terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

"Iremos melhorar"

O volante Rafinha foi o primeiro entrevistado da semana no América.

(Foto: Canindé Pereira/América FC)

Preparação até o próximo clássico
Nosso psicológico é muito bom. Somos treinados para sermos atletas de alto nível. Temos que estar bem fisicamente, psicologicamente também. Temos este tempo para recuperar, para trabalhar, também para acertar aquilo que não conseguimos acertar ainda. Temos jogadores no DM, jogadores importantes de que precisamos neste momento também, principalmente em jogos tão importantes quanto esse. É ouvir o que o professor Leandro Sena tem para falar, acertar os pontos que não conseguimos corrigir durante essa pré-temporada e agora dar seguimento ao trabalho.

Arbitragem do clássico
Eu aprendi com um treinador com quem eu trabalhei que nós não devemos colocar bengala, não devemos colocar desculpa nas nossas vitórias e nas nossas derrotas. Eu não costumo julgar alguém pelo erro. É claro que até hoje há sim a dúvida, ao nosso ver a bola não entrou. A nossa única dúvida é por que ele teve tanta certeza na hora do gol do nosso rival e na hora do nosso ataque com Luiz Paulo ele não teve certeza de que a bola entrou se foram ângulos totalmente parecidos. Porém, isso já passou. Agora é mantermos o foco, seguirmos a preparação. Da mesma forma que não está tudo errado não está tudo bem também, temos que melhorar sim, temos esse nosso julgamento. E dar seguimento no trabalho. O clássico infelizmente não vencemos. Não queríamos perder, mas também perdemos no momento em que poderíamos perder dentro da competição. Agora é continuar focado, trabalhar cada vez mais e ir em busca dos objetivos. 

Tempo para o próximo jogo
É um tempo valioso, um tempo que talvez estivéssemos precisando também. Como eu falei e vou repetir, temos jogadores importantes no DM de que precisamos da presença dentro de campo para nos ajudar e agora é recuperar quem tem que recuperar e continuar trabalhando firme. Estamos fazendo uma boa temporada. Não é essa derrota que vai apagar tudo aquilo que construímos até aqui, temos ciência disso. Mas também precisamos melhorar em alguns aspectos e iremos melhorar.

Autoavaliação
Eu estou me sentindo em evolução. Antes de chegar aqui no América eu passei 3 meses em casa depois que saí do Vila Nova. Meu último jogo na Série B foi em Recife, contra o Sport. Não passei por um processo de adaptação também por um estilo de jogo diferente com Leandro Sena. Trabalhei com 4 treinadores diferentes na Série B e cada um tinha a sua metodologia. Então leva tempo para que eu possa me encaixar. Mas me sinto em evolução, pronto para ajudar meus companheiros da melhor forma possível. Se for dentro de campo, se for fora, quem vai decidir isso é o treinador. Estou feliz por estar jogando, também vou estar feliz se meu companheiro começar a jogar e começar a ajudar também de alguma forma para que possamos voltar a vencer.

Copa do Brasil
Nós temos um lema dentro do futebol que o jogo mais importante é sempre o próximo, mas em se tratando de uma Copa do Brasil, que é uma competição tão importante financeiramente para todos os clubes, não dá para dizer que não dá para pensar. Vai ser um confronto difícil, contra uma boa equipe, que é a equipe do Iguatu, em um campo totalmente desconhecido de alguns de nós. Eu já joguei lá, eu sei como é, eu sei a dificuldade. Então vai ser um confronto... é uma final, uma final de Libertadores, uma final de Brasileirão  para a gente. Temos que vencer. Iremos para lá para fazer uma boa partida e, se tudo der certo, com a vontade de Deus, sairemos vencedores.

Série C
É a minha primeira Série C. Pulei. Da Série D eu fui para a Série B, do Campinense eu fui para o Vila Nova. E da mesma forma que eu cheguei na Série B no ano passado as pessoas falavam: "Ah, essa Série B é a mais difícil de todos os tempos", porque tinha muitos clubes da Série A. A Série C também não vai ser diferente. Tem vários clubes tradicionais, clubes vencedores, clubes que permaneceram, clubes que caíram e clubes que subiram também. São clubes com excelente estrutura e também essa é uma competição difícil. Eu tenho certeza de que até lá já estaremos bem mais preparados fisicamente, mentalmente, psicologicamente também e tem tudo para dar certo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário