assegurar o 1.° lugar do grupo A6 da Série D e a partida decisiva da Rodada de 16 na Arena das Dunas.

Série D 18: América x Imperatriz às 18h

Local: Estádio Manoel Barretto (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo 2)

América (4-4-2): Fred, Hudson, Diego Negretti, Jadson, Danilo; Gercimar, Jonathas, Cascata, Luiz Fernando; Adriano Pardal, Flávio Carioca. Técnico: Ney da Matta.

Imperatriz (4-4-2): Jean, Gabriel, André Penalva, Maycon, Renan; Clovis, Kanu, Daniel Barros, Eloir; Adauto, Júnior Chicão. Técnico: Marcinho Guerreiro.

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Eli Alves Sviderski (SC) e Carlos Felipe Schmidt (SC)

Destaques do América
Danilo - boa opção ofensiva.
Flávio Carioca - atacante que não perdoa.

Destaques do Imperatriz
Eloir - experiente.
Júnior Chicão - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o América (1.°) precisa apenas de um empate para garantir a liderança. O Imperatriz (2.°) aposta nos contra-ataques. Vitória do América.

Série D 18: Sexta rodada

Domingo às 18h
Arena da Amazônia - Manaus x Baré (A1)
Arena da Floresta - Rio Branco x Macapá (A1)
Estádio Zerão - Santos x Plácido de Castro (A2)
Estádio Navegantão - Independente x Barcelona (A2)
Estádio Ribeirão - São Raimundo-RR x Nacional (A3)
Estádio Valerião - Real Desportivo x São Raimundo-PA (A3)
Estádio Presidente Vargas - Ferroviário x Cordino (A4)
Estádio General Sampaio - Interporto x 04 de Julho (A4)
Estádio Castelão - Moto Club x ASSU (A5)
Estádio Felipão - Altos x Sparta (A5)
Estádio Mendonção - Belo Jardim x Guarani (A6)
Estádio Manoel Barretto - América x Imperatriz (A6 - transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo 2)
Estádio Luiz José de Lacerda - Central x Jacuipense (A7)
Estádio Fumeirão - ASA x Sergipe (A7)
Estádio Alberto Oliveira - Fluminense x Campinense (A8)
Estádio José Gomes da Costa - Murici x Flamengo (A8)
Estádio Mendonção - Itabaiana x Santa Rita (A9)
Estádio Presidente Vargas - Treze x Vitória (A9)
Estádio Arthur Marinho - Corumbaense x Iporá (A10)
Estádio Mané Garrincha - Brasiliense x Dom Bosco (A10)
Estádio Gigante do Norte - Sinop x Ceilândia (A11)
Estádio Anníbal Batista de Toledo - Aparecida de Goiânia (A11)
Estádio Macielzão - URT x Espírito Santo (A13)
Estádio Moacyrzão - Macaé x Itumbiara (A12)
Estádio Kleber Andrade - Atlético-ES x Uberlândia (A13)
Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi - Novorizontino x Americano (A13)
Estádio Doutor Ronaldo Junqueira  - Caldense x Maringá (A14)
Estádio Gilberto Siqueira Lopes - Linense x Madureira (A14)
Estádio Centenário - Caxias x Internacional (A15)
Estádio Giulette Coutinho - Nova Iguaçu x Mirassol (A15)
Estádio Municipal Olímpico Albino Turbay - Cianorte x Tubarão (A16)
Estádio do Vale - Novo Hamburgo x Ferroviária (A16)
Estádio Limeirão - Mogi Mirim x Prudentópolis (A17)
Estádio Augusto Bauer - Brusque x São José (A17)

ABC 2x1 Remo

Série C 18: Náutico x Globo às 19h

Local: Itaipava Arena Pernambuco (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)

Náutico (4-4-2): Bruno, Thiago Ennes, Camutanga, Camacho, Tiago Costa; Jonathan, Jobson, Lelê, Dudu; Robinho, Ortigoza. Técnico: Márcio Goiano.

Globo (4-4-2): Camilo, Geovane, Victor Souza, Jamerson, Diego; Reinaldo, Galiardo, Negueba, Jean Natal; Romarinho, Max. Técnico: Fernando Tonet.

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Fabrini Beviláqua Costa (SP)

Destaques do Náutico
Jobson - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Robinho - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Globo
Romarinho - bom na movimentação e na finalização.
Max - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Náutico (10.°) conta com a motivação de um novo técnico para superar a forte marcação do Globo (8.°). Vitória do Náutico.


Série C 18: Joinville x Tupi às 16h

Local: Arena Joinville

Joinville (4-5-1): Emerson, Jonas, Alisson, Gualberto, Eduardo; Roberto, Michel Schmöller, Breno, Jean Lucas, Madson; Rafael Grampola. Técnico: Márcio Fernandes.

Tupi (4-5-1): Villar, Afonso, Sidimar, Wellington, César; Marcel, Léo Salino, Rodrigo Dantas, Diego Luís, Magalhães; Reis. Técnico: Eugênio Souza.

Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (RN)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN) 

Destaques do Joinville
Michel Schmöller - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Rafael Grampola - atacante que não perdoa.

Destaques do Tupi
Léo Salino - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Reis - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Joinville (10.°) conta com a motivação de um novo treinador para passar a lanterna ao Tupi (9.°). Vitória do Joinville.

Série C 18: Operário x Botafogo-SP às 15h30

Local: Estádio Germano Krüger

Operário (4-4-2): Simão, Léo, Yuri, Sousa, Peixoto; Chicão, Serginho Paulista, Robinho, Cleyton; Schumacher, Quirino. Técnico: Gerson Gusmão.

Botafogo-SP (4-4-2): João Lucas, Lucas Mendes, Carlos Henrique, Gilberto, Peri; Yuri, Serginho, Guilherme Garré, Felipe Augusto; Pimentinha, Jheimy. Técnico: Léo Condé.

Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA)
Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e José Ricardo Guimarães Coimbra (PA)

Destaques do Operário
Schumacher - esperança de gols.
Quirino - esperança de gols.

Destaques do Botafogo-SP
Guilherme Garré - bom na movimentação e na finalização.
Pimentinha - bom na movimentação.

Prognóstico: o Operário (7.°) é forte dentro de casa. O Botafogo-SP (2.°) aposta nos contra-ataques. Vitória do Operário.

Manchetes do dia (27/05)

A manchete do bem: Seminário debate soluções e desafios para o Semiárido.

As outras: Bloqueios nas estradas diminuem, mas desabastecimento preocupa, Ministro do STJ afirma que há insegurança jurídica em impostos e Brasileiro trabalha 153 dias por ano para pagar impostos.

Bom domingo a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/27)

The headline for good: Ireland votes to end abortion ban in rebuke to Catholic Church.

The others: She went to interview Morgan Freeman. Her story became much bigger, Want to make money like a C.E.O.? Work for 275 years and Real Madrid beats Liverpool in Champions League final on a wonder and two blunders.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

sábado, 26 de maio de 2018

Na pesquisa

Os institutos de pesquisa estão se superando. Agora até magistrados fazem parte de pesquisa de aprovação por parte da população

Segundo pesquisa Estadão-Ipsos exclusivamente a respeito de personalidades do mundo jurídico, conforme coluna Notas & Comentários da Tribuna do Norte de hoje,  o juiz federal Sérgio Moro tem desaprovação de 50% e aprovação de 40% e a presidente do STF Cármen Lúcia é desaprovada por 47% e aprovada por 25%; 28% não a conhecem ou não souberam responder.

Não tarda e teremos pesquisas a respeito da satisfação em relação ao porteiro do prédio, ao padeiro da esquina e ao guitarrista da banda que estiver tocando na cidade no fim de semana.

Preço mantido

Entendendo a dificuldade do momento, o ABC decidiu ontem manter os preços promocionais hoje, dia do jogo contra o Remo.

Ponto para a diretoria alvinegra.

Série C 18: ABC x Remo às 20h

Local: Estádio Frasqueirão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)

ABC (4-4-2): Rodrigo Carvalho, Arês, Tonhão, Danrlei, Igor; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Marcos Júnior, Higor Leite; Luan, Maxwell. Técnico: Ranielle Ribeiro.

Remo (4-4-2): Vinícius, Gustavo, Mimica, Bruno Maia, Moisés; Dudu, Dedeco, Everton; Elielton, Jayme, Isac. Técnico: Givanildo Oliveira.

Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Assistentes: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT)

Destaques do ABC
Rodrigo Carvalho - tem dado conta do recado.
Anderson Pedra - bom na marcação.

Destaques do Remo
Mimica - experiente.
Isac - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o ABC (6.°) sabe que não pode bobear contra o Remo (8.°) se quiser voltar ao G4. Vitória do ABC.

Série C 18: Salgueiro x Juazeirense às 20h

Local: Estádio Cornélio Barros 

Salgueiro (3-5-2): Mondragon, Maurício, Emerson, Luís Eduardo; Iuri, Michel, Peu, Marcos Vinícius, Izaldo; Érikys, William Lira. Técnico: Sérgio China.

Juazeirense (4-4-2): Tigre, Carlinhos, Júnior Gaúcho, Eron, Deca; Waguinho, Patrick, Juninho Tardelli, Jussimar; Victor Sapo, Toni Galego. Técnico: Ailton Silva.

Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ) e Daniel do Espírito Santo Barro (RJ)

Destaques do Salgueiro
Mondragon - experiente.
Willian Lira - esperança de gols.

Destaques da Juazeirense
Juninho Tardelli - bom na finalização.
Toni Galego - esperança de gols.

Prognóstico: o Salgueiro (9.°) quer mostrar que mudou mesmo. A Juazeirense (4.°) aposta nos contra-ataques. Vitória da Juazeirense.

Série C 18: Atlético-AC x Botafogo-PB às 19h

Local: Arena da Floresta

Atlético-AC (4-3-3): Ruan, Matheus, Diego, João Marcus, Alfredo; Leandro Jucá, Kássio, Geovani; Neto, Eduardo, Rafael Barros. Técnico: Álvaro Miguéis.

Botafogo-PB (4-4-2): Saulo, Felipe Cordeiro, Walber, Lula, Carlos Renato; Rafael Jataí, Allan Dias, Mazinho, Marcos Aurélio; Jobinho, Mário. Técnico: Leston Júnior.

Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)

Destaques do Atlético-AC
Eduardo - esperança de gols.
Rafael Barros - esperança de gols.

Destaques do Botafogo-PB
Allan Dias - bom na marcação.
Marcos Aurélio - experiente.

Prognóstico: o Atlético-AC (2.°) quer a liderança. O Botafogo-PB (3.°) tem desfalques. Vitória do Atlético-AC.

Série C 18: Cuiabá x Ypiranga às 17h

Local: Arena Pantanal

Cuiabá (4-3-3): Victor Souza, Feijão, Ednei, Lucão, Jean; Marcão, Marino, Eduardo Ramos; Weverton, Bruno Sávio, João Carlos. Técnico: Itamar Schülle.

Ypiranga (4-3-4): Rodrigo, Gian, Saimon, Claudinho, Rennan; Tarik, Faísca, Rafinha; Jean Silva, Paulinho, Skilo. Técnico: Márcio Nunes.

Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM)
Assistentes: Alexsandro Lira de Alexandre (AM) e Jander Rodrigues Lopes (AM)

Destaques do Cuiabá
Eduardo Ramos - experiente.
Bruno Sávio - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Ypiranga
Jean Silva - bom na movimentação e na finalização.
Skilo - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o Cuiabá (1.°) quer aproveitar o embalo para se consolidar na liderança. O Ypiranga (8.°) aposta nos contra-ataques. Vitória do Cuiabá.

Série C 18: Bragantino x Luverdense às 16h

Local: Estádio Nabi Abi Chedid

Bragantino (4-3-3): Alex Alves, Robertinho, Lázaro, Guilherme Mattis, Marlon; Adenilson, Jonathan Costa, Danilo Bueno; Marquinhos, Léo Jaime, Matheus Peixoto. Técnico: Marcelo Veiga.

Luverdense (4-4-2): Douglas Silva, Itaqui, André Ribeiro, Kaique, Paulinho; Adriano, Braga, Lorran, Rubinho; Tiarinha, Paulo Renê. Técnico: Luizinho Vieira.

Árbitro: Alisson Sidney Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)

Destaques do Bragantino
Léo Jaime - bom na movimentação e na finalização.
Matheus Peixoto - atacante que não perdoa.

Destaques do Luverdense
Rubinho - bom na movimentação.
Tiarinha - esperança de gols.

Prognóstico: o Bragantino (3.°) aposta na força do mando de campo para superar os contra-ataques do Luverdense (5.°).

Série C 18: Tombense x Volta Redonda às 15h30

Local: Estádio Antônio Guimarães de Almeida

Tombense (4-4-2): Darley, David, Matheus Lopes, Anderson, Bruninho; PH, Cássio Ortega, Polaco, Anderson Rosa; Everton Sena, Daniel Amorim. Técnico: Ramon Menezes.

Volta Redonda (4-3-3): Douglas Borges, Luiz Gustavo, Roger, Daniel Felipe, Diego Maia; Bruno Barra, João Cleriston, Rodrigo Andrade; Romarinho, Anselmo, Núbio Flávio. Técnico: Marcelo Salles.

Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmázio (MS)
Assistentes: Daiane Caroline Muniz dos Santos (MS) e Sérgio Alexandre da Silva (MS)

Destaques do Tombense
Polaco - bom na movimentação e na finalização.
Daniel Amorim - esperança de gols.

Destaques do Volta Redonda
João Cleriston - bom na movimentação e na finalização.
Rodrigo Andrade - bom na finalização.

Prognóstico: o Tombense (7.°) sabe que não pode deixar passar a oportunidade de ultrapassar o Volta Redonda (6.°). Vitória do Tombense.

Manchetes do dia (26/05)

A manchete do bem: Professores do estado recebem reajuste.

As outras: União pede e STF autoriza uso da força para desbloquear rodovias, TJ determina ampliação de cobertura para exame de diagnóstico de câncer e Recursos para candidaturas femininas terão reajuste de 140%.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/26)

The headline for good: 'Mustang means freedom': why Ford is saving an American icon.

The others: In a warming west, the Rio Grande is drying up, Banks tried to curb gun sales. Now Republicans are trying to stop them and Arrested on rape charges, Weinstein posts $ 1 million bail.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Apelo

Tanto América como ABC jogam no RN neste fim de semana e promoveram ingressos mais baratos até esta sexta-feira para seus torcedores.

Entretanto, em virtude de toda a incerteza que vigora no país e que atinge até a rodada do Campeonato Brasileiro em suas 4 séries, deixo um apelo aos dois clubes: mantenham seus preços promocionais até a hora do jogo. Isso pode ser decisivo para um público maior ante as circunstâncias excepcionais desta semana no Brasil acaso a rodada seja mesmo mantida.

Especialmente no caso do América, cujo jogo será realizado em cidade da Grande Natal, vale a pena manter esse atrativo para convencer o torcedor que está esperando um pouco mais de certeza a respeito das estradas potiguares para acompanhar seu clube de coração numa rodada decisiva no próximo domingo para garantir a 2.ª partida da Rodada de 16 em casa, aí sim, na Arena das Dunas.

Fica o apelo.

Podcast: Olho vivo

O que a greve dos caminhoneiros anda escondendo e que é preciso enxergar com urgência.
https://www.spreaker.com/episode/14889723


Visitante mesmo

América acabou de anunciar que o treinamento coletivo de hoje não vai mais ser realizado no Barrettão, e sim no CT do clube.

Ou seja, o time vai como visitante mesmo, sem um único treino no estádio em Ceará-Mirim. Só a torcida pode fazer a diferença.

Galinhos no The New York Times

Galinhos, Rio Grande do Norte, é o destaque da edição de hoje do The New York Times, o maior jornal do mundo, sediado em Nova Iorque, Estados Unidos.

A reportagem é de autoria de Dado Galieri sobre o impacto da geração de energia eólica no local e tem fotos absolutamente estonteantes de mesma autoria da reportagem.

Segue uma tradução absolutamente livre.

'Este Barulho que Nunca Para': Usinas Eólicas Chegam ao Litoral do Brasil.
Fotos e texto por Dado Galieri
24 de maio de 2018

GALINHOS, Brasil - À noite, pontos vermelhos que piscam enchem o céu e o som da rotação das pás está em todo lugar - lembrança constante da abundante presença do vento aqui no litoral do Brasil e de seu aproveitamento como recurso natural.

Ao nascer do dia, torres que se erguem a quase 400 pés (122 metros) são vistas bem acima da copa das palmeiras, como se fossem dentes-de-leão gigantes.

Nesta parte da costa do Atlântico, o vento sopra constantemente e consistentemente numa direção, dando ao Brasil um fluxo estável para a geração de energia. O país é atualmente o 8.° maior gerador de energia eólica do mundo, de acordo com o Global Wind Energy Council (Conselho Global de Energia Eólica), uma associação comercial, com usinas eólicas operadas por Weg, Siemens Gamesa, Wobben Windpower, dentre outras empresas.

Ainda assim, investidores são cautelosos, já que a construção das linhas é lenta e a infraestrutura insuficiente aumenta o preço das partes importadas. Agora, os legisladores estão propondo um imposto sobre a geração de energia solar e eólica, vez que o governo espera lucrar com o potencial financeiro.

A 1 milha (1,6 km) da praia, a vista das turbinas lembra aos residentes da área rural tanto as possibilidades como os impactos da indústria.

Na Praia do Morro de Martins, a aproximadamente 80 milhas (128 km) a noroeste de Natal, Damião Henrique, 70, ligou os cabos elétricos a uma bomba para aguar sua plantação de feijão. Pescador e agricultor, ele foi retirado de sua antiga faixa de terra e realocado alguns metros mais perto da praia para dar espaço para uma usina eólica.

"Mas estou bem," disse. "Como compensação, eu recebi energia elétrica da empresa, e agora posso aguar meu feijão mais facilmente."

Outros residentes locais disseram que os benefícios prometidos não apareceram.

"O prefeito falou que haveria escolas," disse Maria Vênus, 47, que tem uma mercearia em Morro dos Martins. "Abrira uma escola de música para a comunidade, nos deram uns violões e, depois de um ano, está tudo parado."

E há o barulho.

"Ah, sim", ela acrescentou, "também deixaram este barulho que nunca para."

A nordeste de Galinhos, entre São Bento do Norte e Pedra Grande, representantes da Copel, a companhia de energia do estado do Paraná, estão construindo a enorme usina eólica Cutia. When finalizada, suas 149 torres de turbina serão o projeto mais significativo da companhia no estado do Rio Grande do Norte.

Numa visita recente a Galinhos, jovens anunciavam a festa de aniversário da cidade, cruzando as ruas com bugres adaptados com alto-faltantes nos porta-malas para chamar os residentes para as comemorações.

Na porta de uma velha escola em ruínas onde era posseiro, José Neto, 70, pescador, acendeu um cigarro artesanal ao observar a alegria.

"Sei pouco sobre impostos, mas se for usada para nossa cidade, então é uma coisa boa," disse a respeito da proposta de taxar a geração de energia eólica. "Você sabe, nós somos tão humildes que qualquer sopro que conseguirmos é uma grande ajuda."

Nas próprias comemorações, políticos locais misturaram-se aos moradores de vilas próximas. Caixas de som gigantes tocavam música para dançarinos num palco montado. Garçons carregavam mesas plásticas na cabeça, oferecendo-as a qualquer um que comprasse 12 garrafas de cerveja. Famílias compravam espetinhos de carrinhos de churrasco.

Edson Barbosa, 56, um técnico de exploração de petróleo aposentado da Petrobras de Minas Gerais observava. Disse que era bom que os políticos estivessem pensando em cobrar pelo vento. "Vai ajudar a desenvolver este lugar," afirmou, "como o petróleo fez com outras áreas recentemente."

Mas o estado deve "criar valor em volta desta estratégica commodity", acrescentou, "ou estamos condenados a ser exportadores de energia e ter toda essa pobreza em torno da riqueza."

Confira a reportagem original e as belíssimas fotos em NYtimes.com.

Manchetes do dia (25/05)

A manchete do bem: CE, ES e RN são os estados com menor área desmatada de 2016 e 2017.

As outras: Brasil é reconhecido como área livre de febre aftosa, Bares e restaurantes investem em jazz, grupos instrumentais e rhythm'n'blues e Caminhoneiros param o Brasil.

Bom dia a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/25)

The headline for good: Harvey Weinstein will be charged with rape in New York, officials say.

The others: Trump pulls out of North Korea summit meeting with Kim Jong-un, Russian military supplied missile that shot down Malaysian jet, prosecutors say and 'This noose that never stops': wind farms come to Brazil's Atlantic coast.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

quinta-feira, 24 de maio de 2018

"É bom ir acostumando com as dificuldades"

Fred, camisa 1 do América, foi o entrevistado de hoje após o treinamento.

Guarani 2x3 América
Foi uma vitória muito importante, que nos  deu a classificação. Um jogo em que nós criamos bastante. Tivemos algumas oportunidades e, glória a Deus, o Lopeu nos ajudou muito, fez 3 gols, mas toda a equipe se empenhou ao máximo para trazer essa classificação. Como a gente disse no vestiário, que era para a gente se imaginar classificado e o que que a gente ia ter que fazer para essa classificação vir. E, graças a Deus, foi da forma que a gente imaginou: conseguimos trazer essa classificação.

América x Imperatriz
Sem dúvida, agora jogo muito importante, jogo que define aí a 1.a colocação no grupo. É importante porque o primeiro mata-mata se decide dentro de casa. Então, a gente passou por isso no ano passado e viu como é a importância da nossa torcida, a força da nossa torcida na hora, no momento de decidir, e esperamos fazer um grande jogo no domingo e poder trazer esse 1.° lugar, que é de suma importância. 

Jogo no Barrettão
Acho que a gente tem que passar por cima de qualquer situação, qualquer dificuldade que venha a acontecer. Lógico que a gente prefere jogar na nossa Arena, mas, como eu disse, na Série D vamos ter mais campos assim, mais jogos assim. Então é bom ir acostumando, é bom ir acostumando com as dificuldades para, quando aparecer, a gente estar preparado. Mas a gente já jogou. Eu já tive a oportunidade, não de jogar, mas de estar lá. Alguns companheiros aqui também. Esperamos, independente do campo, fazer uma grande partida e trazer o resultado que nos interessa.

Perdido

Um país de dimensões continentais que prefere o transporte rodoviário aos mais lógicos ferroviário e marítimo e que se acostumou a chantagens e que tais.

Pior: sua população não tem o menor apego à lei ou ao respeito ao direito alheio.

Pobre Brasil.

Piorou

O visual pode até ter ficado mais moderno, mas a mudança que a CBF fez no seu site piorou consideravelmente as informações sobre os campeonatos da madrasta.

A classificação, agora misturada com a tabela, não mostra mais os critérios de desempate que a própria entidade adota em seus regulamentos.

É aquele clássico do cinema nacional dos anos 80 - Bonitinha, mas Ordinária.

Contra fatos não há argumentos

Contra números também não. O blog Vermelho de Paixão publicou os números (e os fatos!) que tornam o Barrettão uma espécie de persona non grata dos estádio brasileiros para a torcida americana (claro, se o título persona pudesse ser usado pra um estádio).

Basta dizer que ali o América marcou o mesmo número de gols que sofreu e tem mais derrotas que vitórias. Até o núnero de empates supera o número de vitórias - apenas 5.

No domingo, o América de Ney da Matta tenta melhorar esses números.

Corrigiu

O América acabou de anunciar uma alteração em sua programação de treinamentos. 

Na sexta, às 15h, o coletivo de apronto será no Estádio Barrettão.

Copa do Nordeste 18: Vitória x Sampaio Corrêa às 19h

Local: Estádio Manoel Barradas (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)

Vitória (4-4-2): Ronaldo, Lucas, Ramon, Kanu, Pedro Botelho; Uillian Correia, Zé Welison, Baumjohann, Guilherme Costa; Yago, André Lima. Técnico: Vágner Mancini.

Sampaio Corrêa (4-4-1): Andrey, Bruno Moura, Fredson, Maracás, Kaike; William Oliveira, Diego Silva, Fernando Sobral, João Paulo, Bruninho; Carlão. Técnico: Roberto Fonseca.

Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Luís Carlos de França Costa (RN)

Destaques do Vitória
Ronaldo - faz sua estreia.
André Lima - atacante que não perdoa.

Destaques do Sampaio Corrêa
Bruninho - bom na movimentação.
Carlão - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Vitória não parece ter o ímpeto necessário para derrubar  a enorme vantagem do Sampaio Corrêa. Sampaio Corrêa classificado.

Manchetes do dia (24/05)

A manchete do bem: Posto dará desconto de 50% em litro de gasolina comum.

As outras: Azeredo se entrega e vai cumprir pena em quartel, Protestos param a BR-101 e Petrobras diminui, por 15 dias, preço do diesel em R$ 0,23.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/24)

The headline for good: Stacey Abrams makes history in Georgia.

The others: Italy's populist gets a green light to govern, in new threat to Europe, Deep in the desert, Iran quietly advances missile technologies and Emerging markets are worrying investors, again.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Alisson

Com a certeza de que o América vai buscar mais um zagueiro após a deprimente saída de André Santos, Koka e Jefferson correram para lembrar de um bom nome - o experiente zagueiro Alisson.

Segundo ambos, Alisson tem parte do salário paga pelo Ituano e está disponível porque deseja ficar perto da família, que é de Parnamirim.

Não sei a condição atual (aparentemente jogou muito pouco neste ano), mas pelo que já vi jogar, pode sim ser um bom nome para a Série D, e talvez dentro das condições financeiras do América.


"A gente tem que ter os pés no chão"

Moura, diretor executivo de futebol, deu coletiva sobre a saída de André Santos e a chegada de reforços para as próximas fases.

Dispensa de André Santos
Realmente, um momento ali de nervosismo dele, ele perdeu um pouco a cabeça, agrediu um companheiro da equipe e realmente não teve como continuar com ele aqui. Conversamos sobre a situação, já fizemos um acerto com ele, e ele segue a vida dele.

Reforços
Nós conseguimos o nosso objetivo com uma rodada de antecedência, que foi a classificação. Ainda vamos buscar a 1.ª colocação, não está garantida ainda. E certamente vamos dar uma qualificada no plantel.  Acho que agora jogadores, para mim, têm que ser contratações pontuais, jogadores que venham para nos ajudar aqui. O grupo está bom. Estamos com um grupo forte, mas agora vai vir uma fase que realmente é o mata-mata, que requer um grupo forte. Então nós vamos procurar dentro das condições do clube e das do mercado do futebol também, que não é fácil. Você vir para uma competição em que o que nós temos certo agora daqui para frente são 3 jogos. Se passar, aí tem mais 2. Aí vai passando. Então a gente tem que ter os pés no chão, mas certamente vamos trazer alguns atletas aí para ajudar nesse grupo. (...)Essa é uma questão [posições das contratações] interna do clube. A gente conversa bastante - comissão, diretoria. E assim que chegarem as contratações, vão ser divulgadas as posições até para não atrapalhar. Mas pode ter certeza que logo em breve devem chegar alguns jogadores para ajudar o plantel. (...) Encerrando essa fase agora de grupo, nós nos classificamos e vamos buscar a 1.ª colocação,  nós já estamos conversando sobre situações de outros atletas também.

"A bronca agora é dele"

O atacante Lopeu, não muito acostumado a dar entrevistas, demonstrou uma sinceridade um pouco maior que o típico boleiro neste Brasil afora.

Guarani 2x3 América
Foi uma vitória bem interessante para nós, garantiu a classificação. Agora vamos focar na próxima partida para a gente qualificar mais o nosso elenco, se entrosar mais para chegar forte no mata-mata.

3 gols decisivos
Eu estava muito confiante. Através dos treinos que eu vinha fazendo, eu achando que estava bem e querendo essa oportunidade. O treinador me deu a oportunidade e eu fui para o jogo e fiz ali o 1.º gol. Eu estava conversando até com Pardal que, quando eu saí no mano-a-mano com o zagueiro, ele mandou: "Vai pra cima dele, Lopeu", e eu fui, driblei e fiz o gol. Com o 1.º gol, eu fiquei mais confiante ainda. E peguei mais duas bolas, fiz o 2.º e o 3.º e nós garantimos a classificação. 

Disputa com Flávio Carioca
Normal, centroavante tem aquela história - vive de gol. Então, eu marquei gols. O Flávio também tinha marcado antes. Então nós estamos aí brigando. Briga sadia em benefício do América. (...) Sempre com muito respeito aos meus colegas, mas brigando pela vaga. Se ele optar por mim ou por Flávio ou por João Victor, a gente vai respeitar cada um. Se optar por nós dois, não sei, o treinador que se resolva, a bronca agora é dele.

1.º lugar do grupo
Foco no jogo para ganhar. Sendo o 1.º, a gente pegar o 2.º dos outros grupos, que creio que é um time que deve estar mais fraco do que o 1.º colocado. Nós vamos para ser o 1.º do grupo e garantir a vitória. Sei que não vai ser na Arena, vai ser no campo lá em Ceará Mirim, mas o mando de campo é nosso e nós vamos dar o nosso melhor para conseguir a vitória.

Imperatriz
Eu não fui para o jogo de lá, mas eu acompanhei pela televisão. Foi um jogo de poucas chances de gol. Nós empatamos em 0x0. Mas aqui eu creio que o campo seja melhor do que lá e vamos impor o nosso jogo para ganhar. 

Barrettão x Arena das Dunas
Muda um pouco porque eu sempre tento dar o meu máximo quando tem treino na Arena. Aqui também, mas lá eu gosto demais porque é um tapete. A Arena é diferente. Eu joguei lá no campo do Globo e, à vista da Arena, a Arena eu achei melhor. O jogo sai melhor, bola mais rápida, mas lá também é um campo qualificado e vamos impor o nosso jogo lá. 

Tchau e bênção

O América acabou de anunciar a rescisão contratual do zagueiro André Santos. Não deixa a menor saudade. Além do péssimo desempenho técnico, demonstrou muito descontrole e  irresponsabilidade ao atingir com uma cabeçada um companheiro (Danilo, então capitão do time, que inclusive ficou com um corte no rosto) durante a partida em Juazeiro.

Parece que a política de não aceitar qualquer tipo de agressão entre seus funcionários, vigente em 2006, quando o atacante Júlio César deu uma voadora no técnico Heriberto da Cunha, e desprezada em 2014, quando o atacante Max acertou um soco no atacante Rodrigo Pimpão, parece ter voltado a orientar o clube. Ponto para o presidente Eduardo Rocha.

Disse-me-disse

Certo diretor do América teria dito a certo profissional do rádio aqui em Natal que o Remo estaria querendo levar Ney da Matta. Foi o que chegou até mim.

Acredito na minha fonte, mas não acredito na notícia. Ney da Matta foi demitido do Remo neste mesmo semestre. Seria um arrependimento muito rápido para o futebol, ainda mais estando o treinador empregado. Acrescente-se que o Remo tem treinador no cargo - Givanildo Oliveira - e que não há notícia de sua demissão. 

Que me desculpem a sinceridade, mas isso me parece mais um daqueles balões de ensaio. 

A conferir.

"Não era normal"

O técnico Ranielle Ribeiro falou sobre a goleada do ABC para chegar à semifinal da Copa do Nordeste e a derrota por 3x0 para o Salgueiro. 

Vaga garantida com goleada
Sabíamos que ia ser um jogo muito difícil. Exploramos a vantagem que tínhamos realizando uma marcação em espera, possibilitando explorar os espaços que o Santa Cruz deixou. Nossos atletas foram cirúrgicos nas definições no 1.° tempo. E essa definição cirúrgica nos credenciou a fazer um 2.° tempo mais equilibrado, e ainda mais com a expulsão do zagueiro do Santa Cruz.

Derrota acachapante por desconcentração dos atletas
Não era normal, mas tenho que, de certa forma, reconhecer um pouco que a cabeça deles estava voltada para cá, apesar de ter sido alertada essa situação. Mas são seres humanos e estão propícios a essa desconcentração.

Fonte: Globoesporte.com

Copa do Nordeste 18: Ceará x CRB às 19h

Local: Arena Castelão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)

Ceará (4-3-3): Everson, Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio, Romário; Richardson, Juninho, Ricardinho; Wescley, Felipe Azevedo, Elton. Técnico: Daniel Azambuja.

CRB (4-4-2): João Carlos, Ayrton, Flávio Boaventura, Anderson Conceição, Lucas; Willians Fernandes, Tinga, Edson Ratinho, Diego Rosa; Willians Santana, Neto Baiano. Técnico: Júnior Rocha.

Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais (MA)
Assistentes: Antonio Fernando de Sousa Santos (MA) e Carlos André Pereira Sousa (MA)

Destaques do Ceará
Pio - bom nas cobranças de falta.
Wescley - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do CRB
Edson Ratinho - bom na movimentação.
Neto Baiano - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Ceará conta com a motivação de um novo treinador para vencer os contra-ataques do CRB. Ceará classificado.

Manchetes do dia (23/05)

A manchete do bem: Após 11 reajustes, preço da gasolina tem queda.

As outras: Governo promete zerar CIDE sobre diesel, 90% das cidades do RN estão em alerta para arboviroses e Tribunal determina a prisão de Azeredo, ex-governador pelo PSDB.

Bom dia a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

Today's headlines (05/23)

The headline for good: Red phone box, a British icon, stages a comeback.

The others: Low-paid women get Hollywood money to file harassment suits, Facebook's Mark Zuckerberg gets an earful from the E.U. and FIFA clears Russian team of doping but dashes hopes of Peru's Guerrero.

Good morning, everyone!

Source: The New York Times

terça-feira, 22 de maio de 2018

Santa Cruz 1x4 ABC


Tem promoção

Para o jogo que vale a liderança, o América lançou promoção. Ingressos por R$ 30/inteira e R$ 15/meia. Mas até sexta-feira mulheres compram sua entrada por apenas R$ 10.

Há vários pontos de venda antecipada: Sport Master, Gol Mania Store, Espaço Rubro (na Sede Social), Goodfather Barbearia, ERK Sport, todos em Natal, e Tem de Tudo 24 Horas, em Ceará-Mirim.


P.S.: Acho que conheço a pessoinha de óculos nessa foto. E essa faixa-cachecol não me é estranha...




Muita coisa em jogo

Apesar da classificação antecipada, ainda há muita coisa em jogo para o América na partida de domingo contra o Imperatriz no Barrettão.

Esqueça a invencibilidade. É o 1.° lugar do grupo que dará ao seu ocupante o direito de mando de campo na partida decisiva na Rodada de 16.

Fora isso, na 4.a e na 5.a rodadas da atual fase de grupos da Série D, o cruzamento da classificação apontou mais dois confrontos entre América e Imperatriz, só que valendo vaga nas oitavas de final. Ou seja, o jogo de domingo é uma prévia à la Dormindo com o Inimigo.

Viram como há muito mais em jogo do que parece? 

Necessidade

Classificado para a próxima fase e com uma ruma de gente no DM, pintou a necessidade de o América contratar volantes. 

E nem adianta pensar na base porque Ney não nutre o menor apreço por tais jogadores.

Então, antes que o treinador invente Richardson ou André Santos de volante e enterre o meio de campo de vez, é melhor começar a investigar uma ou duas boas opções no mercado.

Guarani 2x3 América

Festival de erros

O técnico Ney da Matta e o time em si promoveram por ocasião do jogo Guarani 2x3 Guarani um verdadeiro festival de erros.

Inicialmente, na escalação. Colocar André Santos - assim como Ney já inventara Daniel no jogo anterior - é clamar para que o time adversário faça gols. Só para se se ter uma ideia do negócio, antes mesmo de o Guarani marcar o empate, André Santos havia presenteado o adversário em dois lances. Para completar, ainda acertou uma cabeçada em Danilo em virtude de discussão que cortou o rosto do lateral e poderia ter levado o América a jogar com um ou dois a menos. 

Lopeu no ataque também era erro, mas nesse caso virou acerto. Numa noite inspiradíssima, o atacante que não aguentava nem 15 minutos em campo - e que terminou o jogo com terríveis câimbras - marcou os 3 gols que deram a liderança e a classificação ao América. Alguém duvida que esses gols são o grande sinal de que o América, além de subir, será campeão? 

Wandinho no meio é outra maluquice. Além de apagar o jogador, que é bom ponta, Ney da Matta nem se compadece de colocar o jogador em sua real posição durante o jogo e descansar um titubiante Adriano Pardal. Wandinho sempre é substituído e Pardal, com meio palmo de língua para fora, mantido.

Não posso nem reclamar muito da entrada de Sapé pela falta de opções na posição. Imagino que o bom Rodney tenha saído pelo cartão amarelo. Mas também dá para desconfiar que seja só mais uma na conta do padrão de substituir mal de Ney da Matta.

E a insistência com Murici? Dá para explicar?

Para variar, o América sumiu depois das substituições. O time ficou com alguns jogadores esgotados, um inexistente (Murici), um mata-jogadas (Sapé) e um guerreiro contudido em campo (Jonathas).

A condição física pela falta de cuidado do treinador quase deixa o time com um a menos. Houve até um lance em que cheguei perto de morrer de raiva, quando Jonathas, mancando, deu um pique para que a bola não se perdesse no ataque, conseguiu com muito esforço cruzá-la na área e Adriano Pardal, já nos últimos pingos da reserva de combustível, não fez nem menção de tentar alcançar a bola. Será que Ney da Matta não viu isso? Será que ele nunca vai aprender a preservar mais seus jogadores? Será que um dia ele vai mexer certo na equipe?

Além de Ney, os atacantes, com exceção de Lopeu, fizeram questão de perder chances absolutamente incríveis. Duas - uma de Adriano Pardal no 1.° tempo e uma de Lucas Silva no 2.° tempo - foram imorais!

A vitória veio na garra e na iluminada estrela de Lopeu. Ney da Matta continua sem enxergar o jogo e mexendo muito mal mesmo na equipe. Ontem, ainda escalou mal. Essa conta pode ser cobrada num momento em que o América enfrentar um time de mais qualidade do que seus fracos adversários no grupo A6.

Para fechar os erros, na programação do América para o resto da semana não há um só treino no Barrettão, palco da rodada que definirá o 1.° colocado do grupo, com o Orgulho do RN jogando pelo empate. Pode ser que não tenha ocorrido liberação pelo Globo. De todo jeito, é inaceitável que o América jogue em casa sem nem ter ideia de acomodação ao gramado, como se fosse um visitante.

O América segue invicto e líder. E agora classificado.