sábado, 28 de julho de 2012

Que abertura!

Primeiro, tenho que dizer que foi uma luta rodar os canais em busca de narradores que soubessem respeitar tanto a minha inteligência quanto os momentos que exigem silêncio de uma apresentação. Não aguentei 10 segundos na Espn Brasil. Troquei para a Espn+. Mesma narração da Espn Brasil. Troquei o áudio para o inglês. Mesma narração. Record. Tome matraca. Desliguei a Cabo (HD) e liguei a Sky (normal). Sportv. Blá, blá, blá. Mas, graças a Deus, existe o Bandsports. Um show dos narradores, pelo menos quando comparados aos outros. Nada de falar enquanto o coral cantava. Nada de narrar o óbvio. Pinceladas de informações, o suficiente para não irritar o telespectador nem deixá-lo voando.

Com esse rodar todo, acompanhei a partir do sino. Que abertura! Uma exaltação à história do Reino Unido, e, por tabela, a do mundo também. História, mas nada de chatice. Partindo dos camponeses, passando aos operários da Revolução Industrial, aos músicos britânicos, ao talento de Rowan Atkinson, o insuperável Mr. Bean, durante a execução da clássica Carruagens de Fogo... É difícil enumerar o que foi melhor e o que deu mais certo. Posso dizer sem medo que, desde a épica abertura dos jogos de Barcelona em 1992, nada me impressionara tanto. Isso é o que dá trazer um cineasta para preparar a festa. Até a Rainha participou de um minifilme com James Bond, encarnado por Daniel Craig.

Os números da apresentação são impressionantes: 7.345 metros quadrados de grama e plantas verdadeiras; 7.500 voluntários de todos os continentes do mundo; 284 ensaios em dois locais em Londres e também no estádio olimpico; 34.750 botões utilizados nas fantasias; um sino olímpico de 23 toneladas; 500 altofalantes e 50 toneladas de equipamentos de som que usaram um sistema PA de um milhão de watts. 

E, claro, a emoção de ver os símbolos olímpicos incandescentes se unirem no ar numa cascata de fogos. Lindo! Confira algumas imagens abaixo. (Fonte: site oficial London2012)





















Nenhum comentário:

Postar um comentário