Não poderia deixar de publicar um texto tão perfeito a respeito dos tão falados elefantes brancos da Copa 2014, especialmente a nossa Arena das Dunas, como tanto ressalta a imprensa brasileira. Ainda mais sendo de um amigo da época da faculdade de Direito tão lúcido como Zé Avelino. Texto perfeito! Um verdadeiro tapa na cara da ESPN Brasil em especial. Com a devida autorização, eis o que Zé Avelino tão bem publicou no Facebook. Deleitem-se!
E a saga do elefante continua...
Por Zé Avelino
3.600 pagantes no gigante Maracanã em uma semifinal de campeonato com o time de maior torcida do Brasil em campo! Mas "elefante branco" é a Arena das Dunas!?!? Pelo menos é o que vejo em comentários em qualquer matéria de site na internet.
Continuo sem entender a história e a me incomodar com ela. O estádio de Natal tem contrato assinado com dois times da Série B. Um jogará todos os seus jogos lá; o outro, uma boa parte de suas partidas. Não tenho os números, mas provavelmente apenas o Maraca terá mais partidas que a arena potiguar.
Também não posso ver o futuro, mas acredito que no final do ano veremos uma taxa de ocupação maior em Natal em comparação a vários dos estádios da copa. Considerando, claro, outro importante dado que parece sempre ser ignorado: nosso estádio é muito menor!!
Vamos ver alguns números. O América jogou a Série B de 2013 em um arremedo de estádio, longe da capital, de acesso difícil, de saída difícil e sem conforto algum! Com tudo isso, aliado a uma campanha ruim, na qual apenas brigou contra o rebaixamento, teve a pífia média de 1.650 torcedores por jogo! Detalhe: essa péssima média ainda foi superior a de três outros clubes paulistas na Segundona do ano passado!
Apenas como exercício, digamos que o mesmo América, na Segunda Divisão de 2014, dessa vez jogando em um estádio de primeiro mundo, com todo conforto, com venda pela internet, localizado em região central da capital e de fácil acesso, e mesmo tendo um time aparentemente melhor que o do ano passado, não consiga atrair nem mesmo um único solitário desavisado torcedor a mais e repita a média de público do ano passado: 1.650 torcedores! Nesse cenário, a Arena das Dunas, com seus 31.375 lugares, teria um campeonato com taxa de ocupação de péssimos 5,25%!! Definitivamente um fracasso, um elefante branco de manual!
Continuemos com números, o ABC, o outro clube de Natal na Segundona de 2013, teve também uma média de público bem ruim: 4.117 torcedores por jogo, mesmo atuando em um estádio localizado em Natal. Parece o fim do mundo, né? Foi a décima melhor média do campeonato!!! E olhe que o time também lutou pra não cair na temporada!! Se o ABC repetisse essa mesma média na Arena das Dunas, terminaria o campeonato com a taxa de ocupação de 13,12%. Um elefante branco, sem duvida!!
Agora vamos aos "não-elefantes" do grande esporte do país!! O Botafogo, time da elite do futebol brasileiro e de grandes glórias no esporte, jogou uma grande primeira divisão ano passado. Lutou pelo título e acabou com vaga na Libertadores! Teve média de 12.685 torcedores por jogo, o que no Maracanã, de 78.982 lugares, representa uma taxa de ocupação de 16,06%!! Claro que não é elefante!!! Seriam quase 3% a mais que a ocupação hipotética do gigante ABC, jogando a segunda divisão pra não cair!!! Ressalte- se que a taxa de ocupação do mesmo Botafogo no campeonato carioca, um dos mais tradicionais do país, é de incríveis 2,91%!!!!
O Flamengo, maior torcida do Brasil, jogando a primeira divisão e com uma campanha razoável teve média no Brasileirão 2013 de 23.385 torcedores por jogo (taxa de ocupação de 29,6%) e no carioca a ocupação cai pra 8,7%!!! Repito: 8,7%!!! Um grande sucesso!! 3,5% a mais que o público do América de Natal, no interior em 2013, hipoteticamente "transplantado" para a Arena das Dunas!!
Outros números das taxas de ocupação: o campeão Cruzeiro (38,14%), o Náutico (17,09%), o Bahia (36,87%). Todos em estádios de copa do mundo, mas nenhum mamífero proboscídeos elefantídeos. Mesmo o aclamado Corinthians, "beneficiado" por jogar em um estádio menor, teve taxa de ocupação de 64,77% no Brasileiro de 2013! Isso graças ao tamanho do Pacaembu, à paixão de sua torcida claro, mas principalmente graças ao seu programa de sócio torcedor. Mas no aclamado "pais do futebol", isso é realmente sucesso???
Que fique bem claro que esse números não são precisos. Os dados foram retirados da internet e as contas foram feitas por alguém que não entende muito de números. Além de que foram considerados os números da média de público e o estádio padrão de mando de jogo de cada clube, local que eventualmente mudou em alguma partida. Aumentou, por exemplo, os números flamenguistas que lotou o estádio de Brasília, mas teve média bem menor em sua casa. Mas serve perfeitamente pra o que se pretende mostrar aqui: nosso futebol como um TODO é um fracasso nos estádios!
Enquanto nossos amigos do Sul e Sudeste do Brasil continuarem achando que os elefantes só existem no Norte e Nordeste do País, e que o Maracanã não pertence a mesma espécie de mamífero que a Arena Pantanal, não vamos conseguir mudar esse cenário! Qual a razão do estádio do campeão brasileiro não ser
"Elefante Branco" com uma taxa de ocupação inferior a 40% em uma campanha de título e jogando muito bem!?!?
Conheço apenas superficialmente as propostas do Bom Senso FC, mas o pouco que vi gostei muito! Temos muito a melhorar, os problemas estão em todo lugar e principalmente nas corruptas, amadoras e arcaicas federações, passando pela nossa justiça e a impunidade nos estádios, reflexo das chagas do nosso país em todas as áreas. Como poderíamos ter um futebol de primeiro mundo, com tantas reformas essenciais eternamente adiadas? Mas me coloco no grupo dos otimistas, que vêem solução para um futuro melhor do esporte.
Mas, só pra lembrar a verdadeira intenção desse texto. Peço, encarecidamente, que os caçadores de elefantes da internet me expliquem a diferença real entre os mamíferos do Norte e do Sul! Ou, então, vamos caçar elefantes em todo o Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário