segunda-feira, 31 de março de 2014

Invencibilidade mantida

Já são 8 partidas (7 vitórias e 1 empate) de invencibilidade do América no campeonato estadual. A última derrota foi ainda no 1.° turno,  contra o Globo em Ceará-Mirim.

E Oliveira Canindé continua 100%.

Do goleiro ao atacante

Chegar mais cedo e sentar no setor leste da Arena das Dunas é de tirar o juízo de qualquer criatura. É que há pessoas que pagam R$ 50 de ingresso, se submetem a uma chuva forte no domingo não para torcerem por seu time do coração, mas para torcerem contra os jogadores do seu time do coração (?).

Do goleiro ao atacante do América, com exceção de Arthur Maia (até quando, só Jesus sabe), ninguém presta na boca maldita da Arena. Antes do jogo, já era possível ouvir todo tipo de avaliação a respeito de Dida. Claro que nenhuma boa, apesar de o jovem goleiro não ter tido uma única falha neste ano e ainda ter operado alguns milagres em jogos importantes da temporada.

Começa o jogo. De cara, não gosto do América com 3 atacantes, nem com Fabinho na lateral. Mas lá estou sem reclamar porque tenho abuso de gente pessimista e reclamona. Pardal, que considero jogador de 2.° tempo, é, de longe, o maior prejudicado pelos três atacantes. É que ele e Max ocupam o mesmíssimo espaço, embora Max seja mais pivô. E quem quer saber disso? O cara é xingado logo no início. Perder o pênalti foi só a cereja do bolo para a turma do quanto pior melhor.

Não vou citar tudo, mas a situação dde Max foi emblemática. Longe dos gramados há um bom tempo, o Homem de Pedra se apresenta visivelmente sem ritmo de jogo. O correto seria escalá-lo aos poucos no 2.° tempo. No entanto, o treinador prefere que ele jogue desde o início. Quem se incomoda? A torcida é grande para ver Max perder um passe e, principalmente, um gol. Torcida em êxtase quando o coitado inventou de driblar goleiro e zagueiro do Alecrim e perdeu uma chance claríssima de gol.

Começaram gritos infames do estilo "pede para sair" para uma das figuras centrais das grandes conquistas do Mecão de 2006 para cá. E o que acontece? Max faz um gol. Pessimistas de rabinho entre as pernas e consumidos pela raiva de ver o triunfo de seu time com jogadores perebas (segundo eles, que fique claro) como Dida e Max, para citar apenas o primeiro e o último que não prestam de um time inteiro de pernas de pau.

Para resumir, têm sido dose aguentar a torcida contra no meu pé de ouvido desde antes da partida. Só a vontade de ver o América em campo é capaz de explicar meu enorme poder de superação. Mas paciência tem limite. 

Faltam 73 dias para a Copa 2014

A chuva que caiu ontem em Natal na hora de América 2x1 Alecrim mostrou que os espectadores dos jogos da Copa 2014 não terão vida fácil durante o mundial.

Praticamente não houve setor da Arena das Dunas em que a chuva não tenha castigado aqueles que ali estavam por ocasião da partida do campeonato estadual.

Olho na OAS!

domingo, 30 de março de 2014

Vale a pena chegar mais cedo

Neste domingo, o clássico América x Alecrim tem algo a mais para a torcida americana. O alvirrubro fará homenagem a 3 jogadores por motivos diferentes: Edson Rocha, por ter completado 200 jogos com a camisa do América; Adalberto, por ter marcado o 1.° gol da história da Arena das Dunas; e Arthur Maia, por ter inscrito seu nome no futebol mundial com um dos gols mais belos de todos os tempos (o 2.° contra o Globo).

Chegue cedo, mas não muito porque não é o forte da OAS abrir os portões na hora, e não perca essa bonita iniciativa da diretoria americana.

Ah, e aproveite para manifestar apoio a Dida contra o racismo para ver se o RN acompanha os outros estados que já puniram devidamente seus casos de racismo.

Faltam 74 dias para a Copa 2014

Infelizmente, a Copa 2014 terá uma terrível marca na história: a do incrível número de mortes envolvendo os estádios que sediarão os jogos.

Depois das mortes na Arena Amazônia (2), na Arena Mané Garrincha (1) e na Arena Itaquerão (2), a arena da capital paulista registra mais uma morte e assume a triste liderança de estádio com mais registro fatais durante a construção.

Segundo o Corpo de Bombeiros de SP, o trabalhador falecido despencou de uma altura de 15 metros. A empresa defende que ele estava em pleno uso de todos os equipamentos de segurança.

Fatalidade ou não, essas cinco mortes levam à reflexão a respeito de a que preço sediaremos o evento da FIFA. Nada vale o choro destas famílias.

sábado, 29 de março de 2014

Earth Hour

Hoje às 20h30 milhões pessoas dos mais variados lugares do mundo vão desligar as luzes e aparelhos durante uma hora. É a chamada Earth Hour ou Hora do Planeta, cujo objetivo é chamar atenção para os problemas ambientais e energéticos do nosso planeta.

Não custa nada participar. Às 20h30 desligue as luzes e todos os outros aparelhos, inclusive o celular, e vá bater um bom papo como antigamente à luz de velas ou das estrelas. Vale a pena.

Faltam 75 dias para a Copa 2014

Já foram vendidos 2,56 milhões de ingressos para a Copa 2014. E nesta fase de vendas, que termina na próxima terça (01/04) às 7h da manhã (horário de Brasília), a FIFA disponibilizou 295.387 ingressos de todas as categorias.

A próxima fase de vendas, a última de acordo com a programação, começará também às 7h da manhã, mas apenas no dia 15/04.

A partir de 18/04, os Centros de Distribuição de Ingressos serão abertos nos fins de semana inicialmente para entrega das entradas nas 12 cidades-sede. Em maio, a FIFA começa as entregas em domicílio de cerca de 540 mil ingressos para quem pagou R$ 59 a mais para tanto.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Resposta ao racismo

Foi na partida Alecrim 1x1 América ainda no 1.° turno que o goleiro Dida foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Alecrim.

Agora, por ocasião de América x Alecrim pelo 2.° turno e sem que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol nem o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte tenham tido qualquer atitude ante agressão tão covarde e asquerosa, penso que seria uma ótima oportunidade para que torcidas de Alecrim e de América (especialmente) fizessem grande manifestação em favor de Dida e contra essa coisa estapafúrdia chamada racismo.

Aliás seria de bom tom América e Alecrim manifestarem-se oficialmente por suas diretorias na mesma ocasião.

É inadmissível que todos os outros casos de racismo deste ano já tenham tido alguma atitude tomada e aqui no RN se coloque uma pedra sobre o assunto.

Vale lembrar que até a federação gaúcha já colocou o árbitro vítima de racismo como juiz da final do Gauchão.

Então é chegada a hora! #JuntosComDidaContraoRacismo

E a saga do elefante continua...

Não poderia deixar de publicar um texto tão perfeito a respeito dos tão falados elefantes brancos da Copa 2014, especialmente a nossa Arena das Dunas, como tanto ressalta a imprensa brasileira. Ainda mais sendo de um amigo da época da faculdade de Direito tão lúcido como Zé Avelino. Texto perfeito! Um verdadeiro tapa na cara da ESPN Brasil em especial. Com a devida autorização, eis o que Zé Avelino tão bem publicou no Facebook. Deleitem-se!

E a saga do elefante continua... 
Por Zé Avelino
3.600 pagantes no gigante Maracanã em uma semifinal de campeonato com o time de maior torcida do Brasil em campo! Mas "elefante branco" é a Arena das Dunas!?!? Pelo menos é o que vejo em comentários em qualquer matéria de site na internet.
Continuo sem entender a história e a me incomodar com ela. O estádio de Natal tem contrato assinado com dois times da Série B. Um jogará todos os seus jogos lá; o outro, uma boa parte de suas partidas. Não tenho os números, mas provavelmente apenas o Maraca terá mais partidas que a arena potiguar.
Também não posso ver o futuro, mas acredito que no final do ano veremos uma taxa de ocupação maior em Natal em comparação a vários dos estádios da copa. Considerando, claro, outro importante dado que parece sempre ser ignorado: nosso estádio é muito menor!!
Vamos ver alguns números. O América jogou a Série B de 2013 em um arremedo de estádio, longe da capital, de acesso difícil, de saída difícil e sem conforto algum! Com tudo isso, aliado a uma campanha ruim, na qual apenas brigou contra o rebaixamento, teve a pífia média de 1.650 torcedores por jogo! Detalhe: essa péssima média ainda foi superior a de três outros clubes paulistas na Segundona do ano passado!
Apenas como exercício, digamos que o mesmo América, na Segunda Divisão de 2014, dessa vez jogando em um estádio de primeiro mundo, com todo conforto, com venda pela internet, localizado em região central da capital e de fácil acesso, e mesmo tendo um time aparentemente melhor que o do ano passado, não consiga atrair nem mesmo um único solitário desavisado torcedor a mais e repita a média de público do ano passado: 1.650 torcedores! Nesse cenário, a Arena das Dunas, com seus 31.375 lugares, teria um campeonato com taxa de ocupação de péssimos 5,25%!! Definitivamente um fracasso, um elefante branco de manual!
Continuemos com números, o ABC, o outro clube de Natal na Segundona de 2013, teve também uma média de público bem ruim: 4.117 torcedores por jogo, mesmo atuando em um estádio localizado em Natal. Parece o fim do mundo, né? Foi a décima melhor média do campeonato!!! E olhe que o time também lutou pra não cair na temporada!! Se o ABC repetisse essa mesma média na Arena das Dunas, terminaria o campeonato com a taxa de ocupação de 13,12%. Um elefante branco, sem duvida!!
Agora vamos aos "não-elefantes" do grande esporte do país!! O Botafogo, time da elite do futebol brasileiro e de grandes glórias no esporte, jogou uma grande primeira divisão ano passado. Lutou pelo título e acabou com vaga na Libertadores! Teve média de 12.685 torcedores por jogo, o que no Maracanã, de 78.982 lugares, representa uma taxa de ocupação de 16,06%!! Claro que não é elefante!!! Seriam quase 3% a mais que a ocupação hipotética do gigante ABC, jogando a segunda divisão pra não cair!!! Ressalte- se que a taxa de ocupação do mesmo Botafogo no campeonato carioca, um dos mais tradicionais do país, é de incríveis 2,91%!!!!
O Flamengo, maior torcida do Brasil, jogando a primeira divisão e com uma campanha razoável teve média no Brasileirão 2013 de 23.385 torcedores por jogo (taxa de ocupação de 29,6%) e no carioca a ocupação cai pra 8,7%!!! Repito: 8,7%!!! Um grande sucesso!! 3,5% a mais que o público do América de Natal, no interior em 2013, hipoteticamente "transplantado" para a Arena das Dunas!!
Outros números das taxas de ocupação: o campeão Cruzeiro (38,14%), o Náutico (17,09%), o Bahia (36,87%). Todos em estádios de copa do mundo, mas nenhum mamífero proboscídeos elefantídeos. Mesmo o aclamado Corinthians, "beneficiado" por jogar em um estádio menor, teve taxa de ocupação de 64,77% no Brasileiro de 2013! Isso graças ao tamanho do Pacaembu, à paixão de sua torcida claro, mas principalmente graças ao seu programa de sócio torcedor. Mas no aclamado "pais do futebol", isso é realmente sucesso???
Que fique bem claro que esse números não são precisos. Os dados foram retirados da internet e as contas foram feitas por alguém que não entende muito de números. Além de que foram considerados os números da média de público e o estádio padrão de mando de jogo de cada clube, local que eventualmente mudou em alguma partida. Aumentou, por exemplo, os números flamenguistas que lotou o estádio de Brasília, mas teve média bem menor em sua casa. Mas serve perfeitamente pra o que se pretende mostrar aqui: nosso futebol como um TODO é um fracasso nos estádios!
Enquanto nossos amigos do Sul e Sudeste do Brasil continuarem achando que os elefantes só existem no Norte e Nordeste do País, e que o Maracanã não pertence a mesma espécie de mamífero que a Arena Pantanal, não vamos conseguir mudar esse cenário! Qual a razão do estádio do campeão brasileiro não ser
"Elefante Branco" com uma taxa de ocupação inferior a 40% em uma campanha de título e jogando muito bem!?!?


Conheço apenas superficialmente as propostas do Bom Senso FC, mas o pouco que vi gostei muito! Temos muito a melhorar, os problemas estão em todo lugar e principalmente nas corruptas, amadoras e arcaicas federações, passando pela nossa justiça e a impunidade nos estádios, reflexo das chagas do nosso país em todas as áreas. Como poderíamos ter um futebol de primeiro mundo, com tantas reformas essenciais eternamente adiadas? Mas me coloco no grupo dos otimistas, que vêem solução para um futuro melhor do esporte.
Mas, só pra lembrar a verdadeira intenção desse texto. Peço, encarecidamente, que os caçadores de elefantes da internet me expliquem a diferença real entre os mamíferos do Norte e do Sul! Ou, então, vamos caçar elefantes em todo o Brasil!

Que país é esse?

Está em todos os jornais a pesquisa conhecida como Sistema de Indicadores de Percepção Social e divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 3.810 pessoas residentes em 212 municípios das 5 regiões brasileiras foram ouvidas entre maio e junho de 2013. Tirem suas próprias conclusões.

91% concordam total ou parcialmente com a prisão de maridos que batem em esposas e 82,1% acham que a mulher que apanha em casa não deve ficar quieta para não prejudicar os filhos. Mas 63% acham que casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre membros da família e 78,7% concordam que não se deve meter a colher em briga de marido e mulher. Como assim? Como prender um agressor doméstico sem levar o caso às autoridades, que normalmente não pertencem àquela família alvo da agressão?

Agora vem o pior: 65,1% acham que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Entenderam? O criminoso não tem culpa. Culpa têm as mulheres, que deveriam usar burcas até para ir à praia. O Afeganistão é aqui!

58,5% pensam que se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros. Ser estuprador agora é ser normal. Anormais são as vítimas, que precisam ser disciplinadas. É isso mesmo?

Puro reflexo do machismo, 63,8% afirmam que os homens devem ser a cabeça do lar. Pobres mães solteiras...

Segundo os autores da pesquisa, morar em metrópoles nas regiões mais ricas do país, ter escolaridade mais alta e ser mais jovem aumentam a probabilidade de valores mais igualitários e de intolerância à violência contra mulheres.

Mas não acabou ainda: 59% se incomodam em ver dois homens ou duas mulheres se beijando. Isso num país em que programas que mostram cenas de violência em que só falta jorrar sangue são campeões de audiência!

41% concordam que um casal de homens vive um amor tão bonito quanto o entre um homem e uma mulher e 50,1% acham que casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos casais. Entretanto, 51,7% acham que o casamento de homem com homem ou de mulher com mulher deve ser proibido. Vá entender!

E à velha pergunta de Renato Russo nos longíquos anos 80 "Que país é esse?" eu respondo vergonhosamente: é o Brasil.

*Alguns dados relevantes da pesquisa: 56,7% eram residentes no Sul e Sudeste; 52,4% eram pessoas adultas entre 30 e 59 anos; 66,5% eram mulheres; 65,7% eram católicos; 41,5% não tinham nem o ensino fundamental; e a renda per capita média, R$ 531,26.

Com a volta de Fabinho, quem sobra?

Dor de cabeça boa ou ruim? Oliveira Canindé resolveu a ausência de Fabinho contra o Santa Cruz escalando o América com 3 atacantes: Rodrigo Pimpão, Adriano Pardal e Max, o Homem de Pedra, que inclusive marcou gol em sua estreia no estadual do RN (só jogou campeonatos brasileiros pelo América). 

Mas com a volta de Fabinho, quem vai sobrar? Eu sei que o treinador o escalou na lateral direita no jogo anterior (contra o Globo) no lugar do até agora fraco Marcelinho. Mas cá entre nós, vocês não acham um desperdício do talento de Fabinho ele ficar relegado à lateral direita um jogo inteiro? Eu acho. Aparecer ali como surpresa é uma coisa. Até porque Fabinho aparece bem como surpresa em vários setores do campo, até na lateral esquerda. Entretanto, preso na direita, isso se torna mais difícil.

Imaginando que Oliveira Canindé também pense assim e queira manter o grande Fabinho no meio, quem sobra? Um volante ou um atacante? Olha a dor de cabeça de Canindé: tirar Pimpão, Max ou Pardal (artilheiro da temporada)? 

Sinceramente, apesar de estilos diferentes, hoje Adriano Pardal e Max ocupam o mesmo espaço. Um aparece mais no meio de campo para jogar. O outro é mais presente como pivô. Nem preciso dizer quem eu prefiro... Mas é preciso dizer que ritmo de jogo é importante e isso ainda falta a Pimpão e Max, especialmente a este. Tanto é assim que Pimpão ainda não repetiu a boa atuação contra o Baraúnas, sua primeira partida. Isso é normal para quem ficou um tempo parado: uma boa, outra ruim. Daí o nível da dor de cabeça de Canindé.

Como não costumo ficar em cima do muro, eis a minha sugestão: Dida, Marcelinho, Cléber, Edson Rocha, Alex Barros; Márcio Passos (cada vez melhor!), Fabinho, Denner, Arthur Maia; Pimpão e Max. Pardal no segundo tempo no lugar de Max e Alfredo no lugar de Pimpão. Assim todo mundo entra em forma tanto para as partidas que restam do estadual (quem sabe as finais também?), as da Copa do Brasil e as da Série B.


Faltam 76 dias para a Copa 2014

A FIFA distribuirá, como forma de agradecimento, 50 mil ingressos de categoria 4 nos jogos da primeira fase entre os trabalhadores que participaram da construção ou reforma dos 12 estádios da Copa 2014.

A quantidade de ingressos disponível para cada arena será definida proporcionalmente ao  número final de operários em cada obra. Os ingressos serão entregues pelas construtoras.

quinta-feira, 27 de março de 2014

América e Avaí fecham a 1.a rodada da Série B

A CBF finalmente divulgou o detalhamento das 10 primeiras rodadas da Série B.  E na primeira rodada, o Mecão enfrenta o Avaí, provavelmente na Paraíba, às 21h do dia 19/04 (sábado). 

Confira as outras 9 rodadas:
25/04 (sexta) - 21h - Oeste x América (Sportv)
03/05 (sábado) - 16h20 - América x Abc
09/05 (sexta) - 19h30 - América x Atlético-GO 
17/05 (sábado) - 16h20 - Portuguesa x América
20/05 (terça) - 21h50 - América x Ceará
24/05 (sábado) - 16h20 - Vila Nova x América (TV aberta)
27/05 (terça) - 19h30 - Joinville x América 
30/05 (sexta) - América x Luverdense, provavelmente no Nazarenão 
03/06 (terça) - Sampaio Correia x América 

Faltam 77 dias para a Copa 2014

O jogo Fifa 2014 da EA Sports já está em pré-venda no mercado online brasileiro. Por R$ 250,00, os aficcionados por jogos eletrônicos podem garantir sua unidade do jogo oficial da Copa 2014, que trará 7.469 jogadores, 203 seleções, 19 treinadores, 21 estádios (inclusive os 12 estádios da Copa), e comentários engraçados e curiosos de Tiago Leiffert e Caio Ribeiro, ambos da TV Globo.

quarta-feira, 26 de março de 2014

América líder e invicto

Não é nada, não é nada, mas o América, após a suada vitória por 2x1 em Santa Cruz contra o dono da casa, tornou-se líder do 2.° turno do campeonato potiguar 2014 com um jogo a menos que seus concorrentes.

Mais: o time defende uma invencibilidade de 7 jogos (6 vitórias e 1 empate) no estadual, já que sua última derrota aconteceu ainda no 1.° turno, em Ceará-Mirim, contra o Globo, no dia 19/02. 

De lá para cá, o Mecão realizou as seguintes partidas:  América 3x2 Abc, Alecrim 1x1 América, América 3x2 Potiguar, América 4x3 Corintians, América 4x2 Baraúnas, América 2x0 Globo, Santa Cruz 1x2 América.

Faltam 78 dias para a Copa 2014

Apesar de muitas especulações a respeito de um jogo internacional, a Arena das Dunas terá mesmo como evento-teste o clássico entre América e Abc pela Série B no dia 03 de maio.

A FIFA ainda divulgará maiores detalhes até lá.

terça-feira, 25 de março de 2014

Faltam 79 dias para a Copa 2014

A Panini ainda vai lançar o famoso álbum da Copa do Mundo 2014, mas o site Last Sticker antecipou hoje TODAS as figurinhas da coleção. São 640 fotos de jogadores e estádios que sediarão os jogos do mundial. Confira a capa e TODAS as figurinhas aqui: http://www.laststicker.com/cards/panini_fifa_world_cup_2014/

quinta-feira, 20 de março de 2014

Não dá para entender!

Desculpem-me, mas não dá mesmo. Não consigo entender como alguém paga ingresso (caro!), sai de casa à noite para ver um jogo às 22h e que terminará à meia-noite, só voltará para casa no dia seguinte (no meio da semana!), tudo isso para passar 90 minutos reclamando de 11 jogadores. Não entendo. Acho que deve existir gente assim em todas as torcidas. Mas a do América é repleta de almas com esse nível de perturbação. 

Jogo dificílimo pela Copa do Nordeste. O América CHEIO de desfalques (goleiro, meias, atacantes) e com a ingrata missão de ter que devolver os 4x0 ao Ceará para chegar à final da competição. Ameaça de chuva. Um grupo enorme de torcedores aguarda o time para gritar "Eu Acredito", numa bela demonstração de apoio aos jogadores.

Entretanto, há pessoas que saem de casa para se irritarem e causarem irritação aos outros. Só um psicólogo pode entender e resolver esse tipo de frustração. Vejam que chato! Ontem, eu tive que aguentar uns certos indivíduos passarem o jogo INTEIRO gritando coisas do tipo "isso é um frangueiro", "Rai é uma b...", "ele vai perder a bola", "pede para sair, Val" e por aí vai. Não, não era a torcida do Ceará, nem o América estava sendo goleado. Muito pelo contrário. O América fazia um primeiro tempo quase perfeito. E ficou no quase porque não converteu as 5 chances criadas, apenas 2. Apenas duas parece menosprezo. Não é. É que o América não deixou o Ceará respirar nos primeiros 45 minutos e poderia ter aplicado a goleada de que precisava ainda na metade do jogo. Eu encantada com o espírito de grupo de todos e com a excelente partida de Edson Rocha e almas sujas despejando seus sentimentos negativos nos meus ouvidos. Argh!

Foi por esse motivo que deixei de frequentar o antigo portão 5 do Machadão ainda em 2005 e passei a sentar ao lado da Máfia Vermelha. Só que a Arena das Dunas não mais me permite essa proximidade. Estou fadada, pelo menos por enquanto, a sentar no Setor Leste, ultimamente refúgio dos revoltados com a vida e/ou doentes do fígado. Irritante ao extremo! Pior: um pé para confusão, porque nem todo mundo aguenta, e assim todo jogo agora há discussão entre torcedores que quase chegam às vias de fato.

Engana-se, porém, quem pensa que a frustração é própria apenas dos torcedores. Ontem os 11 titulares do América lutaram como leões dentro das limitações de cada um. O time não tinha um meia de ofício nem um centroavante de verdade. No entanto, todos se dedicaram a passar por cima disso. NINGUÉM jogou mal. Mas eis que sou obrigada pelo engarrafamento do estacionamento da Arena das Dunas a ouvir votos na Rádio Globo Natal indicando Val como mortinho do jogo. Mortinho do jogo? Acho que o mal de Val foi ter dado duas assistências para gol. Ou foi uma piada de extremo mau gosto, ou eu que não entendi a graça.

Talvez a irritação tenha origem na grande inteligência da administração da Arena das Dunas, que não cumpriu até hoje nos jogos que contaram com minha presença o horário de abertura dos portões de entrada. Nem mesmo o acesso à praça é permitido. Será que é tão difícil perceber que quanto mais tempo um torcedor passa dentro de um estádio mais ele consome? Mas isso não passa pelo planejamento da OAS, que prefere incentivar o comércio informal do lado de fora, único que acolhe os que chegam no horário devido. Qual seria a causa de tamanho amadorismo da OAS? Incompetência mesmo? 

Enfim, deixando todas as frustrações de lado, adorei o jogo do América até o momento em que os titulares cansarem. Mais ainda: até a entrada de Índio Oliveira, este sim, mortinho do jogo. Sem ritmo, Índio teve enfatizado um velho defeito - precisa de um bola só para ele. Tanto foi que ninguém mais tocou a bola para ele e o América terminou com 10 valentes e esgotados jogadores em campo. E eu tendo que aguentar a frustração dos outros. 

Que Deus ilumine essas criaturas a buscarem um psicólogo! Urgente.



quarta-feira, 19 de março de 2014

A manchete de amanhã

Qual será? "América fora da Copa do Nordeste" ou "América atropela Ceará e está na final da Copa do Nordeste"? Seja sincero, amigo leitor, qual você prefere ver na quinta-feira?

Se você, como eu, prefere ver a segunda, então não pense nem duas vezes: vá ao estádio! Neste ano, o América voltou a viver a mística que tinha no antigo Machadão, quando era um terror em seus domínios até para times mais fortes do Brasil. Ali já tombaram Flamengo (disputando uma vaga na final da Série A com Romário e Ricardo Rocha, mas não resistiu à força do então lanterna da competição de 1998), Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Vitória, Sport, Corinthians... 

Na Arena das Dunas, o Mecão é mais Mecão. Imbatível. Goleador. Vibrante. Muito longe do pesadelo visto na última quarta-feira. E tudo por causa de sua torcida - guerreira, apaixonada e fiel.

Hoje, todo americano é importante. Cada voz terá papel fundamental no esquema de jogo que impera na nossa casa: enlouquecer o adversário. Hoje às 22h é tempo de gritar, vibrar, aplaudir, vaiar (o adversário e o árbitro, se for o caso) incessantemente. Hoje é a noite de Fabinho e seus companheiros. Hoje vamos buscar no grito mais uma missão dita pelos outros impossível. Nada é impossível aos que lutam por seus sonhos. Nada é impossível ao Orgulho do RN.

Das 22h de hoje até o dia de amanhã, você pode fazer parte de mais um momento de grande orgulho na história do futebol potiguar. Vamos juntos empurrar o América a mais um feito "impossível". 

Eu quero ver o Mecão em mais uma final da Copa do Nordeste e , por isso, estarei lá. Junte-se a mim! A Arena das Dunas nos espera... vai começar a festa!

Faltam 85 dias para a Copa 2014

O técnico da seleção mexicana Miguel Herrera deu entrevista ao FIFA.com e falou, dentre outras coisas, sobre a incrível situação de ter sido cortado na última hora para a Copa 1994 e agora, 20 anos depois, conseguir sua classificação em cima da hora.

Confira alguns trechos interessantíssimos:
Como jogador, você perdeu a chance de disputar a Copa do Mundo da FIFA 1994 no último minuto. Agora, a vida lhe apronta algo parecido, mas no sentido inverso. Já parou para pensar nessa ironia? Assim são as coisas. Disputei as eliminatórias do começo ao fim como jogador e na última convocação me falaram que eu estava na lista... mas dos que ficariam no México. Não me levaram (Miguel Mejía Barón era o treinador da seleção mexicana em 1994). Foi muito doloroso. Agora de repente sou eu que vou ao Mundial em cima da hora. Fico contente pelo que conquistei como técnico. Mas agora isso ficou para trás. Já nos classificamos e temos que ir em busca de resultados positivos na Copa. Não penso mais nas eliminatórias, quero passar à próxima etapa.
Falemos sobre a recusa de Carlos Vela em defender a seleção. Como explicar o peso desse jogador a quem não acompanha tanto a equipe? Vela está para o México como quem está para que seleção?
Não posso colocar as coisas nesses termos. Outro dia, alguém disse uma besteira tão grande, fazendo uma comparação com Messi ou Cristiano Ronaldo. Mas não, no México ainda não temos esse tipo de jogador. Carlos é muito bom jogador e está vivendo uma fase extraordinária, mas tem seus motivos para não querer estar na seleção. O México não ficará pior sem ele, pelo contrário, ficará melhor, porque quem estiver no grupo estará comprometido.
Levando em conta o que aconteceu com você em 1994, é ainda mais difícil entender a postura dele?
Muito mais! Sofri muito por não ter ido à Copa. Dei minha vida para estar lá, mas na última convocação me excluíram. Fiquei pasmo na época e voltei a ficá-lo quando estive com Carlos e ele me disse "não, não e não". Que não estava com cabeça, que não iria nos servir porque não estava concentrado e que seria melhor chamar outro jogador. Ficou claro que ele não quer estar na seleção.
(...)
Gostaríamos de conhecer suas ambições no Brasil. Sabemos que você não gosta de falar do famoso quinto jogo e que prefere sonhar com a final, mas o México tem reais condições de mirar tão alto?De fato a história não fortalece nosso discurso. O que disse é que, se não vou a uma Copa pensando em ser campeão, então vou a passeio. E esse não é o pensamento do México. Nosso pensamento é tentar ser campeão mundial. Contamos com boa infraestrutura e bons jogadores, então por que não sonhar? É claro que, considerando nossa história, devemos mirar no quinto jogo e, se chegarmos lá, as pessoas ficarão felizes com o que quer que aconteça depois. Essa é a meta que a Federação estabeleceu: vamos chegar às quartas e depois veremos quem nos para. Conseguimos apenas uma vez na história e agora queremos repeti-lo. Seria extraordinário.
Faltam pouco menos de 100 dias para o início do Mundial. O fato de ser o Brasil o anfitrião tem um significado especial para você?
Estes 100 dias até a Copa serão muito intensos. O tempo passa muito rápido, ainda mais quando você espera que algo sensacional aconteça na sua vida. Jogar um Mundial no Brasil é viajar na história: o Maracanã, os anos 1950, a lembrança de um torneio épico. É fantástico estar onde a festa do futebol impressiona, pois há jogadores muito talentosos no país. Será uma competição sensacional e o México fará uma Copa diferente, sem dúvida nenhuma. Assim como o Brasil um dia fez história no México, por que não fazermos história no Brasil?
Fonte: FIFA.com


#EuAcredito. E você?

#PraCimaMecão

terça-feira, 18 de março de 2014

América estreia contra o Avaí

A CBF divulgou a tabela da Série B 2014 e o América estreia no dia 19/04 em casa, em estádio a definir, contra o Avaí. Em 26/04, em Itápolis, enfrenta o dono da casa, o Oeste. De acordo com a tabela da entidade, devido à Copa do Mundo, a Série B para no dia 03/06, quando o Mecão enfrenta o Sampaio Correia no Castelão e só volta no dia 15/06, com o Mecão enfrentando o Bragantino na Arena das Dunas.

Confira a tabela do Mecão até a 19.ª rodada (1.º turno):
19/04 - América x Avaí (a definir)
26/04 - Oeste x América
03/05 - América x Abc (Arena das Dunas)
10/05 - América x Atlético-GO (Arena das Dunas)
17/05 - Portuguesa x América
20/05 - América x Ceará (Arena das Dunas)
24/05 - Vila Nova x América
27/05 - Joinville x América
31/05 - América x Luverdense (a definir)
03/06 - Sampaio Correia x América
15/07 - América x Bragantino (Arena das Dunas)
19/07 - Vasco x América
26/07 - América x América-MG (Arena das Dunas)
02/08 - América x Santa Cruz (Arena das Dunas)
09/08 - Boa Esporte x América
16/08 - Icasa x América
19/08 - América x Ponte Preta (Arena das Dunas)
23/08 - Náutico x América
30/08 - América x Paraná (Arena das Dunas)




Faltam 86 dias para a Copa 2014

A EA Sports divulgou hoje vídeo a respeito do aguardado jogo oficial da Copa do Mundo 2014 com  as 203 seleções que participaram das eliminatórias. Com muitas novidades, o jogo traz os 12 estádios da copa, o que inclui a nossa Arena das Dunas. A narração e os comentários em português ficaram a cargo de Tiago Leifert e Caio Ribeiro, respectivamente. O jogo será lançado em 24 de abril para o PlayStation 3 e o Xbox 360. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Quem será o novo técnico do Abc

Levando-se em consideração que as últimas contratações do Abc têm como requisito ter passado pelo América, há uma grande lista de técnicos disponíveis para o Abc, desde os mais baratos (como Wassil Mendes) aos mais caros (como Adilson Batista, técnico do Vasco).

No entanto, alguns nomes despontam como opções interessantes. Leandro Sena, por exemplo. A questão é que o mais recente ex-treinador do América foi o principal responsável pelo veto à contratação de Lúcio Curió agora em 2014, o que de certo abalaria o já conturbado ambiente do Abc.

Wassil Mendes revela-se como um bom nome e de baixo salário, condição fundamental ante a situação financeira do alvinegro, ameaçado por várias ações trabalhistas e débitos de outras naturezas, que, por sua vez, também ameaçam a conquista do famoso patrocínio da Caixa, já certo para o América Futebol Clube.

Outra opção interessantíssima é o treinador Francisco Diá. Bastante identificado com as coisas do América, Diá foi o responsável em 2009 pela recuperação do futebol de Lúcio Curió e Somália no time americano, situação semelhante à do rival alvinegro. Apesar de empregado, Diá se encontra em clube que não é nem de Série B, nem de Série A, na região Norte do Brasil. Certamente, não haveria grande investimento financeiro para sua contratação.

Andaram falando em Tarcísio Pugliese, mas cá para nós, falta-lhe o principal: já ter defendido o América.

As opções de Oliveira Canindé

Não é fácil. Nunca foi assim para o América. Tem que ter sofrimento. E assim será mais uma vez na quarta-feira contra o Ceará pela Copa do Nordeste. Precisando fazer 5 gols e não tomar nenhum para chegar a mais uma final do torneio brasileiro de maior público no primeiro semestre, o América ainda tem um monte de outros empecilhos em sua jornada. 

Primeiro, a quantidade de gente no Departamento Médico. Pelo menos 3 jogadores indiscutíveis se encontram lá: Andrey, Isac e Max. Além deles, novos titulares ameaçam não sair do DM para o jogo de quarta: Alfredo e Rafinha. Além disso, reforços importantes e que já garantiram um lugar no coração da torcida também não estão disponíveis, como Arthur Maia e Rodrigo Pimpão.

Com cada vez menos opções, Oliveira Canindé vai ter que provar já nesta quarta que é mesmo possuidor de uma característica que o define: sabe tirar leite de pedra. Utilizando a escalação e as substituições do jogo América 4x2 Baraúnas, vejamos as opções de Oliveira Canindé, partindo do princípio de que ele não utilizará o 3-5-2.

No gol, Dida. Rafael Roballo falhou nas partidas que disputou neste ano e Fernando Henrique, que vem se mostrando bom de grupo (todos os jogadores o abraçaram nos gols da partida de domingo), como bem observou Janaina, não pode jogar na Copa do Nordeste.

Na lateral direita, Walber.

Na zaga central (direita), Cléber. 

Na quarta zaga (esquerda), Edson Rocha.

Na lateral esquerda começam os problemas. Não há mais Bruno. Alex Barros não pode jogar na Copa do Nordeste. Que jogaram por ali neste ano restam Rai e Adalberto. Acredito que, pelos problemas do meio de campo, ele escalará Adalberto. 

De 1.º volante, Márcio Passos, que pode se apresentar como verdadeiro líbero. 

De 2.º volante, ele tem Thiago Dutra, Fabinho e Dener. Eu apostaria em Thiago Dutra, que precisa melhorar o combate principalmente contra o Ceará.

De 3.º volante ou falso meia, ante a situação, Fabinho. Dener pode ser opção por aqui também. Mas Fabinho é o coração e o pulmão do time e pode desequilibrar na quarta.

De meia, Rafinha ou Rai. Mas Rafinha vem jogando (mais ou menos) no ataque. E Rai é um bom meia esquerda, quase um ponta. Para armar o jogo mesmo, nem tanto. Mas ante a falta de opções e com a escalação de Fabinho na direita, Rai pode equilibrar o ataque do time pela esquerda.

No ataque, Adriano Pardal e... Rafinha ou Alfredo ou Gláucio, tudo a depender do DM.

Assim, Oliveira Canindé poderá escalar Alfredo no ataque, trazendo Rafinha para a meia e recuando Rai para a lateral esquerda. Poderá colocar Gláucio ao lado de Pardal, com os mesmos deslocamentos de Rafinha e Rai. Poderá também escalar Rafinha no ataque, com Rai na meia e Adalberto na esquerda. Qual seria a melhor opção?

Eu escalaria, se o DM deixasse, Dida, Walber, Cléber, Edson Rocha e Rai; Márcio Passos, Thiago Dutra, Fabinho e Rafinha; Adriano Pardal e Alfredo. Ou Dida, Walber, Edson Rocha e Adalberto; Márcio Passos, Thiago Dutra, Fabinho e Rai; Adriano Pardal e Gláucio.

Mas independente de esquema ou de escalação, o espírito tem que ser o de não deixar o Ceará sequer respirar! Muito pulmão e determinação para impor um "abafa" ao Ceará de pelo menos 30 minutos em cada tempo. Nada de só cercar o adversário. Cerca, mas cerca juntinho e quando chegar a cobertura, partir para o bote. Afinal, enquanto houver 1% de chance, tem que haver 100% de luta.

Além disso, a torcida é de FUNDAMENTAL importância. Vamos enlouquecer o time do Ceará sem deixar que os jogadores raciocinem direito. Vamos mostrar ao juiz que não toleramos erros ou roubos. Vamos incendiar nossos jogadores rumo a uma virada histórica.

Nunca tive medo de ver missões impossíveis do América. E na maioria delas eu vi o Orgulho do RN triunfar quando as condições eram as citadas acima. Eu estava lá com o meu grito e o meu apoio. Nesta quarta, nós (torcedores) podemos fazer a diferença.  Eu quero fazer parte de mais um momento histórico. Eu estarei lá, de novo com o meu grito e o meu apoio. E você? 

#PraCimaMecão

Faltam 87 dias para a Copa 2014

Ontem, por ocasião do jogo América 4x2 Baraúnas, foi possível verificar dificuldades de escoamento da água no patamar de entrada das arquibancadas inferiores do Setor Leste da Arena das Dunas. Não foi nada grandioso. Mas na entrada dessas arquibancadas, bem ao lado dos "poleiros" das arquibancadas móveis, era possível ver alguns funcionários com rodos encaminhando a água para onde ela deveria escoar naturalmente. Dá para corrigir?

sexta-feira, 14 de março de 2014

Faltam 90 dias para a Copa 2014

Essa foto foi divulgada ontem pelo Blog do BG. Aparentemente, a Arena das Dunas, estádio que receberá a 2.ª partida do grupo A (o do Brasil) no dia 13/06, não teve sua área externa bem projetada para os famosos torós de Natal. Digo aparentemente porque há quem defenda que tudo é apenas uma ilusão de óptica causada pelo tom monocórdio acinzentado do chão, havendo apenas finíssima lâmina dágua ali. Como ainda não passei por ali com chuva (graças a Deus!), não posso afirmar. Mas que a imagem é preocupante, ah, isso é!

Deixando a arena de lado, Natal deu mostras mais uma vez de que não suporta chuva. Com a palavra o Sr. Prefeito Carlos Eduardo Alves, que entra e sai da prefeitura, traz show para tudo quanto é lado, mas drenagem eficiente que é bom, nada.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Que foi estranho, foi!

Perder faz parte do jogo. Na casa do adversário, então, nem se fala. Ainda mais quando se trata de um clássico e tendo o adversário um time bastante veloz. 4x0 não é em si o problema. Mas a forma como tudo aconteceu é que deixou toda a torcida com a pulga atrás da orelha.

O time não esboçou uma única reação, em momento algum. Nem atacou, nem defendeu. Há quem diga que o problema foi o esquema de Leandro Sena. Não acredito apenas nisso. Já disse desde a vitória contra o Vitória em Salvador que o América nunca conquistou nada com 3 zagueiros. Não que eu seja contra o 3-5-2. Não sou. É bem mais ofensivo que o 4-4-2, ou deveria ser. O problema é ter um 3-5-2 com 3 zagueiros. É preciso um líbero que realmente entenda de saída de bola. Márcio Passos, por exemplo, consegue exercer bem essa função. Mas aqui no Brasil o negócio termina descambando para o 5-3-2. Por isso, prefiro o 4-4-2 por ser mais equilibrado: 2 zagueiros, 2 laterais, 2 volantes, 2 meias, 2 atacantes. É mais fácil de ser entendido pelo jogador brasileiro.

Ultimamente, prefiro que o time jogue com 3 volantes e 1 meia. É que ninguém mais quer ser meia. Todo mundo quer ser volante. Marca um pouco e tem um passe um pouco melhor... pronto! Volante. Menos cobrança do que o meia, pobre meia...

Ontem, o América jogou com 3 zagueiros e 3 volantes. Falaram em retranca. Retranca? Com uma zaga em linha e volantes que só cercam? E alas que fingem que marcam, especialmente Rai? Isso mais parece uma arapuca armada contra si próprio. E de mal a pior ninguém jogou bem. Só Dida, pobre coitado, que parecia estar sozinho de um lado contra 11 do outro. Pura covardia.

Dava pena ver o esforço hercúleo de Edson Rocha, Cléber e Adalberto, sempre enfileirados e sem encostar individualmente em ninguém, tentando superar a velocidade do ataque do Ceará. Juro que havia momentos do jogo que eu me lembrava do bom e velho totó: aquele joguinho dos jogadores de ferro encaixados numa barra que só se movem todos juntos para um lado e para outro para evitar o gol do adversário. Foi assim que a defesa americana jogou contra o Ceará - no velho estilo totó. Ou axé music: "todo mundo pro lado de lá, todo mundo pro lado de cá." E os jogadores do Ceará entrando pelos lados, pelo meio...

Como bem disse Cléber, o Clebão da zaga alvirrubra, "nós estamos deixando os zagueiros deles trabalharem no meio de campo." Pois é, Clebão, não havia muita disposição para marcação no América. O isolado e baixo Adriano Pardal não marcava a saída de bola. Fabinho e Márcio Passos estavam solitários nas tentativas. O resto só olhava, exatamente como Thiago Dutra fez com Magno Alves no 1.º gol. Deve ter achado bonito ficar fora da área vendo o atacante que surgiu para o futebol brasileiro no Criciúma quando o América jogou sua primeira Série A (isso mesmo, em 1997!) entrar sozinho na grande área e ficar esperando um passe na marca do pênalti para abrir o placar no comecinho do jogo.

Aliás, dentre a mediocridade de TODOS (exceto Dida), Thiago Dutra e Rubinho foram os mestres do disfarce. Disfarçaram tanto o futebol que era impossível saber o que estavam fazendo ali. Seriam volantes? Não marcavam ninguém. Meias? Não acertaram nem 10% dos passes. Atacantes? Um único chute a gol de Rubinho. 

Desculpem-me, amigos gentis que leem o que aqui escrevo de vez em quando, mas o que vi no jogo Ceará 4x0 América foi muito esquisito. Até o sempre acima da média Fabinho sumiu. É fato que o Ceará tem bom nível técnico. No entanto, a partida parecia envolver um time da Série A contra os amigos da pelada do bairro. Uma lástima! Ainda mais se considerarmos que os dois detinham campanhas semelhantes.

Em determinado momento, até Leandro Sena parecia rir do que estava vendo. Não deve ser fácil ser treinador e ver uma apresentação ridícula como aquela. Certamente, assim como nós torcedores, Sena também torceu para que aquela agonia terminasse logo, já que parecia sem fim.

Não vivo os bastidores de verdade do futebol, que envolvem vestiários, até por motivos óbvios. Conheço dirigentes do América, gente boa da imprensa, conselheiros de América e Abc... Para ficar em 1998, bati muito papo com gente de dentro daquele título, como o treinador Arthurzinho, Gomes (goleiro ex-Cruzeiro), o grande Carlos Mota, Carioca e os craques Moura e Biro-Biro. Futebol envolve muita coisa, como todo ambiente de trabalho. Mas aprendi a desconfiar de jogos como o de quarta-feira. Como disse, perder é normal. Mas sem esboçar uma leve reação que fosse? Sintoma grave de falta de motivação ou entendimento do que é para ser feito. Sim, porque o América em momento algum mostrou a que viera. Só olhou e olhou...

Leandro Sena caiu. Não sei se era o certo, mas era esperado. Começou a cair quando mandou um time reserva para Mossoró para enfrentar o Baraúnas. Conseguiu tirar leite de pedra sem chiar muito. Mas não conseguia evitar certos apagões dessa equipe. Foi assim contra o Coríntians, o Crb lá e nos primeiros 30 minutos aqui e contra o Ceará. Falo dos jogos que vi. Talvez não se fizesse mais entender. Talvez não percebesse onde estava o defeito. Talvez não soubesse a solução. Talvez lhe falte experiência até para não cair em certos cantos de sereia. Talvez. Mas fez um bom trabalho no geral.

E o que houve contra o Ceará? Acho que nunca saberemos. Mas que foi estranho, foi!

Agora resta a esses jogadores suarem sangue na Arena das Dunas no jogo da volta, com transmissão para todo Brasil, para apagar a péssima impressão deixada. A distância entre o inferno e o céu pode ser percorrida em 90 minutos. Será? Missão impossível só se conquista se todos assim quiserem. O que querem os jogadores? De minha parte, fica a torcida para que Oliveira Canindé faça aqui o que fez no Campinense: derrube os favoritos e levante a Copa do Nordeste. De novo. 


Faltam 91 dias para a Copa 2014

Chuva torrencial em Natal e, como sempre, o caos se instalou na Cidade do Sol - assim chamada porque não pode nem pensar em chuva. A falta de drenagem adequada em vários pontos da cidade somada à enorme quantidade de interdições no trânsito em virtude das tardias obras de mobilidade (?) para a Copa 2014 tiraram dos natalenses precioso tempo nesta tarde. 

No meu caso, por exemplo, um trajeto feito em apenas 5 minutos levou 40! Isto porque utilizo uma BR no contra-fluxo da tarde (centro-Ponta Negra). Uma verdadeira enxurrada impedia a subida de carros pelo túnel da UFRN em direção à marginal da BR 101 na altura do Posto Planalto.

Agora, quem diz sou eu: imagina na copa! É bom lembrar que essas obras não dão a menor pinta de que estarão finalizadas antes do grande evento. E para piorar o digníssimo prefeito de Natal resolveu dar ponto facultativo sempre duas horas antes das partidas nas Arenas das Dunas. Ou seja, o trânsito na hora do evento receberá um fluxo de rush hour vindo do centro da cidade. 

Deus nos salve!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Jogão na Copa do Nordeste

América e Ceará fizeram na Arena Castelão no ano passado pela Série B o melhor jogo que eu vi nos últimos tempos. Jogaço eletrizante! Deu Ceará: 2x1, mas ficou a impressão de um ótimo futebol das duas equipes. Tanto que eu passei muito longe da decepção pela derrota. Falei por aqui mesmo que esse era um jogo para ser gravado e revisto sempre que alguém quisesse ver bom futebol.

Pois bem, hoje à noite, lá pelas 22h, América e Ceará se enfrentam mais uma vez na Arena Castelão, palco da Copa do Mundo, desta feita pela Copa do Nordeste. Que me perdoem os pernambucanos, mas esta é uma final antecipada da Copa do Nordeste. São as duas melhores equipes, empatadas em quase tudo. Uma tem a melhor defesa (América); a outra, o melhor ataque (Ceará). Melhor para o Mecão que sua defesa vai completinha ao passo que o adversário tem um grande desfalque no ataque (Bill).

O jogaço será transmitido pela Intertv Cabugi e pelo Esporte Interativo Nordeste, ambos em HD, para deleite de quem gosta de bom futebol. #PraCimaMecão

Faltam 92 dias para a Copa 2014

E já não há mais ingressos para Uruguai x Itália aqui em Natal. Em apenas duas horas na nova fase de vendas, a Fifa anunciou que se esgotaram os ingressos para todos os jogos a serem disputados em São Paulo e Rio de Janeiro, além de Alemanha x Portugal em Salvador, Inglaterra x Itália em Manaus e o jogo entre a Azzurra e a Celeste na Arena das Dunas.

É bom lembrar que já não havia ingressos disponíveis nesta fase para Brasil x Croácia, as duas semifinais e a final.

A última chance para os torcedores comprarem ingressos da Fifa tem início previsto para o dia 15 de abril.

sexta-feira, 7 de março de 2014

1 pra frente, 2 pra trás

Infelizmente, é assim que caminha a humanidade. Ou a sociedade. Ou especificamente a sociedade brasileira, que é a própria de meu convívio. Século 21, ano 14 e o que vemos? Intolerância por toda a parte. Existe algo mais absurdo do que um ser humano menosprezar outro por causa da cor de sua pele? E o quanto de hipocrisia há nisso quando se observa que o Brasil é um país absolutamente mestiço, misturado mesmo, com muito sangue negro, índio e até branco europeu correndo nas veias dos brasileiros?

Pois bem. Nesta semana, parece que o Brasil enlouqueceu de vez. Jogo Alecrim x América no município de São Gonçalo do Amarante. Dida, goleiro do América que já defendeu o Alecrim, faz uma defesa e, além dos impropérios mal-educados de sempre, escuta de um torcedor "macaco". Por que Dida é um macaco? Se Dida é, todos somos, afinal, o ser humano e o macaco descendem de uma mesma linhagem, segundo o evolucionismo científico. Ridículo, ainda mais se considerarmos que, como brasileiro, o autor da imbecilidade tem o sangue tão ou mais misturado do que Dida. Ou seria ele um europeu ou asiático puro sangue? Ainda que fosse, não teria o direito de comparar quem quer que fosse a um animal, sendo ele o primeiro a ter um cérebro bestializado. Bonita foi a resposta do jogador: "quero dizer a esse idiota que eu tenho muito orgulho da minha cor." Todos temos. 

Achou pouco? Ontem, um árbitro no Rio Grande do Sul sofreu ainda mais, já que durante o jogo foi assim xingado, e após, encontrou seu carro vandalizado, inclusive com duas bananas de adereço. Chorou ao ser entrevistado. Revoltante é o mínimo que tenho para dizer.

O que dizer então do pai que resolveu que tinha que espancar o filho de 8 anos para que ele "virasse homem"? Como uma criança de apenas 8 anos pode virar homem? Ela precisa passar pela adolescência para isso. Mas o pai (?) não se referia a isso. Ele se incomodava com o fato do pequeno mossoroense Alex gostar de brincar de boneca e ter um jeito afeminado. Imbecil, ele nasceu assim! Como você pode querer que alguém deixe de ser careca na porrada? Ou que tenha cabelo liso/crespo? Ou deixe de ser ruivo? Ou deixe de ser hetero/homossexual? Essas todas são características inatas do ser humano. Nasce-se assim! A única opção ou escolha que existe a ser feita é entre ser feliz, respeitando suas características, ou viver em depressão, negando-se a natureza. 

Não sei o que incomoda tanto aos intolerantes. Por que a cor da pele do outro (que em essência é sua também, basta estudar História para saber) me irrita tanto? Por que a sexualidade do outro tanto me agride? Essas são características dos outros, não minhas. No fundo, acho que Freud explica muito bem as intolerâncias. Aliás, a filosofia também. Normalmente, a teoria do espelho e das frustrações encaixam perfeitamente nos intolerantes. Dá até para ter pena desses coitados quando pensamos um pouco.

A intolerância me causa repulsa. Não porque não tenhamos todos nós algum resquício de intolerância ante algo da vida, mas porque os intolerantes de corpo e alma devotam suas vidas a trazer infelicidade aos outros. Parece mesmo coisa de gente invejosa, que não pode ter algo e assim não tolera que ninguém mais tenha. 

Meu avô e minha mãe sempre dizem, com muita propriedade, que todo invejoso é preguiçoso. É verdade. Não consegue construir algo seu, então passa a desejar a destruição do que é dos outros. No caso do garotinho mossoroense, isso infelizmente deu um passo mais. Inveja passou a matar o alvo do sentimento. 

Como é vazia a vida de quem vive a se perturbar com a felicidade alheia! Como a sociedade brasileira deu vários passos para trás nesta semana! Até quando? Até quando?