sexta-feira, 28 de março de 2014

Que país é esse?

Está em todos os jornais a pesquisa conhecida como Sistema de Indicadores de Percepção Social e divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 3.810 pessoas residentes em 212 municípios das 5 regiões brasileiras foram ouvidas entre maio e junho de 2013. Tirem suas próprias conclusões.

91% concordam total ou parcialmente com a prisão de maridos que batem em esposas e 82,1% acham que a mulher que apanha em casa não deve ficar quieta para não prejudicar os filhos. Mas 63% acham que casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre membros da família e 78,7% concordam que não se deve meter a colher em briga de marido e mulher. Como assim? Como prender um agressor doméstico sem levar o caso às autoridades, que normalmente não pertencem àquela família alvo da agressão?

Agora vem o pior: 65,1% acham que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Entenderam? O criminoso não tem culpa. Culpa têm as mulheres, que deveriam usar burcas até para ir à praia. O Afeganistão é aqui!

58,5% pensam que se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros. Ser estuprador agora é ser normal. Anormais são as vítimas, que precisam ser disciplinadas. É isso mesmo?

Puro reflexo do machismo, 63,8% afirmam que os homens devem ser a cabeça do lar. Pobres mães solteiras...

Segundo os autores da pesquisa, morar em metrópoles nas regiões mais ricas do país, ter escolaridade mais alta e ser mais jovem aumentam a probabilidade de valores mais igualitários e de intolerância à violência contra mulheres.

Mas não acabou ainda: 59% se incomodam em ver dois homens ou duas mulheres se beijando. Isso num país em que programas que mostram cenas de violência em que só falta jorrar sangue são campeões de audiência!

41% concordam que um casal de homens vive um amor tão bonito quanto o entre um homem e uma mulher e 50,1% acham que casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos casais. Entretanto, 51,7% acham que o casamento de homem com homem ou de mulher com mulher deve ser proibido. Vá entender!

E à velha pergunta de Renato Russo nos longíquos anos 80 "Que país é esse?" eu respondo vergonhosamente: é o Brasil.

*Alguns dados relevantes da pesquisa: 56,7% eram residentes no Sul e Sudeste; 52,4% eram pessoas adultas entre 30 e 59 anos; 66,5% eram mulheres; 65,7% eram católicos; 41,5% não tinham nem o ensino fundamental; e a renda per capita média, R$ 531,26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário