quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Marcante

Dentre tudo que podemos dizer de 2020, algo é inquestionável: este foi um ano marcante na vida de todos. 

Vivemos experiências que nunca imaginávamos que estivessem em nosso caminho coletivo: máscara, distanciamento até de grupos familiares, dias a fio dentro de casa.

Perdemos muita gente neste ano, assim como em outros anos. Mas 2020 levou muito mais gente em pouco tempo e sem chance de despedida. Ficou um enorme vazio.

De uma hora para a outra, tivemos que nos virar com uma perda acentuada de renda. Empregos sumiram, negócios fecharam.

De repente, as injustiças ficaram mais visíveis, passando a doer naqueles que não a enxergavam antes.

Descobrimos um novo jeito de viver, focando no essencial, no hoje, nos que amamos. Até a nossa alimentação mudou.

Vimos uma ciência trabalhando a várias mãos como nunca antes para que, enfim, tenhamos recursos, como vacina e tratamento efetivo, que rompam esse período de sofrimento. A perspectiva é muito boa.

É certo que 2020 foi um ano com uma carga extremamente negativa, mas não sejamos injustos com as lições recebidas. Elas são muito valiosas para uma vida melhor. Devemos agradecer por isso, refletir e procurar construir essa vida melhor desde os primeiros segundos de 2021.

Que 2021 então seja a construção de tudo de bom que 2020 ficou devendo! 

Manchetes do dia (31/12)

A manchete do bem: Vinículas superam projeção e venda de espumante brasileiro cresce em 2020.

As outras: Ao contrário da Argentina, Brasil continua a ignorar dano do aborto clandestino, Neymar abandona Mangaratiba após polêmicas e causa tumulto em Santa Catarina e Parado em 2020, turismo terá retomada lenta e ligada à vacina.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/31)

The headline for good: Argentina legalizes abortion, a milestone in a conservative region.

The others: Discovery of virus variant in Colorado and California alarms scientists, U.K. authorizes Covid-19 vaccine from Oxford and AstraZeneca, and This New Year's Eve, Times Square will be filled with hope. But not people.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

No WhatsApp

O WhatsApp, verdadeira terra de ninguém, é território para todo tipo de coisa. A imagem abaixo é exemplo disso e também reforça, se produzida no sentido que explicita, o triste comportamento de "gastar 100 para o outro não ganhar 50", especialmente no futebol.





"Faltam estas duas páginas"

(Imagem: Canindé Pereira, América)

O zagueiro predestinado Edimar conversou com o assessor de imprensa Canindé Pereira (já de volta ao trabalho 🙌🏼) sobre o momento do América.

Jogo do acesso
A gente esperou muito, muito tempo por este momento. Como o professor Lucas sempre fala, a gente estava construindo um livro, a gente estava escrevendo um livro e para a gente concretizar nosso acesso faltam estas duas páginas. Dois jogos muito difíceis. A gente já enfrentou a equipe do Floresta, a gente sabe que é muito difícil. A gente encontrou dificuldade não só lá, mas aqui também. Então que a gente possa entrar focado. A gente já foi treinado, eu creio, nesses jogos do Coruripe e do Galvez, quando passamos por várias situações e isso serviu de aprendizado. Então que a gente possa ir para lá agora fazer um grande jogo, chegar em casa e a gente firmar a nossa classificação e colocar o América onde ele merece e de onde ele não deveria ter saído.

Comemoração do gol
Eu, Romarinho e Felipe Guedes, a gente tem soltado pipa aqui no CT. É uma brincadeira de criança de que eu sempre gostei. Clubes para onde eu vou eu sempre solto quando é época e dessa vez aqui no América não é diferente. Romarinho ficou a semana toda desse jogo soltando pipa, então a gente achou válido ali fazer essa comemoração soltando pipa e deu tudo certo, graças a Deus. Romarinho bateu o escanteio, Robson desviou e, graças a Deus, eu fui feliz de fazer o gol e fazer essa comemoração aí. Espero que tenha mais porque vai dar muita felicidade não só para mim, mas para os torcedores do Mecão também.

Histórico



A seriedade com que o América está encarando esta Série D é algo para ser registrado. O primeiro jogo do acesso, por exemplo, será disputado no sábado, logo ali na capital do Ceará. Ainda assim, ficou definido entre direção, comissão técnica e elenco que a viagem começaria hoje, na quarta-feira, antevéspera da virada de ano.

Agora acrescente que o gasto prolongado de hospedagem ocorre num ano em que não há público pagando ingresso (na rua pode; na arquibancada, não).

A torcida entendeu o momento e segue contribuindo financeiramente, tanto adquirindo um ingresso virtual como doando valores cuja meta é de R$ 100 mil.

Esforço ainda em 2020 para um acesso que pode chegar em 2021. É para ficar mesmo na história.

Manchetes do dia (30/12)

A manchete do bem: Em decisão histórica, Argentina aprova direito de mulher decidir sobre aborto.

As outras: Reino Unido aprova vacina da Oxford-AstraZeneca, principal no programa brasileiro, Frete marítimo Brasil-China quadriplica e inviabiliza negócios e Após ataque a Dilma, primo dos Bolsonaros publica montagem com presidente agredindo estudante na ditadura.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/30)

The headline for good: Legal abortion, once a long shot in catholic Argentina, now within reach.

The others: Britain mourns a cherished education exchange program ended by Brexit,  Hit hard by the pandemic, Mexico's drug cartels tweaked their playbook, and First U.S. case of highly contagious coronavirus variant is found in Colorado.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Manchetes do dia (29/12)

A manchete do bem: Anvisa concede ceetificado de boas práticas a fábricas da Pfizer.

As outras: FHC e Lula apoiam Dilma após Bolsonaro questionar tortura, Contra Covid, Prefeitura do Rio bloqueará toda a orla no Ano-Novo e Mulher-Maravilha ganhará mais um filme com Gal Gadot.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/29)

The headline for good: New York bans most evictions as tenants struggle to pay rent.

The others: Saudi activist who fought for women's right to drive is sentenced to prison, The year inequality became less visible, and more visible than ever, and A rare pandemic silver lining: mental health start-ups.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Muito ruim



Adoro filmes natalinos. Gosto tanto que agora acompanho uma série natalina (acho que é da Finlândia ou da Noruega) na Netflix. Mas se há um filme que é uma decepção total é o recente Tudo Bem No Natal Que Vem, com Leandro Hassum.

A ideia é ótima, ainda que manjada. No entanto, o desenvolvimento é uma tragédia! Arrastado, com piadas sem graça, entupido de clichês carregados no dramalhão. 

A impressão é sempre que o filme força a barra em qualquer direção que tome.

Até Janaina, que adora comédias, sejam elas as mais toscas do mundo, não gostou.

Fujam! 

Velho conhecido

No sorteio realizado na CBF, o América garantiu o 3.° lugar dentre os classificados para as quartas de final da Série D 2020 e vai enfrentar o Floresta na disputa do acesso.

América e Floresta já se enfrentaram duas vezes na fase de grupos: 1x1 no Ceará e 2x1 no Rio Grande do Norte.

Se por um lado há uma certa comemoração pela enorme pedreira que seria o Mirassol e a Federação Paulista, por outro, não há descanso, vez que o Floresta já provou há muito tempo um nível muito diferente do que o do Jacyobá, numa comparação absurda e inexplicável. Tanto é assim que este deixou a competição sem uma mísera vitória, ao passo que a equipe cearense está na briga pelo acesso.

Manchetes do dia (28/12)

A manchete do bem: Trump assina pacote que libera US$ 2,3 tri para socorrer economia dos EUA.

As outras: 'Ser vacinado não nos isenta de andar de máscara', diz Margareth Dalcolmo, PF vê culpa do Exército em falha no controle de armas e defende não zerar impostos e Boeing 737-8 MAX da Air Canada sofre falha em turbina.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/28)

The headline for good: E.U.'s mass vaccination campaign starts, with nursing homes as focus.

The others: Trump signs pandemic relief bill after unemployment aid lapses, The vaccines are supposed to be free. Surprise bills could happen anyway., and A quiet life, a thunderous death, and a nightmare that shook Nashville.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 27 de dezembro de 2020

Sorteio

O regulamento da CBF para a Série D 2020, de acordo com a revisão de 10/12/20, é muito claro: há apenas 4 critérios para definir a colocação dos 8 classificados para as quartas de final que, por sua vez, define os confrontos.

Estes critérios estão previstos no art. 15, parágrafos 1.° a 4.° (imagem abaixo).


Os critérios, pois, são, pela ordem: maior número de pontos em toda a competição*; maior número de vitórias em toda a competição*; maior saldo de gols em toda a competição*; sorteio.

Aparecidense-GO e América-RN, segundo informação de quem acompanha a tabela, empatam em número de pontos (35), em número de vitórias (10) e em saldo de gols (24). Resta apenas o sorteio para desempatar e definir quem será o 3.° e o 4.° colocados no bloco das quartas de final para enfrentar Floresta-CE e Mirassol-SP, respectivamente.

Amanhã a CBF deve realizar o sorteio para não atrasar a divulgação da tabela com horário e local dos confrontos.

*fase de grupos, rodada de 16 e oitavas de final

Série D 2020: Oitavas de final - volta

Grupo 1 - Floresta-CE 2x0 Juventude-MA (Eduardo Junho, Renê Alves)
Grupo 2 - América-RN 5x1 Galvez-AC (Elias, Tartá, Edimar, Dico, Wallace Pernambucano; Daniego)
Grupo 3 - Altos-PI (4) 1x1 (2) Salgueiro-PE (Juninho; Ciel)
Grupo 4 - Fast Club-AM (6) 1x0 (5) Globo-RN (Régis Souza)
Grupo 5 - Aparecidense-GO 1x2 São Luiz-RS (Rodriguinho; Hugo Almeida, Sílvio)
Grupo 6 - Goianésia-GO 1x1 Marcílio Dias-SC (Vanilson; Anderson Ligeiro)
Grupo 7 - Brasiliense-DF 2x1 Mirassol-SP (Zé Eduardo-2; Keynan)
Grupo 8 - Novorizontino-SP 4x0 Goiânia-GO (Willean Lago, Pereira, Guilherme Queiroz, Caio Monteiro)

"É um jogo difícil"

O técnico Paulinho Kobayashi analisou a conquista da vaga nas quartas de final da Série D 2020.

América 5x1 Galvez
Nós tivemos um jogo em duas situações. No 1.° tempo, nós não conseguimos encaixar, não jogamos o futebol que nós estamos acostumados. Até fizemos um gol, mas no 2.° tempo, quando nós voltamos, fomos surpreendidos. Mas nossa equipe teve um poder de reação - acho que isso nós temos que frisar bastante - e conseguiu fazer o 2.° gol. Os atletas também que entraram são atletas que estão nos ajudando muito, então a gente tem que valorizar o elenco que entrou, fez a diferença, conseguiu ajudar bastante. Então eu acho que isso é importante principalmente para esse próximo jogo, que é decisivo.

Mirassol-SP
É um jogo difícil. É uma equipe que eu acho que é da 1.ª divisão do Campeonato Paulista. É uma equipe bem qualificada, conseguiu um excelente resultado dentro de casa com o Brasiliense-DF, que é uma equipe forte, mas nós temos que analisar a nossa equipe como um todo. A nossa equipe é uma equipe boa também, uma equipe que consegue os objetivos, e eu tenho certeza que vai ser uma bom jogo. Quando nós jogamos com uma equipe qualificada, com campo bom, nossa equipe também joga bem. Então a esperança é que a nossa equipe se encaixe também já no jogo em São Paulo para que a gente possa decidir aqui o nosso acesso.

Tartá
Foi o que nós falamos quando ele veio contratado: ele estava muito tempo parado, ele não conseguia o ritmo de jogo, ele não conseguia acompanhar os nossos atletas até mesmo nos treinamentos e nós demos um prazo justamente para que ele pudesse se condicionar porque nós sabemos da qualidade técnica dele, o que precisava era o condicionamento físico. E quando ele se condiciona, isso facilita muito para o trabalho dele. Então eu vejo que Tartá não estava nessa evolução. Tecnicamente ele é muito bom, mas precisava da parte física. Eu vejo que ele vai nos ajudar bastante e a gente sabe da experiência dele e principalmente na competição pode nos ajudar.

A comemoração

Hoje o olho clínico da comemoração dos gols do América foi de Fernanda Lima.





 (Imagens: Fernanda Lima, América)

Correção e avanço

Assim como foi contra o Coruripe, foi contra o Galvez: o América se acertou em casa e avançou na competição.

O jogo foi bem disputado no 1.° tempo. Eu perdi a primeira chance de gol do Galvez logo no início da partida. Depois disso, o América poderia tranquilamente ter feito 3x0, com duas chances claríssimas de Wallace Pernambucano. Já perto do fim, o Galvez teve também uma chance claríssima perdida. 

Mas o 1.° tempo não terminou 0x0. Depois de um pênalti não marcado em Rondinelly, o árbitro marcou um pênalti que não existiu em Wallace Pernambucano e Elias cobrou muito bem para abrir o placar.

No 2.° tempo, de novo eu perdi o primeiro lance do Galvez, só que dessa vez saiu gol. 1x1, num belo chute rasteiro de fora.

Ainda assim o América crescia no jogo. A transmissão travou e eu perdi o gol de Tartá, que jogou muito. 2x1.

A partir daí, especialmente depois dos 21 minutos, o Galvez começou a dar claros sinais de que não aguentaria o ritmo do time de Paulinho Kobayashi. 

Edimar, o predestinado, recebeu um desvio de Robson, que acabara de entrar, num escanteio muito bem cobrado por Romarinho, e mais uma vez marcou o gol do desafogo. 3x1.

Dico e Rodrigo Andrade entraram ligados no jogo e o último serviu com açúcar e com afeto o primeiro: 4x1.

A goleada se completou com Wallace Pernambucano marcando mais um gol de pênalti, seguindo a máxima de a cada dois sai um (já havia outro pênalti não marcado - mão de dois zagueiros do Galvez). 

O que importa mesmo é que o América deu um passo significativo em busca do seu objetivo e parece se fortalecer a cada desafio. Vejam que hoje Carlos Renato esteve bem em campo e até Tiago Costa entrou bem nos minutos finais. Já Elias destoou das atuações até então.

Paulinho teve toque de Midas, absorvendo as lições e acertando desde a escalação até as substituições. Tudo funcionou a contento, mesmo quando o jogo esteve empatado.

O Mecão agora está nas quartas de final e a disputa do acesso ficou para 2021, só para dar um pequeno retrato da ladeira que todos enfrentam nesta Série D desde 2017.

A exemplo de cada confronto anterior, o nível de dificuldade também aumenta exponencialmente. Cada vez mais comissão técnica, jogadores e diretoria são requisitados a entregarem mais foco e empenho para que cada batalha de fato seja superada sempre em busca do acesso. E se, enfim, a disputa do acesso chegou, é sinal firme de acerto de que a luta não foi em vão.

Como único representante do estado nas quartas de final, o América segue firme para fazer valer sua alcunha de Orgulho do RN em busca do acesso. Que sobrem foco, força e fé para essa conquista!

Podcast: O ano em que tudo mudou

2020 é um marco para a humanidade.









Listen to "O ano em que tudo mudou - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Podcast: Tudo ou nada

A volta das oitavas de final da Série D 2020.









Listen to "Tudo ou nada - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Podcasts às 10h

Hoje, a partir das 10h, vão ao ar o podcast sobre futebol e o podcast sobre assuntos variados. São os últimos de 2020.

Até lá.

Manchetes do dia (27/12)

A manchete do bem: Ex-feirante na BA, pesquisador estuda novas tecnologias para vacina da Covid na USP.

As outras: Anitta cantará no Réveillon da Times Square, em Nova York: 'Só felicidade', Judiciário do MA é acusado de não proteger mulher contra violência e Mobilização dá renda e faz inclusão de agentes que vivem de reciclagem.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/27)

The headline for good: Early vaccine doubters now show a willingness to roll up their sleeves.

The others: Trump's fraud claims died in court, but the myth of stolen elections lives on, Market edges toward euphoria,.despite pandemic's toll, and Brazil is famous for its meat. But vegetarianism is soaring.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 26 de dezembro de 2020

Podcast amanhã

O podcast de sábado sobre assuntos variados vai ao ar amanhã logo após o podcast sobre futebol, que começa às 10h.

Até lá.

Manchetes do dia (26/12)

A manchete do bem: Bolsonaro sanciona lei que regulamenta repasses do Fundeb.

As outras: Amazônia e Pantanal perdem 3 estados do RJ em 2020 com queimadas e desmatamento, Brasil ultrapassa 190,5 mil mortes pela Covid-19 e MSC cancela a temporada e Brasil não terá cruzeiros neste verão.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/26)

The headline for good: For opponents of native American nicknames, 2020 has brought hope.

The others: Duke women's basketball ends season early because of virus concerns, A warning, then a blast: Nashville explosion was deliberate, Police says, and As virus resurges in Africa, doctors fear the worst is yet to come.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

De volta às origens

Não sei como foi o Natal de todo mundo. Sei que tivemos tristezas e alegrias para dar e vender em cada canto deste planeta. Na minha casa, voltamos às origens, com uma confraternização só do núcleo que mora sob o mesmo teto.

Há quantos anos o nosso Natal não era assim? Não consigo mensurar. Aliás, medir foi um desafio: quanto de comida, quanto de vinho, quanto de trabalho...

No fim, uma tranquilidade e uma paz enormes. Num ano difícil em todos os sentidos, ainda assim, reconhecemos o tanto que tínhamos a agradecer, inclusive por aquele momento de confraternização pequenina.

Chamadas de vídeo, telefonemas, algumas mensagens trocadas pelas redes sociais, enfim eu diria até que a distância nos uniu mais.

E daí que o pisca-pisca da árvore resolveu queimar faltando poucos minutos para a meia-noite? O Natal essencialmente já estava ali. 

Neste 25 de dezembro mais diferente de todos, que o reencontro com as origens nos mostre o caminho de uma vida com o que realmente importa.

Feliz Natal!

Manchetes do dia (25/12)

A manchete do bem: Reino Unido e União Europeia fecham acordo, e saga do Brexit chega ao fim depois de 4 anos.

As outras: Chile, Costa Rica e México começam a vacinar contra Covid-19, e Brasil fica para trás, Eficácia da Coronavac não chega a 90%, diz secretário de Saúde e Após denúncia, deputado pede troca de homens por mulheres em comissão de ética.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/25)

The headline for good: Britain and E.U. reach landmark deal on Brexit.

The others: For millions of jobless, Christmas is a season to endure, not to celebrate, With olympics postponed, U.S. marathon champion decided to have a baby, and An N.B.A. Christmas gift: LeBron, Steph and Luka in action.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Manchetes do dia (24/12)

A manchete do bem: Anvisa dá aval à fábrica de insumos da vacina da Oxford.

As outras: Pandemia e descuido forçam pais a escolher filhos para receber em casa no Natal, Governadores e secretários criticam adiamento de dados da Coronavac e Especiais de Natal dominam programação da televisão aberta e paga.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/24)

The headline for good: Pfizer seals deal woth U.S. for 100 million more vaccine doses.

The others: Trump's attack on coronavirus relief divides G.O.P. and threatens recovery, Isolation helps homeless population escape worst of virus, and Black doctor dies of Covid-19 after complaining of racist treatment.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Super legal



Há tempos a Netflix me indicava DC's Legends of Tomorrow, mas eu sempre tive um pé atrás com filmes com uma ruma de super-heróis, apesar de adorar Liga da Justiça (o original era mesmo Liga da Justiça ou Sala da Justiça?) quando criança.

Só que sou apaixonada por Supegirl e na última temporada há um episódio desgraçado de crossover (detesto!), que mistura uma ruma de super-heróis e cuja história apenas começa em Supergirl; o restante se desenvolve em Batwoman (HBO), Flash, Arrow, cabendo o grand finale a DC's Legends of Tomorrow.

Como a 5.ª temporada ainda não estreou na Netflix (só em 29/12) e é nela que Crisis on Infinite Earths terá fim, resolvi acompanhar do começo para não ficar muito perdida.

A primeira temporada é o ó! Os episódios são arrastados demais. Como são muitos super-heróis, a impressão que fica é que temos vários primeiros episódios, que são na maioria daz vezes muito fracos em relação ao restante da série. Mas a indicação da Netflix apontava 98%. Teria o algoritmo errado?

Busquei críticas na internet e todos apontavam que apenas a primeira temporada era assim. Quem conseguisse superar o trauma seria bem recompensado.

Comecei então a acelerar os episódios, pulando as partes arrastadas, o que incluía as lutas. Para minha surpresa, a partir do 10.° episódio, não precisei mais pular. Finalmente a série encaixou um bom ritmo para o que se espera de viagens no tempo.

E sim, é verdade, as temporadas seguintes são muito legais. Ela faz muitas referências à cultura pop em geral, detalhes históricos importantes e às vezes desprezados, e é super antenada com os dias atuais. E consegue fazer tudo isso com um ótimo humor. É impossível não se apaixonar. Maratonei tudo em 2 semanas e agora aguardo a 5.ª temporada já também apaixonada por DC's Legends of Tomorrow.

Manchetes do dia (23/12)

A manchete do bem: Fiocruz entrega vacina em 8 de fevereiro, e governo agora quer 100 milhões de doses da Coronavac.

As outras: Após 48 horas, França anuncia reabertura parcial da fronteira com Reino Unido, Supremo pede à Fiocruz reserva de vacina para 7.000 servidores para 'contribuir com país' e Filho do fundador das Casas Bahia é acusado de estupro e aliciamento por 14 mulheres.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/23)

The headline for good: Pfizer nears deal with Trump administration to provide more vaccine doses.

The others: Pulse oximeter devices have higher error rate in black patients, Justice Dept accuses Walmart of fueling opioid crisis, and Can travel bans really stop the spread of coronavirus variants? Experts are skeptical.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Olho no futuro

É bem verdade que o América está no meio da disputa das oitavas de final da Série D 2020, mas com o calendário apertado que a pandemia de Covid-19 impôs para 2020 e 2021 e estando já nos últimos suspiros de um ano que parece não ter fim, a diretoria do Mecão precisa já projetar o futuro que se aproxima.

Se há algo que ninguém pode negar é o crescimento técnico e tático que um elenco então esfacelado teve sob o comando de Paulinho Kobayashi. Paulinho chegou e transformou água em vinho: saímos do chutão que envergonhava a tradição do América de grandes times de toques mais refinados para termos um time que controla o jogo e que até empolga jogando bonito  em muitas ocasiões. 

O América avançou com a melhor campanha de seu grupo e provando mesmo que não há tropeço do qual não possa se recuperar como vimos recentemente no jogo de ida contra o Galvez.

Paulinho trouxe para o América a identidade que faltava, coisa de quem esteve do lado de dentro do campo empenhado em levar o Orgulho do RN a grandes conquistas que até hoje marcam a memória afetiva de quem o viu em campo no Machadão, seja como atacante, como meia ou como volante.

O América vai subir nesta edição da Série D? Ninguém sabe, mas também ninguém duvida da capacidade da equipe de Paulinho de mostrar superação e alcançar feitos maiores.

E é exatamente por isso que eu já exponho aqui a minha preocupação com o futuro. O Brasiliense-DF já procurou Paulinho na primeira fase e foi rejeitado por ele justamente pela identidade entre técnico e clube e sua vontade de levar o América a esse acesso. Cito o Brasiliense-DF apenas para ficar numa equipe que está na mesma situação do América.

O fato é que o contrato de Paulinho se aproxima do fim sem notícia de qualquer conversa para renovação, o que me deixa com o coração apertado ao olhar para o futuro. Este pequeno intervalo de tempo de trabalho já mostra o grande potencial de crescimento que clube e treinador têm ao caminharem juntos, algo que já vimos quando essa parceria envolvia a atuação de Kobayashi dentro das quatro linhas. 

Se já sou ardorosa defensora de continuidade para que os frutos de um trabalho sejam colhidos, imaginem quando a oportunidade de continuidade inclui um ídolo apaixonado pelo clube. 

Mas e se o América não sair da D? A tristeza será grande, entretanto, não se pode apagar o trabalho reconhecidamente bem feito em tão pouco tempo. Se o Fortaleza acertou ao manter Rogério Ceni em seus primeiros tropeços para enfim alcançar o paraíso, mais certo ainda fará o América em segurar Paulinho Kobayashi, um ídolo seu e com uma vontade enorme de crescer aqui, na sua casa, com seu povo.

E se sair da D? Se tiver deixado o interesse do mercado chegar antes, o lamento será grande pela perda de um treinador com tantos bons requisitos. 

Kobayashi erra e acerta como todo profissional. Acerta muito mais do que erra e mostra uma grande qualidade que só confirma sua inteligência: aprende com os erros e se torna um comandante ainda mais forte. 

Paulinho Kobayashi e América estão destinados a grandes feitos juntos, especialmente com um trabalho duradouro, com início adequado, em pré-temporada. Disso ninguém duvida. Que o América e o próprio Paulinho, então, não cometam o erro crasso de abrir mão de uma oportunidade única que o destino lhes reservou. Mas que se pense neste futuro agora. Já.

De volta


O presidente do América Ricardo Valério acabou de confirmar no Twitter que o goleiro Ewerton volta aos treinamentos amanhã normalmente.

Se estiver mesmo OK, imagino que Ewerton será o titular no jogo da volta contra o Galvez.

Manchetes do dia (22/12)

A manchete do bem: Anvisa dá aval à fábrica de insumos da Coronavac na China.

As outras: Prefeito Marcelo Crivella é preso em casa no Rio, Boulos vai ao Ministério Público contra reajuste de 46% em salário de Bruno Covas e Prêmio F5: 'As Five' ganha melhor série; Fernanda Montenegro leva troféu de melhor atriz.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/22)

The headline for good: Congress passes huge coronavirus relief bill.

The others: Concerns about coronavirus variant cut off U.K. from Europe, Mexico misled citizens about the severity of coronavirus in its capital, and Kilauea volcano erupts in Hawaii, prompting warning to stay inside.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Pausa no Papo Alvirrubro

Dói no coração avisar que o Papo Alvirrubro não vai ao ar nem hoje, 21/12, nem na próxima segunda, 28/12, porque sofremos uma senhora baixa na equipe. 

O nosso showman Canindé Pereira recebeu confirmação de Covid-19 e agora cumpre isolamento quietinho em casa.

Estamos todos na torcida para que Canindé tenha uma recuperação super tranquila e rápida e, se Deus quiser, voltaremos a tempo de discutir a disputa do acesso do Mecão bem no meio dela.


"Lucas entrou muito bem"

Paulinho Kobayashi ainda comentou sobre a atuação do goleiro Lucas.

A entrada do Lucas mostra a competência da nossa comissão técnica, o trabalho também do preparador de goleiros Rodrigo, que tem trabalhado muito forte com esses garotos. Nós também confiamos neles, não só no Lucas, mas também no Luiz Eduardo, Matheus Bambu, Rodrigo. São atletas que nós demos a oportunidade para eles jogarem no profissional. Tem o Nikolas também, que foi outro jogador que veio da base. Então se for somar direitinho, são vários jogadores que a gente tem aproveitado no profissional numa competição difícil. Nós temos que entender que a Série D não é uma Série B, é uma competição muito mais difícil principalmente na parte técnica. São jogadores, são adversários que jogam com mais força, um campo ruim, difícil, principalmente com nossa equipe, que é muito técnica, existe essa dificuldade. Mas acho que está todo mundo de parabéns. Lucas entrou muito bem. O preparador de goleiros fez um excelente trabalho. E a nossa equipe, no geral de todos da comissão técnica, a gente tem que ressaltar que a confiança é muito grande e boa na nossa categoria de base, e a gente tem dado muita oportunidade.

"Todos os jogadores se entregaram"

O técnico Paulinho Kobayashi analisou o empate com o Galvez no jogo de ida das oitavas de final.

Eu analiso de duas formas: uma antes da expulsão e outra depois da expulsão. Antes da expulsão, nós estávamos com 2 alas, 3 zagueiros e 2 alas bem avançados. Tivemos até duas situações de cruzamento de Neilson para dentro da área e Romarinho recebendo do outro lado, onde Wallace até fez uma falta. Duas do lado esquerdo, com Romarinho chegando no fundo, também cruzando, Neilson dividindo uma de cabeça e outra dominando. Então a gente estava bastante ofensivo com os dois laterais. E a partir do momento que nós ficamos com um a menos, eles foram inteligentes. Falei para baixar a linha. Eles tiveram que jogar mais como lateral do que propriamente dito ala. Então nós tivemos essa dificuldade do campo também, porque nossa equipe é uma equipe que toca bem a bola. Eu acredito que essa foi uma das maiores dificuldades que nós tivemos, apesar de estarmos com um jogador a menos. E todos os jogadores se entregaram, foram aguerridos, buscaram o gol mesmo com um a menos. Então eu vejo que nós estamos levando para casa 1 ponto. O resultado de 1x0 dentro de casa ou mais nos dá a classificação, diferente do outro jogo contra o Coruripe, em que nós tínhamos obrigação de ganhar de 2 gols de diferença. Então eu vejo de um ponto muito positivo, principalmente na situação de nós termos jogado com essa dificuldade da viagem, do campo também e com um jogador a menos. Então eu vejo como um ponto positivo que a nossa equipe conseguiu levar para casa esse 1 ponto.

Manchetes do dia (21/12)

A manchete do bem: Pandemia deu status fashion às roupas de ficar em casa, e moda perdeu opulência.

As outras: Governo não tem plano real contra Covid-19, diz TCU, Indicado de Bolsonaro ao STF suspende trecho da ficha limpa e Auxílio emergencial é a única renda para 36% que o receberam.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/21)

The headline for good: Congress strikes long-sought stimulus deal to provide $900 billion in aid.

The others: 'Big fight' breaks out over which interest groups get vaccine first, The coronavirus is mutating. What does that mean for us?, and It's 2020. Indigenous team names in sports have to go.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 20 de dezembro de 2020

Série D 2020: Oitavas de final - ida

Grupo 1: Juventude-MA 2x2 Floresta (Marciano, Naoh; Marconi, Flávio Torres)
Grupo 2: Galvez-AC 1x1 América-RN (Adriano; Felipe Guedes)
Grupo 3: Salgueiro-PE 1x1 Altos-PI (Daniel; Betinho)
Grupo 4: Globo-RN 2x1 Fast Club-AM (Edson, Aurélio; Bernardo)
Grupo 5: São Luiz-RS 0x4 Aparecidense-GO (Albano-3, Uederson)
Grupo 6: Marcílio Dias-SC 2x1 Goianésia-GO (Zé Vitor-2; Dudu)
Grupo 7: Mirassol-SP 4x0 Brasiliense-DF (Fabrício-3; Moraes)
Grupo 8: Goiânia-GO 1x1 Novorizontino-SP (Artur; Pereira)

Esforço para dar errado

O título é cruel, mas essa é a sensação que fica após acompanhar Galvez 1x1 América. Obviamente não pelo resultado, que ficou de ótimo tamanho por tudo o que aconteceu em campo e até fora dele, como um surto de Covid-19.

Mas o esforço para dar errado começou de novo com Paulinho Kobayashi. Colocar 3 zagueiros sem ter dois alas ofensivos é suicídio em qualquer situação. Agora imaginem  que os zagueiros são os atuais do América e que não havia um só ala - apenas um lateral, e que não convenceu ainda.

O buraco produzido no meio da defesa não demorou a ser explorado pelo calmo time do Galvez, que chegou sempre bem, justamente pelo meio.

Aí Vitor Paiva resolveu também fazer a sua parte no esforço para dar errado. Saiu errado com a mão e a jogada terminou no gol dos donos da casa. Pouco tempo depois, o goleiro resolveu inventar um novo jeito de proteger a bola contra um adversário na lateral do campo. 

Não me venham falar que goleiro não sabe sair com os pés porque não era uma saída de bola. Foi Vitor que tomou a decisão errada na pior hora possível. Para evitar o gol, fez uma falta já quase na linha da área e foi expulso. Um belo exemplo de como jogar fora uma classificação: goleiro titular expulso um pouco além da metade do 1.° tempo, goleiro reserva no DM por Covid-19 e terceiro goleiro na fogueira.

Todo mundo rezando de terço na mão para que nada mais acontecesse a Lucas ou ao América.

Nem adianta falar de tática depois de tudo isso. A vontade de Wallace Pernambucano provocou o erro do outro goleiro, o do Galvez, para equilibrar as coisas e servir de assistência para Felipe Guedes.

Para sorte do América, o Galvez é um time tão calmo e disciplinado que não abriu mão em momento algum de seu jeito de jogar, mesmo diante de um adversário desorientado no 1.° tempo e com um jogador a menos.

Hoje rolou um verdadeiro milagre a favor, mas não convém testar até quando a sorte favorece. Até porque esse mesmo Galvez também jogou para empatar em casa na Rodada de 16 e eliminou o River no Piauí, sempre explorando sua própria tranquilidade.

Sobre os goleiros, o prejuízo foi grande. Vitor está fora da próxima partida e é muito provável que Ewerton também não esteja disponível por causa da Covid-19. Lucas e outro goleiro da base vão para o jogo da vida de todos do América no próximo domingo. 

É preciso que técnico e jogadores interrompam o esforço para dar errado e tornem as coisas menos difíceis para o América. A ladeira já é íngreme demais para lidar com erros repetidos de parte a parte. Ou remam todos para o mesmo lado, ou morrem todos na praia, algo que já vimos em outras temporadas e que não gostaríamos de rever nesta.

Como disse no podcast de hoje de manhã, "todo cuidado é pouco". É trabalhar para dar certo.

Podcast: Todo cuidado é pouco

O início das oitavas de final da Série D 2020.









Listen to "Todo cuidado é pouco - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (20/12)

A manchete do bem: Vai ter Natal em 2020, sim, afirma Papai Noel em videoconferência.

As outras: Coronavac é a mais segura das vacinas em teste no país, China dá aval para Doria chamar Coronavac de 'vacina do Brasil' e Brasil empobrece e fica mais distante do mundo.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/20)

The headline for good: Biden climate team says protecting planet will create jobs.

The others: Boris Johnson tightens U.K. lockdown, citing fast-spreading version of virus, No 'negative news': How China censored the coronavirus, and Epstein associate is charged with rape of minors in France.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 19 de dezembro de 2020

Podcast: Natal seguro

Mantendo a Covid-19 fora da confraternização.









Listen to "Natal seguro - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Top 10 do Réveillon

O levantamento é da agência de viagens Decolar e foi publicado pela Folha de S.Paulo. Estes são os 10 destinos mais procurados pelos brasileiros para viagens de Réveillon:

  1. Rio de Janeiro
  2. Fortaleza
  3. Maceió
  4. Florianópolis
  5. Recife
  6. Salvador
  7. Natal
  8. Porto Seguro
  9. São Paulo
  10. Porto Alegre

Viagem de Réveillon em plena pandemia me parece surreal...

Manchetes do dia (19/12)

A manchete do bem: Doria convida Lula e Dilma para tomarem vacina contra a Covid-19.

As outras: São Paulo compra 2 milhões de seringas para vacinação contra Covid-19, Polícia baiana monitora redes sociais para impedir festas ilegais de Réveillon e Futebol testará substituições por concussão no próximo ano.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/19)

The headline for good: F.D.A. OKs the Moderna Covid vaccine, adding millions more doses to the U.S. supply.

The others: Employers can require workers to get Covid-19 vaccine, U.S. says, New York City will change many selective schools to address segregation, and Justices put off ruling on Trump plan for unauthorized immigrants and census.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Manchetes do dia (18/12)

A manchete do bem: Associação dos Advogados de São Paulo terá a primeira mulher na presidência.

As outras: Deputada é apalpada por colega na Alesp e denuncia assédio; deputado pede desculpas, Brasileiro precisará de exame negativo de Covid-19 para embarcar para o país e Tela de Tarsila do Amaral bate recorde e é vendida por R$ 57,5 milhões em leilão.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/18)

The headline for good: F.D.A. panel endorses Moderna's Covid-19 vaccine.

The others: Biden picks Deb Haaland to lead Interior Department, Pence will be vaccinated on live TV, adding to administration's mixed virus message, and More hacking attacks found as officials warn of 'grave risk' to U.S. government.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Fim da saga

Amanheci conferindo no Twitter informação de Mallyk Nagib a respeito da nomeação de Eduardo Rocha para o TRT21. É o fim de uma saga que passou por disputa judicial.

Como a vaga era de quinto constitucional da advocacia, o processo de escolha começou com votação entre advogadas e advogados inscritos na OAB/RN. Essa votação resultou em uma lista com os 6 mais votados (Marcelo Barros, Eduardo Rocha, Marisa Almeida, Augusto Maranhão,  Lúcia Jales e Eduardo Gurgel), com Eduardo em 2.°, com 958 votos (o mais votado foi Marcelo Barros, com 1.356 votos).

A fase seguinte foi a votação dentre os juízes  que compõe o 2.° grau do próprio TRT21. para diminuir a lista da OAB para apenas 3 nomes. E assim foi feito, com Marcelo em 1.°, Marisa em 2.° e Augusto em 3.°.  E foi aqui que o imbróglio começou.

A votação para o 2.° lugar ficou empatada entre Marisa e Eduardo. Bento Herculano, como presidente, deu o voto de Minerva para escolher sua ex-mulher. Eduardo contestou no CNJ, defendendo que cabia o critério de maior idade para essa definição, anulando o voto de Bento. Foi o que aconteceu.

A lista tríplice para nomeação seguiu para o presidente da República com Marcelo em 1.°, Eduardo em 2.° e Augusto em 3.°.

E segundo a informação de Mallyk, a saga terminou ontem com o Diário Oficial da União trazendo a publicação da nomeação de Eduardo Rocha para o TRT21.


Manchetes do dia (17/12)

A manchete do bem: Auxílios públicos evitaram que 23 milhões caíssem na pobreza nas metrópoles, diz pesquisa.

As outras: Momento de desgovernos exige coro dos lúcidos, diz dom Walmor, presidente da CNBB, Presidente da França, Emmanuel Macron recebe diagnóstico de Covid-19 e Em decisão inédita, Reino Unido atribui morte de menina de 9 anos a poluição do ar 

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/17)

The headline for good: Staring down deadline, Congress nears $900 billion stimulus bill.

The others: How putting on a mask raised Naomi Osaka's voice, City of Paris fined nearly $110,000 for appointing too many women, and China brings moon rocks to Earth, and a new era of competition to space.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

"Agora é superação"

Hoje o entrevistado de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América, foi o zagueiro Edimar.

(Imagem: Canindé Pereira, América)

Expectativa
Agora é superação. A gente entrou numa segunda fase. A gente está muito próximo do nosso objetivo. A gente sabe que a gente poderia pegar essas viagens longas. A gente tem que pagar um preço. A gente vai lá concentrado para gente pegar um bom resultado e a gente vir decidir em casa, o que vai ser muito importante.

Galvez
É uma equipe bem treinada, uma equipe que tem qualidade. Não tirou o River por acaso. Chegou nessa situação porque tem qualidade, então já estamos estudando eles. O professor Paulinho também tem passado coisas para nós deles e eu creio que a gente vai chegar lá preparado para isso.

Arena da Floresta
Vai ser minha primeira experiência no Acre. Nunca fui. Minha primeira vez. Espero chegar lá e ser feliz: trazer os 3 pontos, a gente sair vitorioso de lá e aqui a gente concretizar a nossa classificação, que vai ser muito importante. 

Quatro

O América confirmou que 4 jogadores foram identificados com Covid-19 (Ewerton, André Krobel, Luiz Eduardo e Nicolas) e ninguém mais, segundo os últimos exames.

É a realidade de momento. Que ela persista nos próximos exames.

Manchetes do dia (16/12)

A manchete do bem: Governo prepara nova rodada de saque emergencial do FGTS.

As outras: Saúde ignora há seis meses processo de importação de seringas da China, Fim prematuro do auxílio emergencial pode prejudicar o Brasil, diz diretora do FMI e Abin admite reunião com defesa de Flávio Bolsonaro, mas diz ao STF que não fez relatórios.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/16)

The headline for good: Moderna vaccine is highly protective against Covid-19, the F.D.A. finds.

The others: U.S. and Pfizer are negotiating deal for more vaccine doses next year, Fed joins climate network, to applause from the left, and Giannis Antetokounmpo signs $228 million extension with Bucks.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

"O time do América está bem equilibrado"

O preparador físico Lucas Leme falou sobre a preparação para enfrentar o Galvez.

(Imagem: Canindé Pereira, América)

Viagem longa
Graças a Deus a gente já vem fazendo esse trabalho há algum tempo. Se nós pararmos para pensar, a viagem para o jogo contra o Guarany, lá em Sobral, foi uma viagem desgastante. Para Cajazeiras, nem tanto, mas outras viagens como para Salgueiro, para jogar contra o Salgueiro, foi uma viagem cansativa. Então o clube tem dado todas as condições para que a gente possa chegar nessas viagens com antecedência, recuperar os atletas, treinar na cidade do jogo, que é importante. Muitas vezes a gente pensa no desgaste, mas a gente também tem que ter um tempo para se adaptar com o clima de lá. Então tudo isso está sendo pensado para que a gente possa fazer o melhor possível para os nossos atletas, dentro da realidade que a gente tem da competição. E é uma dificuldade que a gente sabe que é igual para todos. Estão todos sujeitos a passar por isso e a gente vai conseguir passar com certeza fazendo um bom trabalho.

Trabalho físico na reapresentação
Provavelmente nós vamos ter menos tempo para treinar. De acordo com o que a gente está vendo da logística, nós vamos perder talvez um dia de treino viajando, uma sessão de treino viajando. Então, Paulinho me deu essa sessão da tarde para a gente poder fazer algumas manutenções da nossa parte física e a gente acha que isso vai ser um detalhe importante para que a gente consiga treinar em meio a tantas dificuldades de logística. A gente conseguir manter algo da nossa intensidade de trabalho para que a gente não seja tão afetado no quesito de perder sessões de treino pela questão das viagens.

Situação do elenco
Eu acho que o grupo americano se qualificou bastante com a chegada dos reforços. Paulinho ganhou algumas opções. Então alguns atletas que tinham uma minutagem muito alta, a gente já está conseguindo rodar esses atletas. Foi muito válido. E eu acho que a gente vem numa crescente. Na verdade, a gente vem numa constância. Muitas vezes nós resolvemos jogos no primeiro tempo, e a gente pôde se poupar no segundo tempo. Muitas vezes nós precisamos dar mais intensidade no segundo tempo e resolver o jogo no segundo tempo, nos minutos finais. Nós temos tomado muito poucos gols no segundo tempo e isso é mérito da organização tática, de toda recuperação e também da preparação física. Então eu acho que o time do América está bem equilibrado em jogar os dois tempos com intensidade, mas também sabendo o momento que precisa acelerar o jogo, o momento em que a gente precisa cadenciar o jogo também. Muitos jogos em ambientes muito quentes, então você tem que ser inteligente. Não adianta você dar 100% da intensidade durante os dois tempos. Então eu acho que isso tem algo muito bem montado pela preparação física, pela fisiologia e junto com os ajustes técnicos do nosso comando técnico, a gente tem feito com muita qualidade.

Preocupante

A informação do Vermelho de Paixão de que o goleiro Ewerton, o lateral André Krobel e o atacante Luiz Eduardo estão com Covid-19 cai quase como uma bomba para o América.

Não precisa ser muito inteligente para perceber que há um surto no elenco. Quantos ainda poderão desfalcar o time nas duas partidas contra o Galvez? Oremos.

Mais: goleiros vivem todos encangados nos treinamentos e até aquecimento dos jogos. A confirmação de Ewerton deixa o clube com apenas 2 goleiros disponíveis e com o coração na mão para que mais nenhum seja contaminado. Oremos 2.

Exemplo para o futebol deveria ser a bolha da NBA. A CBF não bancou. Faltando 4 jogos para um possível acesso, um esforço descomunal, quase impossível no futebol, ainda mais na realidade atual, o ideal seria concentrar todo mundo no CT até o fim da participação do América na Série D (que esperamos seja apenas na final da competição).

Entre o ideal e o possível, fica a torcida para que a realidade não seja tão cruel.

Manchetes do dia (15/12)

A manchete do bem: Após intensa mobilização, OAB aprova paridade de gênero e cotas raciais de 30%.

As outras: Governo insiste que só pode apresentar cronograma após aval da Anvisa, Em reunião com Pazuello, pesquisadores tiveram microfones desligados e Projeto da Câmara com regras do Fundeb pode tirar até R$ 12,8 bi de escolas públicas.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/15)

The headline for good: First coronavirus vaccines bring Americans hope in small doses.

The others: Electoral college vote officially affirms Biden's victory, U.K. to ease rules on blood donations by gay and bisexual men, and Pinterest settles gender discrimination suit for $22.5 million.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Boas memórias


(Canindé Pereira, eu, João Aquino, Fabiano e Ana Cecília à frente)

Com a presença de João Aquino, Fabiano e, infelizmente, a ausência do técnico Paulinho Kobayashi, o Papo Alvirrubro de hoje virou um papo de torcida mesmo, com muitas referências de outros grandes momentos do América resgatados com o grande resultado diante do Coruripe.

Como diretor, João destacou a união do grupo e o show de bola do 2.° tempo como bons sinais para o acesso.

Fabiano, como ex-presidente da Máfia Vermelha, relembrou a luta de seus integrantes para mudar o jeito de torcer aqui no RN, cujo início se deu há 29 anos.

Todo mundo empolgado com o resultado, mas ciente da pedreira que será enfrentar o Galvez nesta fase, com um desafio ainda maior na logística de viagem, além da organização da equipe adversária. Até porque não há mais grupo 4 (4 eliminados) para aliviar a situação do grupo 3 (4 classificados). Ou seja, o sarrafo subiu. 

De volta

O promotor Luiz Eduardo Marinho anunciou no Twitter sua volta à pauta do futebol na promotoria.



Pimpão e Boaventura



Recebi a imagem acima ontem, mas só pude conferir hoje. Ela é uma postagem do América a respeito da classificação de ontem que recebeu comentários do atacante Rodrigo Pimpão e do zagueiro Flávio Boaventura, que têm o Orgulho do RN marcado em suas histórias.

Basta olhar para a postagem para ter certeza de que Flávio Boaventura é uma figuraça.

Manchetes do dia (14/12)

A manchete do bem: Bolívia reconhece pela primeira vez união de casal do mesmo sexo.

As outras: Eclipse solar e conjunção de Júpiter e Saturno marcam fim de 2020, Com Le Carré, espionagem se distanciou do glamour do mulherengo James Bond e Tesouro dos EUA sofre ataque de hackers apoiados por governo estrangeiro, diz agência.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (12/14)

The headline for good: Hospitals prepare for first shots as virus vaccine shipments blanket U.S..

The others: As U.S. deaths approach 300,000, obituaries force reckoning with Covid, Cleveland's baseball team will drop its Indians team name, and Google delays return to office and eyes 'flexible work week'.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 13 de dezembro de 2020

"A gente vai em busca desse acesso"

(Imagem: Canindé Pereira, América)

O técnico Paulinho Kobayashi participou de entrevista coletiva logo após a classificação do América para as oitavas de final da Série D 2020.

Adversário fechado
Nós já sabíamos que eles iam vir fechados. Isso daí acaba atrapalhando um pouco todo o processo, mas nós treinamos bastante nesta semana justamente pensando nessa hipótese. E eu falei para eles darem um ritmo um pouco mais acelerado no primeiro tempo porque no segundo eles não aguentariam. E foi mais ou menos o que aconteceu. Aí nós mudamos até mesmo a estratégia, a maneira de jogar com a entrada do próprio Romarinho e a equipe melhorou bastante. Cobrei bastante a descida do Everton, que nós exploramos bastante. Eu queria Wallace um pouquinho mais dentro da área para que a bola chegasse nele. A movimentação de Rodrigo Andrade com Rondinelly tinha que dar essa bola para eles para que eles pudessem fazer os gols, que é o caso do Wallace Pernambucano, que tinha que tinha que aparecer mais, o Xuxa, que tinha que se movimentar, Elias. Então no segundo tempo, graças a Deus, nós conseguimos fazer os gols e o ritmo acelerado fez com que eles não conseguissem acompanhar.

Lateral esquerda
Nós temos que ver essa situação na semana. Eu já tinha treinado com o Paraíba ali na lateral esquerda. São situações que a gente tem jogadores que possam nos ajudar. Tem também a recuperação do Carlos, ver essa lesão, porque até então ele estava bem. O médico passou também lá de manhã, tinha avaliado. É que o atleta fala que não sente dor porque quer jogar. A vontade de jogar fala até mais alto que a dor. Mas nós vamos avaliar melhor, examinar. Os nossos médicos são competentes para que possam fazer com que o atleta esteja para jogar. Eu tenho certeza que se der certo o Carlos Renato nesta semana, ou então a gente vai tentar improvisar um desses jogadores [Romarinho ou Anderson Paraíba].

Estratégia da classificação
Eu tenho cobrado dos jogadores, principalmente nos treinos, que nós temos que pressionar o adversário numa linha um pouco mais alta, não deixar o adversário jogar para que ele não consiga construir, e sim dar um chutão para que a gente possa voltar e tentar fazer essa construção. Um perde-pressiona um pouco mais dinâmico, mais rápido no 2.° tempo, quando nós conseguimos chegar com velocidade e com rapidez no gol adversário. Depois que sair o 2.°, o 3.° gol, nós temos que aproveitar a fragilidade do adversário, tentar fazer os gols para que a gente não corra risco nenhum, que, de repente, num contra-ataque, como nós tínhamos um volante só e dois zagueiros para marcar, colocamos um time até um tanto ofensivo, que não é o natural, não é o normal, mas pela questão da necessidade da vitória, nós íamos correr esse risco. Então nós tínhamos que tentar roubar a bola lá em cima para não correr esse risco, e sim que eles dessem um chutão e não criassem qualquer situação de perigo.

Rodrigo Andrade, Gustavo Xuxa e Wallace Pernambucano
Xuxa no outro jogo entrou muito bem. Agora começando o jogo, eu acho que ele ficou um pouco ansioso. Acho que é normal, é natural. Primeiro jogo dele como titular. A gente sabe da qualidade dele, da capacidade dele. Nós não podemos deixar de tirar proveito disso. Eu tenho certeza que ele tem muito a crescer e muito a nos ajudar. Rodrigo Andrade no primeiro tempo também ficou um pouco apagado, tentando esperar um pouco dos companheiros para como ele ia jogar, e no segundo tempo ele tomou mais atitude, coisa que eu cobrei dele e do Rondinelly, para que eles tivessem mais atitude porque se eu coloquei dois meias, tinha que fazer com que a nossa equipe jogasse, para criar mais, para buscar o jogo. E no primeiro tempo eu tive que tirar muito Wallace de dentro da área. Então isso daí acaba dificultando um pouco. Quando a bola chega, ele pode estar cansado. Tanto é que ele estava cansado no final de tanto correr, de tanto sair. Mas Wallace tem qualidade porque ele era meia na realidade. Ele nem sempre foi 9. Ele era meia e de repente ele foi para a frente e começou a se posicionar como um 9 e se deu bem fazendo os gols porque ele tem muita qualidade de finalização no potencial dele, mas ele tem capacidade e qualidade para sair da área, fazer um falso 9, ou até mesmo um 9 dentro da área.

Cobrança de pênalti
Nós treinamos pênaltis todos os dias, e em véspera de jogo eu tenho um critério que aquele que consegue acertar todos os pênaltis, ele está na frente. Então é confiança. Pênalti tem que ter a confiança de bater e, quando erra, vai ficando em segundo, vai ficando em terceiro. ou então nem entra na lista. Por isso que a gente tem essa variedade. E como um dos critérios da competição também é se empatar em todos os critérios, é pênalti, então, todos eles estão preparados para bater o pênalti. Então tem uma sequência, um critério que eu uso - o primeiro, o segundo, o terceiro. E aí depende muito deles ali. Quem não estiver bem, quem estiver cansado, com a perna pesada... Wallace, que seria o primeiro, estava com a perna pesada. Entre ele e Rodrigo Andrade, que são os 3 que estavam na lista. E aí pelo fato de ele [Elias] estar muito bem no jogo também, foi uma escolha até mesmo entre os jogadores. A gente sempre fala para eles: "Olha, eu não quero egoísmo." Acho que não é obrigação "Tem que ser eu porque eu fui o escolhido". Se não estiver bem, a gente tem que ter essa consciência porque nós estamos jogando para o América, e não para o individual do atleta. Então a escolha foi feita ali para que pudesse fazer o gol. E no caso foi Elias o escolhido. 

Recado para a torcida do Mecão
Continue acreditando. Não deixe de acreditar. É normal, é natural, às vezes, fora de casa você tropeçar, mas o importante é levantar. Acho que a gente está se levantando. Qualquer tropeço, qualquer problema que nós tivermos nesse caminho, pode ter certeza que nós vamos nos levantar e nós vamos seguir em frente. Apóie, ajude  e nosso principal objetivo é o acesso. Eu tenho certeza de que a gente vai em busca desse acesso com toda a vontade, com determinação e garra para conseguir colocar o América novamente na Série C. 

Série D 2020: Rodada de 16 - volta

Grupo 1 - Bragantino-PA (3) 1x1 (4) Juventude-MA (Gabriel; Doda) 
Grupo 2 - River-PI 0x1 Galvez-AC (Dodô)
Grupo 3 - Altos-PI 3x1 Rio Branco-AC (Betinho, Manoel, Alex Mineiro; Jojo)
Grupo 4 - Fast Club-AM (6) 1x1 (5) Moto Club-MA (Janeudo; Edrean)
Grupo 5 - América-RN 5x0 Coruripe-AL (Edimar, Wallace Pernambucano-2, Rondinelly, Elias)
Grupo 6 - Itabaiana-SE 2x2 Floresta-CE (Willian-2; Renê, Fábio)
Grupo 7 - ABC-RN 1x1 Globo-RN (Thiaguinho, Edson Kappa)
Grupo 8 - Salgueiro-PE 4x0 Vitória da Conquista-BA (Renato, Ranieri, Ciel, Raimundo Júnior)
Grupo 9 - Aparecidense-GO 4x0 Tupynambas-MG (Alex Henrique, Albano, Édipo, Cardoso)
Grupo 10 - Gama-DF 1x2  Goianésia-GO (Michel Platini; Vanilso, Dudu Itajapé)
Grupo 11 - Brasiliense-DF 3x0 Real Noroeste-ES (Zé Eduardo-2, Dávia)
Grupo 12 - Goiânia-GO 3x2 Atlético-BA (Eduardo, Willian, Kaio; Felipinho, Jeam)
Grupo 13 - Ferroviária-SP 1x2 Marcílio Dias-SC (Alessandro, Luiz Renan)
Grupo 14 - São Luiz-RS 2x0 Cabofriense-RJ (Juba-2)
Grupo 15 - Novorizontino-SP 3x0 Cascavel-PR (Pereira, Guilherme Queiroz-2)
Grupo 16 - Mirassol-SP (3) 1x0 (0) Caxias-RS (João Carlos)

A comemoração

Olho clínico de Canindé Pereira, assessor de imprensa do América, na comemoração dos gols de Edimar, Wallace Pernambucano-2, Rondinelly e Elias.













(Imagens: Canindé Pereira, América)