sexta-feira, 7 de março de 2014

1 pra frente, 2 pra trás

Infelizmente, é assim que caminha a humanidade. Ou a sociedade. Ou especificamente a sociedade brasileira, que é a própria de meu convívio. Século 21, ano 14 e o que vemos? Intolerância por toda a parte. Existe algo mais absurdo do que um ser humano menosprezar outro por causa da cor de sua pele? E o quanto de hipocrisia há nisso quando se observa que o Brasil é um país absolutamente mestiço, misturado mesmo, com muito sangue negro, índio e até branco europeu correndo nas veias dos brasileiros?

Pois bem. Nesta semana, parece que o Brasil enlouqueceu de vez. Jogo Alecrim x América no município de São Gonçalo do Amarante. Dida, goleiro do América que já defendeu o Alecrim, faz uma defesa e, além dos impropérios mal-educados de sempre, escuta de um torcedor "macaco". Por que Dida é um macaco? Se Dida é, todos somos, afinal, o ser humano e o macaco descendem de uma mesma linhagem, segundo o evolucionismo científico. Ridículo, ainda mais se considerarmos que, como brasileiro, o autor da imbecilidade tem o sangue tão ou mais misturado do que Dida. Ou seria ele um europeu ou asiático puro sangue? Ainda que fosse, não teria o direito de comparar quem quer que fosse a um animal, sendo ele o primeiro a ter um cérebro bestializado. Bonita foi a resposta do jogador: "quero dizer a esse idiota que eu tenho muito orgulho da minha cor." Todos temos. 

Achou pouco? Ontem, um árbitro no Rio Grande do Sul sofreu ainda mais, já que durante o jogo foi assim xingado, e após, encontrou seu carro vandalizado, inclusive com duas bananas de adereço. Chorou ao ser entrevistado. Revoltante é o mínimo que tenho para dizer.

O que dizer então do pai que resolveu que tinha que espancar o filho de 8 anos para que ele "virasse homem"? Como uma criança de apenas 8 anos pode virar homem? Ela precisa passar pela adolescência para isso. Mas o pai (?) não se referia a isso. Ele se incomodava com o fato do pequeno mossoroense Alex gostar de brincar de boneca e ter um jeito afeminado. Imbecil, ele nasceu assim! Como você pode querer que alguém deixe de ser careca na porrada? Ou que tenha cabelo liso/crespo? Ou deixe de ser ruivo? Ou deixe de ser hetero/homossexual? Essas todas são características inatas do ser humano. Nasce-se assim! A única opção ou escolha que existe a ser feita é entre ser feliz, respeitando suas características, ou viver em depressão, negando-se a natureza. 

Não sei o que incomoda tanto aos intolerantes. Por que a cor da pele do outro (que em essência é sua também, basta estudar História para saber) me irrita tanto? Por que a sexualidade do outro tanto me agride? Essas são características dos outros, não minhas. No fundo, acho que Freud explica muito bem as intolerâncias. Aliás, a filosofia também. Normalmente, a teoria do espelho e das frustrações encaixam perfeitamente nos intolerantes. Dá até para ter pena desses coitados quando pensamos um pouco.

A intolerância me causa repulsa. Não porque não tenhamos todos nós algum resquício de intolerância ante algo da vida, mas porque os intolerantes de corpo e alma devotam suas vidas a trazer infelicidade aos outros. Parece mesmo coisa de gente invejosa, que não pode ter algo e assim não tolera que ninguém mais tenha. 

Meu avô e minha mãe sempre dizem, com muita propriedade, que todo invejoso é preguiçoso. É verdade. Não consegue construir algo seu, então passa a desejar a destruição do que é dos outros. No caso do garotinho mossoroense, isso infelizmente deu um passo mais. Inveja passou a matar o alvo do sentimento. 

Como é vazia a vida de quem vive a se perturbar com a felicidade alheia! Como a sociedade brasileira deu vários passos para trás nesta semana! Até quando? Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário