segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

"É bola para frente agora"

Não bastasse a desgraça a que os prédios dos 3 poderes da República foram submetidos ontem, o América também ficou de fora da fase de grupos da Copa do Nordeste 2023, após empatar em 0x0 com o CSA em Alagoas tanto no tempo regulamentar como na prorrogação, e enfim perder nos pênaltis (5x4). O técnico Leandro Sena falou com a imprensa ainda no gramado.

CSA (5) 0x0 (4) América
Na verdade, foi um jogo equilibrado. Eu acho que o América teve as melhores chances do jogo. A gente teve uma bem clara com Araújo no 1.º tempo. A gente fica triste por não conseguir a vaga para a Copa do Nordeste, mas eu acho que deveria ser revisto um pouco desse calendário. É cruel você sair de uma pré-temporada e fazer 2 jogos decisivos. Eu acho que deveria ser uma situação mais equilibrada com 180 minutos talvez. Mas, enfim, não dá para se lamentar muito. Na quarta-feira a gente já tem a nossa estreia no campeonato estadual, então é importante que a gente inicie bem jogando dentro de casa. O que eu pude falar para os atletas é dar ânimo a eles. Eu acho que a gente fez um jogo bem equilibrado, um jogo em que a gente poderia ter saído vitorioso nos 90 minutos. A equipe do CSA não apresentou muitas alternativas de finalização, nós controlamos bem o jogo, e as chances mais claras foram da gente. Infelizmente, indo para os pênaltis, você acaba de certa forma contando aí com um pouco da sorte, da questão dos atletas estarem bem concentrados para bater bem a penalidade. Enfim, agora é pensar para frente. Vamos que vamos tentar nossas conquistas via estadual. 

Vitória não veio
Pelo equilíbrio das 2 equipes. A gente com muito mais entrosamento conseguiu dominar até os 30 minutos. Depois a equipe do CSA conseguiu fazer a leitura e equilibrar também as ações. Mas as chances mais claras acredito que tenham sido nossas. Se a gente consegue no 1.º tempo fazer 1x0, realmente o jogo se tornaria muito mais para a gente. Mas agora no 2.º tempo houve um equilíbrio. E agora é pensar para frente, pensar no Potyguar de Currais Novos, nosso próximo adversário, e que a gente possa estrear com vitória jogando dentro de casa.

Desempenhos diferentes nos jogos
Não é querer colocar a desculpa no campo ou na qualidade do gramado, no vento, porque a gente vai ter jogos em que vamos ter que enfrentar essas dificuldades, mas eu acho que o curto espaço de tempo de preparação e jogos tão decisivos influencia diretamente no resultado. Então, acredito que a CBF, a Liga do Nordeste deveriam rever um pouco essa condição porque é uma condição um pouco delicada porque os jogadores vêm de uma pré-temporada e até que você entre em ritmo, entre em forma, e jogando jogos decisivos, eu acho que fica um pouco complicado. Mas enfim era o regulamento. Agora é pensar para frente como eu te falo. A gente vai enfrentar no estadual campos parecidos com este aqui, com o gramado irregular, com a ação do vento, então a gente tem que se adaptar e fazer jogos importantes. Você vê uma diferença grande quando a gente joga na Arena das Dunas e quando joga em gramados não tão - digamos assim - em condições ideias. Mas enfim é bola para a frente agora e que possamos fazer uma grande estreia.

Escalação repetida
A gente tem procurado dar continuidade à base que foi campeã. até porque a gente não tem muito tempo. Você vê que a gente jogou na quinta-feira contra o Moto Club à noite e tivemos que viajar no sábado para Coruripe para poder enfrentar a equipe do CSA. Então se você mexe muito na equipe, acaba descaracterizando. Então a gente vai procurar dar continuidade. Talvez 1 ou 2 mudanças. Temos que avaliar algumas questões de lesão, de cansaço porque vamos pegar uma viagem desgastante de volta também. Então, é ter tranquilidade neste momento, mas com a cabeça bem focada no estadual e que a gente possa fazer um grande trabalho, chegando nas finais do estadual. 

Motivação para o estadual
O América mostrou que através da superação, do trabalho, a gente conseguiu construir a nossa recuperação dentro do Brasileiro da Série D, consequentemente o acesso depois de 6 anos e consagrando com um título de Série D, o primeiro título da história do América. Então, se o estadual é o que dá essa condição de você estar disputando uma Copa do Nordeste, uma Copa do Brasil, a gente tem que agarrar com unhas e dentes. Foi isso que eu passei para os atletas para que eles possam  estar focados, motivados, porque é através do estadual que a gente consegue essas vagas. Então, não tem terra arrasada. É levantar a moral do meu grupo e que ele possa realmente fazer uma grande estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário