segunda-feira, 9 de julho de 2012

Crb 4x2 América: o que eu vi.

Não vi o jogo todo, vou logo confessando. Trabalho até às 17h, consegui sair às 16h50 e vi pelo PFC o final do primeiro tempo. Não gostei do que vi, tanto no Crb como no América. Jogo extremamente modorrento, salvo apenas pelas falhas cometidas pelo time americano e das quais o alagoano tentava se aproveitar.

Por que o América não imprimiu velocidade ao jogo? Será que só a saída de Júnior Xuxa seria suficiente para tanto? Só saberemos com a sequência do campeonato.

Pelo que vi, Jorge Felipe tem bastante culpa no cartório. Desorganizou tanto o sistema defensivo, mas tanto, que Cléber abandonava o lado direito para fazer a cobertura dele. Dá para imaginar uma coisa dessa? Jorge Felipe foi escalado para que Cléber não tivesse que ser deslocado para a esquerda, no entanto, mesmo com a criatura por lá, Clebão teve que jogar como líbero!

Aprendi tanto com Isac neste ano que não vou dizer que Jorge Felipe não tem condições de ser nem eventual reserva. Vou apenas afirmar que ele não tem a menor condição de ser titular agora. Driblado infantilmente em 99% dos lances. Não vou dizer 100% porque não assisti ao início do jogo. O melhor que poderia ter acontecido ao América foi a sua expulsão, que já impediu mais uma catastrófica atuação contra o Ceará no Nazarenão, onde o Dragão cospe fogo sem piedade.

Aliás, acrescente-se que nas duas vezes que Jorge Felipe foi titular o Mecão tomou 7 gols e sofreu suas duas únicas derrotas. Coincidência? Pela atuação de sábado, acho difícil não jogar a estatística no currículo do zagueiro.

E Dida? Bem, o jovem goleiro me decepcionou, nem tanto pelas rebatidas, coisa normal de estilo de goleiro, mas por tomar dois gols entre ele e o seu lado da trave, espacinho minúsculo que o Crb aproveitou bem e que, talvez por falta de experiência, talvez pelo auê que Jorge Felipe trouxe ao time todo, Dida não soube proteger.

Mas destaque especial deve ser dado mesmo a Ítalo Anderson, comentarista da TV União, e à Tribuna do Norte. O primeiro afirmou que este é o pior elenco do América de todos os tempos. Engraçado: o pior elenco é responsável pela melhor campanha até aqui de um clube do RN na Série B. A Tribuna teve a coragem de colocar como manchete que o América sofreu goleada e despencou na tabela. Despencar na tabela é sair do 2.° lugar  para o 4.º, mantendo a diferença de 3 pontos para o 1.° e de 4 para o 5.º? A Série B não é uma divisão de acesso ao verdadeiro Campeonato Brasileiro (Série A) e cujos 4 primeiros colocados sobem para a elite? Como um clube pode "despencar" se continua no G4 até mesmo se for goleado na próxima rodada?

Ei, pessoal! Vocês que escolheram a profissão de jornalista deveriam saber que a realidade dos fatos é maior do que qualquer opinião. Afirmar que um time que só tem 2 vitórias em 9 rodadas é melhor do que um que tem apenas 2 derrotas em 9 rodadas é querer encaixar um quadrado numa roda. Afirmar que um time que está a 3 pontos do líder e que nunca saiu da zona de classificação em 9 rodadas despencou para o 4.º lugar é querer que uma galinha crie dente. Sejam abecedistas ou anti-América, mas não zombeteiem da inteligência alheia. Guardem suas previsões derrotistas para uma arquibancada no Frasqueirão ou uma mesa de bar, onde elas são próprias. Ambiente de trabalho é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário