sábado, 21 de julho de 2012

América 2x1 Ipatinga: acho que vi outro jogo!

Sim. Eu estava no Nazarenão até antes de o jogo começar - uma vitória para mim. Mas acho que vi outro jogo. Talvez seja autista e nunca tenha sido diagnosticada. Ou seja esquizofrênica e viva numa realidade virtual, bem própria da minha imaginação. 

O fato é que vi sim o Ipatinga ser muito mais voluntarioso que o América no jogo. Também, pudera! O Mecão abriu o placar com Isac logo nos primeiros minutos da partida. Gol bonito de Isac. E o Ipatinga partiu para o desespero.

Porém, também vi os atacantes do América quererem jogo. Lúcio jogou como atacante e já demonstrou enorme melhora para o que apresentou nos últimos 3 jogos. Marcou um golaço, deu alguns piques que lhe são peculiares e até correu para marcar, não com a mesma frequência, é claro. Quem não tem o talento que Lúcio tem, compensa com garra, como ontem fez Isac. Ou seja, gostei do ataque do Mecão! E cada um deixou o seu.

O que não dá para entender é a disposição de boa parte da torcida americana em reclamar além da conta. Nada está bom. O campeonato teve 12 rodadas disputadas, o América nunca saiu da zona de classificação para a Série A (a "pior" colocação foi o 4.º lugar), tem um dos ataques mais positivos, uma das defesas menos vazadas, e ainda há dois tipos de torcedores "erva-daninha": os que insistem em não acompanhar o time no estádio e/ou se associar, e os que insistem em vaiar e xingar a tudo e a todos.

Gente, mau humor tem solução! Faça uma atividade física, tome um remedinho para o fígado e valorize mais o que você tem em vez de reclamar do que não tem. A vida passa muito rápido para que você perca tempo apenas reclamando.

Não entendi as vaias para Lúcio. Só pode ter sido por sua atuação nos jogos anteriores, o que também não aceito. O que passou, passou. Lúcio fez ontem sua melhor partida como ATACANTE na Série B. Mas ele nunca foi um primor de raça e disposição. Imaginem agora que alguns mentecaptos inventaram de o classificar de meia.! Fiquei feliz de vê-lo ontem jogar boa parte do jogo como costumávamos vê-lo em 2009: no ataque. Ainda pode melhorar e vai melhorar muito, mas quem quiser vê-lo com deus da raça é melhor nem ir a campo.

O time todo esteve bem, com exceção de Pingo e Thiago Galhardo, apenas regulares e de Wanderson, que há algumas partidas não faz absolutamente nada: nem marca, nem ataca, só reclama. O problema de Pingo foi a falta de alguém para tabelar (o mesmo aconteceu com a entrada de Michel). O de Thiago é que ele não  é meia de prender bola, função que tinha que cumprir ontem. Ele gosta mesmo é de velocidade, baixar a cabeça e partir para cima. Ou seja, o homem certo na hora errada. Mas Wanderson... O garoto parece que está em outra dimensão. Desperdiça muitas jogadas e tem sido driblado com facilidade. Compromete muito mais do que ajuda. Mas inexplicavelmente nem recebeu vaias e nem foi eleito (na verdade, deveria ter sido aclamado) o "mortinho" do jogo.Não estou defendendo que ele seja vaiado. Estou apenas demonstrando a falta de critério tanto da torcida "erva daninha", como da imprensa. Lúcio marcou um golaço (o da vitória, ressalte-se), jogou como atacante, esteve melhor do que nas 3 últimas partidas e foi vaiado e escolhido como o "mortinho" do jogo"?!?! Wanderson não acertou nem pedra na lua e... nada!?!? Vá entender!

Até Dida, ainda muito contestado, apesar de 99% das críticas serem infundadas, mostrou sorte de campeão, ao ver um bola que bateu na trave acertar suas pernas e tomar o rumo de fora da área, trajetória inversa ao que sempre se vê.

Também ressalto que pelo menos em parte do 2.º tempo, o time de Roberto Fernandes tentou segurar um pouco mais a bola. Rodou de lateral a lateral, tocando com volantes e zagueiros, evitando um desgaste físico maior contra um time que não tinha mesmo muito o que dar. O Ipatinga deste ano pertence àquela categoria de "jogamos como nunca e perdemos como sempre". E para quem tem uma pedreira na terça-feira fora de casa, sabendo que precisa vencer para permanecer no Olimpo, o Mecão ontem conseguiu mostrar, pelo menos parcialmente, que começa a ser um time um pouco mais inteligente. Nem que seja aos trancos e barrancos. E que venha o Joinville!

Um comentário:

  1. Concordo com a análise.

    O América pode sofrer, mais pra frente, com o alto nível de exigência do torcedor.
    O elenco, pelos resultados, vendeu a imagem de um grupo que tem bola para ser campeão fácil deste campeonato, o que não é verdade.

    Não admito torcedor do América sair do Nazarenão reclamando do time quando o time sai com a vitória. Será que esse torcedor se lembra de 2007 ou 2010?

    Outra coisa que não admito é torcedor do América vaiar Lúcio (ou qualquer jogador do elenco este ano)!

    Só para lembrar: o mesmo torcedor que hoje pede a volta de Jr. Xuxa e diz que ele era "O" meia, criticava o jogador quando estava aqui em Natal, pedindo para ele ser substituído em todos os jogos.

    Enfim, torcedores do América, vamos curtir esse momento pois, após tantos anos lutando contra rebaixamentos e disputando a série C ano passado, estamos no "paraíso"!

    ResponderExcluir