Pois é. 18 rodadas já foram embora. Num feito histórico para o futebol do RN, o América manteve-se na zona de classificação para a Série A em 14 rodadas. Foi líder em parte dessas rodadas (acredito que em 5 delas). Atualmente, é o 9.º com 28 pontos. Está a 5 pontos da zona de classificação e a 13 da zona de rebaixamento.
O Abc frequentou a zona de rebaixamento para a Série C algumas vezes. Também esteve uma vez na zona de classificação para a Série A. Mas agora está em 15.º lugar com 20 pontos. Está a 5 pontos da zona de rebaixamento e a 13 da zona de classificação.
Posições simetricamente invertidas. E, para acelerar corações, o 1.º turno se encerra com o clássico no Nazarenão.
"Clássico é clássico", diz a máxima. Mas não dá para fechar os olhos: tem favorito, especialmente se o mandante é quem se encontra melhor na competição. Se o favorito vai vencer, aí são outros 500. Futebol às vezes maltrata. Não é como basquete, em que o melhor sempre vence. E num clássico isso ganha novas cores de dramaticidade.
Até as diretorias trocaram de posição. No início do ano, a do América defendia torcida única nos jogos e a do Abc era contra. Nunca houve nada demais entre as torcidas, especialmente em Goianinha. Agora é o presidente do Abc que luta por torcida única, enquanto o presidente do América diz que não abre mão da presença de sua torcida na última rodada do campeonato no Frasqueirão. Alguém se arrisca a apontar a motivação para a mudança de posicionamento, especialmente do presidente do Abc, já a PM e o MP têm dado conta do recado quanto à segurança?
Melhor ainda será aguardar a mudança de posicionamento da imprensa nesta semana. Um verdadeiro aperitivo para o jogão do próximo sábado às 16h20 em Goianinha.
Não tenham dúvida: o clássico já começou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário