terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A identidade de um nome

Não sei se todo mundo passa pela mesma coisa, mas acho engraçado como é formada a identidade de alguém pela menção ao nome. Parece até um arquivo de computador - com o nome, acessamos todas as propriedades conhecidas de alguém.

Quando criança, eu pensava que meu nome completo era Raissa. Na verdade, ficava muito surpresa quando me perguntavam qual era o meu nome completo. Ora, era Raissa! Assim mesmo, sem acento. Qual parte estava faltando para que tal pergunta fosse feita? Intrigada com aquilo, lá fui eu interrogar mamãe o porquê de me perguntarem meu nome completo. Nossa, foi um choque saber que eu tinha mais nomes do que imaginava. O tal nome completo era Raissa Silva Rodrigues. Uau!

Primeiro dia de aula na 1.ª série da Escola Doméstica, tia Da Paz faz a chamada para conhecer as novas alunas. Nem me lembro se ela me chamou Raissa Silva ou Raissa Rodrigues. O fato é que não houve resposta. Para mim, ou me chamavam Raissa ou Raissa Silva Rodrigues. Qualquer outra coisa não era eu.

Assim seguiu minha vida até o advento da internet para pobres mortais. Primeiro foi o tal do e-mail, que também era username, depois conhecido como nome de usuário. No Yahoo, até consegui ser raissasilvarodrigues. No resto, que decepção! Minha primeira conta paga de acesso à internet (lembram da Diginet?) não tinha a opção raissasilvarodrigues. Muito grande. Tentei raissarodrigues. Ainda grande. Contentei-me com raissasilva. E foi aí que surgiu uma nova identidade para mim.

Hoje, mesmo com a ampla publicidade de Raissa Silva, confesso que de vez em quando ainda estranho. Só me sinto plenamente identificada se chamada apenas Raissa ou Raissa Silva Rodrigues. No entanto, tive que me contentar com uma única identidade virtual. Meus irmãos, por exemplo, preferem Rodrigues nos contatos deles. Eu tive que me acostumar com apenas Silva, bravo nome do povo brasileiro, fruto de herança de meu avô materno. 

Ah, e não sou apenas eu na família que sinto isso. Ao se divorciar de meu pai, minha mãe fez questão de manter o Rodrigues. Como eu, ela não conseguia mais imaginar Silva sem Rodrigues. E, adivinhem, ela, como os outros da família, prefere o Rodrigues.

Vejam que não tenho rejeição ao Silva, como alguns esnobes bestas. É que, desde que o descobri, eu adoro meu nome completo: Raissa Silva Rodrigues. Pena que a vida moderna nos reduza a ferro e fogo, mas não me permita ser apenas Raissa. Eis a louca realidade do mundo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário