Para alegrar um domingo borocoxô de gripe, aproveitei para deixar o café da manhã mais gostosinho para a família (normalmente, não como pão de manhã): fiz pão de minuto.
(Foto: Raissa Silva Rodrigues)
O nome já diz tudo. É super rápido e prático de fazer e a massa não precisa descansar. Vi essa receita na Folha de S.Paulo e, claro, mexi pelo menos numa coisinha.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de margarina derretida
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara de leite
- 1 pitada de sal
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1,5 colher (sopa) de fermento
- farinha de trigo para colocar na forma
Preparo
Misture a margarina derretida, o ovo, o açúcar, o leite e o sal numa vasilha grande.
Acrescente a farinha de trigo e o fermento, misturando bem com uma colher até que a massa fique uniforme, firme e ainda grudenta.
Com mais uma colher, faça bolinhas ou bisnaguinhas (as minhas não ficam muito bonitas, não) e coloque numa forma grande bem enfarinhada (sem ser untada), lembrando que elas vão crescer ao assar.
Leve ao forno em temperatura média para alta pré-aquecido, onde o pão vai assar por uns 20 minutos ou até ficar com umas pitadinhas tostadas. A receita original fala em pincelar uma gema para doura, mas eu prefiro não utilizar esse recurso, pois gosto do pão na cor natural mesmo.
Aí é só correr para o abraço. Quentinho ou depois de esfriar, ele é uma delícia tanto puro como com uma manteiguinha (uso sem sal) de recheio. Na receita original, eles ainda recomendam geléias.
(Fotos: Raissa Silva Rodrigues)
Nenhum comentário:
Postar um comentário